Buscar

Dificuldade na Adesão ao Tratamento: Caso Clínico e Sugestões

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
 THADEU FILIPE GONÇALVES
 
 PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE 
 
 BELO HORIZONTE 
 ABRIL/2019
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, Descrição da atividade 
perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros. 
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional? 
Caso clínico Amanda de 23 anos sexo feminino procurou meu serviço de Personal trainer na academia de musculação. Após a avaliação física a aluna alegou ter sofrido queda ao descer escadas em dezembro de 2018, mesmo com ocorrido ela não procurou assistência e medica e retornou suas atividades diárias. Com isso evoluiu dor e limitação funcional juntamente com fraqueza da coxa. Analisando os dados da avaliação física sugeri que a aluna procurasse o profissional fisioterapeuta, após exame físico a mesma constou que o paciente foi diagnosticado com atrofia muscular do quadríceps e dificuldade para realização de extensão ativa da perna. Com a intervenção do fisioterapeuta foi recuperado a amplitude de movimento e teve melhoras significativas e foi encaminhada novamente aos meus serviços para promoção de ganho gradativo de força e hipertrofia na musculatura do quadríceps. 
Indiquei a aluna a um nutricionista para que fosse passada para a mesma uma alimentação adequada afim de obter maiores ganhos de massa muscular e agilizar o processo de fortalecimento do músculo que foi lesionado . 
Conclusão, após o programa de treinamento de 90 dias obteve ganho de força e hipertrofia muscular considerável e a mesma alegou que a fraqueza da perna havia acabado. 
Bom, é fato que trabalho em que se lida diretamente com o ser humano é bastante "complicado" devido a uma série de fatores. Principalmente em relação ao profissionais de saúde que devem lidar com todo tipo de pessoa a fim de prover uma vida mais saudável para a mesma.
Referencias :
MARUCI, F. A. F. Psicologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015. STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.

Continue navegando