Logo Passei Direto
Buscar

A2 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO CORRIGIDA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com o objetivo de avaliar o nível conceitual que seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental se encontram, a professora Marcia fez uma avaliação diagnóstica a partir da escrita de um texto em sua sala. Observe as informações sobre dois de seus alunos:
Partindo das informações da professora Marcia, assinale a alternativa correta:
l- A aluna Gisele já começou a trabalhar com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, por isso acredita que cada vez que abre a boca, deve colocar uma letra para representar aquele som (Exemplo: BL para BOLA, CBA para CEBOLA). Nesse momento, ainda se faz necessário que a professora seja sua escriba para que haja demonstração da intencionalidade de Gisele na hora de escrever.
ll- Mirian demonstrou em sua escrita que já reconhece o valor sonoro de quase todas as letras, mas em alguns momentos, ainda mescla sua escrita entre um nível anterior e outro posterior (Exemplo: MUTO para MUITO, BICADERA para BRINCADEIRA). Já compreende que a escrita representa a fala e quase todas as palavras já são reconhecíveis, porém, em alguns momentos, ainda precisa que a professora seja sua escriba.
As duas crianças se encontram no nível silábico.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível pré-silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no Silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll.
Gisele se encontra no nível silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll e Mirian no intermediário l.

O termo letramento já existe há muito tempo nos dicionários de língua portuguesa, mas atualmente o encontramos com uma nova maneira de ser entendida devido as necessidades de uma sociedade letrada. Diante dessa afirmação, leia as asserções que seguem e analise a relação entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Letramento é o estado ou condição de quem aprendeu a ler e escrever e cultiva essa prática social, na qual é usada a leitura e a escrita.
II. Não basta ensinar a criança a decodificar o código linguístico, ou seja, alfabetizá-las. É necessário levá-la ao processo de letramento, fazendo-a compreender a função social do ler e escrever.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Fatos históricos apontam que a escrita surgiu da necessidade concreta de o homem primitivo de contar e registrar a quantidade de animais de seu rebanho. Em contrapartida, em nossos estudos, vimos que nem sempre o conceito de alfabetizado foi o mesmo. Dessa forma, avalie as afirmativas no que se refere ao conceito de alfabetizado e o processo de alfabetização ao longo da história, considerando V para verdadeiro e F para falso.
As afirmacoes I, II, III e IV são, respectivamente:
I. Na antiguidade, para ser considerado alfabetizado, do indivíduo era exigido somente saber decifrar e reproduzir símbolos.
II. O processo de alfabetização na Idade Antiga era baseado em cópias e reproduções dos escritos.
III. O conceito de indivíduo alfabetizado ao longo da história iniciou-se com a formação de escribas.
IV. A partir das primeiras experiências de escrita da história, temos as primeiras placas entalhadas na pedra que continham os alfabetos utilizados na época da antiguidade.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.

Em 2014, o Ministério da Educação publicou o Plano Nacional de Educação (PNE) que define as 20 metas para a educação nacional para os próximos 10 anos (2014-2024). A meta cinco trata da alfabetização. Veja:
Diante disso, leia as afirmativas que seguem e identifique como será possível alcançar essa meta com as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental:
I. Será possível alcançar essa meta quando as crianças adquirirem a capacidade de se expressar de forma coerente, ler e produzir textos de diferentes gêneros textuais.
II. Será possível alcançar a meta quando as crianças conseguirem se apropriar da leitura e da escrita como ferramentas e, a partir disso, ter habilidades e competências para continuar aprendendo.
III. Será possível alcançar essa meta quando as crianças conseguirem identificar todas as letras do alfabeto e decodificar o código linguístico, se assim for, ela terá habilidades e competências para o letramento.
IV. Será possível se o trabalho em sala de aula for dinâmico, com planejamentos adequados, leituras significativas com diferentes gêneros textuais e atividades que não somente ensine o aluno a decodificar, mas o leve ao letramento.
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.

