Logo Passei Direto
Buscar

Questionário 1 e 2 gestão em saúde

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A atuação do(a) enfermeiro(a) é cercada por questões legais e éticas, pois trata-se de uma profissão normatizada por um compêndio de regulamentos que determinam a atuação do profissional de enfermagem: o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais resoluções do COFEn (Conselho Federal de Enfermagem) e COREn (Conselho Regional de Enfermagem).
Nesse sentido, como é conhecido o título concedido ao profissional de enfermagem responsável pela organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem de um serviço de saúde, em acordo com o artigo 4 da Resolução COFEN 509/2016?
a. Enfermeiro Responsável Técnico.
b. Enfermeiro Supervisor do COREn.
c. Gerente de Enfermagem Geral.
d. Gerente Técnico de Enfermagem.
e. Enfermeiro Coordenador Técnico.

Desde a consolidação da enfermagem como profissão a partir da atuação de Florence Nightingale na Guerra da Criméia, o trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) passou e vem passando por intensas modificações, recebendo influências da expansão acelerada do capitalismo. Sendo assim, o que se tem hoje é uma nova realidade.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmacoes abaixo: Estão corretas somente as afirmações:
I – Com a incorporação das teorias neoliberais, a rápida globalização e a perspectiva da saúde como produto mercadológico, busca-se, cada vez mais, um perfil profissional polivalente e multifuncional.
II – Percebemos que tais mudanças contribuíram para a flexibilização das relações de trabalho e, por consequência, geraram salários mais precários, a ampliação das terceirizações e a redução dos custos na assistência à saúde.
III – O perfil dos clientes na área da saúde ao longo dos anos é o mesmo, o que significa dizer que os prestadores de serviços públicos foram obrigados a melhorar a qualidade da assistência à saúde para conseguir mais clientes.
IV – Há alguns anos, podemos perceber que os enfermeiros têm deixado de exercer atividades relacionadas às funções gerenciais, pois estas passaram a ser exercidas por outros profissionais, como o farmacêutico e o psicólogo.
a. II e III.
b. II e IV.
c. I, III, III e IV.
d. I e III.
e. I e II.

A gestão em saúde engloba todas as atividades de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação da assistência à saúde.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmações abaixo e indique V para as verdadeiras e F para as falsas: Assinale a sequência correta indicada acima:
( ) A gestão em saúde é uma atividade que se relaciona exclusivamente ao setor privado, ou seja, hospitais e planos de saúde particulares.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas do gerente de enfermagem.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas da área hospitalar.
( ) As atividades gerenciais são funções inerentes ao trabalho da(o) enfermeira(o), seja em serviços de saúde públicos ou privados, ambulatoriais ou hospitalares.
a. F – F – V – F.
b. V – V – V – F.
c. F – V – V – F.
d. F – V – F – F.
e. F – F – F – V.

O trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) deve ser desenvolvido em qualquer função ou cargo que ocupe, salvas as devidas proporções e seja qual for o tipo de instituição onde exerça sua profissão, pública ou privada, hospitalar ou não.
Com relação ao tema, leia e analise as afirmações abaixo: De acordo com as afirmativas descritas no texto base, está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):
I – Em termos gerenciais, o objeto de trabalho de um(a) enfermeiro(a) pode ser categorizado em dois: a organização do trabalho e a gestão financeira da instituição.
II – Existem dois modelos principais para a gerência no processo de trabalho de enfermagem: o modelo racional e o modelo histórico-social.
III – A crítica postulada ao modelo racional de gestão do trabalho de enfermagem reside no fato que esse modelo concebe o trabalho de forma fragmentada, estável e previsível.
a. I e III.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I.
e. II e III.

Nem sempre o cuidado em saúde foi prestado pela equipe de enfermagem como conhecemos hoje em dia. Na antiguidade, o cuidado era prestado por sacerdotes ou feiticeiras, pois a doença era considerada um castigo de Deus. Mais tarde, o cuidado passou a ser prestado por irmãs de caridade como devoção ou por prostitutas, como punição por seus atos. Somente no XIX surge a enfermagem como profissão assalariada e com um corpo de conhecimento específico.
Qual demarcação histórica faz referência à divisão técnica e social no processo de trabalho de enfermagem que existe até hoje?
a. O surgimento da enfermagem moderna com a divisão de atribuições entre dois grupos distintos de profissionais: lady nurse e nurse.
b. A adoção do taylorismo como modelo de gestão das indústrias no final do século XIX, quando houve maior foco na produtividade por meio do controle do tempo e da produção.
c. A sistematização da assistência à saúde com foco na atenção biopsicossocial, pautada em observações empíricas.
d. A consolidação da enfermagem entre as profissões da saúde após a Segunda Guerra Mundial.
e. A globalização da economia e a adoção de recursos tecnológicos pela saúde na era contemporânea, que fizeram surgir a demanda por um novo perfil de profissionais.

O trabalho em saúde é diferente, por exemplo, do processo de trabalho de um pecuarista ou de um operador de máquinas. Nesse sentido, as atividades laborais de um(a) enfermeiro(a) apresentam características diferentes das atividades exercidas por um controlador de estoques de uma empresa de distribuição de alimentos.
Assinale a alternativa que explica corretamente um porquê destas diferenças:
a. O intuito da transformação do trabalho em saúde é atender às expectativas econômicas e políticas do Estado.
b. A assistência à saúde é um produto que pode ser produzido em larga escala.
c. O trabalho em enfermagem se insere no setor primário da economia, diferentemente do pecuarista e do controlador de estoques.
d. Os profissionais de enfermagem utilizam saberes técnico-científicos, instrumentos e métodos de outras áreas do conhecimento, portanto, sem especificidade.
e. O trabalho em enfermagem depende das concepções de saúde e doença da sociedade onde se insere.

O Planejamento Normativo ou Tradicional surgiu a partir do intuito de países latino-americanos repensarem os recursos destinados à área da saúde para garantir tanto o crescimento econômico, quanto a promoção do bem-estar social da população. Este método de planejamento foi criado na década de 1960 pelo Centro de Estudos del Desarrollo (CENDES) por encomenda da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Quais são as principais críticas a esse método?
a. O entendimento que o método faz de um cenário instável, no qual todas as variáveis são previsíveis, portanto, há participação social desde a concepção até a execução do planejamento.
b. O entendimento que o método faz de um cenário de trabalho instável e mutável e a participação da sociedade desde a concepção até a execução.
c. O uso indiscriminado de recursos tecnológicos, o que afasta e exclui profissionais que não têm formação nessa área.
d. A percepção de que há mudanças contínuas nas concepções de saúde e doença e que o trabalho em saúde é uma prestação de serviço.
e. A existência de uma figura centralizadora, a suposição de controle sobre de todas as variáveis e um cenário estável.

