Buscar

apol analise do discurso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise do Discurso
Leia o trecho a seguir: 
“A tradição epistemológica dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) representa um importante arcabouço teórico para a pesquisa em comunicação. Em linhas gerais, se constitui por um conjunto articulado de práticas acadêmicas frequentemente utilizadas para o estudo da relação entre as estruturas sociais, cognitivas e as práticas comunicativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERES-NETO, Luiz. Considerações acerca do uso dos Estudos Críticos do Discurso na pesquisa em comunicação. <http://seer.utp.br/index.php/i/article/viewFile/199/170 acesso em 28/11/2016>. Acesso em: 02 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos pesquisadores da área dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os pesquisadores da EDC são comprometidos social e politicamente com a igualdade e a justiça social.
Você acertou!
	
	B
	Os pesquisadores da área de EDC dedicam-se a elaborar regras gramaticais e ortográficas para serem memorizadas.
	
	C
	Os pesquisadores da área de EDC estudam as ideologias e fazem uma listagem para mostrar aos alunos.
	
	D
	Os pesquisadores da EDC analisam os verbetes que farão parte dos dicionários.
	
	E
	Os pesquisadores da área de EDC comprometem-se com o fortalecimento de gramáticas normativas e exclusão do fator social das pesquisas linguísticas.
Questão 2/5 - Análise do Discurso
Leia o trecho a seguir:
"A palavra 'crítica' é frequentemente usada para designar uma postura reflexiva e indagadora em relação aos fenômenos da vida. Na tradição das ciências sociais, o termo foi introduzido pela Escola de Frankfurt na década de 1930 [...] e seus herdeiros do pós-guerra, os 'neofrankfurtianos', entre os quais Jürgen Habermas seja talvez o mais bem conhecido.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNORINI, Inês. Resenha (Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética). <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação ao conceito de “crítica” usado pela análise do discurso crítica, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O termo crítica significa reflexão sobre um sistema de constrangimento produzido pelo homem.
Você acertou!
	
	B
	O termo crítica significa reflexão sobre os erros que os alunos cometem nas redações.
	
	C
	O termo crítica se refere à visão do professor em relação ao trabalho do aluno, ou seja, como o professor deve apontar os erros da escrita.
	
	D
	O termo crítica significa constranger o aluno para que ele faça os deveres de casa.
	
	E
	O termo crítica se relaciona diretamente ao domínio do professor em sala de aula, principalmente em relação ao comportamento dos alunos.
Questão 3/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pela proposta de van Dijk [...], sociedade, discurso e cognição social se relacionam como uma tríade, por isso não é possível dar conta dos aspectos cognitivos sem compreender que os conhecimentos e crenças são adquiridos e repassados discursivamente, em contextos sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FALCONE, Karina. Pesquisa em andamento. <http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/2.%20Pesq%20em%20andamento%20Ling%C3%BC%C3%ADstica/2.8%20Karina%20Falcone.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à abordagem sociocognitiva para a Análise do Discurso Crítica, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A abordagem sociocognitiva afirma que quando envolvidos em eventos discursivos, os atores sociais, além de fazerem uso de suas experiências prévias e estratégias próprias, se apoiam em estruturas coletivas de percepções, ou seja, representações sociais.
	
	B
	A abordagem sociocognitiva afirma que percepções socialmente compartilhadas formam a conexão entre o sistema semântico e pragmático.
	
	C
	A abordagem sociocognitiva afirma que interpretamos o mundo com base nas representações lógicas e concretas do mundo biológico.
	
	D
	A abordagem sociocognitiva averigua os processos de memorização e aquisição da fala.
	
	E
	A abordagem sociocognitiva afirma que as percepções sociais e culturais são insignificantes no processo discursivo.
 
Questão 4/5 - Análise do Discurso
Leia:
“A ACD é a análise das relações dialéticas entre semioses (inclusive a língua) e outros elementos das práticas sociais. Essa disciplina preocupa-se particularmente com as mudanças radicais na vida social contemporânea, no papel que a semiose tem dentro dos processos de mudança e nas relações entre semiose e outros elementos sociais dentro da rede de práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Methods of critical discourse analysis. 2. ed. Londres: Sage, 2005. p. 121-138.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos componentes discursivos das práticas sociais, podemos afirmar que eles são compostos por:
Nota: 20.0
	
	A
	gêneros, discursos e estilos.
Você acertou!
	
	B
	morfologia, sintaxe e fonologia.
	
	C
	contexto, hipertexto e ortografia.
	
	D
	pragmática, polissemia e metáfora.
	
	E
	gramática, pontuação e variação linguística.
Questão 5/5 - Análise do Discurso
Leia o trecho a seguir:
“A ADC [Análise do Discurso Crítica] é, por princípio, uma abordagem transdisciplinar. Isso significa que não somente aplica outras teorias, como também, por meio do rompimento de fronteiras epistemológicas, operacionaliza e transforma tais teorias em favor da abordagem sociodiscursiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RESENDE, Viviane. Análise de discurso crítica. <http://www.academia.edu/16380216/An%C3%A1lise_de_discurso_cr%C3%ADtica>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos fatores responsáveis pela consolidação da Análise do Discurso Crítica (ADC) como uma escola linguística e uma área de investigação científica, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O lançamento do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk e um simpósio na Universidade de Amsterdã em 1991 que reuniu vários linguistas interessados na área.
Você acertou! 
	
	B
	A publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo.
	
	C
	A publicação do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure.
	
	D
	A publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky.
	
	E
	O lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais