Buscar

BDQ necessidades especiais

Prévia do material em texto

Na Antiguidade, antes do surgimento do cristianismo, as pessoas com deficiências eram vistas como sub-humanas. Em Roma, por exemplo, as pessoas que estavam fora dos padrões de força e beleza eram abandonadas em lugares ermos para esperar pela morte. Qual nome se dá a essa pratica?
Exposição
Explicação:
Beleza e força das pessoas eram os padrões esperados nas sociedades da antiguidade. Como as pessoas com deficiências fugiam a este padrão e eram vistas como imperfeitas eram realizadas práticas de eliminação. A exposição era uma das práticas de eliminação utilizadas pelas sociedades antigas e consistia em abandonar as crianças imperfeitas e fracas sem cuidado o que levava á morte.
 2.A prática da exclusão gerou grande discriminação e preconceito. Na antiguidade era muito comum a prática da exposição. Esta prática fundamentava-se :
Nos paradigmas de beleza e perfeição da sociedade
Explicação:
A Exposição era um prática comum na antiguidade. Como esta prática se fundamentava em padrões ideais de beleza e perfeição e como os deficientes fugiam deste ideal eram abandonados sem cuidado e acabavam encontrando a morte.
 3.
	A história da pessoa com necessidades especiais passou por diversos significados que foram sendo construídos por diferentes visões culturais e contextos históricos. As transformações das atitudes da sociedade em relação à pessoa com deficiência decorrem da forma com que a sociedade organiza seus paradigmas. As descobertas científicas realizadas no Renascimento permitiram o desenvolvimento científico das causa da deficiência porque trouxe conceitos de normalidade que funcionaram como uma nova forma de exclusão. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
		
Explicação:
As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda afirmativa não é uma justificativa da primeira: A ciencia realmente permitiu uma explicação cientifica e o conceito de normalidade levou a um outro tipo de exclusão, mas esta exclusão não decorreu das descobertas da ciências, mas dos padrões quantitativos.
4.A história mostra que os discursos sobre a deficiência têm como efeito uma prática que começou com uma grande discriminação e um enorme isolamento, porque o paradigma da beleza e da perfeição considerava que as pessoas com deficiências não tinham direito à vida . Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
As duas afirmativas são verdadeiras. A segunda é uma justificativa correta da primeira porque como as pessoas com deficiência não se enquadravam nos padrões esperados pela sociedade as práticas de eliminar as pessoas deficientes eram decorrentes dos paradigmas de beleza e perfeição geraram esta prática da antiguidade de discriminar e isolar as pessoas com deficiências porque o padrão esperado era o da beleza e perfeição e as pessoas com deficiências que não correspondiam a este padrão e eram eliminadas.
A sociedade prima pela beleza e saúde, assim exclui a deficiência
A história do olhar da sociedade sobre as deficiências refletem o preconceito a que foram submetidas às pessoas com necessidades especiais. O preconceito da sociedade baseia-se num paradigma discriminatório e de exclusão, de todos os que não apresentam os padrões de beleza e saúde esperados pelos padrões idealizados vigentes na sociedade.
Paracelso
Explicação:
As contribuições de Paracelso foram um avanço porque este médico postulava que as doenças não deveriam ser curadas com métodos mágicos, mas que poderiam ser objeto de um tratamento. As postulações feits por Paracelso favoreceram um olhar clínico sobre as deficiências, enfatizando que um processo de tratamento era possível. Assim, a partir de Paracelso começa a mudança de paradigmas das causas mágicas das doenças para a explicação e tratamento médico-cientifico.
7.Analisando o histórico de como as culturas ocidentais entendiam a pessoa com necessidades especiais. É correto afirmar que estudamos a história desse grupo no ocidente pois:
assim podemos compreender o quanto avançamos e isso é um incentivo para seguirmos em nosso trabalho de inclusão.
Explicação:
Estudamos a forma como as culturas ocidentais compreendem as pessoas com necessidades especiais para situarmos os avanços no entendimento da PNE e como incentivo para o trabalho de inclusão mostrando sua importância.
8. A história da exclusão teve diferentes paradigmas através da história. Na idade média a exclusão era fundamentada por critérios: -Místicos e religiosos
A história da deficiência drante a Idade Média encontra a explicação para a causa das deficiências nas explicações místicas e religiosas. O discurso sobre as deficiências se desloca dos paraigmas da beleza e da perfeição vigentes na anitiguidade clássica para a eplicação das causa da deficiência decorrentes da culpa e do pecado.
1.A visão qualitativa ultrapassa as barreiras crendo:
No potencial qualitativo e humano
Explicação:
 
A importância de usarmos critérios não quantitativos, mas qualitativos que se refiram a cada pessoa singular visa auxiliar a pessoa segundo suas potencialidades de desenvolvimento a superar suas limitações e desenvolver ao máximo suas potencialidades. Neste sentido, a concepção qualitativa ressalta o potencial qualitativo e humano de cada pessoa.
2.Nenhum tipo de intervenção será possível antes de ser realizada uma avaliação criteriosa. O psicodiagnóstico é atribuição legal do profissional psicólogo e é uma ferramenta que norteará o tipo de procedimento que melhor atenderá à saúde do paciente. Sabemos que um mesmo sintoma pode estar presente em diferentes quadros, qual é a técnica que nos permite uma decisão diagnóstica?
diagnóstico diferencial
Explicação:
O psicodiagnóstico possibilita a realização de um diagnóstico diferencial através de uma análise aprofundada de cada caso. Permite ao psicólogo realizar suas avaliações e promover melhores ações dentro do seu contexto e promover o tratamento adequada a cada caso conforme os sinais e sintomas característico de cada síndrome.
3.Assinale abaixo a opção que melhor define o conceito de Normalidade no contexto da saúde:
Normal é derivado de norma e essa última é definida pela ciência que por sua vez é afetada pela cultura.
 Explicação:
A ciência busca classificar e estabelecer uma norma para orientar os diagnósticos de os tratamentos. Portanto, o padrão de classificação que a ciência estabelece como normalidade é indicado pelo contexto cultural em que está inserida.
4. A Avaliação Psicológica no contexto clínico auxilia como ferramenta diagnóstica no sentido de favorecer a pessoa com necessidades especiais o uso das habilidades, adaptação escolar e social. Marque a questão INCORRETA ao que se refere à utilização da Avaliação Psicológica:
são utilizados apenas testes que contém avaliação quantitativa e que podem ser comparativos a um grupo de pessoas, sendo absolutos e soberanos no diagnóstico realizado.
		