Um Sistema de Informação é um conjunto de métodos organizados que prove informações de suporte às organizações, processando os dados e apresentando-os aos responsáveis pela sua interpretação, no caso, os gestores. Estas informações, por conseguinte, irão respaldar a tomada de decisões e a otimização de resultados.
A respeito dos benefícios da implantação de sistemas de informação no setor saúde, assinale a alternativa correta:
a. Elaborar ações que assegurem a redução no número de atendimentos.
b. Reduzir o número de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
c. Fiscalizar o desempenho profissional do trabalhador a partir de rastreamentos.
d. Possibilitar a troca de informações entre instituições, o que possibilita a redução de investimentos com educação continuada.
e. Ampliar a conectividade em toda a organização.

No Planejamento Estratégico Situacional (PES), os problemas devem ser identificados com clareza e objetividade, assim como deve ser estabelecida uma listagem com as principais causas para a ocorrência, manutenção ou ampliação daqueles problemas.
Sobre o PES, leia as afirmações abaixo: De acordo com o texto base, estão corretas somente as afirmações:
I. O Fluxograma Situacional é um quadro que contém apenas quatro quadrantes.
II. No Fluxograma Situacional devem ser indicados os nós explicativos, ou seja, as causas levantadas para o problema.
III. Os nós explicativos deverão ser classificados entre governo, desgoverno ou “fora do time”.
IV. Os nós explicativos também devem ser categorizados entre regras, acumulações ou fluxos.
a. I e IV.
b. I, II e IV.
c. II e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II e III.

Atualmente, observamos que os clientes dos serviços de saúde estão cada vez mais exigentes, em busca de serviços resolutivos, rápidos, seguros e com preços acessíveis. Logo, é imprescindível que sejam pensados meios de avaliar a assistência à saúde prestada para mensurar se os objetivos propostos pela instituição foram alcançados. Para tanto, podemos utilizar algumas ferramentas durante o processo de avaliação de um serviço de saúde.
Sobre o tema discutido no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de algumas destas ferramentas:
a. Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Donabedian; e Ciclo de Causa de Efeito.
b. Folha/lista de verificação; Rastreio de Incidentes; e Diagrama de Avedis Donabedian.
c. Diagrama de Pareto; Ciclo PDCA; e Cronograma de Pesquisa.
d. Brainstorming; 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke); e Ciclo PDCA.
e. Ciclo PDCA; Rastreio de Incidentes; e Folha de Intervenções.

A acreditação hospitalar é um método de avaliação periódica das organizações de saúde que pretende identificar a existência de padrões definidos para a estrutura, para os processos e para os resultados destes serviços e desenvolver uma cultura de qualidade nestas organizações (OLIVEIRA; MATSUDA, 2016).
Sobre o tema acreditação hospitalar, leia e analise as afirmações abaixo e assinale verdadeira (V) ou falsa (F): Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta indicada entre parênteses:
( ) A avaliação da qualidade da assistência à saúde por meio da acreditação é obrigatória para todas as organizações de saúde brasileiras de médio e grande porte.
( ) Não há requisitos básicos para que uma instituição inicie um processo de acreditação hospitalar, basta apenas que os responsáveis contatem diretamente uma das organizações acreditadoras, como por exemplo, a ONA.
( ) Em geral, os processos de acreditação são compostos por três etapas: Diagnóstico Organizacional; Certificação; e Manutenção da Certificação.
( ) Após a certificação, a instituição não pode mais perder o selo de qualidade, uma vez que este é homologado junto ao ministério da saúde.
a. V – F – V – F.
b. F – F – F – V.
c. F – V – V – F.
d. F – F – V – F.
e. F – V – F – V.

Na avaliação dos serviços de saúde, é importante monitorar a qualidade a partir da construção de indicadores.
Sobre esse tema, leia e analise o trecho abaixo: Indicadores são unidades de medida ________________ que podem ser utilizadas como direção para monitorar e avaliar a qualidade assistencial e/ou gerencial. Ou seja, indicadores de saúde são medidas que buscam sintetizar características variadas acerca do _____________________ de uma determinada população. Entre os principais indicadores de qualidade hospitalar, temos: Taxa bruta de _______________; Taxa de cesáreas; Taxa de cirurgias desnecessárias; Taxa de complicações ou intercorrências; Taxa de mortalidade geral hospitalar, Taxa de mortalidade institucional; Taxa de mortalidade materna hospitalar; Taxa de mortalidade operatória; entre outros (BITTAR, 2001). Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas acima:
a. Ergonômica; nível econômico; cirurgias plásticas.
b. Métrica; nível socioeconômico; infecções.
c. Qualitativa; estado de saúde; pagamentos.
d. Quantitativa; estado de saúde; infecções.
e. Quantitativa; nível de escolaridade; cirurgias plásticas.

Quando nos referimos à qualidade em saúde, não podemos nos limitar a pensar a assistência à saúde a partir de um resultado final subjetivo, pois é fundamental avaliar como são alcançados os objetivos propostos pela instituição.
Com base no assunto, leia e analise o trecho abaixo: _________________ é realizar um julgamento sobre aquele aspecto avaliado com base em parâmetros e critérios bem estabelecidos e expor um __________________ (exemplo: péssimo, regular, bom, muito bom, excelente). Ao mesmo tempo, __________________ compreende uma estratégia técnico-administrativa importante para embasar o processo decisório, tornando-o racional e efetivo (TANAKA; MELO, 2001). Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas corretamente:
a. Pesquisar; conceito; planejar.
b. Avaliar; desejo; auditoria.
c. Decidir; valor; auditoria.
d. Planejar; conceito; gerir.
e. Avaliar; valor; avaliar.

Não se trata de omitir a responsabilidade de quem cuida em oferecer cuidado humanizado e ético, mas, de refletir sobre até que ponto um cenário profissional vulnerável a riscos, sejam psicossociais e/ou físicos, favorece a promoção e uma ambiência compatível com a humanização que se quer e que é de direito do usuário; acredita-se na interdependência entre o ambiente de trabalho instituído e o processo de humanização das práticas.
O trecho acima foi retirado de um artigo de reflexão e expressa a ponderação da autora sobre um dos desafios a serem vencido no campo de trabalho da enfermagem. À respeito do processo de trabalho em saúde, leia e analise as afirmativas abaixo e julgue-as V (verdadeiras) ou F (falsas):
( ) O processo de trabalho em saúde deve se desenvolver a partir da coparticipação dos diferentes profissionais da saúde (nutricionistas, farmacêuticos, médicos, psicólogos, etc.).
( ) O objeto de trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde é a doença em si, com foco para suas particularidades e especificidades.
( ) É correto afirmar que a assistência à saúde é uma prestação de serviço, logo, as atividades que envolvem os cuidados aos pacientes fazem parte do setor terciário da economia.
( ) Ao longo da história humana, observa-se que o conceito de saúde e doença sofreu diversas modificações, no entanto, isso não traz impacto para o processo de trabalho em saúde, uma vez que o conhecimento com o qual os profissionais de saúde trabalham é estável e imutável.
a. F – V – V – F.
b. V – V – V – V.
c. V – F – V – F.
d. V – V – F – F.
e. F – F – V – F.

