Buscar

Histologia e Embriologia Avaliando Aprendizado Ciclos 1 ao 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Avaliando Aprendizado – Ciclos 1 ao 4 2018 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.:201806640275)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A próstata é uma glândula que participa do processo reprodutivo produzindo líquido alcalino que é indispensável à sobrevivência do espermatozoide. Escolha a alternativa abaixo que condiz com a importância do líquido prostático:
		
	
	a próstata não contribui para aumento do líquido semático , apenas acidifica o meio por onde o espermatozoide irá passar.d
	
	estudos atuais demonstram que a próstata produz líquido semático e espermatozoide, auxiliando os testículos quando esses estão com essa dificuldade.
	 
	Além de aumentar o conteúdo semático, a próstata libera bicarbonato que alcaliniza o meio evitando que a acidez venha comprometer a viabilidade da célula espermatozoide.
	
	a próstata não contribui para aumento do líquido semático, mas é responsável em liberar bicarbonato que alcaliniza o meio evitando que o espermatozoide morra por excesso de acidez.
	
	Ao aumentar o conteúdo semático, a próstata libera bicarbonato que torna o meio ácido contribuindo para a  viabilidade da célula espermatozoide.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806049403)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a gametogênese masculina é CORRETO afirmar:
		
	
	A testosterona determina os caracteres sexuais masculinos, mas não é determinante na espermatogênese.
	
	A formação dos espermatozóides se dá a partir de células germinativas presentes no epidídimo.
	
	A espermiogênese compreende a divisão meiótica dos espermatócitos secundários.
	 
	Os espermatozóides são ditos células haplóides por possuírem apenas 23 cromossomos.
	
	A espermatogênese se inicia durante a vida intra-uterina e se completa na puberdade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806050141)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os hormônios sexuais são de extrema importância para a fertilidade masculina e feminina. Assinale a alternativa que contenha a função e o local de produção do hormônio gonadotrófico coriônico
		
	 
	produzir testosterona;   células de Leydig
	 
	produzir testosterona;  células de Sertoli
	 
	produzir progesterona; células do nó embrionário
	 
	produzir progesterona;  células do trofoblasto
	 
	produzir progesterona; ovários
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806663634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um experimento para se determinar a importância dos hormônios hipofisários na reprodução de mamíferos, procedeu-se à remocão da hipófise (hipofisectomia) de um grupo de ratas adultas. Após a hipofisectomia, os animais receberam doses fisiológicas de hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH). Como resultado deste procedimento experimental, espera-se que:
		
	
	Ocorra atrofia uterina.
	
	Não ocorra mais ovulação.
	
	Desapareçam as características sexuais secundárias.
	
	Os ovários permaneçam inativos.
	 
	Ocorra liberação de estrógenos e ovulação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806554072)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No artigo Infertilidade: um novo campo da Psicologia da saúde (FARINAT; RIGONI; MÜLLER, 2006), disponível nas aulas do SIA, traz o seguinte trecho:
O processo reprodutivo humano é bastante complexo, sendo estimado em 16,6% o resultado de gestação para um casal normal, após relação sexual em período ovulatório. Isso prova que a fertilidade humana é baixa se comparada a outras espécies. Considera-se infertilidade a falta de gravidez após um ano de relações sexuais sem nenhum método de anticoncepção (Badalotti & Petracco, 1997).
Quanto à produção de gametas marque a resposta mais adequada.
		
	
	O processo da gametogênese inicia-se na puberdade para homens e mulheres. Porém, para estas é encerrado na menopausa enquanto o home continua a produção ao longo de sua vida.
	 
	A espermatogênese produz a partir de uma espermatogônia 4 células reprodutivas e tem seu início na puberdade. Já a ovulogênese produz somente uma célula reprodutiva e tem seu início na vida intrauterina e cessa a liberação na menopausa.
	 
	O processo da gametogênese nos homens inicia-se na puberdade e das mulheres na vida intrauterina, as células reprodutivas das mulheres ficam maduras esperando a puberdade para serem liberadas.
	
	A espermatogênse e ovulogênese produzem quatro células reprodutivas pelo processo da meiose.
	