"Em todo caso e é a terceira idéia que acho ser importante : a norma traz consigo ao mesmo tempo um princípio de qualificação e um princípio de correção. A norma não tem por função excluir, rejeitar. Ao contrário, ela está sempre ligada a uma técnica positiva de intervenção e de transformação, a uma espécie de poder normativo". 
Segundo este texto o modelo normatizador se traduz numa busca sem sentido para diminuir as diferenças entre as pessoas porque desconsidera o que há de peculiar e singular em cada pessoa especial em benefício de uma norma universalizante.
Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
A segunda afirmativa é verdadeira porque a função da técnica positiva visa a intervenção e transformação doque foi classificado fora da norma, no caso das deficiências. A primeira também é verdadeira porque a norma não só é uma medida classificatória, mas também estabelece um principio de correção do que é um desvio da norma. Portanto, a segunda afirmativa que propõe um intervenção transformadora é justificativa da primeira que propõe, além das medidas segunda a norma, as possibilidades de corrigir e transformar através de uma técnica positiva de intervenção.
 6. A concepção quantitativa no tratamento da Pessoa com Necessidades Especiais pode ser descrita como:
 Fundamenta-se nas classificações e em padrões quantitativos
Explicação:
A concepção quantitativa fundamenta-se nas classificações e nos padrões quantitativos, pois enfatizam a noção de desvio da normalidade, desconsiderando que todas as pessoas têm diferentes potenciais de desenvolvimento e podem sempre superar as dificuldades provenientes das deficiências.
 7. Patologia é um critério que se opõe diretamente ao que é estabelecido pela ciência como Normal.
Patologia se refere exclusivamente à quadros psicogênicos.
Explicação: A ciência busca classificar e estabelecer uma norma para orientar os diagnósticos e os tratamentos. Portanto, é a partir do que a classificação da ciência estabelece como norma que a patologia pode ser definida como o que foge ao que a ciência estabelece como normal.
8. "A exaustão do velho e desgastado ideário da igualdade universal entre os homens começa a dar sinais e um novo discurso se torna hegemônico, que é a das diferenças concretas existentes entre os homens, que sempre existiu, mas foram negadas ou desconsideradas/ignoradas pela grande maioria dos educadores. E isso é a nova tendência inclusivista, onde dirigentes educacionais estão confusos diante da obrigação em dividir e trabalhar com crianças que apresentam as mais diferentes formas de habilidades, capacidades, comportamentos e história de vida/cultura" (CARMO, 2001). Analise este texto e responda: A nova tendência inclusivista consiste em:				 Valorizar as diferenças através de concepções qualitativas. Explicação: A tendência inclusivista é definida como uma forma de ensino que respeita as diferenças individuais, a singularidades, a potencialidade de cada criança. Esta afirmativa está de acordo com as concepções qualitativas que valorizam as diferenças individuais e a capacidade de cada criança de aprender segundo suas diferentes potencialidades e de acordo com sua singularidade
	1.
	
	Qualquer sujeito que era visto como anormal era :
	
	
	
	Tratado como mestres da adivinhação
	
	
	Tratado como hereges
	
	
	Discriminado e afastado da sociedade
	
	
	Tratado bem como um demônio
	
	
	Enaltecido e tratado como Deus
	
Explicação:
A história do olhar que se tem sobre as deficiências refletem a exclusão a que foram submetidas às pessoas com necessidades especiais. Baseavam-se num paradigma discriminatório e de exclusão, às vezes da forma mais radical como o abandono e a morte.
Assim, na antiguidade, quando a pessoa não apresentava os padrões ideias de beleza e perfeição esperados eram consideradas anormais e afastadas da sociedade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	2.
	A concepção quantitativa constitui uma diferença :
	
	
	
	De normativo
	
	
	De afeto
	
	
	De norma
	
	
	De grau
	
	
	De espécie
	
Explicação:
Quando pensamos em concepções quantitativas temos um olhar voltado para as medidas e padrões que são universais. Quando consideramos a concepção quantitativa consideramos um padrão normativo e qualquer diferença deste padrão é uma diferença de grau em relação ao que é considerado a norma.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	3.
	À nível quantitativo, a avaliação do sujeito portador de deficiência está atrelada:
	
	
	
	Não segue um padrão determinado pela ciência
	
	
	Enfatiza os aspectos vivenciais do sujeito
	
	
	Números, quantificações e normatizações
	
	
	Possibilita o desabrochar de características camufladas
	
	
	Apresenta deficiências pois nem sempre são fidedignos
	
Explicação:
Quando pensamos em concepções quantitativas temos um olhar voltado para as medidas e padrões que são universais. Quando consideramos a concepção quantitativa consideramos um padrão normativo, e quantificações segundo números que categorizam e classificam.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	4.
	A avaliação do que é a normalidade é sempre muito complexa e se modifica através da história. Nos dias de hoje o conceito de normalidade centra-se: .
	