Ressalta-se a importância da participação efetiva de profissionais da área de Enfermagem na construção de um sistema de informação, em todas as etapas do seu desenvolvimento.
O texto acima é parte das considerações finais dos autores a respeito de um estudo sobre a implementação de um Sistema de Informação. Com relação a esse tema, leia e analise as afirmacoes abaixo:
I. Apesar de apresentarem definições diferentes, dado e informação têm o mesmo sentido quando nos referimos aos Sistemas de Informação.
II. O advento dos computadores e a maior ampliação de acesso à internet foram essenciais para os profissionais de enfermagem, pois, só a partir de então, estes profissionais começaram a adotar estratégias para recuperar, armazenar e transferir dados de pacientes.
III. A adoção e o correto gerenciamento de um Sistema de Informação possibilitam, entre outros benefícios, o compartilhamento instantâneo das informações a partir do momento em que são geradas.
IV. A adoção de um Sistema de Informação que diminui as redundâncias no preenchimento de dados de clientes/pacientes otimiza o trabalho dos profissionais de enfermagem, uma vez que abrevia o tempo que o profissional dispende preenchendo planilhas, formulários, relatórios, etc.
a. I, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.
d. III e IV.
e. I e III.

Em termos de qualidade, sabemos que, além da efetividade, as ações devem ser eficientes, ou seja, devem produzir resultados a um custo aceitável.
Donabedian postulou os sete pilares da qualidade. Com base no texto, responda: Quais são estes sete pilares?
a. Eficácia, Efetividade, Regulação, Acessibilidade, Legalidade, Otimização e Sociabilidade.
b. Eficácia, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Resultados e Facilidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A atuação do(a) enfermeiro(a) é cercada por questões legais e éticas, pois trata-se de uma profissão normatizada por um compêndio de regulamentos que determinam a atuação do profissional de enfermagem: o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais resoluções do COFEn (Conselho Federal de Enfermagem) e COREn (Conselho Regional de Enfermagem).
Nesse sentido, como é conhecido o título concedido ao profissional de enfermagem responsável pela organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem de um serviço de saúde, em acordo com o artigo 4 da Resolução COFEN 509/2016?
a. Enfermeiro Responsável Técnico.
b. Enfermeiro Supervisor do COREn.
c. Gerente de Enfermagem Geral.
d. Gerente Técnico de Enfermagem.
e. Enfermeiro Coordenador Técnico.

Desde a consolidação da enfermagem como profissão a partir da atuação de Florence Nightingale na Guerra da Criméia, o trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) passou e vem passando por intensas modificações, recebendo influências da expansão acelerada do capitalismo. Sendo assim, o que se tem hoje é uma nova realidade.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmacoes abaixo: Estão corretas somente as afirmações:
I – Com a incorporação das teorias neoliberais, a rápida globalização e a perspectiva da saúde como produto mercadológico, busca-se, cada vez mais, um perfil profissional polivalente e multifuncional.
II – Percebemos que tais mudanças contribuíram para a flexibilização das relações de trabalho e, por consequência, geraram salários mais precários, a ampliação das terceirizações e a redução dos custos na assistência à saúde.
III – O perfil dos clientes na área da saúde ao longo dos anos é o mesmo, o que significa dizer que os prestadores de serviços públicos foram obrigados a melhorar a qualidade da assistência à saúde para conseguir mais clientes.
IV – Há alguns anos, podemos perceber que os enfermeiros têm deixado de exercer atividades relacionadas às funções gerenciais, pois estas passaram a ser exercidas por outros profissionais, como o farmacêutico e o psicólogo.
a. II e III.
b. II e IV.
c. I, III, III e IV.
d. I e III.
e. I e II.

A gestão em saúde engloba todas as atividades de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação da assistência à saúde.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmações abaixo e indique V para as verdadeiras e F para as falsas: Assinale a sequência correta indicada acima:
( ) A gestão em saúde é uma atividade que se relaciona exclusivamente ao setor privado, ou seja, hospitais e planos de saúde particulares.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas do gerente de enfermagem.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas da área hospitalar.
( ) As atividades gerenciais são funções inerentes ao trabalho da(o) enfermeira(o), seja em serviços de saúde públicos ou privados, ambulatoriais ou hospitalares.
a. F – F – V – F.
b. V – V – V – F.
c. F – V – V – F.
d. F – V – F – F.
e. F – F – F – V.

O trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) deve ser desenvolvido em qualquer função ou cargo que ocupe, salvas as devidas proporções e seja qual for o tipo de instituição onde exerça sua profissão, pública ou privada, hospitalar ou não.
Com relação ao tema, leia e analise as afirmações abaixo: De acordo com as afirmativas descritas no texto base, está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):
I – Em termos gerenciais, o objeto de trabalho de um(a) enfermeiro(a) pode ser categorizado em dois: a organização do trabalho e a gestão financeira da instituição.
II – Existem dois modelos principais para a gerência no processo de trabalho de enfermagem: o modelo racional e o modelo histórico-social.
III – A crítica postulada ao modelo racional de gestão do trabalho de enfermagem reside no fato que esse modelo concebe o trabalho de forma fragmentada, estável e previsível.
a. I e III.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I.
e. II e III.

Nem sempre o cuidado em saúde foi prestado pela equipe de enfermagem como conhecemos hoje em dia. Na antiguidade, o cuidado era prestado por sacerdotes ou feiticeiras, pois a doença era considerada um castigo de Deus. Mais tarde, o cuidado passou a ser prestado por irmãs de caridade como devoção ou por prostitutas, como punição por seus atos. Somente no XIX surge a enfermagem como profissão assalariada e com um corpo de conhecimento específico.
Qual demarcação histórica faz referência à divisão técnica e social no processo de trabalho de enfermagem que existe até hoje?
a. O surgimento da enfermagem moderna com a divisão de atribuições entre dois grupos distintos de profissionais: lady nurse e nurse.
b. A adoção do taylorismo como modelo de gestão das indústrias no final do século XIX, quando houve maior foco na produtividade por meio do controle do tempo e da produção.
c. A sistematização da assistência à saúde com foco na atenção biopsicossocial, pautada em observações empíricas.
d. A consolidação da enfermagem entre as profissões da saúde após a Segunda Guerra Mundial.
e. A globalização da economia e a adoção de recursos tecnológicos pela saúde na era contemporânea, que fizeram surgir a demanda por um novo perfil de profissionais.

