Buscar

Resumo Cimento de Hidróxido de Cálcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cimento de Hidróxido de Cálcio  
Encontra-se em:  
- Pó 
- Pasta e Solução 
- Cimento 
- Suspensão 
Composição e reação 
O pó é encontrado na forma pura (pró- análise – PA), já a pasta, necessita da adição de soro fisiológico/ água destilada, em proporções iguais. Ambos não tomam presa, tem coloração branca, Ph alto (<12), possui alta solubilidade em água. Devem ser utilizados para o capeamento pulpar, ou seja, quando a polpa estiver exposta. A solução, é a mistura do pó com a água, deixa agir por decantação, a solução serve pra limpar a cavidade. Já a suspensão, também se apresenta em forma da mistura do pó + água, sendo que esta serve para hemostasia com sangramento/ exposição pulpar.  
Os cimentos de Hidróxido de Cálcio são comercializados em uma ou duas pastas. Em duas, uma é a pasta-base e a outra, pasta catalisadora. Em pasta única, o endurecimento se dá a partir da fotoativação com uma fonte de luz azul.   
Apesar da reação de presa ainda não ser bem-entendida, sabe-se que é uma reação ácido-base com a produção de um sal altamente básico e solúvel. Os ingredientes responsáveis pelo endurecimento do material são os íons cálcio, zinco e salicilato.   
Manipulação  
O material em forma de pó (PA) ou pasta não necessita de manipulação e é aplicado com auxílio de instrumentos especiais sobre o local desejado, em geral no local da exposição pulpar.  
Os cimentos de presa química devem ser misturados. Quantidades iguais da pasta – base e da catalisadora, dispensas na placa de vidro, misturadas com espátula 24 (metálica), até que alcance uma cor uniforme. A espatulação deve ser feita em 1min. Tempo de trabalho 30s. Tempo de presa final 1/7 min. Ser aplicada apenas na parede de fundo.  
 
 
Propriedades  
- mecânicas: não apresentam resistência mecânica, baixa resistência à compreensão e à tração; por isso, é usado apenas como material para forramento.  
- físicos: radiopaco; bom isolante térmico e elétrico. 
- biológicos: Ph 12; bacteriostático (prejudica o metabolismo bacteriano); biologicamente compatível; solúvel em meio bucal; produz dentina reparadora, sendo de propriedade terapêutica, o que deve ser considerado é que não só é liberado íons de Ca, particularmente o OH, é responsável pela cicatrização pulpar. A redução dos microrganismos viáveis próximos à polpa também é um fator primordial para a reparação pulpar.   
Observação: PROTEÇÃO PULPAR INDIRETA – quando não entra em contato com a polpa (muito profunda, mas sem exposição pulpar), se usa o cimento Ca(OH)2.

Outros materiais