Buscar

Atuação do nutricionista e CRN-CFN

Prévia do material em texto

*
Introdução ao Estudo da Nutrição
Nutricionista - Atribuições
O Conselho - CFN/CRN
*
NUTRICIONISTA: Um profissional de saúde
*
Alimentação para coletividades
O nutricionista é o responsável pela execução dos aspectos organizacional e administrativo das Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao fornecimento de refeições a coletividades sadias e enfermas.
*
Coletividade Sadia
Atenção dietética direcionada a diferentes grupos populacionais, tais como: adultos, adolescentes, pré-escolares, escolares, idosos, atletas e outros.
 Exemplos: Creches, escolas, clubes e academias.
*
Nutrição Clínica
Avaliação das enfermidades e condutas dietoterápicas específicas para a recuperação e a manutenção da saúde. O Profissional de Nutrição Clínica poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios e academias. 
*
Ciência e Tecnologia
É a área de atuação em que o profissional estuda os aspectos químicos, estruturais e funcionais dos alimentos, além das alterações físico-químicas e análises laboratoriais. 
O nutricionista poderá atuar no desenvolvimento de novos produtos alimentícios nas indústrias, no controle de qualidade, no Marketing de novos produtos e na vigilância sanitária.
*
Nutrição Social
Avaliação e diagnóstico da situação nutricional de populações, assim como, da implementação de políticas de saúde e Nutrição. 
Atuação em Centros de Saúde, programas de aleitamento materno, na merenda escolar, na vigilância nutricional, em Políticas de Alimentação e Nutrição. 
*
Novos Desafios!
Food-Service
 O food service é um serviço de alimentação destinada à coletividade sadia, representando uma Unidade de Alimentação e Nutrição-UAN. Os maiores segmentos são, sem dúvida, os bares e restaurantes.
 O nutricionista é o responsável pela supervisão, organização e confecção de cardápios nutricionalmente balanceados para a população em geral.
*
Home-Care
Home Care define-se como um serviço especializado que presta assistência no domicilio. 
Em 1991, surgiam, no Brasil, equipes multiprofissionais objetivando planejar e estruturar a assistência nutricional domiciliar, para pacientes portadores de patologias crônicas e invalidantes e/ou doenças terminais.
*
Personal-Diet
Consiste na reeducação alimentar com a elaboração de dietas individualizadas e/ou atendimento familiar, orientando cardápios direcionados a toda família.
*
Consultoria e Marketing
O nutricionista poderá atuar em consultorias e marketing com prestação de serviços no segmento da alimentação para restaurantes comerciais ou industriais, hotéis e similares. Este profissional pode desenvolver e administrar treinamentos, palestras e cursos.
*
*
Programa Saúde da Família
Promoção, manutenção da saúde alimentar;
Incentivo ao Aleitamento Materno;
Apoio nutricional a grupos (diabéticos, hipertensos, desnutridos, etc...);
Visitas domiciliares(crianças e gestantes).
*
O Conselho
*
O QUE É?
Autarquia federal da administração indireta vinculada ao Ministério do Trabalho. 
 FINALIDADE...
Orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do nutricionista. 
 INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA NO CONSELHO...
É obrigatória a inscrição no Conselho, conforme determina a Lei nº 6.583/78. O profissional não inscrito não está legalmente habilitado para exercer a profissão, sendo que só será obrigado a permanecer inscrito no conselho quem está trabalhando, ou quem pretende trabalhar na profissão. 
*
*
 Competência dos Conselhos Regionais
 Fiscalizar o exercício profissional;
 Cumprir e fazer cumprir as disposições da lei, do regulamento, do regimento, das resoluções e demais normas baixadas pelo CFN;
 Funcionar como tribunal federal de ética conhecendo, processando e decidindo os casos que lhe forem submetidos; 
- Estimular o correto exercício da profissão, zelando pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem. 
*
RESPONSABILIDADE DO NUTRICIONISTA
Ética - exercer a função de forma disposta no Código; 
Ética Profissional é uma reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão.
Código de Ética Profissional é um conjunto de regras, de direitos e deveres (Código de Nutricionistas - Resolução CFN Nº 334/2004)
*
O que é ética profissional?
São as ações que são realizadas no exercício de uma profissão. Adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.
*
Quando deve se iniciar esta reflexão (Ética Profissional)?
A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. Importante conhecer sua carreira e o conjunto de deveres que está prestes a assumir.
Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. 
 Responsabilidades e deveres em outros grupos.
*
Como é esta reflexão(ética profissional)?
Perguntas que guiem essa reflexão, até ela tornar-se um hábito incorporado ao dia-a-dia.
Algumas atitudes não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Ex: Generosidade e Cooperação.
Postura pró-ativa. Ex: Lixeiro
É preciso sempre continuar melhorando, aprendendo, experimentando novas soluções, criando novas formas de exercer as atividades, aberto a mudanças, nem que seja mudar, às vezes, pequenos detalhes, mas que podem fazer uma grande diferença na sua realização profissional e pessoal. 
*
Ética Profissional e relações sociais
Preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS.
As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA. 
*
Ética Profissional: Pontos para sua reflexão
Estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos.
Competência técnica, 
aprimoramento constante, 
respeito às pessoas, 
Ser confidencial,
privacidade, 
tolerância, 
boas maneiras.
*
Código de Ética Profissional 
dos Nutricionistas
Não se trata de uma receita, tampouco de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido;
Em sociedade, espera-se de cada um dos grupos um determinado comportamento. Em especial, daqueles que se destacam pela prestação de serviços;
*
As Leis estabelecem os parâmetros do certo e do errado, do lícito e do proibido;
O Código de Ética existe para orientar a conduta dos profissionais e para garantir que estes se mantenham dentro dos níveis de exigência de seu "juramento". 
*
CAPÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 1°. O nutricionista é profissional de saúde, que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade.
*
Art. 2°. Ao nutricionista cabe a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos que regem a prática científica e a profissão.
Art. 3°. O nutricionista tem o compromisso de conhecer e pautar a sua atuação nos princípios da bioética, nos princípios universais dos direitos humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos contidos neste Código.
*
RESPONSABILIDADE DO NUTRICIONISTA
Penal - código penal brasileiro (1940), art. 129 – Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem; parágrafo 6º - Se a lesão é culposa,pena a detenção de 1 a 3 anos. No parágrafo 4º do Art. 121, no homicídio culposo a pena é aumentada de um terço, se o crime resulta de inobservância de regra técnica da profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro a vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar a prisão em flagrante; 
*
RESPONSABILIDADE DO NUTRICIONISTA
Civil - o código civil brasileiro no seu art. 159 diz: 
“aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano “. 
*
 SÃO CONSIDERADAS INFRAÇÕES:
- Transgredir preceito ou código de ética profissional; 
- Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício a não inscritos ou aos leigos; 
- Violar sigilo profissional; 
- Praticar no exercício da atividade profissional crime ou contravenção; 
- Revelar segredo que, em razão da profissão lhe seja confiado; 
*
 