O trabalho em saúde é diferente, por exemplo, do processo de trabalho de um pecuarista ou de um operador de máquinas. Nesse sentido, as atividades laborais de um(a) enfermeiro(a) apresentam características diferentes das atividades exercidas por um controlador de estoques de uma empresa de distribuição de alimentos.
Assinale a alternativa que explica corretamente um porquê destas diferenças:
a. O intuito da transformação do trabalho em saúde é atender às expectativas econômicas e políticas do Estado.
b. A assistência à saúde é um produto que pode ser produzido em larga escala.
c. O trabalho em enfermagem se insere no setor primário da economia, diferentemente do pecuarista e do controlador de estoques.
d. Os profissionais de enfermagem utilizam saberes técnico-científicos, instrumentos e métodos de outras áreas do conhecimento, portanto, sem especificidade.
e. O trabalho em enfermagem depende das concepções de saúde e doença da sociedade onde se insere.

O Planejamento Normativo ou Tradicional surgiu a partir do intuito de países latino-americanos repensarem os recursos destinados à área da saúde para garantir tanto o crescimento econômico, quanto a promoção do bem-estar social da população. Este método de planejamento foi criado na década de 1960 pelo Centro de Estudos del Desarrollo (CENDES) por encomenda da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Quais são as principais críticas a esse método?
a. O entendimento que o método faz de um cenário instável, no qual todas as variáveis são previsíveis, portanto, há participação social desde a concepção até a execução do planejamento.
b. O entendimento que o método faz de um cenário de trabalho instável e mutável e a participação da sociedade desde a concepção até a execução.
c. O uso indiscriminado de recursos tecnológicos, o que afasta e exclui profissionais que não têm formação nessa área.
d. A percepção de que há mudanças contínuas nas concepções de saúde e doença e que o trabalho em saúde é uma prestação de serviço.
e. A existência de uma figura centralizadora, a suposição de controle sobre de todas as variáveis e um cenário estável.

Um Sistema de Informação é um conjunto de métodos organizados que prove informações de suporte às organizações, processando os dados e apresentando-os aos responsáveis pela sua interpretação, no caso, os gestores. Estas informações, por conseguinte, irão respaldar a tomada de decisões e a otimização de resultados.
A respeito dos benefícios da implantação de sistemas de informação no setor saúde, assinale a alternativa correta:
a. Elaborar ações que assegurem a redução no número de atendimentos.
b. Reduzir o número de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
c. Fiscalizar o desempenho profissional do trabalhador a partir de rastreamentos.
d. Possibilitar a troca de informações entre instituições, o que possibilita a redução de investimentos com educação continuada.
e. Ampliar a conectividade em toda a organização.

No Planejamento Estratégico Situacional (PES), os problemas devem ser identificados com clareza e objetividade, assim como deve ser estabelecida uma listagem com as principais causas para a ocorrência, manutenção ou ampliação daqueles problemas.
Sobre o PES, leia as afirmações abaixo: De acordo com o texto base, estão corretas somente as afirmações:
I. O Fluxograma Situacional é um quadro que contém apenas quatro quadrantes.
II. No Fluxograma Situacional devem ser indicados os nós explicativos, ou seja, as causas levantadas para o problema.
III. Os nós explicativos deverão ser classificados entre governo, desgoverno ou “fora do time”.
IV. Os nós explicativos também devem ser categorizados entre regras, acumulações ou fluxos.
a. I e IV.
b. I, II e IV.
c. II e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II e III.

Atualmente, observamos que os clientes dos serviços de saúde estão cada vez mais exigentes, em busca de serviços resolutivos, rápidos, seguros e com preços acessíveis. Logo, é imprescindível que sejam pensados meios de avaliar a assistência à saúde prestada para mensurar se os objetivos propostos pela instituição foram alcançados. Para tanto, podemos utilizar algumas ferramentas durante o processo de avaliação de um serviço de saúde.
Sobre o tema discutido no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de algumas destas ferramentas:
a. Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Donabedian; e Ciclo de Causa de Efeito.
b. Folha/lista de verificação; Rastreio de Incidentes; e Diagrama de Avedis Donabedian.
c. Diagrama de Pareto; Ciclo PDCA; e Cronograma de Pesquisa.
d. Brainstorming; 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke); e Ciclo PDCA.
e. Ciclo PDCA; Rastreio de Incidentes; e Folha de Intervenções.

A acreditação hospitalar é um método de avaliação periódica das organizações de saúde que pretende identificar a existência de padrões definidos para a estrutura, para os processos e para os resultados destes serviços e desenvolver uma cultura de qualidade nestas organizações (OLIVEIRA; MATSUDA, 2016).
Sobre o tema acreditação hospitalar, leia e analise as afirmações abaixo e assinale verdadeira (V) ou falsa (F): Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta indicada entre parênteses:
( ) A avaliação da qualidade da assistência à saúde por meio da acreditação é obrigatória para todas as organizações de saúde brasileiras de médio e grande porte.
( ) Não há requisitos básicos para que uma instituição inicie um processo de acreditação hospitalar, basta apenas que os responsáveis contatem diretamente uma das organizações acreditadoras, como por exemplo, a ONA.
( ) Em geral, os processos de acreditação são compostos por três etapas: Diagnóstico Organizacional; Certificação; e Manutenção da Certificação.
( ) Após a certificação, a instituição não pode mais perder o selo de qualidade, uma vez que este é homologado junto ao ministério da saúde.
a. V – F – V – F.
b. F – F – F – V.
c. F – V – V – F.
d. F – F – V – F.
e. F – V – F – V.

Na avaliação dos serviços de saúde, é importante monitorar a qualidade a partir da construção de indicadores.
Sobre esse tema, leia e analise o trecho abaixo: Indicadores são unidades de medida ________________ que podem ser utilizadas como direção para monitorar e avaliar a qualidade assistencial e/ou gerencial. Ou seja, indicadores de saúde são medidas que buscam sintetizar características variadas acerca do _____________________ de uma determinada população. Entre os principais indicadores de qualidade hospitalar, temos: Taxa bruta de _______________; Taxa de cesáreas; Taxa de cirurgias desnecessárias; Taxa de complicações ou intercorrências; Taxa de mortalidade geral hospitalar, Taxa de mortalidade institucional; Taxa de mortalidade materna hospitalar; Taxa de mortalidade operatória; entre outros (BITTAR, 2001). Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas acima:
a. Ergonômica; nível econômico; cirurgias plásticas.
b. Métrica; nível socioeconômico; infecções.
c. Qualitativa; estado de saúde; pagamentos.
d. Quantitativa; estado de saúde; infecções.
e. Quantitativa; nível de escolaridade; cirurgias plásticas.

