Buscar

Modelo Plano de Estágio 2EST616

Prévia do material em texto

1
clarice luzia r. casoni
gustavo menon miranda 
plano de estágio: Disciplina 2EST616 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Londrina
2019
clarice luzia r. casoni
gustavo menon miranda
plano de estágio: Disciplina 2EST618 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Plano de estágio apresentado a disciplina 2EST618 – Estágio supervisionado I do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para aprovação na disciplina, coordenada pela Profa. Dra. Letícia Gorri Molina
Profa. Dra. Letícia Gorri Molina
Londrina
2019
1 INTRODUÇÃO
Descrever o que é estágio, sua importância e opinião em relação ao estágio. Utilizar literatura.
Escrever onde será realizado o estágio, dia da semana, horário, professor supervisor. Sistema de arquivo Gestão e Memória, do TRT 9ª Região Londrina. Realizado as segundas-feiras das 13h30min às 17h30min.
Sugestão: 
	
Aqui já pode tratar quais são as funções arquivísticas que serão vistas, ou seja, baseado em quais autores, no caso recomendo Jean Yves Rousseau e Carol Couture do livro fundamentos da disciplina arquivística; Schellenberg, Bellotto...etc.
2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Caracterizar a instituição onde o estágio será realizado, suas características, histórico/organograma/setores/departamentos/divisões/funções. Descrever o local específico dentro da instituição em que o estágio será realizado. Ex: Setor financeito; Arquivo corrente; etc.
A seção está subordinada ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, TRT9. 
A instituição é subordinada ao TRT9ª-PR Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, no setor de Arquivo Gestão Documental de LDB.
A Gestão Documental do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região conta com a unidade de Divisão de Gestão Documental, Arquivo e Memória, que trabalha com a guarda, conservação e tratamento do acervo de autos judiciais e documentos administrativos que se encontram em arquivo intermediário e permanente.
 Para tanto, trabalha diretamente com o arquivo de Curitiba, com os Setores de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Maringá e Londrina e com a Subseção de Memória, consoante dispõe o ato 253/2013, referendado pelo Órgão Especial na RA153/2013. Além  de auxiliar a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, que possui a competência de zelar pelo cumprimento das diretrizes do Programa de Gestão Documental, elaborar os planos de classificação de documentos e tabelas de temporalidade e destinação de documentos a serem aplicados no TRT9, dentre outras. 
Nosso estágio será no setor Sistema de Arquivo Gestão e Memória de Londrina.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Descrever o objetivo geral DESTE estágio a ser realizado, não de qualquer estágio.
Compreender as fases do processo judicial trabalhista até sua carga no arquivo permanente de londrina.
 
3.1 Objetivos Específicos
Desmembrar em tópicos os objetivos específicos que auxiliarão na execução do estágio;
Analisar 60 caixas de autor oriundos de Apucarana-PR
Verificar se todas as partes indicadas do processo estão presentes;
Realizar a Carga dos processos de Apucarana-PR;
Analisar os autos - verifica-se se no ultimo volume do processo se consta a lista de conferência de pendencias junto à vara que a emitiu.
Dar carga dos autos no sistema SUAP.
4 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Dizer quais são as atividades que serão desenvolvidas no estágio obrigatório, neste caso utilizar a literatura também. Por exemplo, se uma das atividades for identificação da tipologia documental, apresentar uma definição do que é essa atividade.
Por exemplo: nessa pesquisa será planejado um levamento bibliográfico...........documental ….etc.. 
Relate como serão os procedimentos para a realização do estágio como experiência de aplicação do conhecimento obtido em sala de aula.
No estágio TRT 9ª, no setor de Arquivo Gestão Documental e Memória de Londrina. As atividades a serem desemvolvidas no estágio obrigatório serão voltadas ao processo e sua tramitação nas varas trabalhistas, conhecimento das fases do processo e de como deve ser realizado o arquivamento do processo após o emcaminamento ao setor de arquivo de Londrina, sistema esse que atende toda a região de londrina, neste caso trabalharemos com processos digitais, físicos e hibridos, neste caso o processo iniciou-se físico e com a mudança no sistema para o digital e meados de junho de 2011. O processo acabou seus recursos no ambiente digital. Logo após termos lançados todos os processos oriundos de Apucarana. 	Uma segunda fase do estágio obrigatório será realizado a higienicação dos documentos pertencentes a 1º Vara de londrina do período compreendido entre 1962 a 1980, com intuítio de preservar a memória instituicional do inicio da 1Vara em Londrina, pois com a correta preservação dessa massa de documentos será possível posteriores pesquisas, gerar prova de tempo de serviço e ainda gerar inumeros produtos documentários para exposição, como por exemplo a atual dos radialistas de Londrina onde há o processo e fotos de alguns radialistas atuando. 
4.1 Atividade 1
	Foram selecionadas sessenta caixas, oriundas da vara trabalhista de Apucarana, nas quais será efetuada a conferência dos processos, no que diz respeito à remessa destes pela vara de origem, para posterior recebimento via SUAP, Sistema Unificado de Administração de Processos.
	Será executada a conferência da Certidão de Pendências, a qual consta no final dos processos, além da paginação de um volume para o outro. Em seguida, será realizada a carimbagem com o nome da vara e o número da caixa à qual pertence.
	
Indicar e descrever como cada atividade será realizada
	
	
	Autos Analisados - verifica-se se no ultimo volume do processo se consta a lista de conferencia de pendencias junto à vara que a emitiu.
Checklist dos anexos, eventuais detalhes do processo por exemplo se o processo inicia-se numa caixa e termina em outra é obrigatório realizar a conferencia , de cada processo e se estão contando na base de dados SUAP -Sistema Unificado de Administração Processos e setor de Arquivo e Gestão de Documental e Memoria. 
	Carimbagem de nome da vara, número de caixa, carimbo do responsável com nome e data da conferência.
Recebimento via SUAP-Local, de processos da Vara de Apucarana, após conferência e carimbagem dos autos. 
Devolução de Autos para Vara - Regularização caso haja discrepância ou falta da lista de conferencia.
	
	SUGESTÃO NESSA ETAPA: Foram de lançar na ficha do processo e na base SUAP, as discrepâncias de volumes ou de anexos no processo analisado. 
	
	Guarda Permanente - Assuntos T. Temporalidade.
	
4.2 Atividade 2
Será realizado o processo de higienização nos documentos relativos à 1ª Vara de Londrina, compreendidos entre as décadas de 1960 a 1980. Tendo em vista a possibilidade de eliminação pela instituição à época, ofertou-se ao departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) a custódia dessa parcela do acervo, a qual foi aceita.
Posteriormente, com as mudanças de gestão e de políticas da entidade relativas ao Arquivo, tendo em vista o seu valor histórico, requisitou-se o retorno destes documentos ao TRT, em Londrina.
Descrever a higienização (trincha, retirada de grampos...)
4.3 Atividade 3	
5 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Indicar os dias da semana que o estágio será realizado e as atividades para cada dia. Este cronograma é apenas um norte e ferramenta de controle, isto não significa que o cronograma será seguido a risca.
	DATA
	ATIVIDADES 
	18/03/2019
	Conhecimento da Vara do TRT londrina e a Gestão do Arquivo
	27/03/2019
	Delimitação dos serviços na realização e manuseio dos processos e lançamento na Base de dados SUAP-LDN 
	01/04/2019
	Manuseio do processo e elaboração do plano de estágio obrigatórioREFERÊNCIAS
Indicar as referências que foram utilizadas na elaboração do plano de estágio, de acordo com a norma ABNT NBR 6023.

Continue navegando