Buscar

artigo programa 5S comercio varejista

Prévia do material em texto

AMARZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS EM UMA EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA NO RAMO DE VESTUARIO FEMININO[1: Artigo apresentado à disciplina de Administração de Recursos Patrimoniais e Materiais II, na Instituição de ensino Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT);]
 Amanda Santana Brito[2: Acadêmicas do curso de Administração com ênfase em Agronegócio – 3° semestre;]
Janaína Nunes Tavares de Almeida
Kariellen Aparecida da Cruz Fialho
RESUMO
O artigo tem como finalidade a gestão de armazenagem e movimentação de materiais em uma empresa varejista do ramo de vestuário. O tema tem um impacto muito importante. A pesquisa foi baseada em uma análise qualitativa realizada na empresa no período compreendido entre Maio e Junho, através da utilização de um questionário, tendo como observação sistemática como objetivo para a descrição precisa do que foi analisado. Verificou-se que a empresa possui uma gestão adequada de armazenagem e movimentação, mais eles não utiliza o programa 5S, sendo assim aplicaremos a ferramenta para melhora gestão e organização dos materiais na empresa tendo como foco a eficiência.
Palavras Chaves: Armazenagem, Programa 5S, Layout e Movimentação.
INTRODUÇÃO
Em meio à competividade que esta ocorrendo no mercado, às empresas deve procura melhorias no processo de gestão, para manter vantagem competitiva. Procura adequar o gerenciamento de armazenagem e movimentação, e assim poderá ajudar a organização, e assim ter o controle das entradas e saídas de produtos, e assim evita perdas de espeço e produto.[3: É uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciarem-se.]
Esse estudo tem como finalidade mostrar, que uma má gestão de armazenem e movimentação pode ser muito prejudicial á empresa. E assim vai ser utilizada como exemplo uma empresa de ramo de Vestuário, não foi encontrado nem um problema armazenagem, a empresa apresenta uma estrutura adequada para armazenagem e que seu único problema, é que eles não colocam em pratica a ferramenta 5S. Para ter melhoria no processo de armazenagem será proposta a aplicação do 5S. E assim irá acarreta melhorias no desempenho da empresa.
METODOLOGIA
Segundo Prodanov e Freitas (2013), a metodologia aplica, examina, descreve e avalia métodos e técnicas utilizadas para coletar informações, visando à resolução de problemas.
Neste estudo permitirá relacionar os conceitos teóricos de Armazenagem e Movimentação com análise realizado no período de Maio e Junho do decorrente ano, havendo uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como fonte direta para a coleta de dados referente à Loja Código Girls localizada em Tangará da Serra – Mato Grosso e os pesquisadores como principal instrumento-chave. È descritiva, pois foi usado como coleta de dados os questionários, as entrevistas com os funcionários e a gestora, tendo também uma observação crítico como objetivo para a descrição precisa do que foi avaliado e estudo para o desenvolvimento do estudo.
Nos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental conforme a orientadora norteou a equipe com seus autores referenciados, que dando como base um artigo com o mesmo tema Armazenagem e Movimentação de materiais atendendo as necessidades da empresa em estudo. O método para melhor compreensão e caracterização do assunto é o estudo de caso, realizado com a colaboração direta da administração da Loja Código Girls de vestuário. 
A denomina ao refere-se evidentemente ao estudo de um caso, talvez o de uma pessoa, mas também o de um grupo, de uma comunidade, de um meio, ou então fara referenda a um acontecimento especial, uma mudança politica, um conflito. (LAVILLE, DOINNE; 1999 p.155)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Armazenagem
A armazenagem proporciona facilidade de estocagem de matérias, e assim tem uma melhor comunicação entre as cadeias de suprimentos, produção e distribuições. Existe uma espera no fluxo de materiais. Essa espera pode ocorrer em um ambiente delimitado para estoque de diferentes campos, e assim facilita eles saberem a quantidade, o período e os valores da armazenagem. O armazém é um quesito dentro da empresa que facilita alcançar objetivos traçados.
