Buscar

sustentabilidade_avPARCIAL_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605573297)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito de ecodesenvolvimento e posteriormente de sustentabilidade foi sendo construído com uma série de eventos com participação de importantes nações e organizações mundiais. Em relação a esse processo histórico analise as afirmativas e assinale a opção correta:
 
I - O Ecossocioeconomista, Ignacy Sachs, formulou em 1973 o conceito de ecodesenvolvimento, considerando prioritária a questão da educação e da preservação dos recursos naturais juntamente com a satisfação das necessidades básicas do ser humano.
 
II - O conceito de ecodesenvolvimento, deu origem ao conceito de desenvolvimento sustentável, referia-se inicialmente a algumas regiões de países subdesenvolvidos e foi um grande avanço na percepção do problema ambiental global na medida em que estabelece relação entre desenvolvimento e meio ambiente.
III - Em 1974, a Declaração de Cocoyok, trouxe uma visão diferente afirmando que: a explosão populacional é decorrente da falta de recursos em alguns países; a destruição ambiental é fruto da pobreza e os países desenvolvidos não têm significativa participação em função do elevado índice de consumo.
IV - Em 1975, o Relatório Dag-Hammarskjöld concentrou-se na na mobilização das forças capazes de mudar as estruturas do sistema vigente. O documento também afirmou que as potências coloniais concentrando as melhores terras das colônias nas mãos de uma minoria, promovem um futuro mais desejável.
V - Em 1977, foi realizada outra Conferência sobre o tema de ecodesenvolvimento, ficou estabelecido que o processo educativo deveria ser orientado para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente, por intermédio de enfoques interdisciplinares e da participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
		
	 
	VVFFV
	
	FVFVF
 
	
	VVVVF
	
	VFVFV
	
	FFVVF
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605558191)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir do texto a seguir identifique a afirmativa correta.
Especificamente no que se refere à construção civil, a Agenda 21 Brasileira tem como objetivos estimular o combate ao desperdício em canteiros de obras e a adoção de tecnologias que promovam a segurança do trabalhador. Outro aspecto relevante do documento, que também abrange o setor, é a preocupação em desenvolver uma legislação de resíduos sólidos com claras definições de obrigações e responsabilidades para os diferentes atores com base no reaproveitamento e na redução da geração de lixo.
Segundo a ONU (2016), mais de 100 países renovaram seus compromissos com o desenvolvimento sustentável na Conferência Rio+20 prometendo promover um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as gerações do presente e do futuro.
Países também reafirmaram os princípios enunciados na Cúpula da Terra de 1992 e em diversas conferências subsequentes sobre desenvolvimento sustentável. O documento final foi dividido em seções, dando destaque para alguns temas, dentre eles está a economia verde, que significa:
		
	 
	 Políticas econômicas que podem tornar-se ferramentas objetivando o desenvolvimento sustentável.
	
	Fortalecimento da ONU no monitoramento, na avaliação e nas discussões sobre as questões ambientais por meio de fórum reunindo tomadores de decisão de governos e sociedade civil, além disso, a seção destaca a ampliação do apoio financeiro para o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
	
	Fortalecimento de tecnologias sustentáveis, por meio de pesquisas internacionais.
	
	Aumentar o incentivo de empresas públicas e privadas em adotar ações sustentáveis e demonstrarem os objetivos alcançados nos relatórios empresariais.
	
	Descrição de ações orientadas, concisas e de fácil compreensão e que sejam universalmente aplicáveis a todos os países.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605615026)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto atentamente e assinale a afirmativa falsa:
O projeto sustentável quer criar edificações e cidades objetivando a qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para futuras gerações. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010). Segundo Lomardo (2005), a arquitetura sustentável pode ser dividida em:
		
	 
	Sustentabilidade urbanística.
	
	Sustentabilidade ecológica.
	
	Sustentabilidade financeira.
	
	Sustentabilidade ambiental.
	
	Sustenatbilidade social.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605558202)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Arquitetura e Urbanismo sustentáveis são a continuidade mais natural da arquitetura bioclimática, considerando também a integração do edifício à totalidade do meio ambiente, de forma a torná-lo parte de um conjunto maior. Nesse contexto, o projeto sustentável quer criar edificações e cidades objetivando a qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para futuras gerações. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010). Segundo Lomardo (2005), sustentabilidade espacial significa:
		
	
	Possibilitar a permanência ou menor interferência nos ciclos naturais como a realimentação dos lençóis freáticos.
	 
	Localização e relação com a vizinhança e a cidade minimizando impactos negativos.  
	
	Crescimento por meio do uso eficiente dos recursos (mão de obra, materiais, água e energia) financeiramente viáveis.
	
	Responder às necessidades dos atores sociais envolvidos no processo de construção (do planejamento à demolição), incluindo alta satisfação do cliente e do usuário, fornecedores comprometidos ambientalmente, respeito aos funcionários e às comunidades locais.
	