Com base no exposto, avalie as afirmativas quanto ao ambiente alfabetizador e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita infantil:
É correto o que se afirma em:
I. Ambiente alfabetizador também se refere à sala de aula na qual a criança está inserida.
II. Atualmente, a criança presencia, ainda que, esteja fora da etapa escolar, a convivência com práticas de letramento.
III. O ambiente alfabetizador é aquele no qual a criança faz uso da leitura e escrita, participando efetivamente e atribuindo significado para estes dois processos.
IV. Ainda que a criança esteja em um ambiente alfabetizador, é necessário destacar que é imprescindível a mediação para que este processo ocorra de forma prazerosa e significativa.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Com base no exposto e em seus estudos, avalie as afirmativas abaixo no que se refere às situações que desfavorecem o processo de alfabetização infantil.
É correto o que se afirma em:
I. Carlos atua como pedagogo escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo.
II. Laura atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto.
III. Amanda atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho.
IV. Fábio atua como pedagogo escolar e, em sua prática, busca improvisar em sala de aula, procurando estimular a criatividade dos alunos por meio de aulas sem planejamento prévio.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Com base no exposto acima, avalie as afirmativas que seguem, considerando V para o que for verdadeiro e F para falso.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I. As cartilhas que surgiram na década de 1940 se configuravam como um processo de alfabetização pautado no método analítico de ensino.
II. Em 1945, o Ministério da Educação atribui liberdade didática aos professores e, a partir disto, surgem as primeiras cartilhas no Brasil.
III. As cartilhas permaneceram como método de alfabetização até 1995, quando foram retiradas, pois não atendiam a base teórica da concepção construtivista da alfabetização.
IV. As cartilhas utilizadas foram analisadas por teóricos e se embasavam em dois métodos distintos, o método analítico e o método sintético, por este motivo foram denominadas como cartilhas de método unificado.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.

O texto a seguir foi escrito por Poliana, uma criança em fase de alfabetização que está no último ano da Educação Infantil. Analise e identifique em que nível conceitual linguístico a Poliana se encontra, considere suas devidas características, conforme os conceitos sobre os níveis apresentados durante nossos estudos:
ALTERNATIVAS
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, ainda não compreendeu que a escrita representa a fala, mistura letras e números em uma tentativa de escrever a história da bailarina.
Poliana encontra-se no nível alfabético, pois, apesar de ter erros, já compreendeu que a escrita representa a fala, ela atribui valor sonoro as letras do texto da bailarina.
Poliana encontra-se no nível intermediário I, pois é possível identificar o que ela quis escrever, seu texto está legível e compatível com as características desse nível.
Poliana encontra-se no nível silábico, mistura letras e números porque ainda não estabelece relação grafema/fonema.
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, estabelece relação grafema/fonema, e usa uma letra para cada sílaba.

