Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL I - BDQ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BDQ – PSICOLOGIA SOCIAL I
A Psicologia Social se fundamenta principalmente: No método científico
A Psicologia Social é uma área de estudo que tem como um de seus objetos o processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos, incluindo o autoconceito. Considerando o que vimos na aula 3 sobre esse tema, avalie às alternativas abaixo e assinale a correta. O autoconceito é formado pelos modelos mentais que usamos para representar quem somos (autoesquemas) e também pelos "eus possíveis".
Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social: Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
A natureza das relações que o indivíduo mantém caracterizando-se pela prevalência do interesse individual sobre o grupal, o que leva as pessoas a se preocuparem apenas consigo próprias, configura a característica identificada como: Individualismo
Procurar acolher de maneira receptiva novos funcionários, para que sua integração ao coletivo da empresa seja a mais rápida e tranquila possível, bem como observar, por estudos de médio e longo prazo, a possibilidade de evolução do funcionário dentro da empresa, faz parte do ramo da psicologia: Organizacional
Ao vislumbrar a possibilidade da solidariedade e da ação conjunta em benefício comum, o cidadão estará também mais atento ao que lhe cerca. Neste caso, podemos observar um fenômeno psicológico, tal como: o cooperativismo
São possíveis objetos de estudo em Psicologia Social, EXCETO: O pensamento das pessoas independente do que pensam os outros.
A maneira como, sem expressar nenhuma palavra ou contato físico, pode influenciar no comportamento do próximo, integrante do nosso comportamento, caracteriza o conceito de: Proxêmica. 
O processo através do qual atribuímos causas aos nossos comportamentos, e dos outros, como meio de regulação e organização, identifica a: atribuição de causalidade.
Discutindo e refletindo a respeito do corpo na relação interpessoal de uma enfermeira e o paciente, SILVA (1998) indica como primeiro passo para o cuidar na Enfermagem, perceber o corpo, nosso e do outro, no caso o paciente, para podermos descobrir os sentimentos mais verdadeiros e profundos destas relações. Considerando tais reflexões, passamos a relacioná-las, quando, muitas vezes, usamos o corpo, o olhar, os gestos, o modo de falar como instrumentos de controle e poder, ainda que isso possa ocorrer sem a total consciência de nossas intenções, o que torna mais grave a situação. Estas ações nos remetem ao processo, o qual chamamos de: comunicação não verbal
Os indivíduos ao prestarem atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles e como acontece no ambiente social, identifica o processo da: Percepção
Nós analisamos sistematicamente as pessoas e as relacionamos com o ambiente de informação, mas sabemos que diferentes combinações de informações, levam a diferentes atribuições causais. Assim estamos nos reportamos ao: modelo de covariação.
A forma como formamos impressões sobre outras pessoas e como fazemos inferências sobre elas, isto é, a percepção social, é importante para podermos: dar sentido ao mundo social que nos rodeia.
Sabemos que o indivíduo é objeto da sua própria observação e hierarquiza as várias auto-imagens acerca de si e, portanto as que têm maior significado são aquelas a quem dá mais importância. Assim, a forma como percebemos, lembramos e julgamos a nós mesmos é: o autoconceito
Para que o indivíduo possa assumir seu processo de desenvolvimento em geral, e moral em particular, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas condições favoráveis para que tome iniciativas próprias e decisões adequadas; responsabilize-se pelas decisões assumidas; saiba criticar a si e aos outros... Isto significa que: a resposta moral é fruto das próprias experiências da pessoa e não exclui as causas externas do comportamento.
Os grupos sociais podem ser classificados como primários, secundários e intermediários. Grupos primários são: aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos.
Um pesquisador social está estudando grupos e sua formação. A partir da descrição a seguir, marque a resposta correta para o tipo de grupo do estudo em questão: O grupo tem as seguintes características: ¿ Número de membros reduzido; ¿ Interações mais estreitas; ¿ As interações se mantém por mais tempo; ¿ Conservam perspectivas futuras compartilhadas: Grupo social
Os sujeitos em sociedade participam de diversos grupos sociais. Os psicólogos sociais tem estudado e conceituado, a partir de estudos científicos, esse fenômeno dos grupos sociais. Considerando o que vimos na disciplina de Psicologia Social acerca desse tema, avalie as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta. A família é um exemplo de grupo social.
Para que exista um grupo social é necessário que haja: uma interação entre seus participantes.
Paulo, sua família, os vizinhos e o grupo de lazer trabalham juntos em prol de um projeto social. Assim eles são exemplos do tipo de grupos considerado como: Social e primário
Entre os componentes da atitude, observamos aquele que trata de um conjunto de sentimentos relativos ao objeto, baseados em emoções. Se estes sentimentos forem agradáveis (como amor, admiração), a atitude é caracterizada como positiva; se forem desagradáveis (como medo, ódio), a atitude será negativa. Essa definição refere-se ao seguinte componente da atitude: componente afetivo
Um dos temas relevantes no estudo da psicologia social é a atitude. Ela é o julgamento que fazemos acerca dos fenômenos. A atitude tem como função principal a avaliação. É através dela que determinamos as posturas frente aos objetos sociais. No que tange à esse tema podemos afirmar: A atitude é um modelo tridimensional com componentes afetivos, cognitivos e comportamentais, a mudança em um desses componentes pode gerar mudança nos outros.
Artur gosta de canoagem, remo e musculação. Hoje pela manhã ele encontrou com um amigo que não via há muito tempo e lhe perguntou se ele gostava de praticar esportes e se gostaria de correr com ele. Artur respondeu que achava que sim, embora nunca tivesse experimentado corrida, uma vez que ele estava sempre praticando esportes. Se correlacionarmos a atitude de Artur com a classificação de atitudes, podemos interpretar que: Artur está com uma atitude de base comportamental em que a atitude se fundamenta mais no comportamento realizado do que na parte cognitiva ou afetiva. 
Sobre as atitudes, dentre as afirmações abaixo é ERRADO afirmar que: Não nos é possível mudar de atitudes na vida adulta, pois elas já estão consolidadas.
Entre os psicólogos sociais de orientação cognitivista encontramos a definição de atitude a partir da ideia de que ela constitui uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social. A atitude possui três componentes fundamentais, são eles: As afirmativas I, II e III estão corretas
I - O componente cognitivo que se caracteriza por afirmar que uma atitude sempre inclui um conjunto de crenças a respeito do objeto. Essas crenças podem ou não corresponder à realidade.
II - O componente afetivo trata do conjunto de sentimentos, ou afetos, relativos ao objeto da atitude.
III - O componente comportamental em geral mantém uma coerência entre si, se existir um conjunto de crenças positivas (componentes cognitivos) a respeito do objeto, um conjunto de afetos (componente afetivo) também positivo, a tendência será de ações favoráveis em relação a ele.

Continue navegando