Segundo Pozo (2010, p.11), “É o processo que envolve administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados”. 
Esta atividade envolve fatores como localização, arranjo físico, equipamentos de movimentação e grande necessidade de recursos financeiros e humanos. Seus custos podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas, porém, se bem administrada, agrega valor ao produto, se diferenciando no atendimento aos clientes.
Dias (2009, p.7) diz que “O objetivo, portanto, é aperfeiçoar o investimento, aumentando o uso eficiente dos meios financeiros, minimizando as necessidades de capital investido em estoques.”. 
Moura (1997) diz que a maior parte do trabalho feito em um armazém está na movimentação de materiais. É nessa área que eles buscam soluções para os problemas. A forma pela qual os materiais são expostos, estocados e movimentados, tem uma influência grande sobre como é utilizado o espaço. 
Há três tipos de depósitos segundo Wieneke (2009), os depósitos de provisão, pois equilibram as oscilações nas necessidades, recebem e abastecem normalmente o armazém e na saída deste já recebem outros produtos para repor e posteriormente serem distribuídos, há também o intermediário, a reserva, nesse modo o tempo de estocagem é pequena, guarda e armazena certo produto que se vende em maior escala durante certo período, como as datas comemorativas. Outra forma destacada pelo autor é o depósito de distribuição que servem para a provisão, é separado em primeira instancia o pedido dos clientes para depois mandar os pedidos.
Layout
Layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, isto é para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo da economia e rendimento. (DIAS P. Marcos Aurélio; Armazenagem de materiais; pag. 147. Editora Atlas. 5ºed. São Paulo. 2010). 
Portanto layout é basicamente uma atividade administrativa desde o processo de pedido até o ponto de entrega ao cliente, por isso a armazenagem deve ser bem definida para não sofrer perdas como de tempo e produto, e disponibilizar também a característica de fácil acesso a localização no estoque.
Alteração de Layout
Há responsáveis para estudar essas devidas mudanças no layout prevendo através de novas tendências no mercado como solucionar de acordo com Dias as situações que apresenta mudanças abaixo:
Modificação do produto – onde os mercados são competitivos exigindo modificações nos produtos.
Lançamentos de produto – envolve modificação no desenvolvimento de novo produto ou na interrupção na fabricação, assim planejando um novo processo e produto.
Variação na demanda – é a adequação da administração dos pedidos e produtos onde podem aumentar ou diminuir conforme a demanda dentro da finalidade do layout.
Obsolescência das instalações – consiste em modificações de armazenagens de estoque referente ao tipo de produto, onde pode se ampliar as instalações, construir um novo bloco, ou mudar todo deposito.
Ambiente de Trabalho Inadequado – é onde o ambiente deve estar adequado para o funcionário efetuar sua atividade mantendo o local sem ruídos, temperaturas anormais, ou seja, proporcionando um ambiente sem qualquer risco.
Índice elevado de acidentes – aprimorar conforme o layout as instalações de sinalizações avisando as áreas de riscos onde pode se contaminar com certos tipos de produtos químicos e desde situações de tráfego de veículos, protegendo os funcionários e tendo um serviço de emergência em todos os casos de acidente que possa ocorrer. 
Mudança na localização do mercado consumidor – de forma indireta ele reflete no layout por ser umaocasião que a necessidade de relocação de deposito envolvendo uma nova análise.
Redução dos Custos – aprimora o fato de reduzir os custos por aperfeiçoar o melhoramento do layout adequando para as áreas de armazenagem e manutenção.
Análise de Processo
É uma representação pelo método de diagramas para localização e dimensão de armazenagem dos produtos, proporcionando representações diretas de maneira simples e precisas nas atividades. Suas características compostas nos diagramas são a análise do processo, estudos da distribuição em planta, administrar o tempo, calcular o período para produção do artigo, planejar uma fabricação estável e produtiva, obter a quantidade adequada de funcionários. E seus principais diagramas são:
Diagrama do Processo: mostra a introdução de materiais e componentes.