Observe o desenho feito por Emanuele:
Assinale a afirmativa correta quanto a fase que ela se encontra e as características presentes em seu desenho:
Emanuele encontra-se na fase das garatujas, pois seu desenho apresenta rabiscos aleatórios que a criança não percebe que pode representar algo por meio dele.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois já tem controle das formas geométricas e seu desenho apresenta-se organizado, mostrando que a criança tem controle do que faz.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois na tentativa de representar a figura humana, percebe-se no desenho características dessa fase: cabeça, braços e pernas que saem da cabeça.
A criança que produziu esse desenho encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho se apresenta de forma organizada de acordo com temas e ordem espacial mais clara, mostrando que a criança já tem controle da figura humana.
Emanuele encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho representa a figura humana, tendo aparência de sol ou aranha. Pernas e pés saem da cabeça, mostrando que a criança já consegue fazer essa representação de maneira clara aos olhos dos adultos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com o objetivo de avaliar o nível conceitual que seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental se encontram, a professora Marcia fez uma avaliação diagnóstica a partir da escrita de um texto em sua sala. Observe as informações sobre dois de seus alunos:
Partindo das informações da professora Marcia, assinale a alternativa correta:
l- A aluna Gisele já começou a trabalhar com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, por isso acredita que cada vez que abre a boca, deve colocar uma letra para representar aquele som (Exemplo: BL para BOLA, CBA para CEBOLA). Nesse momento, ainda se faz necessário que a professora seja sua escriba para que haja demonstração da intencionalidade de Gisele na hora de escrever.
ll- Mirian demonstrou em sua escrita que já reconhece o valor sonoro de quase todas as letras, mas em alguns momentos, ainda mescla sua escrita entre um nível anterior e outro posterior (Exemplo: MUTO para MUITO, BICADERA para BRINCADEIRA). Já compreende que a escrita representa a fala e quase todas as palavras já são reconhecíveis, porém, em alguns momentos, ainda precisa que a professora seja sua escriba.
As duas crianças se encontram no nível silábico.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível pré-silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no Silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll.
Gisele se encontra no nível silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll e Mirian no intermediário l.

O termo letramento já existe há muito tempo nos dicionários de língua portuguesa, mas atualmente o encontramos com uma nova maneira de ser entendida devido as necessidades de uma sociedade letrada. Diante dessa afirmação, leia as asserções que seguem e analise a relação entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Letramento é o estado ou condição de quem aprendeu a ler e escrever e cultiva essa prática social, na qual é usada a leitura e a escrita.
II. Não basta ensinar a criança a decodificar o código linguístico, ou seja, alfabetizá-las. É necessário levá-la ao processo de letramento, fazendo-a compreender a função social do ler e escrever.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Fatos históricos apontam que a escrita surgiu da necessidade concreta de o homem primitivo de contar e registrar a quantidade de animais de seu rebanho. Em contrapartida, em nossos estudos, vimos que nem sempre o conceito de alfabetizado foi o mesmo. Dessa forma, avalie as afirmativas no que se refere ao conceito de alfabetizado e o processo de alfabetização ao longo da história, considerando V para verdadeiro e F para falso.
As afirmacoes I, II, III e IV são, respectivamente:
I. Na antiguidade, para ser considerado alfabetizado, do indivíduo era exigido somente saber decifrar e reproduzir símbolos.
II. O processo de alfabetização na Idade Antiga era baseado em cópias e reproduções dos escritos.
III. O conceito de indivíduo alfabetizado ao longo da história iniciou-se com a formação de escribas.
IV. A partir das primeiras experiências de escrita da história, temos as primeiras placas entalhadas na pedra que continham os alfabetos utilizados na época da antiguidade.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.

Em 2014, o Ministério da Educação publicou o Plano Nacional de Educação (PNE) que define as 20 metas para a educação nacional para os próximos 10 anos (2014-2024). A meta cinco trata da alfabetização. Veja:
Diante disso, leia as afirmativas que seguem e identifique como será possível alcançar essa meta com as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental:
I. Será possível alcançar essa meta quando as crianças adquirirem a capacidade de se expressar de forma coerente, ler e produzir textos de diferentes gêneros textuais.
II. Será possível alcançar a meta quando as crianças conseguirem se apropriar da leitura e da escrita como ferramentas e, a partir disso, ter habilidades e competências para continuar aprendendo.
III. Será possível alcançar essa meta quando as crianças conseguirem identificar todas as letras do alfabeto e decodificar o código linguístico, se assim for, ela terá habilidades e competências para o letramento.
IV. Será possível se o trabalho em sala de aula for dinâmico, com planejamentos adequados, leituras significativas com diferentes gêneros textuais e atividades que não somente ensine o aluno a decodificar, mas o leve ao letramento.
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.