	
	
	A forma direta e objetiva como o instrumento mais adequado é valido para chegar ao conhecimento.
	
	
	Na atenção especial para todos com necessidades em determinada área da vida.
	
	
	Na atenção especial às pessoas excluídas das políticas de inclusão na educação.
	
	
	O método de raciocínio discursivo para se chegar à verdade do conhecimento
	
	
	Na atenção aos critérios científicos de separação rigorosa entre normalidade e anormalidade .
	
Explicação:
O critério atual, no que se refere ao conceito de normalidade,  não é centrado num padrão único para todos, mas o critério de normalidade  visa a singularidade de cada pessoa e diz respeito á  possibilidade de propiciar atenção especial para todos que têm qualquer necessidade específica em qualquer área da vida
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	5.
	Nas concepções quantitativas temos um olhar voltado para as medidas e não consideramos as singularidades.PORQUE nas concepções qualitativas as qualidades intrínsecas das pessoas com necessidades especiais podem ser desenvolvidas segundo os potenciais de desenvolvimento e superação de dificuldades de cada pessoa. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
Explicação:
Quando pensamos em concepções quantitativas temos um olhar voltado para as medidas e padrões que são universais.  Quando consideramos a concepção quantitativa consideramos um padrão  normativo a norma. A concepção qualitativa leva em consideração a singularidades e potencialidades do sujeito, e as potencialidades podem ser desenvolvidas, mas a concepção qualitativa sendo somente uma forma de  abordagem não, necessariamente,  leva a ações para o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com necessidades especiais,logo as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	6.
	Segundo Telford e Sawrey : ¿...entende-os como constituindo categorias ou classes separadas e, em muitos aspectos, distintos das pessoas.¿ Tal colocação se refere:
	
	
	
	A uma categoria qualitativa
	
	
	A uma categoria quantitativa
	
	
	A uma categoria existencial
	
	
	A uma categoria psicométrica
	
	
	A uma categoria matemática
	
Explicação:
 
 
Telford & Sawrey quando consideram as categorias e classes separadas enfatizam que as pessoas têm capacidades e aspectos singulares que as distinguem uma das outras. Esta colocação refere-se a uma categoria qualitativa porque valoriza as diferenças individuais e as potencialidadesde cada pessoa.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	7.
	Expressam a ideia da existência de características específicas de comportamento, relacionadas ao tipo de deficiência apresentada
	
	
	
	Concepções pré-científicas
	
	
	Concepções quantitativas
	
	
	Concepções expecionais
	
	
	Concepções qualitativas
	
	
	Concepções científicas
	
Explicação:
A concepção qualitativa foca nas características singulares da pessoa e não nas medidas quantitativas padronizadas, busacado ressaltar as potencialidades de desenvolvimento da pessoa  de acordo com sua capacidade de superar sua deficiência.
	
	
	
	 
	
	
	8.
	Examine o conceito a seguir e indique a alternativa que apresenta corretamente a que ela se refere: "...surge como consequência direta de uma deficiência, seja essa de ordem psicológica, física, sensorial ou outra".
	
	
	
	Capacidade
	
	
	Desvantagem
	
	
	Incapacidade
	
	
	Deficiência
	
	
	Handicap
	
Explicação:
A incapacidade é decorrente da deficiência, portanto  o conceito  é definido como uma incapacidade  que surge como "consequência direta de uma deficiência seja esta de ordem psicológica, física, sensorial ou outra".
	A eclampsia é uma síndrome que leva a grandes repercussões maternais e fetais. A atenção neste caso é uma atenção peri-natal PORQUE a necessidade de um parto prematuro traz o risco de restrição do crescimento fetal aliada á síndrome de desconforto respiratório e baixo peso do bebê no nascimento. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 A RESPOSTA DEVE EVIDENCIAR QUE O ALUNO APREENDEU QUE A ECAMPLISIA É UMA CAUSAPERINATAL POIS O RISCO QUE O FETO ESTÁ EXPOSTO OCORRE NA OCASIÃO DO PARTO PREMATURO.
	Uma das dimensões atuais da realidade brasileira é a categorização dos tipos de deficiência, o Decreto n. 3.298 de 20/12/1999 traz que a Pessoa Portadora de Deficiência se enquadra em algumas categorias. A partir desse Decreto considere as seguintes questões: ¿ As categorias se dividem em deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual/mental e deficiência múltipla, PORQUE ¿ Todas essas categorias se enquadram nas manifestações dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, no qual há comportamento típicos de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos.
	
	
	
	
	as duas questões são falsas.
	
	
	as duas questões são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	a primeira questão é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira categorização de pessoas com deficiências se refere a pessoas com deficiência, física, auditiva, visual ou intelectual. Já a segunda categorização não se refere a classificação objeto do decreto n. 3298. Portanto, a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	Segundo Mazzota, o termo excepcionalidade tem sido empregado para:
	
	
	
	Designar pessoas que afastam da normalidade
	xplicação:
A designação excepcional é associada á estruturação do atendimento pleno da pessoa que foge aos padrões de normalidade. O termo excepcionalidade empregado por Mazzota designa qualquer desvio do padrão considerado normal  independentemente da apresentação do desvio acima ou abaixo da média.
	O termo Doente Mental foi amplamente utilizado e naturalizado de tal modo que tornou-se corriqueiro mesmo no espaço do senso-comum. A doença mental pode ser entendida no meio acadêmico da saúde como:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Uma condição médica geral.
Explicação:
O termo Doente Mental é um termo usado até pelo senso comum, que não se caracteriza como uma deficiência e por isto é classificado como um transtorno psíquico. Os transtornos mentais são classificados pela psiquiatria e, portanto, no meio acadêmico da saúde são entendidos  como pertencentes á uma condição médica geral
	A atuação do psicólogo na educação em saúde é de fundamental importância. Assinale a opção que se refere à Atuação Secundária:
	
