Buscar

Fases do Recrutamento e Seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fases do Recrutamento e Seleção: 
Da solicitação á contratação
Solicitação – O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio departamento de Recursos Humanos; identifica a necessidade de contratar mais um colaborador para determinada área.
Descrição do cargo – Também chamado “job description”, neste momento é definido informações importantes como: cargo, função, atividades que serão desempenhadas, bem como salário, carga horária e competências fundamentais e desejadas.
Abertura de vaga – Após esta fase inicial, chega o momento de abrir a vaga para seleção interna ou externa. Quando é interna, a empresa busca entre seus profissionais, as habilidades desejadas para a função e contratar internamente.  Quando a vaga é aberta ao público, o RH a distribui nas redes sociais, jornais ou sites especializados e busca fora o novo colaborador.
Recrutamento – Após receber os currículos dos interessados, é a hora dos gestores de Recursos Humanos e líderes fazerem a análise e o recrutamento dos candidatos com o perfil mais compatível com a vaga.
Agendamento de entrevista – Em seguida é hora de retornar o contato com os profissionais escolhidos para a entrevista e agendar o dia, data, horário e local onde devem comparecer para fazer a seleção.
Seleção – Este é o momento mais importante do processo, a entrevista de emprego, onde os candidatos são colocados frente a frente com o selecionador e futuro gestor; e precisam apresentar seus diferenciais, mostrar suas habilidades e sair-se bem em todas as dinâmicas.
Definição – Após entrevistar todos os candidatos, chega a hora de definir qual deles é o melhor e que mais atende as necessidades da empresa e exigências da vaga.
Retorno da empresa e contratação – Este é o momento mais esperado pelos candidatos, a hora em que a empresa liga ou manda um email para informar que o profissional foi aprovado para a vaga. Maravilhoso! Também é aqui que o processo de recrutamento e seleção se encerra, pois após contratado, a empresa e o gestor já iniciam outros procedimentos, com o agora colaborador, e um deles é a integração

Outros materiais