Buscar

Caso concreto 8

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - CCJ0036
Semana Aula: 8
Fase ordinatória e providências preliminares.
Tema
Fase ordinatória e providências preliminares.
Palavras-chave
Fase ordinatória. Saneamento do processo. Providências Preliminares. Vícios. Ordem processual.
Objetivos
Conhecer a fase ordenatória do processo.
Identificar as providências preliminares processuais.
Analisar os possíveis vícios processuais a serem sanados.
Averiguar o prazo para saneamento e correção dos vícios.
Estrutura de Conteúdo
Unidade 4 - REVELIA E FASE ORDINATÓRIA
4.1 Fase ordinatória e providências preliminares.
Estratégias de Aprendizagem
O conteúdo da disciplina será ministrado em aulas expositivo-dialogadas, estudos de caso, trabalhos individuais e em grupo, discussões em classe e exercícios, com a participação efetiva do aluno, objetivando a construção do conhecimento pertinente ao conteúdo ministrado. Para tanto, recomenda-se que o aluno leia com antecedência o material por meio do seu ambiente virtual SAVA.
Indicação de Leitura Específica
Novo Código de Processo Civil, Lei nº 13.105, de16 de março de 2015.
Aplicação: articulação teoria e prática
Questão objetiva:
Sobre a decisão de saneamento do processo, indique a alternativa correta.
a) Após a decisão de saneamento deverá o juiz tentar a conciliação das partes, determinando, após, as provas a serem produzidas.
b) Não sendo hipótese de julgamento antecipado do mérito, de julgamento antecipado parcial do mérito ou mesmo de extinção do processo, o juiz resolverá, se houver, as questões processuais pendentes, delimitará as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória e as questões de direito relevantes para a decisão do mérito, especificando os meios de prova admitidos e definirá a distribuição do ônus da prova, se necessário designando audiência de instrução e julgamento. CORRETO – Art 357 CPC
c) Como se trata de decisão interlocutória, o recurso cabível, acolhidas ou não as preliminares levantadas pelo réu, será sempre o de agravo de instrumento.
d) Se a causa apresentar complexidade em matéria de fato ou de direito, o juiz não deverá sanear e sim sentenciar desde logo o processo.
Caso concreto: 
(Juiz de Direito — TJ/SP — 176° - questão adaptada) “F” propõe ação de indenização contra “S”, pedindo a condenação deste ao pagamento de indenização por danos patrimoniais no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Pessoalmente citado, o réu não contestou a ação. Chamado a se manifestar, o autor requereu aditamento de seu pedido para nele incluir o de condenação do réu à reparação de dano moral, no valor estimado de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Neste caso quais providências o juiz deverá ordenar?
Considerações Adicionais
Em obediência ao art 347 do CPC, poderá o juiz deferir o pedido determinando nova situação do réu para contestar, tendo em vista que houve aditamento do pedido.

Continue navegando