	
	
	
	Minimizar consequências de deficiências já estabelecidas.
	Explicação:
O psicólogo pode atuar em todas as  áreas de atenção. A atenção secundária é a o acolhimento e o tratamento das deficiências que  já  ocorrerem  e consiste em atender as pessoas com deficiência para minimizar as consequências  da deficiência já instalada.
	Leia atentamente os seguintes itens a respeito da etiologia das deficiências e em seguida assinale a opção correta. 1. Eclâmpsia é uma causa pré-natal. 2. Eclâmpsia e doenças infectocontagiosas são causas pré-natais. 3. Rubéola é uma causa perinatal 4. Doenças infectocontagiosas são causas pré-natais 5. Eclâmpsia é uma causa perinatal.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	As opções 4 e 5 estão corretas.
Explicação:
A etiologia das deficiências decorrem tanto de causas pré-natais quanto de causa perinatais. As causas pré-natais, como doenças infectocontagiosas, ocorrem durante a gestação. Os efeitos da eclampsia ocorrem durante o parto causando prejuízos significativos ao recém nascido e são, portanto, consideradas causas perinatais.
	Identifique as principais causas pós-natais da paralisia cerebral.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Acidentes graves com traumatismos cranianos, febre alta por períodos prolongados, notadamente nos períodos iniciais da vida quando o cérebro ainda está em desenvolvimento.
Explicação:
As principais causas  pós-natais que causam paralisia cerebral são acidentes graves  que provocam traumatismos  cranianos, longos períodos de febre alta prolongada. O fato do cérebro da criança estar em fase de desenvolvimento é um agravante destas causas pós-natais.
	Em 1981 é declarado o ano internacional da pessoa com deficiência pela ONU (Organização das Nações Unidas), esta declaração resulta, no ano de 1982, em um importante programa denominado:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	programa mundial de ação para pessoas com deficiência.
Explicação:
O Ano Internacional das Pessoas Deficientes foi proclamado em 1981. A proclamação deste ano como o Ano Internacional das Pessoas Deficientes objetivou chamar a atenção para o pleno direito das pessoas com deficiência a viver de forma plena na sociedade.
Juntamente com esta inciativa foi criado o Programa Mundial de Ação para as pessoas com deficiência com a criação de planos de ações para propiciar tanto a igualdade de oportunidades quanto a reabilitação e a prevenção das deficiências.
	O DSMIV-TR acrescentou categorias importantes a partir de pesquisas sobre déficits de inteligência que incluía o uso de testes diversos. O objetivo desses novos critérios psiquiátricos é:
	
	
	
	
	Relativizar a exigência de parâmetros métricos da ciência para o diagnóstico adequado de déficits.
	Explicação:
Os novos critérios apresentados pelo DMSIV-TR  incluem outros critérios além dos parâmetros métricos das avaliações por testes de inteligência cujo padrão é meramente quantitativo. 
As ações desenvolvidas pelo psicólogo junto a PCD percorre o caminho â nível primário, após secundário e por fim terciário. Cada fase se refere na verdade ao nível de dificuldade encontrada. Assim, a nível terciário:
	
	Na reabilitação cognitiva, motora e sensorial
	
Explicação:
O trabalho do psicólogo deve ser realizado nos três niveis de atenção desde a prevenção até ao tratamento.
O nível terciário de atenção no qual o psicólogo também atua visa propiciar tratamento para promover a recuperação das pessoas que já apresentam alguma necesidade especial na reabilitação cognitiva, motora ou sensorial.
	Assinale abaixo os item que correspondem à prevenção secundária do atraso mental:Ações de saúde que minimizem problemas apresentados.
	
Explicação:
A atenção secundária faz parte de um programa de minimização de danos. A atenção secundária  se dedica a cuidar, acolher e tratar as deficências já existentes e minimizar os danos que se apresentam no atraso mental.
	É comum ouvirmos pais se mostrando orgulhosos quando um filho pequeno é promovido à alguma etapa posterior na escola por ter apresentado um desempenho considerado acima da turma prévia. O que a psicologia pensa a respeito das Altas Habilidades?
	
	
	
	A criança com Altas Habilidades é considerada como sujeito com necessidades especiais.
Explicação:
Como o desempenho das crianças com altas habilidades é muito superior á média e que o desvio é caracterizado por qualquer diferenças da média padrão as crianças com altas habilidades são realmente consideradas fora da média e por isto são crianças que também têm necessidades especiais de cuidado.
	Com relação a implantação de políticas de atenção as pessoas que necessitam de ajuda. É necessário a criação também de materiais específicos, programas de atenção e programas educacionais, atividades escolares específicas e para tal recursos materiais adequados.Em muitos momentos faz-se necessário processos intermediários de educação escolar tais como:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	sala de recursos
Explicação:
As salas de recursos são parte da implantação de políticas de atenção visando uma política de educação inclusiva. As salas de recursos oferecem atendimento de forma complementar ou suplementar aos estudantes com necessidades especiais assegurando acesso e participação na aprendizagem com materiais didáticos e pedagógicos fornecidos pelas escolas regulares intermediando  o aprendizado para que cada aluno possa aprender segundo suas potencialidades.
	A pessoas portadoras de Síndrome de Down têm grande potencial de desenvolvimento e a inclusão é uma forma de ajudar estas pessoas a superarem suas limitações. Analise as afirmações abaixo no que diz respeito as características da Síndrome de Down:
I- Combinação de diferenças na estrutura corporal
II- Dificuldade com as habilidades cognitivas
III- Dificuldades no desenvolvimento físico
IV- Habilidades cognitivas abaixo da média
V- Convulsões e distúrbios do sono.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	II,III,IV,V
	