Diagrama do Fluxo: apresentam as operações, inspeções, transportes, atrasos e estocagens durante a análise do processo. 
Diagrama das Atividades Múltiplas: relata o desenvolvimento do processo e fluxo referente às atividades a serem envolvidas do homem ou máquina.
Movimentação
Há movimentação é importante pelo fato que os materiais se transformarem no produto final através dos processos produtivos dando ênfase na atividade funcional da empresa. Conforme Dias (2010, p. 211 a 212) a movimentação e o transporte dos materiais são classificados da seguinte forma:
Granel: estende aos métodos e equipamentos de transportes desde extração até a armazenagem de maneira geral.
Cargas Unitárias: são onde o estoque é armazenado em um recipiente de paredes ou individuais ligadas entre si, formando um local determinado para a manipulação dos produtos.
Embalagem – são técnicas usadas na seleção e utilização de recipientes para transporte de produtos finais.
Armazenagem – recebe, empilha, e organza as cargas em produtos.
Vias de Transporte – estuda o processo de deslocamento para entrega, analisando desembarque e transparência como em portos, ferrovias e rodovias.
Análise de Dados – avalia a movimentação dos materiais como: determinação de rotas de transportes, treinamentos, disposição física do equipamento, organização, manutenção, padronização, análise de custos e entre outros.
Leis de movimentação
Devemos conter certas leis para o melhor funcionamento da movimentação de materiais que são elas:
Obediência ao Fluxo das Operações – mantem uma trajetória dos materiais tendo o mesmo processo.
Mínima distancia – reduz a distância e transporte por eliminar o fluxo de
Mínima Manipulação – abaixa o transporte manual.
Segurança e Satisfação – Mantem o foco da motivação dos colaboradores por obter sempre a segurança no ambiente de trabalho.
Padronização – a utilização de equipamentos específicos na medida proposta.
Flexibilidade – capacita o colaborador com satisfação de transportar as cargas em diversas opções.
Máxima utilização do equipamento – busca utilizar o equipamento para que evite o acúmulo de materiais.
Máxima utilização da gravidade – utiliza sempre que necessário, por o transporte exigir trechos longos e ter que não ocorrer danos na carga.
Máxima utilização do espaço disponível – onde utiliza o espaço vertical.
Método Alternativo – prevê um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio principal de transporte.
Menor custo total – determina os equipamentos com base em custos totais e não somente em custo inicial, operacional, ou de manutenção.
Equipamento de movimentação
São utilizados processos modernos incluindo componentes de carga, descarga e manuseio sem uso de máquinas. Os imprevistos de movimentação de produtos e materiais devem ser observados junto com o Layout por ele pode mudar conforme seus desenvolvimentos e critérios, pois cada equipamento deve operar conforme a especialidade da operação de transporte e movimentação. Esses equipamentos com processos automáticos devem manter em certo grau de supervisão para a seleção adequada e obter um conhecimento do equipamento e trajetória dos produtos. A avaliação da carga é conforme o fluxo de transportes e equipamentos porque depende do peso por unidade de comprimento ou densidade do material, a respeito disso o volume de material e transportado por unidade também ao receber e expandir-se. Quanto ao tempo seu ciclo é a composição de carga, movimentações armazenam e descarga. Esse tempo pode ser medido com cronômetros ou um sistema de análise mais completa, variando conforme o equipamento usado. (DIAS, 2010)
Programa 5S
Falconi (2004) nos afirma que o programa 5S é uma ferramenta de organização do ambiente do trabalho, que envolve todas as pessoas da organização e é visto como uma nova maneira de conduzir a organização com ganhos efetivos de produtividade. É um estilo participativo de gerenciamento. O programa tem como objetivo melhorar a forma de administrar e provocar mudanças no ambiente de trabalho
A ferramenta consiste em 5 passos, ou seja, 5 sensos, que são aplicados na empresa. São eles:
Seiri: Senso de utilização - é saber utilizar sem desperdiçar;
Seiton: Senso de organização - é saber utilizar sem desperdiçar e de forma organizada;
Seiso: Senso de limpeza - consiste em eliminar a sujeira ou objetos estranhos;
Seiketsu: Senso de saúde - o senso de saúde será cumprido quando tiverem sido criadas condições favoráveis à saúde física e mental;
Shitsuke: Senso de autodisciplina - devem seguir as regras e procedimentos criados pelos sensos anteriores, a fim de manter o Programa.
