Buscar

Administração da Produção - Discursiva

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446954) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
Parte superior do formulário
	1.
	Demanda é a procura por um determinado produto, ou é o que os clientes solicitam por um produto ou serviço. Por exemplo: conhecendo a programação de produção de um cliente, no caso, uma indústria automobilística, um fabricante de pneus pode saber quantos pneus seu cliente demandará. Se o fabricante de automóveis produzir 1000 veículos por dia, logo, a demanda por pneus será de 5000 por dia. Cada veículo utiliza 5 pneus. Portanto, a demanda dependente está atrelada a alguns fatores conhecidos e, conhecendo esses fatores, deduzimos a demanda. Outro exemplo: um supermercado baseia suas decisões de planejamento e controle de estoque com base na experiência e no conhecimento sobre o comportamento do mercado, sem qualquer garantia de que suas expectativas sejam concretizadas. Desta forma, o risco de obsolescência e de perdas de estoques é maior quando a demanda real não corresponde com as decisões de planejamento e controle tomadas. Diante dos fatos, existem duas tipologias de demanda: demanda independente e demanda dependente. Disserte sobre essas tipologias.
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53271/tipos-de-demanda-planejamento-de-estoque#ixzz40v7qe3F8>. Acesso em: 20 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Demanda independente: o supermercado é um modelo de demanda independente, pois não sabem o que o cliente comprará, apenas estimam uma quantidade conforme é feito um relatório anual de entradas e saídas de produtos no determinado tempo, outro exemplo é na época de natal, páscoa, dias dos namorados etc. Não tem como prever o que será vendido.
* Demanda dependente: esse é o exemplo dos automóveis. A fábrica saberá quanto é necessário produzir de pneus, motores etc., pelo motivo que já está estimado quantos veículos serão produzidos, mesmo que não sejam vendidos, é uma forma diferente de controlar a produção, estando associada a pedidos fechados.
�
	2.
	Todas as organizações empresariais devem ter objetivos sobre onde querem chegar. Criando uma missão e objetivos, elas buscam ser reconhecidas pelo seu público-alvo, pela qualidade do produto ou pelo serviço, conforme seus planejamentos estratégicos. Essas opções estratégicas são conhecidas como objetivos de desempenho, que atuam como se fossem bandeiras acenadas pela organização, pelas quais a empresa diz ao mercado como quer ser reconhecida. Slack et al. (2008) sugerem os seguintes objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo. Explique cada um destes objetivos de desempenho.
FONTE: SLACK, Nigel et al. Gerenciamento de Operações e de Processos: princípios e práticas de impacto estrátégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.
	Resposta Esperada:
Qualidade: refere-se à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado. 
Velocidade: refere-se à agilidade na prestação do serviço e no atendimento ao consumidor. 
Confiabilidade: refere-se à confiança que a empresa inspira ao seu cliente sem atrasos ou produtos danificados. 
Flexibilidade: refere-se à aptidão para variadas coisas ou aplicações da empresa frente às novidades e demais mudanças do mercado. 
Custo: refere-se ao preço acessível de suas mercadorias perante a concorrência.
Parte inferior do formulário

Continue navegando