	
	I,II,III,IV,V
	
	
	I,II,III,IV
Explicação:
A caracterização da Síndrome de Down possibilita o bom encaminhamento do processo de inclusão. As características que definem a Síndrome de Down são um combinação de diferenças na estrutura corporal, nas habilidades cognitivas que são abaixo da média e dificuldades no desenvolvimento físico. 
As definições sobre o desvio e a deficiência não diferenciavam as características destes dois estados. Atualmente, a deficiência mental é uma categoria especial
porque pode se apresentar de diversas formas.
Acerca desta afirmativa assinale a resposta correta:
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
Explicação:
A categorização da deficiência mental é  entendida seja por uma deficiência ou por um desvio da média de inteligência encontrada na população. Esta categorização classifica exclusivamente os desvios ou deficiências na área do intelecto porque não se apresenta de outra forma senão como desvio intelectual. Não há outras formas de apresentar esta categoria. Portanto, a apresentação de outras formas não diz respeito aos desvios intelectuais . Embora as duas afirmativas sejam verdadeiras, a segunda não é uma justificativa da primeira.
"A essas idéias contrapõe-se o movimento de inclusão, discutido em Salamanca, que tem como meta não deixar nenhum aluno fora do ensino regular, desde o início da escolarização, e propõe que é a escola que deve se adaptar ao aluno. Inclusão implica o compromisso que a escola assume de educar cada criança. Assim, a proposta de inclusão contempla a pedagogia da diversidade, pois todos os alunos deverão estar dentro da escola regular, independentemente de sua origem social, étnica ou lingüistica.. A proposta educacional que envolve a língua de sinais surge como uma abordagem para a educação inclusiva porque permite o desenvolvimento rico e pleno de linguagem propiciando um desenvolvimento integral. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
Explicação:
Como a Declaração de Salamanca tem como meta o compromisso de propiciar uma escola inclusiva cujo ensino deve ser adaptado para cada criança, também as crianças com deficiências auditivas devem ser incluídas no ensino regular . Como a língua de sinais permite a inclusão acadêmica e social da criança com deficiência auditiva esta afirmativa é uma justificativa correta decorrente do compromisso de inclusão estabelecido pela Declaração de Salamanca.
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere às definições quantitativas da deficiência auditiva.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	grau de perda da audição, medido audiométricamente em termos de decibéis.
A resposta refere-se ao grau de perda de audiçao poque também há também a possibilidade de mensurar a  deficiência auditiva quantitativamente. Quando categorizamos a deficiência  auditiva  de forma quantitativa estamos nos referindo a uma perda quantitativa medida em graus de perda auditiva. Esta medida é realizada audiometricamente em decibéis.
	A deficiência visual é perda ou a redução da capacidade visual de ambos os olhos. As crianças com deficiência visual podem conhecer o mundo através de outras sensações, porque mesmo as deficiências sensórias possibilitam outros conhecimentos, outras expectativa de vida e outra visão. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira : as crianças com deficiência sensorial não estão impossibilitadas de  conhecer o mundo através de outras sensações porque as pessoas com deficiências sensoriais  podem se relacionar com mundo   a partir de novas formas de conhecimento  que não só  o sentido da visão. 
Dentre as possíveis causas dos problemas de audição podemos enumerar:
herança genética, doenças infectocontagiosas, doenças infantis.
Explicação:
A deficiência auditiva nas crianças pode ser causada por diversos fatores como fatores genéticos, anomalias físicas e por doença infectocontagiosas, que podem ocorrer durante a gravidez (causa pré-natal) ou doenças infantis (causa pós-natal) como meningite e sarampo.
	Na área da educação, a deficiência visual se divide em dois tipos, a saber:
	
	
	
	
	
	
	
	os portadores de cegueira e os portadores de visão subnormal.
Explicação:
 Há uma gradação de níveis quantitativos que ajudam a orientar as estratégias referentes a inclusão escolar das pessoas que têm deciências visuais. Para definir um critério que oriente as práticas utilizamos uma divisâo entre as pessoas que são portadoras de cegueira e as que são portadoras de visão sub-normal.
Segundo Telford e Sawrey, ¿as definições quantitativas indicam, tipicamente, a deficiência auditiva como o grau de perda de audição, medido audiometricamente em termos de decibéis¿. Para mensurar o grau de surdez, os resultados são submetidos a uma escala logarítmica que mede a intensidade sonora através de um aparelho chamado audiômetro. Marque a opção que não corresponde a uma causa conhecida da surdez.
	
	Processos psicopedagógicos
	
Explicação:
A resposta correta :Os processos psicopedagógicos  não causam deficiências auditivas.  As definições quantitativas indicam, tipicamente, a deficiência auditiva como o graude perda de audição, são medidas do  grau de surdez, os resultados   que mede a intensidade sonora através de um aparelho chamado audiômetro.  É uma mensuração do grau de perda auditiva.
A pessoa com surdez pode recorrer a aparelhos que possam melhorar a audição. Qual a influência da utilização de tais aparelhos por crianças.
Explicação:
 Como há vários níveis de deficiência auditiva o uso de aparelho auditivos em crianças pode ter influência na aquisição e no desenvolvimento da linguagem que propicia o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança favorecendo a inclusão escolar e a comunicação entre os grupos.
	Com relação à vida social do surdo podemos afirmar que:
	
	
	