A sequencia de aplicação do programa é conforme a ilustração a baixo:
Segundo Bertaglia (2003), o Programa 5S, um exemplo de sistema mais simples, representa não somente uma mudança de local físico de trabalho, mas também uma modificação no ambiente de trabalho que proporciona aos colaboradores bem estar, melhor organização das ideias e maior produtividade ocasionando redução de custos.
PEPS ou FIFO
Segundo Dias (2010), “A avaliação por este, método é feita pela ordem cronológica das entradas. Sai o material que primeiro integrou o estoque, sendo substituídos pela mesma ordem cronológica em que foi recebido, devendo seu custo real ser aplicado”.
O PEPS só é utilizado quando os materiais possíveis tem prazo de validade, mais é muito importante que a demanda, seja de um alto grau de precisão. O método só não funciona quando não tem fornecedores de transporte confiáveis.
ANÁLISE
A Empresa Objeto De Estudo
A franquia código girl segue com uma historia de 18-20 anos em território nacional, atuando no segmento de moda e varejo, com ênfase no publico teen, trabalhando com vestuário feminino. As empresas referidas contem mais de 50 lojas no país. Quando se abre uma franquia deste porte o investimento é por volta dos R$ 300.000,00 e retorno financeiro é previsto entre 24-36 meses. Ela foi instalado no município por volta de 2013. Após muitas discussões o grupo chegou à conclusão que deveria ser escolhida, pois ela atenderia todas as necessidades da equipe. [4: Uma franquia é uma espécie de sucursal ou filial, ou seja, um ramo do negócio em outro local.]
As empresas de nosso estudo hoje contem um quadro de funcionário composto por seis colaboradores, onde uma delas é a própria proprietária. Esta localiza do no shopping Center de Tangará da Serra, atendendo nos horário de 10:00hs as 22:00hs, trabalha com a estrutura por turno, também fica aberta sábados, domingos e alguns feriados. O fluxo de mercadoria é constante, o pedido é feito semanalmente, pois a loja instalada no município acompanha os lançamentos a nível nacional. O período de maior venda é entre Janeiro/Março e Agosto/Setembro, pois são os meses que correspondem inicio final de férias, além do inicio do período letivo, porém como a loja trabalha com novidades frequentes, e antecipação da moda estacional o fluxo é pode ser notado durante todo ano. 
A empresa possui um software de gerenciamento de estoque, onde lá consta tudo lançado corretamente, esse sistema sempre esta buscando atender e facilitar o trabalho dos funcionários. As mercadoriassão todas lançadas nos sistemas. As vendedoras além de conseguir identificar o nível do estoque pelo sistema, elas também fazem pelo “método convencional”, ou seja, método visual, onde elas analisam a quantidades de itens por categoria por maneira visual também.[5: Conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.]
Na loja é feita duas vezes ao ano o inventario de bens, onde é feita a contagem e conferencia de tudo que esta dentro da loja. Após os funcionários fazerem o inventario é feito os lançamentos e traçados as metas e objetivo para as peças que já estão paradas há certo tempo.
