Buscar

LUIZ GONZAGA CF 1824 ATE VARGAS

Prévia do material em texto

EVOLUÇÃO DO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO
ITEM 1
– A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DO PERIODO IMPERIAL (1824) – Ou Carta:
– Esta Constituição foi OUTORGADA pelo Imperador Constituicional do Brasil o Sr. DOM PEDRO I, a CARTA foi jurada em 25 de Março de 1824.
– A CARTA Imperial era sustentada pela Monarquia x Escravidão e sustentáculo do Imperio Brasileiro, foi a Monarquia e a escravidão.
A Constituição Imperial obedecia o pensamento filosófico do liberalismo politico.
– A Carta Imperial foi considerada avançada para a época em virtude das proposições do pensamento Liberal entretanto sofreu a influencia de Benjamim Constant que influenciou na Arquitetura do QUARTO PODER (O Quarto Poder foi denominado: PODER MODERADOR), que era exclusivo do IMPERADOR Don Pedro I.
OBS IMPORTANTE 1: O Imperador Don Pedro I , através do Poder Moderador encoutrou Institucionalmente um caminho para se perpetuar no Poder.
ITEM 2
2.1 – O Estado Brasileiro na época do Imperio, era um ESTADO UNITÁRIO fortemente centralizado, esse Estado era dividido em PROVINCIAS, e com uma única Constituição que durou 65 anos.
 “ COMO ERA A ESTRUTURA DO ESTADO: R: O Estado Imperial nasceu de uma Constituição UNITARIO, DIVIDIDO em PROVINCIAS.”
2.2 – OS PODERES NO ESTADO IMPERIAL:
A – PODER EXECUTIVO: Era exercido pelo chefe de Estado, o Imperador (o Imperador Constitucional).
B – PODER LEGISLATIVO: A função Legislativa era exercida através do Parlamento (LEGIFERANTE), através da ASSEMBLEIA GERAL ( era o nome da assembleia do Imperio).
 Esta dividida ema Camara ALTA e BAIXA.
ALTA: O Senado do Imperio
BAIXA: Os deputados do Imperio
 No Rio de Janeiro, era onde ficava a ASSEMBLEIA GERAL.
 Sede da Monarquia: No Rio de Janeiro
C – A FUNÇÃO JUDICIARIA: Exercida por Juizes, com a participação dos Jurados.
 OBS IMPORTANTE 2: Era assegurado ao JUIZ a vitaciliedade através da Constituição porem não era assegurado a INÃMOVIBILIDADE.
D – PODER MODERADOR: Era o poder exclusivo do Monarca, que tinha suas raízes no velho Absolutismo Europeu.
ITEM 3: 
 A RELIGIÃO DO ESTADO: A Constituição Imperial consagrou a religião Catolica Apostolica Romana como sendo a religião oficial do Imperio, não impedindo que as pessoas tivessem outros cultos religiosos e podessem praticar no âmbito de suas residências, porem construir templos senão católicos eram proibidos.
ITEM 4:
O VOTO CENCITÁRIO: Era um voto direcionado para a posição econômica do eleitorado (Os Ricos), aos proprietários de terras. Foi chamada de Constituição da MANDIOCA.
ITEM 5:
A CONSTITUIÇÃO DAS CASAS GRANDES E SENSALAS: 
5.1 – Apesar de existir a Constituição OUTORGADA, Escrita e Oficial do Imperio, existia uma Constituição dos FATORES REAIS DE PODER, (os grandes propietarios faziam suas próprias Constituiçõs).
 No Imperio eu vou ter a Constituição Oficial e a Constituição Real de Poder que era doa grandes fazendeiros os ricos e poderosos (Comentado pelo autor: Ferdinando em seu livro).
2º CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1891.
 E uma Constituição PROMULGADA, ela foi elaborada a partir de uma Assembleia Constituinte Nacional, foi a Constituição que formulou a REPUBLICA.
OBS IMPORTANTE: A Republica no Brasil nasceu de golpe de Estado sem a participação popular, que derrubou o Imperio (o golpe de estado foi chamado de Quartelada).
 O povo assistiu BESTIALIZADO a Quartelada que fundou a Republica.
ITEM 1:
A CONSTITUIÇÃO DE 1891 É INSPIRADA NA FILOSOFIA POSITIVISTA FRANCESA DE AUGUSTO COMTE. Basta ver a bandeira Brasileira com o tema Positivista (ORDEM E PROGRESSO).
 A Cosntituição de 1891 foi também inspirada no modelo de Federação Americana (FEDERALISMO DUALISTA).
COMO ERA O NOME DO BRASIL? R: Republica dos Estados Unidos do Brasil – Porem estava errado esse nome pois o Brasil era UNITARIO e so foi corrigidos pelos Militares tempos mais tarde na ditadura.
ITEM 2:
A CONSTITUIÇAÕ DE 1891 ESTABELECE A FORMA FEDERATIVA DE ESTADO (O ESTADO É UMA FEDERAÇÃO). Copiado dos Americanos.
 O Estado Federal possui a SOBERANIA e os Estados membros possui uma AUTONOMIA.
ITEM 3:
A CONSTITUÇÃO DA REPUBLICA DE 1891 FOI PROMULGADA em 24 de Fevereiro de 1891 e estabelece a Forma federativa do Estado, adota a Republica como forma de governo e transformou as Provincias do Imperio em ESTADOS FEDERATIVOS, recepcionando o decreto de DEODORO DA FONSECA.
ITEM 4:
IMFLUENCIA TEORICA E FILOSOFICA: Teve a influencia da Teoria elaborada por CHARLES LOIS DE SECUNDAR senhor de Labrede e Barão de MOSTEQUIEU, que escreveu a Organização Tripartide das funções do Poder ( A LEGISLATIVA, A EXECUTIVA E A JUDICIARIA).
ITEM 5:
A COSNTITUIÇÃO DE 1891 MOSTRA QUE A FUNÇÃO LEGISLATIVA ERA EXERCIDA PELO PARLAMENTO QUE AGORA TEM O NOME DE CONGRESSO NACIONAL: Formado pela Camara dos Deputados Federais que representa o povo e pleo Senado da Republica que representa os membros da Federação.
ITEM 6:
A UMA RIGOROSA SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E O ESTADO.
ITEM 7:
RECONHECIMENTO JURIDICO APENAS DO CASAMENTO CIVIL.

Continue navegando