	
	é essencialmente a mesma do que gozam de boa audição.
A deficiência auditiva é uma deficiência sensorial. A vida social do surdo e da pessoa que tem deficiência auditiva é a mesma dos que não têm estas deficiências. A capacidade de socialização e de inclusão da pessoa surda permite uma inclusão social e afetiva como a das pessoas que possuem uma audição considerada normal.
A Síndrome de Asperger é um dos espectros do Transtorno Geral do Desenvolvimento. Como há diferentes graus de autismo a síndrome de Asperger difere de outros transtornos do desenvolvimento. Os sintomas começam usualmente antes dos dois anos. Considerando o diagnóstico da Síndrome de Asperger é correto afirmar que: I-A pessoa que apresenta a SA tem capacidade normal de inteligência. II- A pessoa que apresenta a SA habilidades especiais em áreas restritas III- A pessoa que apresenta a SA apresenta um pensamento lógico e concreto. IV- A pessoa que apresenta a SA tem dificuldade com os comportamentos sociais V- A pessoa que apresenta a SA apresenta um uso da linguagem pouco comum É correto apenas afirmar que:
	
	I,II,III,IV,V
	
Explicação: RESPOSTA DEVE EVIDENCIAR QUE O ALUNO COMPREENDEU QUE DENTRE O AMPLO ESPECTRO DOS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO HÁ UM GRAU DE AUTISMO EM QUE HÁ UM DISFUNÇÃO EM ÁREAS RESTRITAS DO COMPORTAMENTO SOCIAL, MAS QUE HÁ PRESERVAÇÃO DA COGNIÇÀO E DE HABILIDADES ESPECÍFICAS
Kaplan e Sadock descrevem o transtorno global do desenvolvimento como:
	
	Dificuldade nas interações sociais recíprocas e desenvolvimento anormal da linguagem e repertório comportamental restritivo.
	Nos casos do tratamento do autismo, as intervenções do psicólogo podem mesmo ser iniciadas a partir de sinais de riscos como gestos repetitivos e ausência de interações sociais com o meio ambiente PORQUE este trabalho precoce visa obter melhores resultados clínicos Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A RESPOSTA DEVE EVIDENCIAR A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE CONSIDERANDO OS SINAIS E SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DOS DIFERENTES GRAUS DE AUTISMO PARA ORIENTAR AS ESTRATÉGIAS DO TRATAMENTO.
	Identifique a patologia à qual se referem as características abaixo: Nível grave ou profundo de atraso mental. É uma alteração evolutiva que ocorre sempre após um período de 5 ou 6 meses de desenvolvimento normal no começo da vida. Aparentemente ocorre só em meninas.
	
	
	
	
	
	
	
	Síndrome de Rett
	om relação ao autismo e outras síndrome semelhantes, podemos dizer que em sua história:
	
	
	
	
	
	
	Houve uma grande dificuldade no diagnóstico diferencial
No que diz respeito á história do entendimento do autismo e outras síndromes semelhantes houve um desconhecimento dos diferentes sinais e sintomas que pudessem permitir a caracterização de síndromes específicas e que dificultava o diagnóstico diferencial e o estabelecimentos de cada síndrome segundo especificidade de seus sinais e sintomas.
Nos séculos XVIII e XIX muitos diagnósticos de autismo foram realizados de forma errônea. Entre os mais frequentes tínhamos:
	
	Paralisia cerebral e deficiência auditiva
Em 2012, surge a Lei 12764 que fala sobre o transtorno do espectro do autismo:
	
	TEA é considerada deficiente para todos os efeitos legais
O Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por graus de desligamento social, transtornos de linguagem e movimentos estereotipados. Este transtorno foi,em 2012, considerado uma condição que engloba a criança autista na categoria de deficiente para todos os efeitos legais através da leu 12764.
Os comportamentos motores estereotipados surgem muitas vezes em bebes e são bem evidentes em crianças muito pequenas com movimentos repetitivos com grandes prejuízos na área cognitiva e social e há também formas de autismo nas quais os sujeitos têm desempenhos bastante significativos e desenvolvem habilidades e aprendizado muito diferenciado PORQUE os transtornos do desenvolvimento se apresentam com um amplo espectro de diferentes graus de autismo. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
Quando o profissional resgata as habilidades do paciente, promove o conhecimento das atividades de vida diária e trabalha a coordenação motora, estamos nos referindo a:
	
	
	terapeuta ocupacional
	É importante ressaltar que a profissão do/a Psicólogo/a apresenta muitos desafios profissionais e pessoais frente às Pessoas com Necessidades Especiais. Na prática dos atendimentos às Pessoas com Necessidades Especiais, o/a Psicólogo/a tem como função possibilitar mudanças na qualidade de vida de seus clientes PORQUE a potencialidade da Psicologia está em reconhecer o sujeito em sua história de superação e estimular a autonomia e a expressão dos desejos das pessoas com necessidades especiais.
	
	
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	Diminuir ou eliminar os distúrbios de desenvolvimento nas áreas cognitivas, visual, auditiva ou motora.Essa afirmação diz respeito a atuação do psicólogo em qual(is) nível(is) de atenção:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Terciário
	Leia atentamente os ítens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do atendimento multidisciplinar para pessoas com necessidades especiais:
	
	
	
	Cabe ao psicólogo a proposta inicial de atendimento multidisciplinar.
O atendimento da pessoa com necessidades especiais é realizado por vários profissionais por isto os discursos destes profissionais precisam ser integrados visando a saúde global destas pessoas. A interdisciplinaridade é a abordagem que permite:
	
	
	Uma visão holística do sujeito em sua totalidade
	
Explicação:
A Interdisciplinaridade é uma abordagem que busca atender o sujeito de forma holística, na sua totalidade porque a Interdisciplinaridade visa a integração do saber, das práticas e das ações das várias disciplinas no atendimento integral e a saúde global da pessoa com necessidades especiais.
	Nenhum tipo de intervenção será possível antes de ser realizada uma avaliação criteriosa. O psicodiagnóstico é atribuição legal do profissional psicólogo e é uma ferramenta que norteará o tipo de procedimento que melhor atenderá à saúde do paciente. Em quais situações o paciente precisará ser avaliado por uma equipe multidisciplinar de acordo com a metodologia atual de saúde vigente em nosso país?
	