Quando nos referimos à qualidade em saúde, não podemos nos limitar a pensar a assistência à saúde a partir de um resultado final subjetivo, pois é fundamental avaliar como são alcançados os objetivos propostos pela instituição.
Com base no assunto, leia e analise o trecho abaixo: _________________ é realizar um julgamento sobre aquele aspecto avaliado com base em parâmetros e critérios bem estabelecidos e expor um __________________ (exemplo: péssimo, regular, bom, muito bom, excelente). Ao mesmo tempo, __________________ compreende uma estratégia técnico-administrativa importante para embasar o processo decisório, tornando-o racional e efetivo (TANAKA; MELO, 2001). Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas corretamente:
a. Pesquisar; conceito; planejar.
b. Avaliar; desejo; auditoria.
c. Decidir; valor; auditoria.
d. Planejar; conceito; gerir.
e. Avaliar; valor; avaliar.

Não se trata de omitir a responsabilidade de quem cuida em oferecer cuidado humanizado e ético, mas, de refletir sobre até que ponto um cenário profissional vulnerável a riscos, sejam psicossociais e/ou físicos, favorece a promoção e uma ambiência compatível com a humanização que se quer e que é de direito do usuário; acredita-se na interdependência entre o ambiente de trabalho instituído e o processo de humanização das práticas.
O trecho acima foi retirado de um artigo de reflexão e expressa a ponderação da autora sobre um dos desafios a serem vencido no campo de trabalho da enfermagem. À respeito do processo de trabalho em saúde, leia e analise as afirmativas abaixo e julgue-as V (verdadeiras) ou F (falsas):
( ) O processo de trabalho em saúde deve se desenvolver a partir da coparticipação dos diferentes profissionais da saúde (nutricionistas, farmacêuticos, médicos, psicólogos, etc.).
( ) O objeto de trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde é a doença em si, com foco para suas particularidades e especificidades.
( ) É correto afirmar que a assistência à saúde é uma prestação de serviço, logo, as atividades que envolvem os cuidados aos pacientes fazem parte do setor terciário da economia.
( ) Ao longo da história humana, observa-se que o conceito de saúde e doença sofreu diversas modificações, no entanto, isso não traz impacto para o processo de trabalho em saúde, uma vez que o conhecimento com o qual os profissionais de saúde trabalham é estável e imutável.
a. F – V – V – F.
b. V – V – V – V.
c. V – F – V – F.
d. V – V – F – F.
e. F – F – V – F.

Ressalta-se a importância da participação efetiva de profissionais da área de Enfermagem na construção de um sistema de informação, em todas as etapas do seu desenvolvimento.
O texto acima é parte das considerações finais dos autores a respeito de um estudo sobre a implementação de um Sistema de Informação. Com relação a esse tema, leia e analise as afirmacoes abaixo:
I. Apesar de apresentarem definições diferentes, dado e informação têm o mesmo sentido quando nos referimos aos Sistemas de Informação.
II. O advento dos computadores e a maior ampliação de acesso à internet foram essenciais para os profissionais de enfermagem, pois, só a partir de então, estes profissionais começaram a adotar estratégias para recuperar, armazenar e transferir dados de pacientes.
III. A adoção e o correto gerenciamento de um Sistema de Informação possibilitam, entre outros benefícios, o compartilhamento instantâneo das informações a partir do momento em que são geradas.
IV. A adoção de um Sistema de Informação que diminui as redundâncias no preenchimento de dados de clientes/pacientes otimiza o trabalho dos profissionais de enfermagem, uma vez que abrevia o tempo que o profissional dispende preenchendo planilhas, formulários, relatórios, etc.
a. I, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.
d. III e IV.
e. I e III.

Em termos de qualidade, sabemos que, além da efetividade, as ações devem ser eficientes, ou seja, devem produzir resultados a um custo aceitável.
Donabedian postulou os sete pilares da qualidade. Com base no texto, responda: Quais são estes sete pilares?
a. Eficácia, Efetividade, Regulação, Acessibilidade, Legalidade, Otimização e Sociabilidade.
b. Eficácia, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Resultados e Facilidade.

Prévia do material em texto

Questionário 1 e 2 gestão em saúde 
A atuação do(a) enfermeiro(a) é cercada por questões legais e éticas, pois trata-se de uma profissão normatizada por um compêndio de regulamentos que determinam a atuação do profissional de enfermagem: o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais resoluções do COFEn (Conselho Federal de Enfermagem) e COREn (Conselho Regional de Enfermagem).
Nesse sentido, como é conhecido o título concedido ao profissional de enfermagem responsável pela organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem de um serviço de saúde, em acordo com o artigo 4 da Resolução COFEN 509/2016?
Escolha uma:
a. Gerente Técnico de Enfermagem.
b. Gerente de Enfermagem Geral.
c. Enfermeiro Supervisor do COREn.
d. Enfermeiro Coordenador Técnico.
e. Enfermeiro Responsável Técnico. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Desde a consolidação da enfermagem como profissão a partir da atuação de Florence Nightingale na Guerra da Criméia, o trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) passou e vem passando por intensas modificações, recebendo influencias da expansão acelerada do capitalismo. Sendo assim, o que se tem hoje é uma nova realidade.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmações abaixo:
I – Com a incorporação das teorias neoliberais, a rápida globalização e a perspectiva da saúde como produto mercadológico, busca-se, cada vez mais, um perfil profissional polivalente e multifuncional.
II – Percebemos que tais mudanças contribuíram para a flexibilização das relações de trabalho e, por consequência, geraram salários mais precários, a ampliação das terceirizações e a redução dos custos na assistência à saúde.
III – O perfil dos clientes na área da saúde ao longo dos anos é o mesmo, o que significa dizer que os prestadores de serviços públicos foram obrigados a melhorar a qualidade da assistência à saúde para conseguir mais clientes.
IV – Há alguns anos, podemos perceber que os enfermeiros têm deixado de exercer atividades relacionadas às funções gerenciais, pois estas passaram a ser exercidas por outros profissionais, como o farmacêutico e o psicólogo. 
Estão corretas somente as afirmações:
Escolha uma:
a. I e II. 
b. I e III.
c. I, III, III e IV.
d. II e III.
e. II e IV.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A gestão em saúde engloba todas as atividades de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação da assistência à saúde.
Sobre esse tema, leia e analise as afirmações abaixo e indique V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A gestão em saúde é uma atividade que se relaciona exclusivamente ao setor privado, ou seja, hospitais e planos de saúde particulares.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas do gerente de enfermagem.
( ) As atividades gerenciais são funções exclusivas da área hospitalar.
( ) As atividades gerenciais são funções inerentes ao trabalho da(o) enfermeira(o), seja em serviços de saúde públicos ou privados, ambulatoriais ou hospitalares.
Assinale a sequência correta indicada acima:
Escolha uma:
a. F – F – V – F.
b. V – V – V – F.
c. F – V – V – F.
d. F – V – F – F.
e. F – F – F – V. 
O trabalho gerencial do(a) enfermeiro(a) deve ser desenvolvido em qualquer função ou cargo que ocupe, salvas as devidas proporções e seja qual for o tipo de instituição onde exerça sua profissão, pública ou privada, hospitalar ou não.
 
Com relação ao tema, leia e analise as afirmações abaixo:
I – Em termos gerenciais, o objeto de trabalho de um(a) enfermeiro(a) pode ser categorizado em dois: a organização do trabalho e a gestão financeira da instituição.
II – Existem dois modelos principais para a gerência no processo de trabalho de enfermagem: o modelo racional e o modelo histórico-social.
III – A crítica postulada ao modelo racional de gestão do trabalho de enfermagem reside no fato que esse modelo concebe o trabalho de forma fragmentada, estável e previsível.
De acordo com as afirmativas descritas no texto base, está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):
Escolha uma:
a. I e II.
b. I.
c. I e III.
d. I, II e III.
e. II e III. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nem sempre o cuidado em saúde foi prestado pela equipe de enfermagem como conhecemos hoje em dia. Na antiguidade, o cuidado era prestado por sacerdotes ou feiticeiras, pois a doença era considerada um castigo de Deus. Mais tarde, o cuidado passou a ser prestado por irmãs de caridade como devoção ou por prostitutas, como punição por seus atos. Somente no XIX surge a enfermagem como profissão assalariada e com um corpo de conhecimento específico. É nesse momento que surge a atividade gerencial da(o) enfermeira(o) e há o início de uma divisão social e técnica do trabalho de enfermagem.
Qual demarcação histórica faz referência à divisão técnica e social no processo de trabalho de enfermagem que existe até hoje?
Escolha uma:
a. O surgimento da enfermagem moderna com a divisão de atribuições entre dois grupos distintos de profissionais: lady nurse e nurse. 
b. A adoção do taylorismo como modelo de gestão das indústrias no final do século XIX, quando houve maior foco na produtividade por meio do controle do tempo e da produção.
c. A sistematização da assistência à saúde com foco na atenção biopsicossocial, pautada em observações empíricas.
d. A consolidação da enfermagem entre as profissões da saúde após a Segunda Guerra Mundial.
e. A globalização da economia e a adoção de recursos tecnológicos pela saúde na era contemporânea, que fizeram surgir a demanda por um novo perfil de profissionais.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O trabalho em saúde é diferente, por exemplo, do processo de trabalho de um pecuarista ou de um operador de máquinas. Nesse sentido, as atividades laborais de um(a) enfermeiro(a) apresentam características diferentes das atividades exercidas por um controlador de estoques de uma empresa de distribuição de alimentos.
Assinale a alternativa que explica corretamente um porquê destas diferenças:
Escolha uma:
a. O trabalho em enfermagem se insere no setor primário da economia, diferentemente do pecuarista e do controlador de estoques.
b. Os profissionais de enfermagem utilizam saberes técnico-científicos, instrumentos e métodos de outras áreas do conhecimento, portanto, sem especificidade.
c. O trabalho em enfermagem depende das concepções de saúde e doença da sociedade onde se insere. 
d. A assistência à saúde é um produto que pode ser produzido em larga escala.
e. O intuito da transformação do trabalho em saúde é atender às expectativas econômicas e políticas do Estado.
O Planejamento Normativo ou Tradicional surgiu a partir do intuito de países latino-americanos repensarem os recursos destinados à área da saúde para garantir tanto o crescimento econômico, quanto a promoção do bem-estar social da população. Este método de planejamento foi criado na década de 1960 pelo Centro de Estudos del Desarrollo (CENDES) por encomenda da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Esse método ainda faz parte da formação de muitos gestores, porém, atualmente, sua aplicabilidade é criticada por vários teóricos da administração. Quais são as principais críticas a esse método?
Escolha uma:
a. O entendimento que o método faz de um cenário instável, no qual todas as variáveis são previsíveis, portanto, há participação social desde a concepção até a execução do planejamento.
b. O entendimento que o método faz de um cenário de trabalho instável e mutável e a participação da sociedade desde a concepção até a execução.
c. O uso indiscriminado de recursos tecnológicos, o que afasta e exclui profissionais que não têm formação nessa área.
d. A percepção de que há mudanças contínuas nas concepções de saúde e doença e que o trabalho em saúde é uma prestação de serviço.
e. A existência de uma figura centralizadora, a suposição de controle sobre de todasas variáveis e um cenário estável. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um Sistema de Informação é um conjunto de métodos organizados que prove informações de suporte às organizações, processando os dados e apresentando-os aos responsáveis pela sua interpretação, no caso, os gestores. Estas informações, por conseguinte, irão respaldar a tomada de decisões e a otimização de resultados.
À respeito dos benefícios da implantação de sistemas de informação no setor saúde, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Elaborar ações que assegurem a redução no número de atendimentos.
b. Reduzir o número de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
c. Ampliar a conectividade em toda a organização. 
d. Fiscalizar o desempenho profissional do trabalhador a partir de rastreamentos.
e. Possibilitar a troca de informações entre instituições, o que possibilita a redução de investimentos com educação continuada.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No Planejamento Estratégico Situacional (PES), os problemas devem ser identificados com clareza e objetividade, assim como deve ser estabelecida uma listagem com as principais causas para a ocorrência, manutenção ou ampliação daqueles problemas.
 
