Buscar

Caso Concreto 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 6
Sim. Pois as cotas de hoje em dia são postas para corrigir um erro do passado, que esse erro foi a escravidão, aonde negros foram designados a viver na miséria sem oportunidade de se interagir com a vida nacional, restando a pobreza, a falta de estudo. Além disso, após a Lei Áurea os negros continuaram com dificuldades para se ingressar no mercado de trabalho e na própria inserção na sociedade. 
 
Essas duas leis foram postas para mascaras a escravidão, pois uma dizia-se que o filho do escravo tinha que ficar obrigatoriamente a cuidados do dono do escravo até os 8 anos, após o dono do tal escravo ou ficava com o escravo até completar 21anos ou receberia uma indenização do governo e entregaria a criança ao estado. Quando os donos ficavam e o escravo completava 21 anos de idade, obrigatoriamente ele tinha que ser livre, mas infelizmente não era assim que acontecia, o dono do tal escrava permanecia escravizando-o alegando que este teria que trabalhar para sanar com a divida que no caso é o dinheiro que foi gasto em cima dele como alimentação e moradia. Já a outra era pior ainda, pois dia que após o escravo completar 65 anos era para ele ser libertos, mas muitos não chegavam nem aos 60 e aos que chegavam as 65 não tinham mai forças para trabalhar, assim não causando dando algum para o dono. 
Parcialmente, pois foi a reunião dos grupos descontentes (militares, elite paulista, elite senhorial escravista) que formaram o golpe que pôs fim à monarquia no Brasil.

Outros materiais