	
	
	em todos os casos.
No trabalho interdisciplinar a integração de várias disciplinas que visam trabalhar com a saúde da pessoa com deficiência é uma das funções do psicólogo
porque seu trabalho visa não só as questões existenciais e humanas dos deficientes, mas também o sofrimento psíquico advindo das questões referentes á sua própria deficiência.
Acerca desta afirmativa assinale a resposta correta
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
	
	
	
	A interdisciplinaridade é uma abordagemque permite um atendimento holístico e integral, pois visa a integração de vários campos de saber que trabalham em conjunto para atender a pessoa com deficiência. Assim esta primeira afirmativa é verdadeira. A segunda afirmativa de que a pessoa com deficiência deve ser sempre atendida em sua totalidade é uma prática que deve ser exercida mesmo quando a abordagem do tratamento da pessoa com deficiência não seja Interdisciplinar. Portanto. as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira afirmativa.
	A respeito do trabalho multidisciplinar em saúde, é correto afirmar que fazem parte diversos profissionais, exceto:
	
	
	
	Enfermeiro.
	
	
	Assistente social .
	
	
	Advogado.
	
	
	Ortodontista.
	
	
	Pedagogo
	As cotas para sujeitos com necessidades especiais foi regulamentada pela Lei 8.213 de 24/07/1991. A partir de então as empresas precisam assumir sua responsabilidade para o desenvolvimento social. Os itens abaixo apontam ganhos decorrentes desse processo inclusivo, EXCETO:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fornecer direitos e deveres iguais para os sujeitos com necessidades especiais.
	O Binômio deficiência e sociedade encontram ao longo dos anos muitas dificuldades nesta relação:
	
	
	
	Desde os tempos remotos a sociedade exclui o deficiente
	
	A deficiência de um filho coloca os pais frente a uma série de emoções, pois frustra as expectativas parentais.
	
	A família busca entender a dinâmica visto que as consequências interferem na vida, na posição social e relacionamentos
Antes de tudo o psicólogo que trabalha com PCD deve acreditar:
	
	Nas possibilidades de mudança da PCD
O psicólogo possui importantes funções no apoio ao sujeito com necessidades especiais e em seguida estão listadas algumas dessas atribuições. Assinale a alternativa correta:
	
	É papel do psicólogo acolher e orientar a família da pessoa com necessidades especiais e orientá-los
O diagnóstico de uma criança com deficiência é visto como momento de crise e luto:
	
	
	Ocorre um desequilíbrio entre o ajustamento necessário e os recursos disponíveis
	O início de mudanças para o deficiente segundo Emílio Figueira é um princípio que se inicia:
	
	
	
	Quando se enfrenta a deficiência, aceita-a e se destitui de uma auto piedade
A família constitui a unidade básica de saúde ou doença:
	
	
	O bebê sonhado contém impressões e desejos dos pais
	
	 
	
	
	1.
	João é paciente da reabilitação infantil. Não anda, é muito secretivo, saliva bastante. Apresenta dificuldades nas áreas da motricidade fina e grossa. Por ser PCD necessita de um trabalho que vise acompanhar os aspectos emocionais e motores por um psicólogo a saber:
	
	
	
	Psiquiatria
	
	
	Psicomotricidade
	
	
	Psicopedagogia
	
	
	Acupuntura
	
	
	Fisioterapia
	
	
	
	 
	
	
	2.
	A sociedade Brasileira de Psicomotricidade em 1984 definiu a psicomotricidade como :
	
	
	
	¿ É uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento¿.
	
	
	¿ É uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através da história da família¿.
	
	
	¿ É uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do cognitivo da criança¿.
	
	
	¿ É uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através dos traumas do parto¿.
	
	
	¿ É uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através processo de aprendizagem¿.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	3.
	Melanie Klein, ao atender crianças em psicanálise, percebe :
	
	
	
	Que os brinquedos que ora trouxe para o espaço terapêutico, permitia a compreensão da personalidade, porém não compreendia e nem os limites.
	
	
	Que os brinquedos que ora trouxe para o espaço terapêutico, permitia a compreensão dos limites, dos conflitos porém não entendia a personalidade
	
	
	Que os brinquedos que ora trouxe para o espaço terapêutico, permitia a compreensão dos limites, porém não atuava com os conflitos da criança.
	
	
	Que os brinquedos que ora trouxe para o espaço terapêutico, permitia a compreensão dos limites, dos conflitos e os meandros da personalidade.
	
	
	Que os brinquedos que ora trouxe para o espaço terapêutico, não permitia a compreensão dos limites, dos conflitos e os meandros da personalidade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	4.
	A brincadeira é extremamente importante no processo de comunicação da criança, assim falamos que o trabalho a ser realizado deve ser:
	
	
	
	Através da dança
	
	
	Através da ludoterapia
	
	
	Através da psicocultura
	
	
	Através da terapia do grito
	
	
	Através da musculatura
	
	
	
	 
	
	
	5.
	A psicopedagogia é um discurso que o psicólogo pode usar para enfocar suas ações psicoterapêuticas no sentido de facilitar o desenvolvimento do deficiente. No que o uso deste discurso pelo psicólogo pode ajudar a ação do psicólogo?
	