Sobre o PES, leia as afirmações abaixo:
I. O Fluxograma Situacional é um quadro que contém apenas quatro quadrantes. 
II. No Fluxograma Situacional devem ser indicados os nós explicativos, ou seja, as causas levantadas para o problema. 
III. Os nós explicativos deverão ser classificados entre governo, desgoverno ou “fora do time”. 
IV. Os nós explicativos também devem ser categorizados entre regras, acumulações ou fluxos.
De acordo com o texto base, estão corretas somente as afirmações:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. I e IV.
c. II, III e IV.
d. II e IV. 
e. I, II e III.
Atualmente, observamos que os clientes dos serviços de saúde estão cada vez mais exigentes, em busca de serviços resolutivos, rápidos, seguros e com preços acessíveis. Logo, é imprescindível que sejam pensados meios de avaliar a assistência à saúde prestada para mensurar se os objetivos propostos pela instituição foram alcançados. Para tanto, podemos utilizar algumas ferramentas durante o processo de avaliação de um serviço de saúde.
Sobre o tema discutido no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de algumas destas ferramentas:
Escolha uma:
a. Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Donabedian; e Ciclo de Causa de Efeito.
b. Diagrama de Pareto; Ciclo PDCA; e Cronograma de Pesquisa.
c. Ciclo PDCA; Rastreio de Incidentes; e Folha de Intervenções.
d. Brainstorming; 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke); e Ciclo PDCA. 
e. Folha/lista de verificação; Rastreio de Incidentes; e Diagrama de Avedis Donabedian.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A acreditação hospitalar é um método de avaliação periódica das organizações de saúde que pretende identificar a existência de padrões definidos para a estrutura, para os processos e para os resultados destes serviços e desenvolver uma cultura de qualidade nestas organizações (OLIVEIRA; MATSUDA, 2016).
Sobre o tema acreditação hospitalar, leia e analise as afirmações abaixo e assinale verdadeira (V) ou falsa (F):
(  ) A avaliação da qualidade da assistência à saúde por meio da acreditação é obrigatória para todas as organizações de saúde brasileiras de médio e grande porte.
(  ) Não há requisitos básicos para que uma instituição inicie um processo de acreditação hospitalar, basta apenas que os responsáveis contatem diretamente uma das organizações acreditadoras, como por exemplo, a ONA.
(  ) Em geral, os processos de acreditação são compostos por três etapas: Diagnóstico Organizacional; Certificação; e Manutenção da Certificação.
(  ) Após a certificação, a instituição não pode mais perder o selo de qualidade, uma vez que este é homologado junto ao ministério da saúde.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta indicada entre parênteses:
Escolha uma:
a. V – F – V – F.
b. F – F – F – V.
c. F – V – V – F.
d. F – F – V – F. 
e. F – V – F – V.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na avaliação dos serviços de saúde, é importante monitorar a qualidade a parir da construção de indicadores. 
Sobre esse tema, leia e analise o trecho abaixo:
Indicadores são unidades de medida ________________ que podem ser utilizadas como direção para monitorar e avaliar a qualidade assistencial e/ou gerencial. Ou seja, indicadores de saúde são medidas que buscam sintetizar características variadas acerca do _____________________ de uma determinada população. Entre os principais indicadores de qualidade hospitalar, temos: Taxa bruta de _______________; Taxa de cesáreas; Taxa de cirurgias desnecessárias; Taxa de complicações ou intercorrências; Taxa de mortalidade geral hospitalar, Taxa de mortalidade institucional; Taxa de mortalidade materna hospitalar; Taxa de mortalidade operatória; entre outros (BITTAR, 2001).
Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas acima:
Escolha uma:
a. Ergonômica; nível econômico; cirurgias plásticas.
b. Métrica; nível socioeconômico; infecções.
c. Qualitativa; estado de saúde; pagamentos.
d. Quantitativa; estado de saúde; infecções. 
e. Quantitativa; nível de escolaridade; cirurgias plásticas.
Quando nos referimos à qualidade em saúde, não podemos nos limitar a pensar a assistência à saúde a partir de um resultado final subjetivo, pois é fundamental avaliar como são alcançados os objetivos propostos pela instituição. 
Com base no assunto, leia e analise o trecho abaixo:
__________________ é realizar um julgamento sobre aquele aspecto avaliado com base em parâmetros e critérios bem estabelecidos e expor um __________________ (exemplo: péssimo, regular, bom, muito bom, excelente). Ao mesmo tempo, __________________ compreende uma estratégia técnico-administrativa importante para embasar o processo decisório, tornando-o racional e efetivo (TANAKA; MELO, 2001).
Em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a. Pesquisar; conceito; planejar.
b. Avaliar; desejo; auditoria.
c. Decidir; valor; auditoria.
d. Planejar; conceito; gerir.
e. Avaliar; valor; avaliar. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na década de 1980, Avedis Donabedian, um referencial importante na área de gestão da qualidade, expandiu o conceito de qualidade para além do controle estatístico. Para ele, qualidade é o processo por meio do qual se obtém os maiores benefícios, com os menores riscos e a partir da utilização de uma quantidade aceitável de recursos.
Este teórico também é conhecido por descrever os sete pilares da qualidade, quais são eles?
Escolha uma:
a. Autonomia, utilidade, presteza, validade, aceitabilidade, legitimidade e igualdade.
b. Eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade. 
c. Fidelidade, avaliação, eficiência, veracidade, tenacidade, licitude e justiça.
d. Potência, efetividade, eficácia, avaliação, aceitabilidade, legitimidade e percepção.
e. Eficácia, acurácia, efeito, otimização, aceitabilidade, validade e igualdade.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A acreditação é um método de avaliação periódica das organizações de saúde que pretende identificar a existência de padrões definidos para a estrutura, para os processos e para os resultados destes serviços e desenvolver uma cultura de qualidade nestas organizações.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de três organizações responsáveis pela monitoração da qualidade dos serviços de saúde em instituições hospitalares, pelo estabelecimento de metodologias de avaliação e padrões de qualidade e pela realização do treinamento dos multiplicadores e facilitadores:
Escolhauma:
a. Joint Commission on Accreditation of Hospitals, Joint Commission Accreditation of Healthcare Organization e International Organization for Standardization.
b. Joint Commission on Accreditation of Hospitals, International Organization for Standardization e Organização Nacional de Acreditação.
c. Organização Nacional de Acreditação, Joint Commission Accreditation of Healthcare Organization e Canadian Council on Health Services Accreditation. 
d. Organização Nacional de Acreditação, Joint Commission Accreditation of Healthcare Organization e International Organization for Standardization.
e. International Organization for Standardization, Joint Commission Accreditation of Healthcare Organization e Canadian Council on Health Services Accreditation.
Avaliação da unidade 
A Resolução COFEN Nº 0509/2016, publicada em 15 de março de 2016, teve por objetivo atualizar a norma técnica para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e definir as atribuições do enfermeiro Responsável Técnico. Esta resolução regulamenta a atividade do Enfermeiro Responsável Técnico (RT), aquele que organiza, dirige, coordena, executa e avalia todo o Serviço de Enfermagem de uma instituição e por ele responde ética e legalmente.
