Buscar

Prova 4

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cesar Augusto Braga (1119601)
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:374928) ( peso.:3,00)
	Prova:
	5428198
	Nota da Prova:
	4,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Padrões de relações e atitudes.
II- Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais.
III- Organização informal transcendente à organização formal.
IV- Padrões de desempenho nos grupos informais.
(    ) Mesmo que a organização formal esteja restrita à estrutura e até ao horário de trabalho, a organização formal preza pela relação de espontaneidade e a interação dos indivíduos, fugindo das limitações da organização formal. 
(    ) O desempenho dos grupos nem sempre está de acordo com a organização, existem alguns atritos, mas muitas vezes é pelo grau de satisfação dos indivíduos no ambiente de trabalho. O indivíduo está preocupado em ser aceito, reconhecido e aprovado dentro desse grupo.
(    ) São criados padrões de espontaneidade no desenvolvimento das atitudes e relações sempre nos interesses e aspirações do grupo social.
(    ) A boa relação dos grupos, muitas vezes pela organização formal, faz mudanças internas - de setores ou cargos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	II - III - I - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	I - II - III - IV.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento, e subsequentemente executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. O administrador obtém resultados a partir da transformação dos recursos nos objetivos da empresa, com o mínimo de perdas possível. Quanto às funções de um executivo nas organizações, Chiavenato (2014) apresenta quatro funções administrativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas funções:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
	 a)
	Comunicação, direção, controle e avaliação.
	 b)
	Planejamento, organização, direção e controle.
	 c)
	Organização, direção, avaliação e controle.
	 d)
	Planejamentos estratégico, tático e operacional.
	3.
	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior ênfase no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização. 
II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas.
III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização.
IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	4.
	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por  Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	 b)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
	 c)
	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
	 d)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
	5.
	Enquanto Taylor desenvolvia a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, na França surgia a Teoria Clássica da Administração com Fayol (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2006). Fayol é considerado o pai da Teoria Clássica. A Administração Científica era pautada na tarefa realizada pelo operário, e a recém-chegada Teoria Clássica da Administração apoiar-se-ia nessa estrutura. A Teoria Clássica parte da visão sistêmica da organização e principalmente de sua estrutura, visando garantir a eficiência de todos os envolvidos no processo. Fayol, em seus estudos, destaca que todas as empresas apresentam seis funções básicas. Sobre essas funções e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Técnicas.
II- Comerciais. 
III- Financeiras.
IV- De segurança.
V- Contábeis.
VI- Administrativas.
(    ) Ligada aos processos da produção de bens ou de serviços da empresa.
(    ) Ligadas aos processos de integração entre os gestores da cúpula, coordenam e sincronizam as demais funções da empresa.
(    ) Ligada às compras e às vendas feitas na empresa.
(    ) Ligada à proteção e à preservação dos bens e das pessoas.
(    ) Ligada à gestão dos recursos financeiros na empresa. 
(    ) Ligada aos registros, aos balanços, aos custos, ao inventário e às estatísticas.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson, 2006.
	 a)
	III - IV - I - II - V - VI.
	 b)
	I - VI - II - IV - III - V.
	 c)
	I - III - II - VI - IV - V.
	 d)
	II - III - I - VI - V - IV.
	6.
	O benchmarking, de forma resumida, é a observaçãodas melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Partindo dos princípios básicos do benchmarking, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O benchmarking só é útil se pudermos manter uma analogia com os processos de nossa organização.
(    ) Além de obter índices de desempenho, é necessário, e muito importante, levantar dados sobre os processos que levam aos resultados. 
(    ) Para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.
(    ) Na análise do ambiente interno é que o administrador consegue verificar as oportunidades da empresa, bem como as ameaças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Partindo das características das organizações organicistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
(    ) Desenho de cargos baseados nos princípios de complementariedade. 
(    ) O conhecimento é pré-requisito para o desenvolvimento das atividades.
(    ) Valorização das comunicações ascendentes, de baixo para cima, e das organizações informais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Neste sentido, o administrador possui algumas responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Atingir as metas e os resultados através da gestão das pessoas.
II- Estabelecer prioridades.
III- Interligar as atividades exercidas pelas organizações.
IV- Habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	9.
	Se não alcançamos uma meta, temos um problema a ser resolvido. Afinal, gerenciar é atingir metas, e, ao termos um problema, este deve ser resolvido. O ciclo PDCA é focado em resultados, é um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária. O ciclo é composto por quatro etapas. Sobre as etapas do ciclo PDCA, analise as sentenças a seguir:
I- PLAN (Planejar): o primeiro passo é o estabelecimento de um plano; DO (Executar): o segundo passo é a execução do plano.
II- CHECK (Controlar): é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los; ACTION (Agir): é onde não precisa mais fazer nada.
III- CHECK (Controlar): o terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados; ACTION (Agir): é a última fase, a realização das ações corretivas.
IV- PLAN é a execução do plano, ou seja, implementar de acordo com o que foi planejado na etapa anterior; DO define quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A Teoria Sistêmica, também conhecida como Teoria Geral de Sistemas, é uma abordagem que junta diversas ciências, com destaque para matemática, cibernética e sistemas. Tem como base estudos em conceitos e princípios de várias ciências, que são estudados para compreender como um determinado fenômeno - nesse caso, na ciência da administração - contribui de forma significativa na evolução dessa teoria, e sua abordagem no processo de gestão das organizações. Para compreendermos efetivamente a teoria de sistemas, é necessário conhecermos os seus componentes e características. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes componentes e características:
	 a)
	Sistemas físicos. Sistemas abstratos. Sistemas Mistos.
	 b)
	Insumos. Processamento. Saídas. Entropia. Homeostase. Retroalimentação.
	 c)
	Entropia. Homeostase. Retroalimentação.
	 d)
	Sistemas físicos ou concretos. Sistemas abstratos ou conceituais. Sistemas fechados. Sistemas abertos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando