Buscar

Sistema sensorial e Reflexo oculares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisio1 - sistema sensorial videoaula.docx
Sistema sensorial – órgão dos sentidos
As informações são captadas do meio externo e levadas ao cérebro pelos órgãos do sentido.
O cérebro e dividido em lado esquerdo (que pensa logicamente ) e direito ( criatividade)
As células sensoriais são as q captam informações e levam ao cérebro . Podem ser de dois tipos um nas quais os neurônios são responsáveis pela transmissão da informação e céls. do epitélio (neuroepiteliais) modificadas p/ transmitir informação ao cérebro. 
Paladar:
função motora de gustação, q ocorre por papilas gustativas q são terminações nervosas existentes na língua e q vao transmitir ao cérebro informações de salgado, doce ,azedo e amargo.
Olfato: olfação 
qdo comemos tbm sentimos o cheiro do alimento ..capta varios odores independente da sensação gustativa ou nao 
Visão
passagem de luz do meio externo p/ dentro do olho e a estimulação dessa luz em terminações nervosas. 
fotorreceptoras: q transformam essa intensidade luminosa em impuls elétrico q será canalizado ate o cérebro ...a montagem da imagem e processamento cerebral.
O olho e formado por 3 membranas:
externa é a esclerótica, mais resistente na região da íris, a esclerótica é transparente p/ permitir a passagem da luz p dentro do olho.
Para dentro da esclerótica, tem-se a corroide q e membrana interna na parte anterior forma a iris.
A pupila é um buraco formado por um anel muscular q vai dilatar ou contrair controlando a intensidade luminosa.
Se exite pouca luz =dilata e abre a entrada da íris p/luz penetrar pela entrada da íris. 
A retina e região mais profunda do olho, é muito vascularizada.É nela q existem os fotoreceptores q sao cel responsavis por transmitir a intensidade luminosa em impulso nervoso q vai ser levado ao cérebro pelo nervo óptico.
A luz passa pela pupila e vai p/ retina e preciso te ruma lenta p/ dar foco a imagem a lente e o cristalino estrutura situada logo atras da pupila e a luz ao atravessar a pupila tem q atravessar o cristalino 
Na retina ha dois tipos de receptores: 1 que funciona p/ preto e branco ,e outro para cor. 
Os receptores d preto e branco são bastonetes q nos permitem enxergar a noite.
Cones são responsáveis pela percepção da cor são menos sensíveis q os bastonetes e por isso precisam de maior intensidade luminosa .
Quando a luz passa pelo olho, a imagem q se forma na retina a é invertida. Quando a informação chega ao cérebro, ele corrige e põe a imagem do jeito q ela é realmente. Isso acontece pq o cristalino é uma lente cilíndrica q inverte a imagem ao passar por ele. 
# O olho vai captar essa imagem projetá-la no fundo, formar a imagem no impulso elétrico e levar ate o cérebro.
Os olhos montam imagens separadas...e elas se sobrepõem em simetria permitindo visão em 3d.
Como a imagem deve ser projetada: passar pela pupila e se depositar no fim da retina, se ela for projetada antes ou depois não se tornará perfeita p/ nosso cérebro na miopia, a imagem é projetada antes da retina sendo projetada antes, o olho tem q fazer um esforço muito grande p/ "jogar" a imagem p/ trás, por isso usa-se uma lente (do tipo divergente ) q vai abrir o raio luminoso e com isso vai empurrar a imagem do ponto errado p/ o ponto correto da retina.
Hipermetropia, a lente ja joga o raio p/ depois e usa-se p outra p/ "puxar" usa-se lente convergente ( q converge o raio luminoso) para dento da retina corrigindo visão 
Presbiopia é a vista cansada ...ora a imagem se foca depois ora na frente da retina. E uma falha do cristalino e -usa-se lente cilíndrica p/ correção
Audição 
Tem só finalidade de ouvir mas tbm a manutenção de equilíbrio. O órgão e orelha são divididas em três partes ...
externa >> pavilha auditivo q capta as ondas sonoras e as conduzem a um túnel chamado de canal auditivo. A medida q o som trafega ele vai perdendo força e qdo chega no final do canal existe uma membrana q separa a orelha externa da interna. E o tímpano q vai estar ligado a um conjunto de três ossinhos q são bigorna ,martelo e estribo.. esses ossos amplificam o som q passa p/ a orelha interna através da janela oval 
media interna >> existe ar na orelha media e p/ q a pressão se mantenha equilibrada ha uma ligação entre orelha e garganta q e uma tuba q mantar iguais a pressão interna e externa ao passar p/ orelha interna o meio e liquido pois a cóclea e um textura de plasma e isso aumenta a intensidade da onda sonora...ao fim da cóclea existe o nervo auditivo labitindo e canais semicirculares se relacionam com equilíbrio devido suas terminações laterais. Quando inclinamos o corpo essa informação e passada p/o cerebelo q consegue corrigir a nossa postura a labirintite e inflamação dessa região e quando ela inflama não leva informação ao cerebelo e nos perdemos a nossa de lateralidade 
Tato 
Informação transmitida pela epiderme ate o cérebro.
>>terminações nervosas : resp pela informação do tato
>>terminações livres transmitem informações de dor ruffine >calor !
>>terminações de paccine :determinam a pressao o tato e percepção mais primitiva do ambiente 
Reflexo oculares.docx
Reflexo Oculares
Nervos cranianos responsáveis pela motricidade ocular:
Oculomotor, troclear e abducente.
Principais reflexos oculares: 
 Fotomotores: é a resposta reflexa de contração da pupila diante de um estímulo luminoso, protegendo os fotomotores da retina contra iluminação excessiva que pode ser nociva. 
 Acomodação e convergência: reflexo do ajuste do zoom do foco visual. Regulando a visão pra perto ou pra longe dependendo da distância do ponto que se olhe. É um reflexo no sentido de ser uma resposta involuntária ao estímulo mas ao contrário dos outros reflexos, é feito diretamente sobre o próprio cortéx cerebral.
Os próximos dois reflexos, são reflexos que ajudam a manter o objeto que se olha centralizado na fóvea, que é a porção de maior acuidade visual da retina. Enquanto o nosso corpo ou o próprio objeto se move, por isso chamados de reflexo de fixação.
 Corporais visuais: Movimentos automáticos de farredura dos olhos, movimentação da cabeça, do pescoço, do tronco e braços diante de estímulos visuais.
 Vestíbulos-oculares: (oculocefálicos) tem início no vestíbulo ocular e oculocefálicos, porque temo movimentos dos olhos em resposta a movimentos da cabeça. Esses reflexos são responsáveis por manter a fixação do olhar em um objeto de interesse, quando a cabeça está se movimentando, seja por um movimento isolado da própria cabeça ou por uma movimentação do corpo, ajudando a manter o objeto centralizado na fóvea. 
A diferença entre isso e os reflexos corporais visuais, além da via aferente ser diferente é que no vestíbulo ocular quem está se mexendo é o observador e lá, quem se mexia era o objeto sendo observado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais