Buscar

prova - Desenvolvimento humano e social EAD - Gabarito

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A respeito do liberalismo econômico e do neoliberalismo, leia as afirmações a seguir e avalie se estão corretas.  
I. Segundo Adam Smith, o principal autor da teoria do liberalismo econômico, defendia que o Estado não deve interferir nas relações econômicas, há, segundo ele, uma espécie de “mão invisível” que regula o mercado. 
II. O liberalismo econômico se tornou a principal teoria que deu base ao capitalismo industrial. 
III. O neoliberalismo, derivado do liberalismo clássico, se tornou o pensamento político-econômico hegemônico do mundo globalizado.  
IV. O neoliberalismo defende o Estado mínimo, que limita o investimento do Estado em políticas públicas. 
Estão corretas as afirmações: 
 
	
	a.
	I, II e III, apenas. 
	
	b.
	II, III e IV, apenas.  
	
	c.
	I, III e IV, apenas. 
	
	d.
	I, II, III e IV.  
	
	e.
	I e II, apenas. 
 
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade. 
 
I. As capitanias hereditárias reproduziram uma estrutura de poder social que teve como base resquícios feudais, cuja lógica era de dominação de poucos sobre muitos.  
PORQUE 
II. Elas não representam uma divisão igualitária das terras. Os mandatários das capitanias hereditárias eram indicados pela coroa de Portugal com a intenção de gerar riquezas para a metrópole.  
 
  
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  
	
	b.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.   
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. 
	
	d.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.  
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas. 
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa que informa corretamente alguns pressupostos do “Estado de bem-estar social”. 
 
	
	a.
	Após da década de 1970, o “Estado de bem-social” se estrutura, através da sua lógica de Estado mínimo e disputa livre de comércio.  
	
	b.
	O chamado “Estado de bem-estar social” atende os indivíduos em situação de risco social através de políticas públicas assistenciais, em todas as áreas. 
	
	c.
	O trabalhador, que depende do Estado para manter sua subsistência básica, fica desassistido no “Estado de bem-estar social” devido à sua lógica de “Estado mínimo”. 
	
	d.
	Devido ao fortalecimento do Estado Liberal, ou neoliberal, principalmente a partir das políticas da Inglaterra e dos Estados Unidos, surgiu o “Estado de bem-estar social”. 
	
	e.
	O “Estado de bem-estar social” ganhou força a partir dos anos de 1990, principalmente devido ao enfraquecimento do liberalismo e ao aumento dos índices de violência.  
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade. 
 
I. A globalização é um fenômeno essencialmente econômico, interferindo no quadro financeiro dos grandes centros urbanos, sem transformar a organização social. 
PORQUE 
II. A globalização se vincula apenas ao processo produtivo e não gera influências no processo ideológico-cultural.  
 
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  
	
	b.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.   
	
	c.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.  
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. 
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas.  
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
No processo de globalização dos processos produtivos, as tecnologias foram desenvolvidas para propiciar um aumento exponencial na produção e uma melhora na qualidade dos produtos. No entanto, essa realidade impactou de forma direta a mão de obra operária, uma vez que menos trabalhadores são necessários no processo de produção. Tendo em vista essa questão do impacto causado pelo uso da tecnologia na realidade de vida dos trabalhadores, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
 
( f ) Os trabalhadores dispensados pelas indústrias que implementam novas tecnologias automatizadas são, em geral,  treinados para retornarem ao mercado de trabalho.
(  v) Ao  inserir uma nova tecnologia no processo produtivo, a tecnologia anterior tende a se tornar obsoleta, tornando-se obsoleto também o conhecimento operacional.
( f ) Os trabalhadores dispensados por falta de demanda para sua mão de obra não terão a realidade econômica de suas famílias impactada, uma vez que eles proveem da classe média da sociedade.
( v ) Quando uma indústria de grande porte se insere no mercado concorrendo com indústrias de pequeno e médio porte, a tendência é que estas últimas não suportem a concorrência e acabem por diminuir o quadro de funcionários.
( v ) Em geral, os trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho por muito tempo e não possuem qualificação acabam por aceitar empregos com condições desfavoráveis e baixos salários, ou vão para a informalidade.
 
Agora, assinale a alternativa que mostra a sequência correta de afirmações verdadeiras e falsas.
	
	a.
	V, F, V, F, V.
	
	b.
	F, F, V, F, V.
	
	c.
	F, V, F, V, V.
	
	d.
	V, V, F, F, V.
	
	e.
	V, F, V, V, V.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6
Leia, abaixo, um trecho de um artigo que reflete sobre a teoria de Pierre Bourdieu, um autor contemporâneo que reflete sobre o papel das instituições na reprodução social e atualiza os autores clássicos da sociologia.  
“Observa-se como fato o ritmo das mudanças tecnológicas, o questionamento das instâncias de referências e as transformações na construção das experiências individuais. As influências antigamente generalizadas de agentes solidamente constituídos, como a tradição (nos papéis da família e da escola), passam aos poucos a ser fragmentadas e dispersas.  O caráter transitório das relações, dos papéis e das instituições sociais pode deixar espaço para uma liberdade de ação dos indivíduos. No entanto, ao mesmo tempo que confere maior margem de escolhas, maior flexibilidade nas relações, mais referências identitárias, acrescenta, simultaneamente, mais insegurança, mais riscos e mais responsabilidade. Nesse sentido, seria pertinente perguntar: em que medida os indivíduos estariam sendo atingidos por esses novos condicionamentos?” 
SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2002, n. 20, p.67-68. 
Após a leitura do trecho acima e, tendo como base o que estudou nas últimas unidades, avalie as afirmações abaixo. 
I. Após o século XIX, principalmente devido à consolidação de uma sociedade capitalista burguesa, as instituições tradicionais passaram por profundas transformações.  
II. É possível definir instituição como uma estrutura social que sintetiza e estabelece a reprodução de um conjunto de valores e normas compartilhados. As instituições não são estáticas: passam por constante transformação ao longo do tempo.  
III. Émile Durkheim afirma que as instituições nos comandam e nos constrangem e nós, mesmo assim, não apenas as queremos como percebemos vantagens no próprio constrangimento.  
IV. Segundo o trecho do texto acima, a partir do século XX, os indivíduos são atingidos por muitas transformações tecnológicas e por diversas referências, o que faz com que as instituições tradicionais deixem de fazer sentido. 
Estão corretas as afirmações: 
 
	
	a.
	I, III e IV, apenas. 
	
	b.
	I, II, III e IV. 
	
	c.
	I, II e III, apenas.  
	
	d.
	II, III e IV, apenas. 
	
	e.
	I, II e IV, apenas. 
 
0,2 pontos   
PERGUNTA 7
Carvalho (2005) ao analisar o relato de um escritor gaúcho da década de 1930 sobre o caráter étnico da população regional, nos dá o seguinte vislumbre:
“o autor estava se referindoao decréscimo relativo da população de indígenas, mestiços e negros, revelado pela comparação entre os censos de 1872 e 1890. Esta visão racista era comum em toda parte. Um artigo em favor da imigração europeia publicado no periódico Aurora da Serra, de Cruz Alta, em 1886, também não esconde o racismo na argumentação em favor dos alemães e italianos do norte (...).”
CARVALHO, H. M. de. O campesinato no século XXI: possibilidade e condicionantes do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 83.
Tendo como apoio a citação acima e o texto base da disciplina, assinale a alternativa que melhor expresse a condição das minorias no processo de posse e utilização da terra no país.
	
	a.
	Ao longo da história do Brasil, a discriminação contra negros e indígenas sempre foi velada e implícita nas organizações sociais. Esse quadro só veio mudar após o fim do período colonial e início da República, quando esses grupos raciais tiveram os mesmos direitos da chamada “elite branca”.
	
	b.
	No processo de apropriação e utilização das terras produtivas no Brasil, e em sua organização social a partir desse processo, os negros e os indígenas foram discriminados como raças inferiores, sendo por isso utilizados de maneira forçada no trabalho. Tal quadro perpetuou-se em segregação social e impossibilidade de posse de terras por parte dessas minorias.
	
	c.
	No longo processo de ocupação da terra no território brasileiro, os indígenas e negros foram indispensáveis para a produção em lavouras e fazenda, sendo assim foram valorizados após o fim da escravidão por terem bons conhecimentos de cultivo da terra e de reconhecimento das melhores terras para a ocupação.
	
	d.
	Segundo a avaliação de Carvalho sobre a questão da discriminação racial contra minorias negras e indígenas durante o período colonial, podemos perceber que a discriminação se dava acentuadamente nos estados do Sul do Brasil. Sendo por isso até hoje um problema social naquela região do país.
	