Com base no exposto, avalie as afirmativas quanto ao ambiente alfabetizador e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita infantil:
É correto o que se afirma em:
I. Ambiente alfabetizador também se refere à sala de aula na qual a criança está inserida.
II. Atualmente, a criança presencia, ainda que, esteja fora da etapa escolar, a convivência com práticas de letramento.
III. O ambiente alfabetizador é aquele no qual a criança faz uso da leitura e escrita, participando efetivamente e atribuindo significado para estes dois processos.
IV. Ainda que a criança esteja em um ambiente alfabetizador, é necessário destacar que é imprescindível a mediação para que este processo ocorra de forma prazerosa e significativa.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Com base no exposto e em seus estudos, avalie as afirmativas abaixo no que se refere às situações que desfavorecem o processo de alfabetização infantil.
É correto o que se afirma em:
I. Carlos atua como pedagogo escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo.
II. Laura atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto.
III. Amanda atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho.
IV. Fábio atua como pedagogo escolar e, em sua prática, busca improvisar em sala de aula, procurando estimular a criatividade dos alunos por meio de aulas sem planejamento prévio.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Com base no exposto acima, avalie as afirmativas que seguem, considerando V para o que for verdadeiro e F para falso.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I. As cartilhas que surgiram na década de 1940 se configuravam como um processo de alfabetização pautado no método analítico de ensino.
II. Em 1945, o Ministério da Educação atribui liberdade didática aos professores e, a partir disto, surgem as primeiras cartilhas no Brasil.
III. As cartilhas permaneceram como método de alfabetização até 1995, quando foram retiradas, pois não atendiam a base teórica da concepção construtivista da alfabetização.
IV. As cartilhas utilizadas foram analisadas por teóricos e se embasavam em dois métodos distintos, o método analítico e o método sintético, por este motivo foram denominadas como cartilhas de método unificado.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.

O texto a seguir foi escrito por Poliana, uma criança em fase de alfabetização que está no último ano da Educação Infantil. Analise e identifique em que nível conceitual linguístico a Poliana se encontra, considere suas devidas características, conforme os conceitos sobre os níveis apresentados durante nossos estudos:
ALTERNATIVAS
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, ainda não compreendeu que a escrita representa a fala, mistura letras e números em uma tentativa de escrever a história da bailarina.
Poliana encontra-se no nível alfabético, pois, apesar de ter erros, já compreendeu que a escrita representa a fala, ela atribui valor sonoro as letras do texto da bailarina.
Poliana encontra-se no nível intermediário I, pois é possível identificar o que ela quis escrever, seu texto está legível e compatível com as características desse nível.
Poliana encontra-se no nível silábico, mistura letras e números porque ainda não estabelece relação grafema/fonema.
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, estabelece relação grafema/fonema, e usa uma letra para cada sílaba.

Observe o desenho feito por Emanuele:
Assinale a afirmativa correta quanto a fase que ela se encontra e as características presentes em seu desenho:
Emanuele encontra-se na fase das garatujas, pois seu desenho apresenta rabiscos aleatórios que a criança não percebe que pode representar algo por meio dele.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois já tem controle das formas geométricas e seu desenho apresenta-se organizado, mostrando que a criança tem controle do que faz.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois na tentativa de representar a figura humana, percebe-se no desenho características dessa fase: cabeça, braços e pernas que saem da cabeça.
A criança que produziu esse desenho encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho se apresenta de forma organizada de acordo com temas e ordem espacial mais clara, mostrando que a criança já tem controle da figura humana.
Emanuele encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho representa a figura humana, tendo aparência de sol ou aranha. Pernas e pés saem da cabeça, mostrando que a criança já consegue fazer essa representação de maneira clara aos olhos dos adultos.

