av2 marketing 3º setor
3 pág.

av2 marketing 3º setor


DisciplinaMarketing para O Terceiro Setor621 materiais1.557 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201202271767)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A CUFA "Central Única das Favelas"  é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Já a COOPA-ROCA, Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda., é uma Cooperativa que capacita, coordena e gerencia o trabalho de mulheres moradoras da Rocinha, as quais produzem peças artesanais focadas no mercado da Moda e do Design. A Cooperativa foi criada no início da década de 80 tendo por missão gerar condições para que suas cooperadas trabalhem em suas residências e assim ampliem o orçamento familiar sem se afastarem do cuidado de seus filhos e das atividades domésticas.
Diante do exposto, quanto ao processo e o conteúdo do plano de Marketing, podemos afirmar que:
		
	
Resposta: Mesmo sendo do terceiro setor as duas tem planos de marketing diferenciados, pois uma tem investimentos que possibilitam sua estabilidade no mercado, mesmo sendo sem fins lucrativos. A Cufa proporciona a jovem da favela uma oportunidade de mudar de vida expressando suas atitudes, com base projetos socias de empresas, a própria politica que lhe fornece valor financeiro. Ja a COOPA-ROCA depende das próprias cooperadas para se materem, onde alem de materam a cooperativa elas tem a oportunidade de ter uma renda em sua residencia, que as vezes é a unica. Para instituição, ong ou oscips existe um plano de marketing diferenciado onde irá focar em seus pontos fortes, trabalhar em suas fraquesas para que assim se alcance os resultados desejados.
	
Gabarito: Variam de acordo com cada empresa e segmento de mercado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202410285)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Kotler (2006), a comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores direta ou indiretamente sobre os produtos e marcas que comercializam. Num certo sentido, a comunicação de marketing representa o que mais?
		
	
Resposta: representa a voz da empresa e é o meio pelo qual se estabelece um dialogo e constroi um relacionamento com o cliente/consumidor.
	
Gabarito: Representa a voz da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202272439)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição Federal em vigor foi Promulgada no dia 5 de outubro de 1988, durante o governo do então presidente José Sarney, é a sétima Constituição adotada no país. No dia 1º de fevereiro de 1987, 559 parlamentares começaram os trabalhos para aprovar a nova lei suprema brasileira. Foram necessários 18 meses de discussões até que a Carta fosse finalmente promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Era substituída a Carta Magna imposta pelo regime militar em 1967.
		
	
	Produziu um estado amplo de tranqüilidade institucional.
	
	Trouxe grandes conquistas, como a responsabilização dos agentes públicos por má administração.
	 
	Colocou em pauta a importância da cidadania, deixando latentes questões relacionadas à área social.
	 
	Nasceu polêmico por provocar rachas entre partidos e parlamentares, que se dividiram entre os favoráveis e os contrários à implementação do parlamentarismo como sistema político brasileiro.
	
	Garantiu saúde e seguridade social a todos os brasileiros.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202835241)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As relações entre o primeiro e o terceiro setor são ao mesmo tempo, harmônicas e dissonantes: enquanto visam o atendimento da população, em determinadas áreas, travam uma batalha no que tange a sustentabilidade dos atendimentos. Enquanto o primeiro setor tem a obrigação do atendimento e os recursos para isso, o terceiro tem a vontade de efetivar o atendimento mas não os recursos. Daí entra a harmonia, uma vez que ambos visam o mesmo fim. Contudo, a imensa burocracia para liberação dos recursos tornam essa relação dissonante. As origens do terceiro setor são encontradas nas:
		
	
	Fundação : instituição de uma obra com capital financeiro legado para manter essa obra filantrópica e sua finalidade, a exemplo da Fundação Mata Atlântica
	 
	OSCIPs : entidades sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver uma sociedade democrática
	 
	Organização Social e Instituição Religiosa : organizações que fazem movimentos sociais realizando trabalhos comunitários para atendimento físico, moral e social do beneficiário
	
	Cooperativas : usadas com formas tradicionais de ajuda mútua, incluindo creches, asilos, hospitais e similares
	
	Instituto : que é uma organização com regras e corporativismo com uma finalidade, que pode ser educacional, a exemplo do Instituto Ayrton Senna
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202799100)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Baseado na sentença a seguir, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: O mercado está cada dia mais competitivo e as empresas estão reformulando seus negócios, para atender suas demandas. Neste sentido, é de suma importância que as empresas se diferenciem, incorporando à responsabilidade social ao seu modelo de negócios, principalmente para atender as exigências _______________________.
		
	 
	Do Consumidor cidadão.
	
	Dos investidores.
	
	Dos funcionários.
	
	Da imprensa.
	
	Do mercado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202406270)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir de uma concepção bem construída e convincente de seus preceitos, o Marketing torna possível atingir objetivo igualmente importante, que é a arrecadação de fundos para projetos do Terceiro Setor, viabilizando
		
	 
	sua igualdade
	
	sua presença
	
	sua fraternidade
	
	sua história
	 
	sua sustentabilidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202409361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto ao processo e o conteúdo do plano de Marketing, podemos afirmar que:
		
	
	Não é relevante para o sucesso nos negócios.
	 
	Variam de acordo com cada empresa e segmento de mercado
	
	Se feito de forma superficial, não apresenta grandes riscos para o negócio.
	
	Mesmo sendo feito para segmentos diferentes da economia não demanda conhecer o mercado.
	
	Pode ser copiado de outras empresas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202466321)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Kotler (2006), diferenciais são qualidades ou benéficos que os consumidores associam fortemente com uma marca. Como as empresas desenvolvem diferenciais de mercado?
		
	 
	Através de uma atuação singular que pode estar pautada em produtos, atendimento e etc., marcados por um jeito de ser e fazer todo seu.
	
	Através de uma atuação sustentada pela comunicação, porém sem eco nos processos internos da empresa.
	
	Através de uma atuação marcada pelo improviso e o ¿jeitinho¿, afinal sempre deu certo assim.
	
	Através de uma atuação preocupada em desenvolver ações positivas ao mercado, porém sem compromisso de continuidade.
	
	Através de uma atuação focada nas necessidades imediatas das empresas que investem em seus projetos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202410223)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Kotler (2006), a comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores ¿ direta ou indiretamente ¿ sobre os produtos e marcas que comercializam. Num certo sentido, a comunicação de marketing representa a ¿voz¿ da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores. Qual das alternativas abaixo, pode ser considerada uma ferramenta de comunicação direta:
		
	
	Propaganda no jornal.
	
	Anúncio em outdoor.