	Evitar efeitos prejudiciais ao ambiente por meio de uso cuidadoso de recursos naturais, minimização de resíduos, proteção e melhoria do ambiente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605481681)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(...) A pressão sobre os recursos aumenta quando as pessoas ficam sem alternativas. As políticas de desenvolvimento devem dar mais opções para que as pessoas disponham de um meio de vida sustentável onde existe desgaste ecológico (ONU; COMISSÃO BRUNDTLAND, 1987, p.62).
Sobre o Relatório de Brundtland é possível afirmar:
		
	
	as paisagens naturais das grandes cidades se desenvolvem e acompanham o seu crescimento.
	 
	o desenvolvimento urbano não pode se basear em esquemas padronizados, importados ou não. As possibilidades de desenvolvimento são particulares a cada cidade e devem ser avaliadas no âmbito da própria região.
	
	o poder público precisa valorizar mais as  iniciativa  das  comunidades  e  o  uso  de  tecnologias  de baixo custo.
	
	os governos, através de suas políticas, deverão encontrar meios de acelerar as atuais taxas de urbanização observadas nas grandes cidades para adquirir recursos para investir na infraestrutura das habitações informais.
	
	 as estratégias  econômicas individualizadas  dos  países  em  desenvolvimento  são  apontadas como sendo um caminho para enfrentar os problemas urbanos e ambientais.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201605556600)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o contexto a seguir para estabelecer a afirmativa falsa.
Segundo o Relatório Brundtland (ONU; COMISSÃO BRUNDTLAND, 1987), os governos, por meio de suas políticas, deverão encontrar maneiras de desacelerar as atuais taxas de urbanização observadas nas grandes cidades. Atualmente, em especial no Terceiro Mundo, os governos das grandes cidades não têm condições de suprir as necessidades básicas de moradia e toda a infraestrutura necessária, para as pessoas que nelas chegam diariamente,atraídas por melhores perspectivas de trabalho. Além de não atender às necessidades básicas das populações e de gerar riscos a sua saúde, a expansão física descontrolada das cidades implica ainda em importantes repercussões para a economia e para o meio ambiente, tornando-os muito complexos e difíceis de serem atendidos, tais como:
		
	
	Paisagens naturais e o meio rural que circundam as cidades.
	 
	Aplicações orçamentárias coerentes.
	
	Esgotamento sanitário.
	
	Abastecimento de água.
	
	Suprimento de vias e meios de transportes e demais serviços públicos. 
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201605556549)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomando por base o contexto a seguir assinale a afirmativa corerta.
O processo de transição das corporações para a adoção de uma postura socioambiental responsável manifestou-se a partir do desejo de fortalecimento da marca, da imagem, da necessidade de fidelizar os clientes, de atrair investidores e até mesmo de obter concessões de dedução fiscais. (MELO NETO e FRÓES, 1999). Com a emergência de distintos paradigmas mercadológicos, se torna necessário o desenvolvimento de novos conceitos de marketing.
 
		
	
	O marketing holístico pode, ao mesmo tempo, seduzir um grande público e consolidar os valores de credibilidade e de legitimidade, elementos hoje tão almejados pelas corporações.
	
	O marketing verde é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor
	
	O marketing ambiental é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor
	 
	O marketing verde pode, ao mesmo tempo, seduzir um grande público e consolidar os valores de credibilidade e de legitimidade, elementos hoje tão almejados pelas corporações.
	
	Em muitas empresas, o marketing verde ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas.
 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201605556546)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista o contexto a seguir assinale a afirmativa correta.
O processo de transição das corporações para a adoção de uma postura socioambiental responsável manifestou-se a partir do desejo de fortalecimento da marca, da imagem, da necessidade de fidelizar os clientes, de atrair investidores e até mesmo de obter concessões de dedução fiscais. (MELO NETO e FRÓES, 1999). Com a emergência de distintos paradigmas mercadológicos, se torna necessário o desenvolvimento de novos conceitos de marketing.
 
		
	
	Em muitas empresas, o marketing holístico ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas. As ações de marketing social não só agregam valor, mas também posicionam a marca no mercado, além de funcionar, como ferramenta de diferenciação. (TAVARES, 2003)
	 
	Em muitas empresas, o marketing social ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas. As ações de marketing social não só agregam valor, mas também posicionam a marca no mercado, além de funcionar, como ferramenta de diferenciação. (TAVARES, 2003)
	
	Em muitas empresas, o marketing ambiental ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas. As ações de marketing social não só agregam valor, mas também posicionam a marca no mercado, além de funcionar, como ferramenta de diferenciação. (TAVARES, 2003)
	
	Em muitas empresas, o marketing verde ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas. As ações de marketing social não só agregam valor, mas também posicionam a marca no mercado, além de funcionar, como ferramenta de diferenciação. (TAVARES, 2003)
	
	Em muitas empresas, o marketing de relacionamento ganha importância nos planos dos gestores, tornando-se, de uma maneira geral, uma das primeiras atitudes tomadas para a vinculação da imagem do negócio às questões éticas. As ações de marketing social não só agregam valor, mas também posicionam a marca no mercado, além de funcionar, como ferramenta de diferenciação. (TAVARES, 2003)
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201605556553)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o texto a seguir para indicar a afirmativa correta.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina. O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, são elas: 
		
	
	Materiais e recursos, design de interiores, edifícios existentes e inovação e processos.
	
	Inovação e processos, materiais e recursos, design de interiores e edifícios inteligentes.
	
	Inovação e processos, novas tecnologias, design de interiores e bairros.
	 
	Novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e bairros.
	
	Novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e materiais e recursos.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201605556563)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o texto a seguir para assinalar a afirmativa correta.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de: 
		
	 
	40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.
	
	40 pontos, nível silver a 80 pontos, nível platina.
	
	50 pontos, nível silver a 80 pontos, nível platinum.
	
	50 pontos, nível silver a 110 pontos, nível platina.
	
	30 pontos, nível certificado a 80 pontos, nível gold.

Outros materiais