Prévia do material em texto

06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
1/9
ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO - 2019A2
Período:25/02/2019 08:00 a 17/03/2019 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 18/03/2019 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,50
1ª QUESTÃO
De acordo com as leituras da disciplina, o processo de alfabetização, em tempos remotos, estava ligado à
metodologia trabalhada nas cartilhas. Portanto, a aprendizagem da leitura e da escrita era um ato mecânico
e descontextualizado. Sobre o uso da cartilha no processo de alfabetização, leia e analise as afirmativas que
seguem:
 
I. O foco dos textos apresentados nas cartilhas consistia na memorização de sílabas, eram produzidos com a
intenção de dizer nada a ninguém. 
 
II. A ênfase das cartilhas estava centrada nos fonemas e grafemas, isto é, o som e a letra, a escrita
ortograficamente correta era o padrão para a avaliação.
 
III. As cartilhas eram compostas por textos grandes, apresentavam conteúdos significativos da linguagem,
valorizando e enfatizando o como se escreve e para quem se escreve.
 
IV. Podemos considerar o método de ensino das cartilhas como tradicional, pois os textos contidos nelas
não faziam e não fazem parte da realidade dos alunos, são texto sem função social.
 
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
2/9
Com o objetivo de avaliar o nível conceitual que seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental se
encontram, a professora Marcia fez uma avaliação diagnóstica a partir da escrita de um texto em sua sala.
Observe as informações sobre dois de seus alunos:
  
 l- A aluna Gisele já começou a trabalhar com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala,
por isso acredita que cada vez que abre a boca, deve colocar uma letra para representar aquele som
(Exemplo: BL para BOLA, CBA para CEBOLA). Nesse momento, ainda se faz necessário que a professora seja
sua escriba para que haja demonstração da intencionalidade de Gisele na hora de escrever.
 
ll- Mirian demonstrou em sua escrita que já reconhece o valor sonoro de quase todas as letras, mas em
alguns momentos, ainda mescla sua escrita entre um nível anterior e outro posterior (Exemplo: MUTO para
MUITO, BICADERA para BRINCADEIRA). Já compreende que a escrita representa a fala e quase todas as
palavras já são reconhecíveis, porém, em alguns momentos, ainda precisa que a professora seja sua escriba.
 
 Partindo das informações da professora Marcia, assinale a alternativa correta:
  
ALTERNATIVAS
As duas crianças se encontram no nível silábico.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível pré-silábico e Mirian no alfabético.
Gisele se encontra no nível silábico e Mirian no Silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll.
Gisele se encontra no nível silábico-alfabético, também chamado de intermediário ll e Mirian no intermediário l.
3ª QUESTÃO
O termo letramento já existe há muito tempo nos dicionários de língua portuguesa, mas atualmente o
encontramos com uma nova maneira de ser entendida devido as necessidades de uma sociedade letrada.
Diante dessa afirmação, leia as asserções que seguem e analise a relação entre elas:
  
 I. Letramento é o estado ou condição de quem aprendeu a ler e escrever e cultiva essa prática social, na qual
é usada a leitura e a escrita.
  
 PORQUE
  
 II. Não basta ensinar a criança a decodificar o código linguístico, ou seja, alfabetizá-las. É necessário levá-la
ao processo de letramento, fazendo-a compreender a função social do ler e escrever.
  
 Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
  
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
3/9
"Ao analisarmos os sistemas de escrita, perceberemos que todos eles possuem uma forma de se fazerem
compreendidos, afinal de contas, esse é o objetivo da escrita: escrevo para que alguém leia e entenda o
conteúdo do texto, ou seja, a intenção de quem o escreveu. Eis a função social da escrita: a comunicação.
Logo, então, podemos afirmar que não existe nenhum sistema de escrita que seja indecifrável" (SOUZA,
2019, p. 66).
 
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
 
Fatos históricos apontam que a escrita surgiu da necessidade concreta de o homem primitivo de contar e
registrar a quantidade de animais de seu rebanho. Em contrapartida, em nossos estudos, vimos que nem
sempre o conceito de alfabetizado foi o mesmo. Dessa forma, avalie as afirmativas no que se refere ao
conceito de alfabetizado e o processo de alfabetização ao longo da história, considerando V para verdadeiro
e F para falso.
 