	A ovulogênese inicia-se na puberdade e segue durante toda a vida do indivíduo. Já a espermatogênese ocorre na vida intrauterina.
	
	
	1a Questão (Ref.:201806555043)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabendo que depois da fecundação ocorrem vários processos suscetivos, como as segmentações, que são as divisões do zigoto, até que o embrião esteja totalmente desenvolvido. Indique a opção que demonstra a sequência correta dos processos:
I - Gastrulação;
II - Formação  da mórula;
III - Organogênese ;
IV - Formação da blástula.
		
	
	I, IV, II, III.
	
	I, II, III, IV.
	
	IV, I, III, II.
	
	III, I, IV, II.
	 
	II, IV, I, III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806050936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na segunda semana do desenvolvimento embrionário é possível diferenciar no blastocisto em processo de implantação um disco bilaminar. Este disco bilaminar consiste nas camadas celulares que formarão o embrião. Identifique quais são essas camadas celulares e escolha a opção correta:
		
	
	Epiblasto, Hipoblasto e Sinciciotrofoblasto
	
	Sinciciotrofoblasto e Citotrofoblasto
	
	Embrioblasto, Trofoblasto e Sinciciotrofoblasto
	
	Embrioblasto e Trofoblasto
	 
	Epiblasto e Hipoblasto
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806049856)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na passagem de mórula para blastocisto, ocorrem uma série de transformações na disposição dos blastômeros. Sobre esse período, é correto afirmar:
		
	
	Ocorre após a entrada da mórula no útero, devido a passagem de fluidos do útero pela zona pelúcida, formando uma cavidade cheia de fluido, a cavidade exocelômica. O embrião fica então dividido em duas regiões, a massa celular externa (trofoblasto) e a massa celular interna (embrioblasto). É o embrioblasto que dará origem ao embrião.
	
	Ocorre após a entrada da mórula no útero, devido a passagem de fluidos do útero pela zona pelúcida, formando uma cavidade cheia de fluido, a cavidade blastocística. O embrião fica então dividido em duas regiões, a massa celular externa (trofoblasto) e a massa celular interna (embrioblasto). É o trofoblasto que dará origem ao embrião.
	
	Ocorre após a entrada da mórula no útero, devido a passagem de fluidos da tuba uterina pela zona pelúcida, formando uma cavidade cheia de fluido, a cavidade blastocística. O embrião fica então divido em duas regiões, a massa celular externa (trofoblasto) e a massa celular interna (embrioblasto). É o embrioblasto que dará origem ao embrião.
	 
	Ocorre após a entrada da mórula no útero, devido a passagem de fluidos do útero pela zona pelúcida, formando uma cavidade cheia de fluido, a cavidade blastocística. O embrião fica então dividido em duas regiões, a massa celular externa (trofoblasto) e a massa celular interna (embrioblasto). É o embrioblasto que dará origem ao embrião.
	
	Ocorre após a entrada da mórula no útero, devido a passagem de fluidos do útero pela zona pelúcida, formando uma cavidade cheia de fluido, a cavidade blastocística. O embrião fica então divido em duas regiões, a massa celular externa (embrioblasto) e a massa celular interna (trofoblasto). É o embrioblasto que dará origem ao embrião.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806049962)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O desenvolvimento embrionário corresponde a todas as transformações que o zigoto sofre até que se torne um indivíduo. Umadas fases desse desenvolvimento caracteriza-se pela ocorrência de diversas divisões e o surgimento de uma estrutura chamada blastocisto. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que apresenta corretamente o nome dessa fase.
		
	 
	Segmentação ou clivagem
	
	Neurulação
	
	Gastrulação
	
	Gametogênese
	
	Organogênese
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806050810)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais as camadas que compõem o disco embrionário bilaminar?
		
	
	Sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto.
	
	Mesoderma e ectoderma.
	
	Epitélio endometrial e mesoderma extra-embrionário.
	
	Âmnio e epitélio endometria.
	 
	Epiblasto e hipoblasto.
	