	
	
	Na promoção de pesquisas científicas para analisar as deficiências
	
	
	Na promoção da aprendizagem na inclusão escolar e social
	
	
	Na promoção da mediação de conflitos nos relacionamentos familiares
	
	
	Na promoção de ações para eliminar as dificuldades escolares
	
	
	Na promoção da avaliação de novas possibilidades de mudança
	
Explicação:
A Psicodedagogia é uma prática que visa a promoção da aprendizagem tanto na inclusão escolar quanto na inclusão social. O psicólogo pode usar este recurso para facilitar o desenvolvimento  e o desempenho escolar e pedagógico da pessoa com necessidade especial no processo de inclusão.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	6.
	A Psicopedagogia é uma prática dinâmica que é exercida pelo psicólogo PORQUE a psicopedagogia acolhe o desempenho possível num determinado momento da aprendizagem e tem função de adaptação. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa .
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
Explicação:
O Psicólogo deve ter uma prática dinâmica buscando a integração com a Psicopedagogia em uma abordagem Interdisciplinar. A Psicopedagogia pode auxiliar a prática do psicólogo no atendimento das pessoas com necessidades especiais porque assim como a psicopedagogia o processo de inclusão preconiza a adaptação do processo de aprendizagem para cada pessoa segundo seu potencial de desempenho. Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras porque uma prática dinâmica e integrada se justifica pelo exercício da Psicopedagogia pelo psicólogo.
	
	
	
	 
	
	
	7.
	Especialidade e prática que cuida do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola e a sociedade .
	
	
	
	Entrevistador de anamneses
	
	
	Testes projetivos
	
	
	Psicopedagogia
	
	
	Hora de jogo diagnóstica
	
	
	Ludoterapia
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
	
	
	8.
	Melanie Klein, psicanalista da Escola Inglesa nos apresenta em sua obra uma possibilidade interessante para a inclusão de crianças no set analítico. Assinale o ítem abaixo que bem representa a concepção de Klein para o atendimento infantil:Através da brincadeira a criança pode expressar catarticamente seus conflitos e cabe ao analista apenas acolher.
	
	
	A criança expressa suas fantasias, desejos e experiências reais numa forma simbólica.
	
	
	A criança se expressa mas é impossível compreender pois a linguagem é inacessível ao analista
	
	
	O Eu infantil determina o que quer expressar e só o faz diretamente quando a transferencia se estabelece no set.
	
	
	O discurso infantil pode ser analisado do mesmo modo que o discurso de um adulto a partir do brincar
_1618819156.unknown
_1618819190.unknown
_1618821261.unknown
_1618821277.unknown
_1618821285.unknown
_1618821289.unknown
_1618821291.unknown
_1618821292.unknown
_1618821290.unknown
_1618821287.unknown
_1618821288.unknown
_1618821286.unknown
_1618821281.unknown
_1618821283.unknown
_1618821284.unknown
_1618821282.unknown
_1618821279.unknown
_1618821280.unknown
_1618821278.unknown
_1618821269.unknown
_1618821273.unknown
_1618821275.unknown
_1618821276.unknown
_1618821274.unknown
_1618821271.unknown
_1618821272.unknown
_1618821270.unknown
_1618821265.unknown
_1618821267.unknown
_1618821268.unknown
_1618821266.unknown
_1618821263.unknown
_1618821264.unknown
_1618821262.unknown
_1618820435.unknown
_1618820841.unknown
_1618821257.unknown
_1618821259.unknown
_1618821260.unknown
_1618821258.unknown
_1618820896.unknown
_1618821255.unknown
_1618821256.unknown
_1618821253.unknown
_1618821254.unknown
_1618820932.unknown
_1618820873.unknown
_1618820685.unknown
_1618820754.unknown
_1618820799.unknown
_1618820710.unknown
_1618820552.unknown
_1618820553.unknown
_1618820549.unknown
_1618820551.unknown
_1618820548.unknown
_1618820104.unknown
_1618820268.unknown
_1618820367.unknown
_1618820388.unknown
_1618820326.unknown
_1618820207.unknown
_1618820232.unknown
_1618820157.unknown
_1618819263.unknown
_1618819339.unknown
_1618820066.unknown
_1618819315.unknown
_1618819197.unknown
_1618819242.unknown
_1618819191.unknown
_1618819173.unknown
_1618819182.unknown
_1618819186.unknown
_1618819188.unknown
_1618819189.unknown
_1618819187.unknown
_1618819184.unknown
_1618819185.unknown
_1618819183.unknown
_1618819178.unknown
_1618819180.unknown
_1618819181.unknown
_1618819179.unknown
_1618819175.unknown
_1618819177.unknown
_1618819174.unknown
_1618819165.unknown
_1618819169.unknown
_1618819171.unknown
_1618819172.unknown
_1618819170.unknown
_1618819167.unknown
_1618819168.unknown
_1618819166.unknown
_1618819161.unknown
_1618819163.unknown
_1618819164.unknown
_1618819162.unknown
_1618819159.unknown
_1618819160.unknown
_1618819157.unknown
_1618819139.unknown
_1618819148.unknown
_1618819152.unknown
_1618819154.unknown
_1618819155.unknown
_1618819153.unknown
_1618819150.unknown
_1618819151.unknown
_1618819149.unknown
_1618819144.unknown
_1618819146.unknown
_1618819147.unknown
_1618819145.unknown
_1618819142.unknown
_1618819143.unknown
_1618819141.unknown
_1618819131.unknown
_1618819135.unknown
_1618819137.unknown
_1618819138.unknown
_1618819136.unknown
_1618819133.unknown
_1618819134.unknown
_1618819132.unknown
_1618819127.unknown
_1618819129.unknown
_1618819130.unknown
_1618819128.unknown
_1618819125.unknown
_1618819126.unknown
_1618819124.unknown

Continue navegando