Buscar

APS MECANISMOS DE AGRESÃO E DEFESA l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada (APS)
 Mecanismos de Agressão e Defesa I
Curso de Farmácia 6° semestre Santo Amaro 
Elaine da Silva Aguiar 
RA: 7808669
O aluno deverá elaborar uma resenha (resumo crítico) sobre o assunto abordado nas leituras e vídeo e postar no ambiente do fórum no ambiente virtual. Essa resenha deverá conter no mínimo 1000 palavras.
O sistema imune trabalha todo o tempo nos protegendo de milhares de patógenos que estão ao nosso redor podendo causar doenças e infecções. O sistema imune desempenha tão bem esse papel que nem percebemos seu trabalho. A inflamação é uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata e, por isso, não é uma resposta específica, mas ocorre de maneira padronizada independente do estímulo. O processo inflamatório envolve várias células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos. A função da inflamação é eliminar a causa inicial da lesão, coordenar as reações do sistema imune inato, eliminar as células lesadas e os tecidos danificados para iniciar a reparação dos tecidos e restaurar a função. A resposta inflamatória se divide em dois tipos: o primeiro é a inflamação aguda e a segundo fase é a inflamação crônica.
Inflamação aguda
Uma resposta inflamatória aguda tem início imediato e dura pouco tempo. Pode ser ocasionada por patógenos orgânicos, radiação ionizante, agentes químicos ou traumas mecânicos. Os principais sinais da resposta inflamatória aguda estão relacionados à resposta vascular com vasodilatação gerando rubor e calor, aumento da permeabilidade vascular gerando edema, aumento da pressão tissular causando dor (tensão e compressão às terminações nervosas), seguindo-se a perda de função.
Inflamação crônica
Se o agente causador da inflamação aguda persistir dá-se início ao processo de inflamação crônica. Este processo pode durar vários dias, meses ou anos. A inflamação crônica é caracterizada pela ativação imune persistente com presença dominante de macrófagos no tecido lesionado. Os macrófagos liberam mediadores que, a longo prazo, tornam-se prejudiciais não só para o agente causador da inflamação, mas também para os tecidos da pessoa. Como consequência, a inflamação crônica é quase sempre acompanhada pela destruição de tecidos. Entre os processos inflamatórios crônicos conhecidos estão: artrite, asma e processos alérgicos, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, síndromes intestinais, doença celíaca e diabetes.
Este trabalho tem como base três temas, propostos; O seu Incrível Sistema Imune – Como ele protege seu corpo e vídeos explicativos sobre a resposta inflamatória e psoríase.
O informe publicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia tem como objetivo falar sobre a psoríase, uma doença crônica e não contagiosa, a causa embora ainda desconhecida é causada pelo sistema imunológico e acreditam que se desenvolve devido aos linfócitos T, responsáveis por liberar substancias inflamatórias, os principais sintomas é a descamação de pele, principalmente no couro cabeludo e cotovelos. Em um curto vídeo é demonstrado os tratamentos utilizados, com creme, pomadas e remédios orais, esclarecendo o melhor profissional para trata-lo, que seria o dermatologista. 
O vídeo “Resposta inflamatória” foi publicado pela Khan Academy, o qual demonstra os sintomas que ocasionam a inflamação do corpo humano, como vermelhidão e dor, a ilustração é apresentada pelo professor como “campo de batalha”. É apresentado uma simplificação grosseira sobre a resposta inflamatória, afim de demonstrar o funcionamento normal de uma pele saudável, onde, o professor usa como exemplo um prego sujo de fezes para furar a pele de uma pessoa, afim de demonstrar que as bactérias entrarão em contato com a pele e danificará as células. 
Além disso, demonstra que com a liberação de histamina, principal responsável pela resposta inflamatória é necessário o uso de anti-histamínico para acabar com os sintomas, assim, acontece a vasodilatação. Por fim, esclarece que tudo vira exsudato, ou seja, inchaço, edema e vermelhidão. No livro publicado pela Sociedade Japonesa de Imunologia (O seu Incrível Sistema Imune – Como ele protege seu corpo) elaborado por pesquisadores japoneses que trabalham na área de imunologia, tiveram como objetivo ajudar no entendimento sobre o sistema imune, ainda, declaram que se o sistema imune não “funcionar” você terá falta de meios para protege-lo dos germes que causam doenças, o livro é dividido em parte I e parte II.
Na parte I do livro ele apresenta tudo sobre a imunidade, como o básico do sistema imune, o autor expõe uma suposição onde você não tem um sistema imune, isso é chamado de Imunodeficiência Combinada ou Grave que pode acontecer em um a cada cem mil bebês, assim, os bebês ficam doentes por adquirirem bactérias, fungos e vírus o que ocorre também em pessoas que tem AIDS. Além disso, o nosso sistema imune tem uma importante função, por exemplo, se você já teve caxumba uma vez na vida, não terá novamente, pois é reconhecida pelo seu sistema imune, essa habilidade é chamada de memória imunológica. Assim, explica que o sistema imune fica nos linfonodos que são responsáveis para ter resposta sobre uma infecção.
No trecho “como o sistema imune trabalha”, é evidenciado que embora você não possa ter a mesma doença duas vezes, isso não impedirá de pegar outra doença, como o sarampo, assim, o linfócito tem com papel distinguir a diferença entre eles pois somente o linfócito com receptor de antígeno pode detecta-lo, para cada patógeno há um linfócito para que o sistema imune proteja de quaisquer organismos patógenos.
Ao final da parte I é explicado onde as células do sistema imune são feitas e onde trabalham, assim, é explicado que todas as células imunes são brancas do sangue e são feitas nos ossos com um núcleo leve e esponjoso chamado de medula óssea e as células vermelhas é feito na medula óssea e timo, percorrendo o corpo inteiro. 
Na parte II do livro é apresentado tudo sobre a doenças, como os patógenos, neste informa que a história imunológica começou no século XVIII com uma descoberta das vacinas e com esses estudos, foi possível desenvolver vacinas afim de proteger a população, um exemplo usado é a varíola, uma doença infecciosa causada por vírus. Além disso, há doenças causadas por bactérias que invadem uma variedade de células e começam a se multiplicar, como a doença zoonótica. Assim, esclarece que as vacinas usadas para vírus e bactérias apenas impedem que os patógenos atravessem a membrana da mucosa.
Por fim, o autor explica o que é doença auto-imune e alergias, as doenças auto-imunes podem ocorrer em qualquer parte do corpo e a alergia está relacionada aos alérgenos, os ácaros da poeira, por exemplo. O autor menciona que o câncer e febre do feno podem ser consequências da doença auto-imune ou como ela “ataca” o mecanismo, assim apresenta os tratamentos utilizados para cada patologia.

Outros materiais