	
	1a Questão (Ref.:201806050769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionário, surge precocemente, estabelecendo as relações materno-fetais até o nascimento. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I - O transporte de oxigênio e dióxido de carbono, através da placenta, se dá por simples difusão. II - O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades coriônicas da placenta. III - A placenta é uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno. IV - O vírus da rubéola pode atravessar a placenta e causar anomalias congênitas no feto. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	I e II.
	
	III e IV
	
	II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806050766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Tecido Epitelial é um tecido de múltiplas funções e de grande importância para o corpo humano, pois reveste e atua na homeostase do corpo e contribue com outros sistemas. Dentre as demais funções do tecido epitelial qual das abaixo citadas não faz parte das funções desenvolvidas?
		
	
	Secreção
	
	Absorção
	
	Barreira imunológica
	
	Proteção
	 
	Nutrição de tecidos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806050965)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Numa gravidez ectópica qual o único local em que o embrião não consegue se implantar?
		
	
	Colo uterino
	
	Tuba uterina
	
	Cavidade abdominal
	 
	Endométrio
	
	Ovário
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806049240)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As anomalias craniofacias de um feto, como por exemplo as fendas palatinas e as fendas labiais, podem ser causadas por falha na migração de células da crista neural durante a neurulação. Identifique entre os itens a seguir aquele que contém a origem embrionária das células da crista neural.
		
	 
	As células da crista neural têm origem ectodérmica.
	
	As células da crista neural têm origem endodérmica.
	
	As células da crista neural têm origem mesodérmica.
	
	As células da crista neural se originam das vilosidades coriônicas.
	
	As células da crista neural se originam do celoma extraembrionário.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806560089)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A epiderme é a camada mais superficial da pele. Histologicamente, como se classifica essa camada?
		
	 
	Tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado
	
	Tecido epitelial simples cúbico 
	
	Tecido epitelial estratificado pavimentoso ciliado
	
	Tecido epitelial pseudoestratificado queratinizado
	
	Tecido epitelial estratificado cilíndrico 
	
	
	1a Questão (Ref.:201806049114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A contração dos músculos estriados depende da interação e participação de vários elementos, enter eles estão as proteínas que se encontram distribuídas no citoplasma das células musculares. Qual é o nome destas proteínas que atuam especificamente na contração dos músculos estriados?
		
	
	somente a actina e a miosina
	
	somente a miosina e a troponina
	 
	troponina, tropomiosina, actina e miosina
	
	actina. miosina, calmodulina e troponina
	
	miosina, actina e calmodulina
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806050307)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tecido epitelial glandular se origina de um tecido que compõe o corpo humano. Das alternativas abaixo assinale aquela que corresponde ao tecido que dá origem as glândulas?
		
	
	Tecido adiposo
	 
	Tecido epitelial
	
	Tecido muscular
	
	Tecido nervoso
	
	Tecido conjuntivo frouxo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806049022)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O tecido muscular estriado esquelético é formado por fibras musculares que se organizam em feixes ou fascículos que por sua vez formam o músculo como um todo. Este tecido é sustentado por tecido conjuntivo que se localiza em volta do músculo, entre os fascículos em volta de cada fibra muscular. O tecido conjuntivo presente em volta de cada fibra muscular estriada esquelética é denominado:
		
	
	epimísio
	 
	perimísio
	 
	endomísio
	
	perineuro
	
	endoneuro
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806049014)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as funções descritas abaixo, qual delas NÃO corresponde ao tecido ósseo?
		
	
	armazenamento de cálcio
	
	proteção de órgãos internos
	 
	síntese de hormônios
	
	armazenamento de tecido hematopoiético
	
	armazenamento de fosfato
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806049010)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um ortopedista recomendou uma radiografia do fêmur de uma paciente, que havia sofrido um acidente automobilístico e sentia dores fortes na coxa direita. Através do laudo radiográfico, o médico constatou fratura e recomendou engessamento da coxa e repouso. A(s) célula(s) envolvida(s) na ossificação, no processo de remodelação e reabsorção óssea é(são):
		
	
	Osteoclasto e osteócito;
	
	Condrócito
	
	Condroclasto;
	
	Osteócito;
	 
	Osteoblasto e osteoclasto;

Continue navegando

Outros materiais