O enfermeiro que deseja passar a ser o RT de uma instituição deve estar devidamente inscrito e quite com suas obrigações junto ao sistema COFEn/COREn e solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao conselho de sua região.
Sobre esse tema, leia as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta um enunciado correto:
Escolha uma:
a. É expressamente proibido que o RT desempenhe qualquer atividade assistencial durante todo o período em que esteja na instituição, uma vez que essa não é sua atribuição.
b. É vetado ao RT participar de processos de seleção de pessoas em instituições públicas ou filantrópicas.
c. O RT tem por atribuição cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais da profissão de Enfermagem. 
d. Apesar de ser parte do processo de trabalho em enfermagem, o RT não apresenta atribuições relacionadas à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
e. O RT pode ser qualquer profissional de Enfermagem, desde que devidamente inscrito.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Não se trata de omitir a responsabilidade de quem cuida em oferecer cuidado humanizado e ético, mas, de refletir sobre até que ponto um cenário profissional vulnerável a riscos, sejam psicossociais e/ou físicos, favorece a promoção e uma ambiência compatível com a humanização que se quer e que é de direito do usuário; acredita-se na interdependência entre o ambiente de trabalho instituído e o processo de humanização das práticas. Há de se pensar sobre em que condições está trabalhando a equipe de enfermagem para que a mesma, efetiva e naturalmente, através da satisfação no seu trabalho, seja motivadora e promotora de ações humanizadoras (FONTANA, 2010, p. 201).
O trecho acima foi retirado de um artigo de reflexão e expressa a ponderação da autora sobre um dos desafios a serem vencido no campo de trabalho da enfermagem. À respeito do processo de trabalho em saúde, leia e analise as afirmativas abaixo e julgue-as V (verdadeiras) ou F (falsas):
( ) O processo de trabalho em saúde deve se desenvolver a partir da coparticipação dos diferentes profissionais da saúde (nutricionistas, farmacêuticos, médicos, psicólogos, etc.).
( ) O objeto de trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde é a doença em si, com foco para suas particularidades e especificidades.
( ) É correto afirmar que a assistência à saúde é uma prestação de serviço, logo, as atividades que envolvem os cuidados aos pacientes fazem parte do setor terciário da economia.
( ) Ao longo da história humana, observa-se que o conceito de saúde e doença sofreu diversas modificações, no entanto, isso não traz impacto para o processo de trabalho em saúde, uma vez que o conhecimento com o qual os profissionais de saúde trabalham é estável e imutável.
Após a leitura do texto base, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F – V – V – F.
b. V – V – V – V.
c. V – F – V – F. 
d. V – V – F – F.
e. F – F – V – F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ressalta-se a importância da participação efetiva de profissionais da área de Enfermagem na construção de um sistema de informação, em todas as etapas do seu desenvolvimento. Isto torna este sistema mais aderente à prática destes profissionais, assegurando maior usabilidade da ferramenta. Para os profissionais que desenvolvem o sistema, a referida participação aumenta a chance de se ter um produto de qualidade, com consequente satisfação do usuário do sistema (MALUCELLI et al., 2010, p. 636).
O texto acima é parte das considerações finais dos autores a respeito de um estudo sobre a implementação de um Sistema de Informação. Com relação a esse tema, leia e analise as afirmações abaixo:
I. Apesar de apresentarem definições diferentes, dado e informação têm o mesmo sentido quando nos referimos aos Sistemas de Informação.
II. O advento dos computadores e a maior ampliação de acesso à internet foram essenciais para os profissionais de enfermagem, pois, só a partir de então, estes profissionais começaram a adotar estratégias para recuperar, armazenar e transferir dados de pacientes.
III. A adoção e o correto gerenciamento de um Sistema de Informação possibilitam, entre outros benefícios, o compartilhamento instantâneo das informações a partir do momento em que são geradas.
IV. A adoção de um Sistema de Informação que diminui as redundâncias no preenchimento de dados de clientes/pacientes otimiza o trabalho dos profissionais de enfermagem, uma vez que abrevia o tempo que o profissional dispende preenchendo planilhas, formulários, relatórios, etc.
Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.
d. III e IV. 
e. I e III.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em termos de qualidade, sabemos que, além da efetividade, as ações devem ser eficientes, ou seja, devem produzir resultados a um custo aceitável. Esta relação deve ser otimizada, isto é, a ação deve produzir o máximo de benefícios com o menor custo. Ao mesmo tempo, a aceitabilidade destas ações é definida como a concordância das ações em relação aos desejos e às expectativas dos usuários ou sociedade (DONABEDIAN, 2003).
Donabedian postulou os sete pilares da qualidade. Com base no texto, responda: Quais são estes sete pilares?
Escolha uma:
a. Eficácia, Efetividade, Regulação, Acessibilidade, Legalidade, Otimização e Sociabilidade.
b. Eficácia, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Resultados e Facilidade.
c. Eficácia, Efetividade, Eficiência, Acessibilidade, Legitimidade, Otimização e Aceitabilidade. 
d. Resiliência, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Otimização e Aceitabilidade.
e. Eficácia, Permissividade, Eficiência, Acessibilidade, Legalidade, Resultados e Sociabilidade.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O PES surgiu no final da década de 1970 como uma alternativa ao planejamento tradicional. Tem como características: o subjetivismo, em que cada indivíduo tem sua interpretação dos fatos mediante suas crenças, experiências e posição no jogo social; a elaboração de planos e propostas a partir de problemas e a incerteza sobre o futuro, como possível prever, mas impossível predizer (DIAS et al., 2012, p. 86).
O trecho acima se refere ao Planejamento Estratégico Situacional (PES). Esse método de planejamento é conceituado em quatro momentos. Abaixo, relacione as colunas entre denominação de cada momento (1ª coluna) e sua descrição (2ª coluna):
1ª coluna:
A. Momento explicativo.
B. Momento normativo.
C. Momento estratégico.
D. Momento tático-operacional.2ª coluna:
( ) Projeção de cenários futuros para cada problema identificado, distinguindo variáveis de teto, variáveis de centro e variáveis de piso. Devem levar em consideração o conhecimento técnico dos envolvidos sobre o problema, a capacidade organizativa dos mesmos, os recursos necessários os prazos e metas.
( ) Compreensão da viabilidade de cada proposta, mapeando os profissionais envolvidos que estariam a favor e quais estariam contra e o tipo de controle cada um detém dos recursos necessários para a elaboração e execução destas ações.
( ) Esclarecimento da realidade por meio da apresentação do problema identificado pelo ator social, assinalando o que o causa e como ele ocorre.
( ) Implantação das ações e avaliação dos resultados.
Escolha uma:
a. D – C – A – B.
b. A – C – B – D.
c. B – A – C – D.
d. A – B – C – D.
e. B – C – A – D.

Mais conteúdos dessa disciplina