Buscar

AV2 - PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇOES - 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Seleção de Pessoal é o processo de escolher e filtrar entre os candidatos recrutados aqueles com maiores probabilidades de se ajustar aos cargos vagos. O instrumento mais utilizado em um processo seletivo é
		
	 
	e) Entrevista
	
	d) Teste de personalidade
	
	a) Análises grafológicas
	
	c) Teste informatizado
	
	b) Dinâmica de grupo
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A preocupação com o sofrimento psicológico no trabalho tem sido alvo de estudos por parte de psicólogos que atuam nessa área. Para Dejours ( 1992), o sofrimento, de natureza mental, começa quando"o homem, no trabalho, já não pode fazer nenhuma modificação na sua tarefa , no sentido torna-la mais conforme às suas necessidades fisiológicas e seus desejos psicológicos, isso é, quando a relação homem-trabalho é bloqueada". Pensando nesse aspecto, quais as condições que podem contribuir para uma relação homem-trabalho favorável?
		
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e da sua chefia imediata.
	
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou emocionais de determinadas tarefas estão de acordo com o status que ocupa, independente de suas necessidades psicossensoriais.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que precisa do emprego e que por isso deve se submeter às exigências impostas pela empresa e seus dirigentes.
	 
	Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e o conteúdo do trabalho representar uma fonte de satisfação.
	
	A partir do momento que o trabalhador perceber que todas as suas ações contrárias podem afetar a imagem que a empresa tem dele e de seu potencial de trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408282589)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bergamini (2005) acrescenta que o processo perceptivo é a porta de entrada que cada um possui e por onde passam necessariamente todas as informações do mundo exterior. Há muitos fatores, alguns de ordem interna (como a própria personalidade) e outros de ordem externa, que influenciam o modo como as pessoas veem o mundo que as cerca. Qual a alternativa abaixo sobre sensação e percepção é afirmativa?
		
	 
	A sensação fornece uma visão espelhada da realidade, enquanto a percepção lida com categorias como a qualidade e intensidade.
	
	A sensação refere-se a objetos, lugares e eventos, enquanto a percepção lida com categorias como a qualidade e intensidade.
	
	A sensação fornece uma visão espelhada da realidade, enquanto a percepção é menos acurada.
	
	A sensação requer percepção, enquanto a percepção não requer a sensação.
	 
	A sensação envolve a entrada de informações, enquanto a percepção implica a organização e a interpretação de dados.
	
	
	 
4a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São algumas das condições favoráveis ao aprendizado, assinale apenas a alternativa correta: ( ) Política e clima organizacional que desmotivem a aprendizagem. ( ) Abertura nos canais de comunicação entre a empresa e o colaborador. ( ) Conteúdo significativo e aprendizagem com sentido e aplicabilidade. ( ) Oportunidade de socialização. ( ) Desrespeito às diferenças individuais.
		
	
	V V V V F
	
	V V V V V
	
	F F V V F
	
	F F F F F
	 
	F V V V F
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo do comportamento tem despertado interesse nas pessoas há muito tempo. Com isso, surge o dito que de psicólogo e louco todos nós temos um pouco. Estamos então nos referindo ao conceito de:
		
	
	Psicologia Organizacional
	 
	Senso comum
	
	Psicologia Jurídica
	
	Psicologia Social
	
	Psiquiatria
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As emoções são consideradas responsáveis pelos sentimentos humanos, por isso trata-se de um aspecto subjetivo da personalidade de cada indivíduo. É considerada uma emoção:
		
	
	a) Conhecimento
	
	e) Aprendizagem
	
	d) Percepção
	 
	b) Alegria
	
	c) Liderança
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408283365)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas organizações o modo como cada pessoa interpreta os fatos que ocorrem depende das suas vivências, da sua personalidade e do contexto situacional. Nesse sentido é correto afirmar que:
		
	 
	A percepção é sempre pessoal e intransferível.
	
	A percepção é sempre coletiva e transferível.
	
	O conceito de percepção não é aplicável às organizações.
	
	As organizações impõem percepções falsas para seus colaboradores.
	
	Os colaboradores de uma mesma equipe percebem os eventos o trabalho sempre da mesma forma.
	
	 8a Questão (Ref.: 201408247742)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Na história da administração, são famosas certas decisões influenciadas pela percepção e tomadas de decisão. Por exemplo, quando surgiram os relógios digitais, os fabricantes suíços de relógios mecânicos não se interessavam pela novidade, julgando que o mesmo ocorreria com os consumidores. Diretores da Seiko, no entanto, resolveram investir na nova tecnologia, cuja disseminação quase destruiu a industria suíça tradicional. Os suíços somente se salvaram quando, com muito atraso, decidiram seguir a tendência. A partir do referido acima, podemos destacar alguns fatores que interferem no processo de decisão. Cite-os.
		
	
	Gabarito: valores, emoções, interesses e necessidades.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise o caso abaixo: "Uma organização contava com grande número de motoristas em seus quadros. Mudanças tecnológicas levaram à gradativa redução da quantidade de veículos, ao mesmo tempo que os novos profissionais, de qualquer área técnica, passaram a ser contratados já com essa habilitação. O trabalho de motorista profissional tornou-se obsoleto. Com a redução de suas atividades, muitas pessoas apresentaram sinais de transtornos somáticos e psicológicos, consequentes à instalação de fortes sentimentos de inutilidade ou perda do sentido de pertencer à Organização." (Fiorelli, 2004) De que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para miniminizar e/ou evitar tais problemas? Indique as áreas de atuação do psicólogo organizacional relacionadas a este caso.
		
	
	Gabarito: Poderá ser apresentado a proposta da Qualidade de Vida no Trabalho e seu objetivo de proporcionar ao trabalhador Bem Estar no ambiente de trabalho. É possível ainda discorrer sobre a área dedicada ao Desenvolvimento do Empregado, voltada para o desenvolvimento de carreira, aconselhamento ao empregado, manejo do stress, etc.
	
	
	 10a Questão )
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Fazem parte para o estudo do Comportamento Organizacional: Marque a alternativa incorreta;
		
	
	Comunicação interpessoal; Estrutura e processos de grupo;
	 
	Planejamento do trabalho; Estresse no trabalho.
	 
	A logística no grupo; Contas a pagar
	
	Motivação; Comportamento e poder de liderança;
	
	Aprendizado;¿ Desenvolvimento de atitudes e percepção;

Outros materiais