Buscar

sustentabilidade_avPARCIAL_3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605573307)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A década de 90 foi muito importante na formulação de diretrizes sobre o crescimento sustentável a nível mundial. Em relação a essas atividades não é correto afirmar que:
		
	
	Em 1992, a ONU realizou a segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Por ter sido realizada no Rio de Janeiro, ficou conhecida como Rio-92 ou Eco 92.
	 
	A Conferencia de Montreal que estabeleceu em conjunto com os 108 países participantes a primeira agenda 21.
	
	A Convenção de Viena, em 1990, estabelece o decreto para a Proteção da Camada de Ozônio e do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.
	
	Uma das interpretações com mais relevância para o setor da construção civil é a Agenda Habitat II, que foi o resultado da Conferência das Nações Unidas 1996, em Istambul.
 
	
	Em 1997, foi assinado, por 84 países, o tratado ambiental Protocolo de Kyoto. O protocolo tem como objetivo a redução das emissões de gases-estufa e a proposta de um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605608425)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
O setor da construção civil é um dos grandes responsáveis pelo consumo de recursos naturais e geração de impactos negativos ao meio ambiente. A construção de qualquer edificação, inevitavelmente, causa impactos no ecossistema em que está inserido, o que dificulta a aproximação dos profissionais da área no cumprimento de práticas que alcancem o desenvolvimento sustentável.
Alguns fatores influenciam a produção de edificações e o processo de formação e transformação das cidades, contribuindo para a degradação do meio ambiente, tais como:
		
	
	produção de resíduos;
 
	 
	consumo moderado de recursos naturais;
 
	
	alto índice de desperdício de materiais;
 
	
	canteiros de obras com impactos sonoros, visuais, além de poluições do ar, solo, água, entre outros.
	
	seleção de materiais e gestão de consumo inadequados;
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605481668)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O projeto de um edifício inteligente pode ser considerado como:
		
	
	um projeto de arquitetura sustentável. 
	
	um projeto com redução de consumo de energia e, consequentemente, sustentável.
	
	um projeto que utiliza tecnologia para se tornar sustentável.
	
	um projeto que envolve energia solar, energia eólica e redução do consumo de recursos naturais.
	 
	um projeto que utiliza sistemas de automação predial e que nem sempre pode ser considerado como sustentável.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605481677)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A problemática urbana foi abordada no Relatório Brundtland dando destaque a alguns temas, exceto:
		
	
	Especulação imobiliária ocasionando perdas e desperdícios pela substituição do espaço edificado, muitas vezes em condições de habitabilidade.
	
	Poluição e contaminação ocasionadas pelas atividades humanas, relacionadas principalmente ao uso do automóvel e a queima de combustíveis fosseis.
	 
	Legalização dos assentamentos informais nas grandes cidades melhorando a qualidade de vida das pessoas.
	
	Destruição do habitat e das paisagens naturais ocasionadas pela expansão urbana.
	
	Incoerência entre a limitação de recursos energéticos com as matrizes de transporte urbano adotadas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605556606)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Observe atentamente o contexto a seguir e indique a afirmativa correta.
O documento Cidades Sustentáveis da Agenda 21 Brasileira elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversos atores do governo e da sociedade civil, reuniu os debates em torno dos subsídios para elaboração da Agenda 21 Brasileira no que concerne à incorporação da dimensão ambiental nas políticas urbanas vigentes.
Por intermédio das agendas 21 locais, as municipalidades devem estabelecer seus planos de ação para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente definiu um série de premissas e estratégias, por meio do projeto formulação e implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, dentre as quais se destaca crescer sem destruir, que significa: 
		
	
	Tornar a utopia das cidades sustentáveis concreta, isto é, ir além de estratégias mitigadoras, equilibrando a inovação com a valorização das práticas urbanas existentes que apresentem componentes de sustentabilidade.
	
	Dinâmicas de promoção social devem combinar-se com dinâmicas de redução dos impactos ambientais no processo urbano.
	
	Reestruturação dos sistemas de gestão, de forma a viabilizar o planejamento intersetorial e os programas conjuntos em diversas escalas. Flexibilização de mecanismos para favorecer a participação, propiciando aporte de recursos técnicos e financeiros (do mercado, setor público não governamental, comunitário) e ampliando a responsabilidade ecológica da sociedade.
	
	Desenvolver a cidadania ativa e aperfeiçoar instituições ou criá-las com um desenho que estimule a vida democrática no país.
	 
