Buscar

Constipação Intestinal no Idoso

Prévia do material em texto

Constipação Intestinal no Idoso
 DEFINIÇÃO 
A constipação é definida por menos movimentos intestinais do que o comum, provocando dificuldade ao evacuar, necessitando fazer um grande esforço, movimentos intestinais dolorosos, fezes endurecidas ou esvaziamento incompleto do intestino ( Krause,2012 pag.447).
 Dados epidemiológicos
Os idosos representam um segmento demográfico crescente tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento.
 A constipação intestinal é um sintoma relatado por 24 a 40% desses indivíduos, afetando 26% dos homens e 34% das mulheres (MMHA Salgueiro-2008).
 Fatores de risco
Adultos mais velhos são mais acometidos por constipação do que os mais jovens. As causas principais são líquidos insuficientes, falta de atividade física e baixa ingestão de fibras alimentares.(Krause,2012, pag,440).
 
 Fatores de risco
Medicamentos usados para tratar indivíduos com várias doenças, situação bastante comum em idosos, podem ter efeitos profundos sobre os intestinos e causar ou agravar a constipação intestinal piorando a qualidade de vida(Ruby et al. 2003; Ginsberg et al.2007, apud MMHA Salgueiro-2008)
 Fatores de risco
A ausência de peças dentárias e utilização de próteses interferem na capacidade e eficiência do processo de mastigação, influenciando negativamente na escolha dos alimentos. Percebe-se um consumo menor de carnes, frutas e vegetais e um aumento da ingestão de doces, resultando numa perda de qualidade da dieta (AA Frank,EA Soares-2002, pag.09).
 Fatores de risco
Outro efeito do envelhecimento é a diminuição da percepção da sede, como consequência da redução da função sensorial.
 A regulação da água corporal depende da sensação de sede para controlar sua ingestão (ALBERTO e CARMO 1998; BALSON e GIBSON 1995; RUSSEL e col 1999, apud, MMHA Salgueiro-2008)
Abordagem nutricional
Aumentar a ingestão de alimentos fontes de fibras dietéticas ( frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais)
Recomendar maior consumo de líquidos e a prática de exercícios.
Orientações nutricionais
Ingerir diariamente alimentos ricos em fibras como: Ameixa, mamão, abacate, laranja com bagaço, melancia, manga e uva, pois além de melhorar o funcionamento do intestino proporciona sensação de saciedade e ajuda a controlar a glicemia   (VILLELA, NB,ROCHA, 2008) 
 É Essencial a ingestão abundante de líquidos (água, sucos, chás), pelo menos oito copos por dia, Para que as fibras possam agir alterando o peso e a maciez das fezes (MAHAN & KRAUSE, 2002). 
Cultivar o hábito de ir ao banheiro no mesmo horário, mesmo que não tenha vontade de defecar para que se mantenha uma regularidade(VILLELA, NB, ROCHA, 2008) 
 Evitar alimentos obstipantes, como: Banana prata, maçã sem casca, caju, goiaba, maisena, farinha de mandioca, creme de arroz, limonada pois os alimentos obstipantes prendem o intestino(VILLELA, NB,ROCHA, 2008) 
Farelo de aveia em qualquer refeição, inicialmente uma colher de chá e aumentar gradualmente, até alcançar de 03 colheres de sopa por dia pois além de aumentar o volume de suas fezes , ajuda a mantê-las macias e também  manter os níveis de açúcar no sangue (VILLELA, NB,ROCHA, 2008) 
Orientações nutricionais
Usar de preferência os alimentos integrais, principalmente  arroz, pois ele contem metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. (VILLELA, NB,ROCHA, 2008) 
Faça atividades físicas orientada por um profissional capacitado para auxiliar no bom funcionamento do intestino(VILLELA, NB,ROCHA, 2008).. 
fracionar a alimentação diária de 05 a 06 vezes, estabelecendo horário para cada refeição,(café da manhã , lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite ) e mastigue bem os alimentos pois durante a mastigação,  ocorre a quebra e a trituração dos alimentos ingeridos em pedaços menores, facilitando o processo digestivo, evitando transtornos , como azia, má digestão (Brasil 2014). 
Evitar refrigerantes e alimentos industrializados, porque são  ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas  (VILLELA, NB,ROCHA, 2008). 
Beba álcool com moderação, porque ele ajuda a desidratar as fezes( brasil 2014). 
Cuidado com a ansiedade, procure realizar atividades de lazer de sua preferencia, até mesmo para espairecer um pouco pois emoções propiciam influência sobre o funcionamento do intestino(Brasil 2014).

Continue navegando