Buscar

Direito Internacional Isabel discursiva

Prévia do material em texto

Direito Internacional
Discursiva
O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno, pois suas normas são de natureza essencialmente nacionais. Tais normas são ainda de natureza indicativa, se prestam a determinar à lei aplicável ao caso concreto e não a resolução do mérito em si. Isso porque o objeto do Direito Internacional Privado é a resolução de conflitos de leis estrangeiras no espaço decorrentes que relações jurídicas que possuam conexão internacional. 
Com base nisso, responda:
1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique. 2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique. 3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente.
Resposta: 1 - A norma cabível é determinante, no Direito Internacional seja a nacional ou a estrangeira, ademais cabe saber qual delas será aplicada ao caso concreto. Temos a Lei de Introdução ao Direito Brasileiro que norteia, apontando os elementos que trazem meios de conexão para cada caso, designando assim qual legislação deva ser aplicada ao caso.
Resposta: 2 - Os conflitos que envolvem as leis estrangeiras no espaço dar-se quando ocorrer caso onde não se tenha ainda a definição de qual lei do Direito poderá ser aplicada a lide. São casos que abre a possibilidade para que se aplique ambas as leis. Dentre as várias situações que pode ocorrer estão as relações comercias entre empresas estrangeiras que não possuem representação no país, dai poderiam estar encontrando ferramentas dentro do Direito Internacional.
Resposta: 3 – Em casos conflitantes entre leis estrangeiras envolvendo relações jurídicas, temos como base na Lei de Introdução ao Direito Brasileiro, onde o poder judiciário brasileiro detém a competência exclusiva para dirimir as ações relacionadas aos imóveis que estão situados em solo Brasileiro. Também dentro do mesmo entendimento, sendo que um imóvel esteja localizado em outro país, a competência será d’aquele país obedecendo o foro da territorialidade.

Continue navegando