Buscar

Avaliação educação ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	 1a Questão (Ref.: 201308143566)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O século XXI inicia-se por meio de uma emergência socioambiental que promete agravar-se caso sejam mantidas as tendências atuais de degradação; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema político, econômico e social que vivemos. Qual o principal paradigma que temos que quebrar para podermos ter uma visão mais positiva do futuro do homem em relação a educação ambiental e a preservação do meio ambiente?
		
	
Resposta: O que está acontecendo hoje não está apenas ligado a desmatamentos, derretimentode geleiras, etc.Também inclui a crise politica, econômica, cultural enfim,tudo está inter-relacionado.
	
Gabarito: É a crise do estilo de pensamento, do imaginário social e do conhecimento que sustentaram a modernidade, dominando a natureza e mercantilizando o mundo, que se não for alterada de forma emergencial, não sustentará nem nossos próximas gerações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): É a crise do estilo de pensamento, do imaginário social e do conhecimento que sustentaram a modernidade, dominando a natureza e mercantilizando o mundo, que se não for alterada de forma emergencial, não sustentará nem nossos próximas gerações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308678832)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Partindo-se da constatação da crise ambiental, objetiva-se de forma geral, destacar a importância da sensibilização ambiental quanto à prevenção ao dano. Isso porque, a educação não formal, atinge inúmeras pessoas, o que permite a consolidação de uma consciência e formação da ética ambiental coletiva acerca das implicações do dano ambiental. Desta forma, conceitue impacto ambiental:
		
	
Resposta: Impacto ambiental são mudanças que ocorrem no meio ambiente, decorrente de ações do homem.
	
Gabarito: Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308159016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
		
	
	saúde
	
	trabalho
	
	economia
	
	ambiente
	 
	educação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308324476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
		
	
	melhoria da qualidade de vida
	
	desenvolvimento científico
	 
	crescimento populacional
	 
	melhoria tecnológica
	
	Desenvolvimento Econômico Sustentável
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308654509)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novos entendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
		
	
	Não tivemos sensibilidade de nossas lideranças políticas, que também receavam as imposições vindas de instituições internacionais.
	 
	Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
	
	Embora a sociedade já estivesse bem organizada com ONGs atuantes, a preocupação concentrava-se na questão do desmatamento da Amazônia.
	
	As emissões de gases e efluentes poluentes não era um problema tão grave no Brasil, como era nos países mais desenvolvidos.
	 
	O Brasil não participou da Conferência de Estocolmo e, por isso, estava desobrigado de seguir suas orientações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308167869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
		
	
	Natural
	
	Cultural
	
	Humano
	
	Econômico
	 
	Manufaturado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308654558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
		
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308352624)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, desde 1981. Em relação a este instrumento, podemos afirmar que: 
		
	
	Trata-se de um documento com uma relação de possíveis impactos de um empreendimento, resultado do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
	
	O Brasil foi um dos pioneiros em discutir a necessidade de se analisar possíveis impactos causados por empresas ao ambiente e, foi seguido por países da Europa, como a França.
	
	Esta avaliação inclui entre suas diretrizes a obrigação da utilização de normas da série ISO 14000, como aquelas relacionadas à qualidade e segurança do trabalho, por uma empresa.
	 
	Inclui procedimentos capazes de prever, identificar e interpretar, possíveis impactos ambientais de uma proposta (projeto, programa, plano ou política) e propor alternativas.
	
	Sua regulamentação nacional ocorreu com a aplicação da Política Nacional de Educação Ambiental, em 1999, criando o CONAMA.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308322672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as opções abaixo, relacionadas ao planejamento, construção e avaliação de projetos em educação ambiental. assinale aquela que NÃO é verdadeira:
		
	
	O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado no Fórum Internacional de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais, da Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental.
	
	Em um projeto de educação ambiental, os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
	 
	Não existem procedimentos absolutamente fundamentais para se atingir a eficiência em um projeto. Para o desenvolvimento dessa tarefa, o planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são facultativos e raramente necessários.
	
	A fase de monitoramento e controle é um processo sistemático que ocorre no contexto de um programa ou da implementação de um projeto de educação ambiental com o objetivo de produzir informações a respeito dos progressos obtidos para ajudar a tomar decisões, de modo a aumentar a eficácia do projeto.
	
	A avaliação é a parte mais importante de um projeto e consiste em um conjunto de procedimentos para apreciar os méritos de um programa e fornecer informações a respeito do alcance de seus objetivos, atividades, resultados e impactocusto-benefício.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308350966)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa falsa:
		
	
	Para a realização de uma proposta de Vigilância Epidemiológica Ambiental, é preciso que as principais instituições do município, que desenvolvem atividades relacionadas à Saúde e Meio Ambiente, sejam envolvidas, procurando buscar soluções conjuntas para a problemática em questão.
	
	A escola deve ser promotora de preservação ambiental e da saúde.
	 
	Idealizar a vida no campo, sobretudo pelas classes sociais não diretamente envolvidas na produção agrícola é um objetivo da Educação Ambiental.
	
	Não se têm desenvolvido, de modo adequado, políticas públicas de caráter preventivo, tais como controles efetivos de contaminação do ar, da água e do uso do solo.
	
	A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios que afetam a qualidade de vida do cidadão.

Outros materiais