Processo De Armazenagem Da Empresa Em Estudo
O processo de armazenagem inicia-se com a chegada da mercadoria a empresa, logo o funcionário, que é a própria gestora, recebe e confere junto ao distribuidor se o lote está de acordo com o que foi pedido. Em seguida, é feita a codificação das mercadorias de acordo com a sua ordem de chegada, e consequente registro dos seus dados no sistema de gerenciamento de estoque da loja.
Quadro Atual Da Empresa
Na empresa visitada, não foram encontrados muitos problemas relacionados à parte de armazenagem, movimentação, distribuição e organização. Nesses pontos, torna-se não necessário uma intervenção pelo seu estoque ser bem organizado, porém o grupo apresentou sugestões de melhorias em outros setores da empresa.
Os principais problemas encontrados foi o de compra em excesso devido à gestora pedir sua demanda de produtos semanalmente e fora de estações por sua franquia ser a nível internacional assim chocando os períodos estacionais.
Análise De Dados
Fica notável a organização e armazenagem da Loja Código Girls conforme as imagens e o layout acima, onde estão organizadas de maneira adequada para o fluxo de movimentação eficaz, estando bem divididas por araras e prateleiras facilitando o atendimento ao cliente, por esta localizada ao olhar dos funcionários.
Como podemos notar nas imagens acima, a empresa tem preocupação com sua estrutura física, pois o espaço é bem arejado, limpo e organizado atendendo as necessidades dos clientes. Apesar do 5S não ter sido aplicado como fermenta a loja segue uma linha parecida, pois a proprietária e os colaborados tem conhecimento dessa filosofia. 
Sugestão
Com base na análise dos dados foi observada a necessidade de várias alterações no sistema de pedido e promoções das mercadorias. Visando a maior rotatividade do estoque é a otimização nos atendimentos da loja. Pois a gestora tem a necessidade de fazer pedidos semanalmente para atender as necessidades da franquia, porém ela faz pedidos que o grupo analisou como equivocado, por exemplo, às vezes em alta estação do calor, ela pede peças de inverno, ou vice-versa, isso faz que aconteça o acumulo de peças fora de estações dentro da loja. Algumas das soluções apresentada foram:
Trabalhar com estoque mínimo em peças fora de épocas;
As peças que já foram compradas, deixar guardadas no estoque para lançar junto com a coleção da estação. 
Essas duas propostas foram apresentadas a gestora, que ouviu e disse que ira trazer para seu cotidiano.
Como já foi citado anteriormente, não foi aplicado ainda a ferramenta 5S, porém a gestora e uma parte de seu quadro de funcionário conhece a filosofia, porém falta o “Senso de Autodisciplina” porque existe uma funcionaria responsável pelo estoque, onde ela mantem limpo, organizado, visível e todas as peças bem dispostas, com acessibilidade ao local, até as prateleiras são organizadas por item, mas as outras funcionarias não é sempre que mantem organizado o estoque, então sugerimos que elas aplicasse o 5S, porém ela disse que ainda não era o momento, mas disse que iria explicar a importância da disciplina para todos funcionários. 
CONCLUSÃO
A empresa estudada é feita a armazenagem de forma correta, porém a compra de vestuário é feita semanalmente, com grande frequência, causando que algumas peças de determinadas estações tenha um fluxo menor. 
Existe um planejamento no layout, como também há um controle de entrada e saídas de produto conforme a utilização do sistema implantado na loja. 
Após as sugestões apresentadas a gestora sobre forma de liquidações ou promoções em seus produtos estocados, haverá uma diminuição naquele estoque que esta parada a certo período. Nas sugestões apresentadas a proprietária e gestora da loja o grupo viso maior eficiência na rotatividade e fluxo de movimentação no estoque de mercadorias da loja. 
É perceptível a importância da administração de materiais dentro das organizações, desde empresas de pequeno porte até as multinacionais. Desta forma é possível uma obtenção de maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos, além de reduzir custos as empresas, e visa atender as necessidades dos clientes. 
REFENCIAS

Continue navegando