 I. Na antiguidade, para ser considerado alfabetizado, do indivíduo era exigido somente saber decifrar e
reproduzir símbolos.
 II. O processo de alfabetização na Idade Antiga era baseado em cópias e reproduções dos escritos.
 III. O conceito de indivíduo alfabetizado ao longo da história iniciou-se com a formação de escribas.
 IV. A partir das primeiras experiências de escrita da história, temos as primeiras placas entalhadas na pedra
que continham os alfabetos utilizados na época da antiguidade.
  
 As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.
5ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
4/9
Em 2014, o Ministério da Educação publicou o Plano Nacional de Educação (PNE) que define as 20 metas
para a educação nacional para os próximos 10 anos (2014-2024). A meta cinco trata da alfabetização. Veja:
 
META 5 - Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental, no máximo.
 
 Disponível em: <pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2018.
 
  
 Diante disso, leia as afirmativas que seguem e identifique como será possível alcançar essa meta com as
crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental:
 
I. Será possível alcançar essa meta quando as crianças adquirirem a capacidade de se expressar de forma
coerente, ler e produzir textos de diferentes gêneros textuais. 
 
II. Será possível alcançar a meta quando as crianças conseguirem se apropriar da leitura e da escrita como
ferramentas e, a partir disso, ter habilidades e competências para continuar aprendendo.
  
 III. Será possível alcançar essa meta quando as crianças conseguirem identificar todas as letras do alfabeto e
decodificar o código linguístico, se assim for, ela terá habilidades e competências para o letramento.
  
 IV. Será possível se o trabalho em sala de aula for dinâmico, com planejamentos adequados, leituras
significativas com diferentes gêneros textuais e atividades que não somente ensine o aluno a decodificar,
mas o leve ao letramento.
  
 Está correto apenas o que se afirma em:
  
ALTERNATIVAS
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
6ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
5/9
De acordo com Souza (2019), vivemos em uma sociedade grafocêntrica, isto é, "
. . .
não basta apenas decodificar os signos linguísticos. Vivemos em um ambiente em que a comunicação por
meio da escrita, faz-se presente nas diversas situações do nosso dia a dia: anúncios, embalagens,folhetos,
outdoor, televisão, jornais e revistas. O enfoque da escrita não ocorre isoladamente, mas assume uma forma
mais ampla: a de comunicar" (SOUZA, 2019, p. 107).
 
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
Com base no exposto, avalie as afirmativas quanto ao ambiente alfabetizador e sua relação com o
desenvolvimento da leitura e escrita infantil:
  
 I. Ambiente alfabetizador também se refere à sala de aula na qual a criança está inserida.
 II. Atualmente, a criança presencia, ainda que, esteja fora da etapa escolar, a convivência com práticas de
letramento.
 III. O ambiente alfabetizador é aquele no qual a criança faz uso da leitura e escrita, participando
efetivamente e atribuindo significado para estes dois processos.
 IV. Ainda que a criança esteja em um ambiente alfabetizador, é necessário destacar que é imprescindível a
mediação para que este processo ocorra de forma prazerosa e significativa.
  
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
6/9
De acordo com Goulart (2006), o ato de ensinar permite que as contradições e as semelhanças, bem como
as diferenças, se tornem latentes. Nesse sentido, o trabalho com ações pedagógicas que apresentem
condições pra que isso aconteça, como o debate e trabalhos que gerem descobertas e a curiosidade nos
alunos, vão favorecer e possibilitar a problematização, a aprendizagem crítica e reflexiva.
 
GOULART, A. M. Oralidade, escrita e letramento. In: CARVALHO, H. R. Práticas de leitura e escrita.
Ministério da Educação. Brasília, 2006.
 
Com base no exposto e em seus estudos, avalie as afirmativas abaixo no que se refere às situações que
desfavorecem o processo de alfabetização infantil.
  
