Buscar

AV ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1ºPERÍODO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AV_2013» ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	REGINA VEIGA PAULINO DA SILVA
	Turma: 9028/BB
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2013 
	 1a Questão (Ref.: 201308143791)
	DESCARTADA
	Para Marshall Sahlins, "Teoria da História" é:
	
	
	 
	aplicação prática dos mitos de origem.
	
	negação do evento pela estrutura.
	
	negação da estrutura pelo evento.
	
	descrição de estruturas prescritivas.
	 
	relação entre evento e estrutura.
	 2a Questão (Ref.: 201308073500)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo o teórico Antônio Gramsci, pode-se afirmar:
	
	
	
	Todo homem capaz de frequentar a educação formal pode ser considerado um intelectual.
	
	O conceito de intelectual poderia ser associado à capacidade de manipulação dos membros da elite; assim, o intelectual é um homem do poder hegemônico, sempre.
	
	Somente seriam intelectuais os membros capazes de acessar o poder e de divulgar as suas ideias para um número abrangente de pessoas.
	
	O conceito de intelectual configurar-se-ia em critérios de exclusão.
	 
	O exercício da capacidade intelectual é inerente ao homem, por isso, todo homem poderia ser considerado um intelectual, mesmo se não cumprisse tal função formalmente na sociedade.
	 3a Questão (Ref.: 201308117401)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, como a Antropologia justifica as diferenças de comportamento entre os grupos?
	
	
	Resposta: Justifica pelo fato de o homem ser produto do meio, portanto cada camada cultural/social produz seus elementos, o que naturalmente produz diferenças no comportamento.
	Gabarito: As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	 4a Questão (Ref.: 201308073491)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim:
	
	
	
	das representações coletivas
	 
	da externalidade dos fatos sociais
	
	da coesão social
	
	dos tipos de solidariedade
	
	da dualidade dos fatos sociais
	 5a Questão (Ref.: 201308085313)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Em Atenas procurava-se formar espíritos delicados, prudentes e sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia (DURKHEIM, Émile apud PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999, p.112). A citação acima expressa:
	
	
	 
	O caráter social da educação e da prática educativa.
	
	O caráter imaginário da educação e da prática educativa.
	
	O caráter idealista da educação e da prática educativa.
	 
	O caráter individual da educação e da prática educativa.
	
	O caráter autoritário da educação e da prática educativa.
	 6a Questão (Ref.: 201308077878)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Conforme a teoria multilinear de cultura, é correto afirmar que:
1. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores.
2. A herança genética, mais do que a cultura determina o comportamento do homem.
3. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isso o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico.
4. A escala hierárquica de culturas é um fenômeno próprio dessa visão, a qual é etnocêntrica e eurocêntrica.
5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	2 - 3 - 4
	
	1 - 2 - 3
	 
	1 - 3 - 5
	
	1 - 2 - 4
	
	2 - 4 - 5
	 7a Questão (Ref.: 201308116443)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos feitos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, seria INCORRETO afirmar que a Sociologia da Educação estuda:
	
	
	 
	Espaços e opções de lazer de um município.
	
	Convivência entre educandos e educadores.
	
	A escola como um grupo social.
	
	O processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
	
	A influência da escola no comportamento e na personalidade de seus alunos.
	 8a Questão (Ref.: 201308143801)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Analise as afirmativas referentes à teoria antropológica e marque a alternativa correta.
I - Em Antropologia, o estruturalismo francês está associado à teoria da descendência nos sistemas de parentesco; a escola britânica de antropologia social está associada à teoria da aliança.
II - A relação entre os atributos da cultura e os traços da personalidade foi um tema caro à antropologia cultural americana.
III - A idéia de função, tão importante na antropologia funcionalista inglesa, funda-se em uma analogia arquitetônica que pensa a sociedade como uma construção com seus adereços e fundações.
IV - A antropologia cultural americana baseou-se na idéia central boasiana de que as diferenças raciais e climáticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	
	
	I e IV;
	
	II e IV;
	 
	apenas a II;
	
	I e III.
	 
	II e III;
	 9a Questão (Ref.: 201308085319)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A tendência hoje é a de abolir qualquer tipo de "escola desinteressada" (não imediatamente interessada) e "formativa", ou conservar delas tão somente um reduzido exemplar destinado a uma pequena parcela na elite de senhores e de mulheres que não devem pensar em se preparar para um futuro profissional, bem como a de difundir cada vez mais as escolas profissionais especializadas, nas quais o futuro do aluno e sua futura atividade são predeterminados (GRAMSCI, Antônio apud RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.79-80). Em relação ao pensamento de Gramsci, podemos afirmar que:
	
	
	
	O autor defendia a expansão da "escola desinteressada" para que a classe trabalhadora também pudesse ser atendida pelo sistema de ensino.
	
	A "escola desinteressada" e a "escola interessada" seriam igualmente necessárias, pois são produtos da especialização do trabalho.
	
	A "escola interessada" seria uma consequência irreversível do crescente processo de especialização do trabalho na sociedade capitalista.
	
	A classe trabalhadora deveria ter a sua própria escola, pois as diferentes classes sociais possuem interesses antagônicos e distintos.
	 
	O autor defendia a "escola unitária", pois assim as diferentes classes sociais poderiam ter os seus próprios intelectuais.
	 10a Questão (Ref.: 201308077881)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Uma definição pertinente e exata de Sociologia da Educação é:
1. Uma disciplina filosófica e pedagógica, que estuda a sociedade sob todos os aspectos.
2. Uma disciplina fundamental para o educador, por meio da qual se pode abrir horizontes para compreensão da vida social relacionada à educação.
3. Um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação.
4. Um processo espontâneo entre as gerações adultas e as mais jovens.
5. Uma disciplina filosófica, cuja finalidade é suscitar e desenvolver as potencialidades do indivíduo.Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	1 - 2 - 4 - 5
	 
	1 - 3 - 5
	
	1 - 2 - 3 - 4 - 5
	
	2 - 3 - 4
	 
	2 - 3
	 11a Questão (Ref.: 201308112403)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.Essas leis seriam a base de regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo. (COSTA,Cristina. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo : Moderna,2000.cap.4).
O que o Positivismo sinaliza para a Sociologia?
	
	
	Resposta: sinaliza a necessidadede uma ciencia social desligada de pré julgamentos e pré conceitos
	Gabarito: A concepção positivista afirma a necessidade de uma ciência social desligada das pré-noções, dos pré-conceitos e dos pré-juízos.

Continue navegando