A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação de assessoria e consultoria nas inst e projetos sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:453647) ( peso.:1,50)
	
	Prova Objetiva:
	10620716
	
	Nota da Prova:
	10
	
Parte superior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	A assessoria é conhecida como uma atividade que apresenta como objetivo auxiliar e contribuir com as organizações (empresas-clientes) a alcançarem melhorias no seu desempenho. As instituições estão cada vez mais buscando estes profissionais para que possam colaborar no desenvolvimento institucional, buscando estratégias de inovações, proporcionando avanços de processos e atividades organizacionais. Referente à assessoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A assessoria pode possibilitar um baixo índice de qualidade nos produtos, bem como baixar a produção sem prejuízos financeiros.
	 b)
	O assessor não é um profissional indicado para prestar serviço técnico às instituições.
	 c)
	A assessoria é compreendida como a prestação de um assessoramento técnico profissional especializado a uma determinada instituição, bem como a um programa, projeto ou serviço.
	 d)
	Os assessores não necessitam estar altamente qualificados e antenados com as mudanças organizacionais, pois as instituições nem sempre necessitam de um serviço técnico especializado.
	2.
	A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente “assessoria”. Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://conceito.de/assessoria>. Acesso em: 15 jan. 2016.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	O monitoramento consiste em acompanhar a implementação de ações, rotina de desenvolvimento do projeto ou programa implantado, dando a devida visibilidade sistemática de sua implementação, de acordo com os objetivos preestabelecidos. Sobre o monitoramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É realizado durante o período de execução e operação do programa ou projeto, é um processo que busca assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas nos prazos estipulados.
(    ) O monitoramento se refere ao planejamento público, em que todos os aspectos relacionados à gestão social são acompanhados e verificados. Assim, é uma medida simétrica de avaliação da administração pública, fixado no planejamento plurianual com previsão de investimentos.
(    ) É uma atividade de gestão, um exame contínuo e periódico para verificar a execução de cada atividade do programa ou projeto. 
(    ) Auxilia na transparência dos programas e projetos, utilizando instrumentos para verificação e acompanhamento das ações, no sentido de realizar a correção de ações para efetivação de novas estratégias, objetivos, rumos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Quando elaboramos um projeto, de forma geral, é necessário um acompanhamento direto, de metodologia pré-selecionada pelos gestores organizacionais, para que seja desenvolvido um roteiro prático para possibilitar a coleta de informações necessárias. Referente a projetos sociais e assessoria, analise as sentenças a seguir:
I- Nas ações de planejamento de projeto social, os assessores e os consultores buscam projetar como se dará a resolução do problema social. 
II- No projeto social, não fica definido o acompanhamento, pois não se sabe o tempo que se leva para levantar os indicadores sociais.
III- As instituições contratantes destacam um papel importante aos assessores e consultores com relação ao estabelecimento das metas com os contratantes de seus serviços.
IV- Toda e qualquer organização de projetos necessita compreender e se adequar à gestão antiga, sem novos conhecimentos específicos, pois não surgiu novos avanços no que tange à questão de assessoria aos projetos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
	 b)
	Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
	 c)
	A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
	 d)
	Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
	6.
	No que tange às prestações de serviços de assessoria e consultoria no âmbito social, devemos compreender que a realidade social está em constante mudança, ou seja, a elaboração de projetos sociais deve estar em concordância com estas mudanças atuais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As mudanças macrossocietárias repercutem transformações no mundo do trabalho aferidas em nível global, que acabam reproduzindo novas formas de gestão da força de trabalho. 
II- A elaboração de projetos sociais não depende das mudanças ocorridas em nível global, social e cultural.
III- Com relação às necessidades sociais, observamos que na sociedade contemporânea são apresentadas em diversos segmentos, como garantias de direitos e outros, em esferas empresariais, em todo o contexto social.
IV- Através da assessoria não se poderá ter a compreensão das ações planejadas, organizadas e projetadas com a finalidade de mudanças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	No processo de desenvolvimento de projetos sociais, os técnicos deverão levar em conta a realidade sócio-histórica, política e econômica da população, que será beneficiada através do projeto. Este projeto possibilitará a melhoria da realidade que será trabalhada. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os projetos sociais são elaborados para sanar a fonte dos problemas sociais, não somente para suavizar a aparência social.
(    ) As mudanças organizacionais acontecerão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.