Buscar

Conceito de Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Tecnologia
- Kenski afirma que “o uso das tecnologias disponíveis, em cada época da historia da humanidade, transforma radicalmente a forma de organização social, comunicação, cultura e aprendizagem”.
- Kenski “afirma que a tecnologia é um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade”.
- Tecnologia é um processo continuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida.
- Não são apenas os computadores, smartphones e tablets que podem ser considerados como tecnologias. A compreensão atual não se limita aos aparatos tecnológicos, mas contempla todos os processos que os envolvem.
Desenvolvimento Social e Tecnológico
- A longa historia do ser humano no planeta terra vem marcado pelo imenso desejo de ir além da sobrevivência. O desafio de vencer a dificuldade parece mover o desenvolvimento do pensamento humano.
- Brofenbrenner “o desenvolvimento é definido como o fenômeno de continuidade e de mudanças das características biopsicológicas dos seres humanos como indivíduos e grupos. Esse fenômeno se estende ao longo do ciclo de vida humano por meio das sucessivas gerações e ao longo do tempo histórico, tanto passado quanto presente”.
- Ideia de D’Ambrósio sobre transcendência “se desenvolvem a percepção de passado, presente e futuro, e os meios para explicar fatos e fenômenos e o encadeamento de passado, presente e futuro”. “Em outros termos, o homem executa seu ciclo vital não apenas pela motivação animal de sobrevivência, mas subordina a sobrevivência a objetivos maiores através da consciência do fazer/saber, isto é, faz porque está sabendo e sabe por estar fazendo [...] isto é, transcende a pulsão de sobreviver. As ações para a transcendência, que sempre acompanham as ações para a sobrevivência, tem seu efeito na realidade, criando novas interpretações e utilizações da realidade natural e artificial”.
- Neste movimento do desenvolvimento humano é certo que para cada problema solucionado surgem novas necessidades as quais geram novas perguntas que alimentam o desenvolvimento de processos e de produtos. As experiências se acumulam e geram conhecimento matemático é construído nesse movimento desafiador que envolve a historia do ser humano.
Relações da Tecnologia com a Sociedade
- Cinco eras da tecnologia apontadas por Santaella:
1- Os meios de comunicação de massa eletromecânicos;
2- Os eletroeletrônicos;
3- O surgimento de aparelhos, dispositivos e processos de comunicação pessoais;
4- O surgimento dos computadores pessoais ligados a redes teleinformáticas;
5- E os dispositivos de comunicação móveis.
- Compreendemos que as tecnologias se completam, ao invés de se sobreporem.
Tipos de Tecnologias
- Classificação das tecnologias de acordo com Sancho:
1- Tecnologias Físicas = representam os aparatos, como caneta esferográfica, livro, telefone, smartphone, satélites e computadores.
2- Tecnologias organizadoras = indicam o modo como nos relacionamos com o mundo e como os diversos sistemas produtivos estão organizados. São exemplos dessas tecnologias os processos de qualidade de uma empresa e os sistemas de gerenciamento.
3- Tecnologias Simbólicas = estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde a iniciação dos idiomas escritos e falados à forma como as pessoas se comunicam. São os símbolos de comunicação. Podemos citar como exemplo as letras, os números, placas de ruas e ate mesmo os emojis presentes nas redes sociais.
- “O homem será capaz de garantir a sobrevivência da espécie e do planeta não deixando de usufruir dos recursos naturais desde que o faça de forma sustentável”
Técnica e Tecnologia
A técnica esta ligada ao modo de obter determinada coisa. Por exemplo, cozinhar, construir, nadar, extrair elementos da natureza, entre outros. A técnica volta-se para o como fazer cada vez melhor.
Tecnologia significa compreender os fenômenos que originam cada fase do processo e com isso recriar a técnica de modo que o produto obtido apresente avanços em sua utilidade. Desse modo, podemos dizer que para obter a tecnologia é preciso se apropriar do conhecimento, é preciso pesquisa, reflexão, pratica, entre outras coisas.

Outros materiais

Outros materiais