 I. Carlos atua como pedagogo escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de
colaboradores ao longo do ano letivo.
 II. Laura atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o
conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto.
 III. Amanda atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das
crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho.
 IV. Fábio atua como pedagogo escolar e, em sua prática, busca improvisar em sala de aula, procurando
estimular a criatividade dos alunos por meio de aulas sem planejamento prévio.
  
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
7/9
"Por muito tempo, ensinar a ler e escrever esteve atrelado ao uso de cartilhas. Os atos de ler e escrever eram
entendidos como algo mecânico e descontextualizado, no qual a criança precisava apenas do domínio do
sistema gráfico da escrita. Nesse contexto, a cartilha era o material didático que atendia de modo
satisfatório as exigências propostas por essa concepção de aprendizagem da leitura e da escrita na época"
(SOUZA, 2019, p. 65).
 
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
 
Com base no exposto acima, avalie as afirmativas que seguem, considerando V para o que for verdadeiro e F
para falso.
 
 I. As cartilhas que surgiram na década de 1940 se configuravam como um processo de alfabetização
pautado no método analítico de ensino.
 II. Em 1945, o Ministério da Educação atribui liberdade didática aos professores e, a partir disto, surgem as
primeiras cartilhas no Brasil.
 III. As cartilhas permaneceram como método de alfabetização até 1995, quando foram retiradas, pois não
atendiam a base teórica da concepção construtivista da alfabetização.
 IV. As cartilhas utilizadas foram analisadas por teóricos e se embasavam em dois métodos distintos, o
método analítico e o método sintético, por este motivo foram denominadas como cartilhas de método
unificado.
  
 As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
  
ALTERNATIVAS
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, V.
9ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
8/9
O texto a seguir foi escrito por Poliana, uma criança em fase de alfabetização que está no último ano da
Educação Infantil. Analise e identifique em que nível conceitual linguístico a Poliana se encontra, considere
suas devidas características, conforme os conceitos sobre os níveis apresentados durante nossos estudos:
 
ALTERNATIVAS
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, ainda não compreendeu que a escrita representa a fala, mistura letras e
números em uma tentativa de escrever a história da bailarina.
Poliana encontra-se no nível alfabético, pois, apesar de ter erros, já compreendeu que a escrita representa a fala,
ela atribui valor sonoro as letras do texto da bailarina.
Poliana encontra-se no nível intermediário I, pois é possível identificar o que ela quis escrever, seu texto está legível
e compatível com as características desse nível.
Poliana encontra-se no nível silábico, mistura letras e números porque ainda não estabelece relação
grafema/fonema.
Poliana encontra-se no nível pré-silábico, estabelece relação grafema/fonema, e usa uma letra para cada sílaba.
10ª QUESTÃO
06/05/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
9/9
Observe o desenho feito por Emanuele:
 
 
 
Assinale a afirmativa correta quanto a fase que ela se encontra e as características presentes em seu
desenho:
  
ALTERNATIVAS
Emanuele encontra-se na fase das garatujas, pois seu desenho apresenta rabiscos aleatórios que a criança não
percebe que pode representar algo por meio dele.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois já tem controle das formas geométricas e seu desenho
apresenta-se organizado, mostrando que a criança tem controle do que faz.
Emanuele encontra-se na fase pré-esquemática, pois na tentativa de representar a figura humana, percebe-se no
desenho características dessa fase: cabeça, braços e pernas que saem da cabeça.
A criança que produziu esse desenho encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho se apresenta de forma
organizada de acordo com temas e ordem espacial mais clara, mostrando que a criança já tem controle da figura
humana.
Emanuele encontra-se na fase esquemática, pois seu desenho representa a figura humana, tendo aparência de sol
ou aranha. Pernas e pés saem da cabeça, mostrando que a criança já consegue fazer essa representação de maneira
clara aos olhos dos adultos.

Mais conteúdos dessa disciplina