Buscar

Cálculos estruturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A figura mostra uma viga de concreto armado, com seção transversal retangular com 1 m de base e 2 m de altura, a qual suporta uma parede de alvenaria de blocos de concreto, com 0,8 m de espessura e centrada em relação ao eixo longitudinal da viga. A viga é apoiada por dois pilares quadrados nas extremidades, com 0,6 m de lado cada. Calcular a altura da parede que satisfaça as duas condições:
A) Tensão admissível à compressão de 15 Mpa.
B) Tensão admissível à flambagem com fator de segurança igual a 3
2- Calcular o diâmetro de uma estronca de madeira que escora as paredes de contenção provisórias de escavação de terra da figura. A estronca é horizontal e o módulo de elasticidade da madeira é 700 kN/cm2. A tensão admissível à compressão da madeira é de 7Mpa e o fator de segurança à flambagem é de 2,5.
3- um pilar de ponte por razões hidráulicas, tem seção transversal elíptica. O pilar está construído e você deseja saber se ele apresenta segurança a flambagem, com fator de segurança maior e igual a 3. O pilar na sua extremidade inferior é engastado em um bloco de fundação com 4 tubulões e, na extremidade superior é articulado ao tabuleiro. O pilar foi calculado para uma tensão admissível à compressão de 16 MPa. Verificar se o fator de segurança à flambagem.
Dados: E= 2600kN/cm2; altura do pilar = 80 m; seção elíptica com semi-eixos a = 6m e b = 2m.
4- Um pilar metálico com perfil em W(A=16500 mm2) , interliga duas articulações em um galpão industrial. O pilar foi calculado à compressão para uma tensão admissível de 400 Mpa e deseja-se calcular a altura do pilar para um coeficiente de segurança igual a 3.
Dados: E = 21000 kN/cm2.
5- A figura abaixo mostra um pilar rígido, horizontal, de peso desprezível, que suporta uma parede de alvenaria triangular, com 0,6 m de espessura e 80 kN/ m3 de peso específico. A haste de aço vertical, que suporta a placa rígida, tem 12 cm de espessura e 1 m de comprimento. A placa rígida também tem 1 m de largura e a haste e está articulada na base e na sua junção com a placa rígida. Calcular a altura da parede de alvenaria que atenda duas condições:
- Tensão admissível de compressão igual a 380 Mpa.
- Coeficiente de segurança à flambagem igual a 3.
 
6- Um pilar de aço com perfil em W (A = 19000 mm2 e I = 86,2 .106 mm4), engastada na extremidade da base e articulada no topo, suporta uma coluna tubular sobre uma viga de aço (peso próprio desprezível). O pilar tem 16 m de altura e seu fator de segurança a flambagem é 2. Pede-se, calcular a tensão de compressão da coluna tubular.
Dados: E = 2100 tf/cm2

Continue navegando