Buscar

TRABALHO DE QUÍMICA 6.odt

Prévia do material em texto

FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE REAÇÃO 
Introdução
	
	
Objetivo
	O objetivo é Comprovar experimentalmente os fatores que influenciam na velocidade de reação dos reagentes; seja por catalizador, concentração, área de contato e temperatura.
Materiais e métodos
	9 Tubos de ensaio	
	Bico de bussen
	Estante para tubos de ensaio
	Pipeta volumétrica de 5 ml
Reagentes utilizados
			0.005 mol/l de Permaganato de Potassio (KMnO4)
	0.6 mol/l de Ácido Clorídrico (Hcl)
	6 mol/l de Ácido Clorídrico (Hcl)
	1,0 mol/l Ácido Sulfurico (H2SO4)
	Dióxido de manganês (MnO2)
	Ferro em Pó
	Prego de Ferro
	Nitrato de Sódio (NaNO3)
Procedimento experimental 
1º Experimento
	Deu-se inicio ao primeiro experimento utilizando três tubos de ensaio.
Adicionou-se em cada tubo 5ml de permaganato de potássio (KMnO4) 0,005 mol/l com o auxílio da pipeta volumétrica, 10 gotas de ácido sulfúrico (h2SO4) 1,0 mol/l e colocou-se um prego novo em cada tubo de emsaio. O 1º tubo deixou-se a temperatura ambiente a espera da reação. O 2º tubo colocou-se para aquecer à 40-50ºc em banho maria a espera da reação. O 3º tubo aqueceu-se diretamente na chama pelo bico de bussem observando-se a reação. Todos os três tubos estão em situações diferentes para se observar um dos fatores que influência na velocidade da reação que é a temperatura.
2º Experimento
No 2º experimento pegou-se 2 tubos de ensaio colocou-se 5,0ml de 0,5% de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) depois pegou-se um dos tubos e adicionou-se 1ml de HCL 6,0 mol/l e no outro adicionou-se 1,0ml de HCL 0,6 mol/l . Após a mistura dos reagentes agitou-se os tubos de ensaio até obter uma reação. Observou-se qual dos tubos obteve primeiro a reação.
3º Experimento
Adicionou-se em outros dois tubos de ensaio 5,0 ml H2O2 e em seguida em um dos tubos adicionou-se MnO2. Normalmente o H2O2 já reage se decompondo naturalmente mas o tubo que foi adicionado MnO2 essa velocidade de reação mudou. Ao se decompor ele transforma em O e H20.
4º Experimento
No 4º experimento adicionou-se em dois tubos de ensaio 5,0 ml de HCl 6mol/l, e em um dos tubos adicionou-se um pequeno prego novo e no outro tubo ferro em pó e agitou-se ambos os tubos observando-se a velocidade de reação em cada um. Na reação foi liberado hidrogênio e gerou um cheiro desagradável. 
Resultado e Discussão
	No primeiro experimento observou-se que a reação foi mais rápido onde o tubo foi levado à chama, onde é notório que a temperatura influenciou diretamente na velocidade da reação.
	O segundo experimento teve a intenção de demonstrar e comprovar que a reação com a maior velocidade foi a do tubo com a maior concentração de reagente HCl o de 6,0 mol/l .
	No terceiro experimento comprovou-se que no tubo onde havia o MnO2 a reação ficou mais acelerada comprovando-se que o reagente MnO2 atuou como catalisador, mais um fator que influência a velocidade de reação
	No quarto experimento, o tubo que obteve a reação mais rápida foi o tubo onde havia o ferro em pó, assim comprovando que a superfície de contato influencia na velocidade da reação. 
3: Conclusão
De acordo com a temática abordada comprovou-se experimentalmente os fatores que influenciam na velocidade de reação que são: temperatura, concentração do reagente, catalisador e superfície de contato	.
Referência bibliográfica

Continue navegando