	e.
	Tanto negros quanto indígenas foram utilizados como escravos no processo de produção nas lavouras e fazendas no período colonial.  No entanto, esse quadro mudou drasticamente após a abolição da escravatura, permanecendo apenas uma implícita discriminação social que não atrapalhava a posse da terra por parte dessas minorias.
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
Sobre a desigualdade, a exclusão social e suas consequências, leia o texto abaixo: 
 Dois temas pendentes da história brasileira continuam fortemente presentes em nossas inquietações sociais e políticas. O tema da escravidão e o seu tema residual, o da posse da terra. São temas inter-relacionados, relativos às duas grandes questões nacionais, situados em polos cronologicamente opostos: a questão do trabalho libre e a questão agrária (p. 11). 
Fonte: MARTINS, J. S. Reforma agrária: o impossível diálogo. 
Considerando o que estudou na disciplina, principalmente sobre a propriedade agrária, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta: 
 I. Não se pode pensar em uma reforma agrária que parta da questão política sem vislumbrar a questão social, isto é, não é possível criar políticas de posse e socialização da terra sem levar em conta as diferenças sociais entre as diversas regiões do país, entre as diversas representações culturais e, principalmente, entre as diferenças econômicas das regiões. 
II. A reforma agrária, mais do que uma socialização da posse de terra, deve ser entendida a partir das questões sociais da dominação capitalista também no campo. 
III. A reforma agrária deve ser entendida como a restituição da dignidade do campesino, que desenvolve o seu modo de vida a partir do trato com a terra. 
  Está correto o que se afirma em: 
	
	a.
	II e III. 
	
	b.
	Apenas a I. 
	
	c.
	 I, II e III. 
	
	d.
	I e III. 
	
	e.
	I e II. 
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
 Leia as afirmações abaixo.
 
I.A inovação tecnológica reflete na realidade político-econômica, sobretudo na questão social do desemprego. 
II. As grandes multinacionais buscam estabelecer sua produção em países onde a mão-de-obra é mais barata e o escoamento de mercadorias é mais fácil. A produção da riqueza é, no entanto, direcionada aos países onde as sedes estão instaladas.  
III. As grandes multinacionais, ao adquirirem tecnologia mais autônoma, aumentam seus quadros de funcionários. 
IV. O cenário atual de competitividade entre as empresas e o excesso de mão-de-obra acabam gerando subempregos.  
Está correto o que se afirma apenas em: 
	
	a.
	I, II e III. 
	
	b.
	II, III e IV. 
	
	c.
	I, III e IV. 
	
	d.
	I, II e IV. 
	
	e.
	I, II, III e IV. 
0,2 pontos   
PERGUNTA 10
Até mesmo a máquina a vapor, por enquanto sua mais poderosa ferramenta para transformar a Natureza, em última análise e pelo fato de ser uma ferramenta, repousa sobre a mão. Mas, ao lado da mão, se desenvolveu passo a passo o cérebro, tendo aparecido a consciência, primeiro das condições necessárias para serem alcançados determinados efeitos práticos úteis; e, mais tarde, entre os povos mais favorecidos, e resultante dela, a penetração e investigação das leis naturais que os condicionam. E, como o conhecimento rapidamente crescente dessas leis naturais, aumentaram os meios de reagir sobre a Natureza. A mão, por si mesma, não teria jamais realizado a máquina a vapor, se o cérebro do homem não se tivesse desenvolvido qualitativamente, com ela, ao lado dela e, até certo ponto, por meio dela (ENGELS, 1991, p. 11). 
Fonte: Engels, Friedrich. A dialética da natureza. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/a-diaetica-da-natureza.pdf . Acesso em: 22.06.18. 
Ao longo do tempo, ao pensarmos sobre o desenvolvimento humano, notamos o esforço do homem em moldar a natureza, adaptando-a e se adaptando a ela. Sobre este assunto, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. A Revolução Industrial, ocorrida na Europa no final do século XVIII e início do século XIX, foi uma importante etapa no processo de aperfeiçoamento de máquinas alimentadas por fontes diversas de energia. 
II. A busca por novas formas e meios capazes de aumentar a produção determina o processo autodestrutivo da tecnologia.  
III. Os processos de produção e novas fontes de energia é a marca do moderno modo de produção capitalista. 
Está correto o que se afirma em: 
 
	
	a.
	I e III. 
	
	b.
	I e II. 
	
	c.
	II e III. 
	
	d.
	I, II e III. 
	
	e.
	Apenas a I.

Continue navegando