	Desenvolver os diversos setores da sociedade, para gerar mais empregos, produtividade, renda aos mais pobres, qualidade de vida nas cidades etc., dentro do compromisso de reduzir a contaminação, os danos ambientais, a pobreza e as desigualdades.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201605556589)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a firmativa falsa a partir do contexto a seguir:
A problemática relacionada à cidade e ao ambiente construído, principalmente dos grandes centros urbanos, altamente degradados, foi amplamente discutida no Relatório Brundtland, sendo alvo de um capítulo especialmente dedicado a sua discussão. Entre os problemas presentes, nos atuais processos de urbanização, observa-se a:
 
		
	
	Poluição e contaminação ocasionadas pelas atividades humanas, relacionadas principalmente ao uso do automóvel e a queima de combustíveis fosseis.
 
	 
	Conservação das paisagens naturais em função da ordenação urbana.
	
	Especulação imobiliária ocasionando perdas e desperdícios pela substituição do espaço edificado, muitas vezes, em condições de habitabilidade.
 
	
	Incoerência entre a limitação de recursos energéticos com as matrizes de transporte urbano adotadas.
 
	
	Destruição do habitat natural ocasionada pela expansão urbana.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201605556538)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomando por base o contexto a seguir assinale a afirmativa correta. 
O contexto atual mundial é realmente uma catástrofe quando nos referimos ao meio ambiente. Vemos por todo lado muita poluição advinda da emissão de gás carbônico na atmosfera, escutamos muito sobre desmatamento e todos somos grandes geradores de resíduos. Porém, ao ver tudo isso, nós tomamos uma atitude de mudança? Fazemos diferente ou estamos apenas apontando o erro dos outros sendo que fazemos igual? Tomando por base o contexto apresentado assinale a afirmativa correta. Uma prática que vem ganhando o mercado e a mídia é o Marketing Verde:
 
		
	
	Conquista novos clientes sem necessariamente trazer benefícios para quem o implementa.
	
	Atividade cuja intenção é fazer com que, aquilo entregue ao consumidor, tenha um razoável impacto negativo no meio ambiente.
 
	
	Gera uma imagem razoável perante os atuais clientes.
 
	 
	Atividade cuja intenção é fazer com que, aquilo entregue ao consumidor, tenha o mínimo de impacto negativo no meio ambiente.
 
	
	Gera uma boa imagem perante os futuros clientes.
 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201605556544)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista o contexto a seguir assinalea afirmativa correta.
O processo de transição das corporações para a adoção de uma postura socioambiental responsável manifestou-se a partir do desejo de fortalecimento da marca, da imagem, da necessidade de fidelizar os clientes, de atrair investidores e até mesmo de obter concessões de dedução fiscais. (MELO NETO e FRÓES, 1999). Com a emergência de distintos paradigmas mercadológicos, se torna necessário o desenvolvimento de novos conceitos de marketing. 
 
		
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing verde, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing verde, marketing sustentável e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	 
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing sustentável, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing sustentável e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201605615066)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o texto a seguir para indicar a afirmativa falsa.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina. O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, por exemplo: 
		
	
	Edifícios existentes.
	
	Design de interiores.
	
	Novas tecnologias.
	
	Bairros.
	 
	Exteriores.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201605556577)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomando por base o contexto a seguir indique a afirmativa correta.
O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento. Para cada tipologia, o GBC oferece um referencial técnico (manual) contendo as categorias de avaliação na forma de um checklist que possibilita identificar as estratégias projetuais sustentáveis utilizadas na edificação ou no bairro . A partir das categorias atendidas, é possível verificar a quantidade de pontos obtidos nas áreas analisadas. Entre os critérios de avaliação temos o Regional Priority Credits - créditos de prioridade regional. 
		
	
	Novas iniciativas, no campo de desenvolvimento sustentável e green building, podem receber créditos por este critério, mesmo se não forem citadas pelos documentos do LEED.
	
	É o grupo de critérios que preza pela a qualidade ambiental interna do ar, principalmente naqueles ambientes onde as pessoas permanecem por longos períodos.
	 
	Estes são pontos que variam de conforme a região, pois consideram diferenças ambientais, sociais e econômicas de cada local.
	
	Neste grupo, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental e redução da geração de resíduos são incentivados.
	
	Valoriza iniciativas para o uso eficiente e racional da água, com foco na redução do consumo de água potável.

Continue navegando