- Não cumprir no prazo assinalado, determinação emanada de órgão ou autoridade do conselho regional, em matéria de competência deste, após regularmente notificado;
- Deixar de pagar, pontualmente, ao conselho regional, as contribuições a que está obrigado; 
- Faltar a qualquer dever profissional prescrito em lei; 
- Manter conduta incompatível com o exercício da profissão. 
*
LEGISLAÇÃO BÁSICA:
1) Criação dos conselhos
 Lei nº 6.583/78 e Decreto nº 84.444/80
2) Regulamentação da profissão de nutricionista
 Lei nº 5.27667 (revogada) e Lei nº 8.23491
LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR:
1) Registro no CRN
 Resolução CFN nº 228/1999
2) Responsabilidade técnica
 Resolução CFN nº 218/1999
3) Código de ética
 Resolução CFN nº 334/2004	
4) Atribuições do nutricionista
 Resoluções CFN nºs 200 e 201/1998
5)Áreas de atuação e atribuições 
 Resolução 380/2005
*
6) Prescrição de fitoterápicos (plantas in natura frescas ou como droga vegetal nas suas diferentes fórmulas farmacêuticas)
 Resolução 402/2007
7) Responsabilidade sobre procedimentos nutricionais para atuação do nutricionista
 Resolução 417/2008
8) Responsabilidade pelas atividades por estagiários
 Resolução 418/2008
9) Responsabilidade Técnica
 Resolução 419/2008 
 (revoga Resolução CFN nº 218/1999)
*
SER NUTRICIONISTA
“É lidar com o ser humano no que é mais essencial a nutrição do corpo, das células e da alma, saciando a sensação instintiva e básica da fome, mantendo a saúde.
É estar atento para que o alimento seja bem plantado, colhido, escolhido, guardado, limpo, bem preparado e bonito.
É saber indicar o que é mais adequado em cada fase da vida e cuidar da doença, excluindo excessos, suprindo carências,desde o período intra uterino até a morte...
*
É saber fazer tudo isso para um indivíduo e para a sociedade.
Nas creches escolas, empresas, academia, comunidade, hospitalar,centros de saúde, lactários, etc.
É saber ensinar, comunicar, explicar, elaborar, convivendo com as limitações e aceitando desafios....” 
(Lívia Penna)
*
O JURAMENTO DO NUTRICIONISTA “Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que proporcionam a profissão.” 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando