Buscar

Av1 - História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - História da Educação
1)"A luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante entre os educadores brasileiros, sobressaindo-se temas sobre funções sociais e pedagógicas, como a universalização do acesso e da permanência, o ensino e a educação de qualidade, o atendimento às diferenças sociais e culturais, e a formação para a cidadania crítica. Entretanto, têm-se observado, nas últimas décadas, contradições mal resolvidas entre quantidade e qualidade em relação ao direito à escola, entre aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, e entre uma visão de escola assentada no conhecimento e outra, em suas missões sociais." (LIBÂNEO, 2012, p. 15).
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
O fragmento do texto de Libâneo (2012) nos chama a pensar sobre a forma como a educação tem sido ofertada para a sociedade, porque nota-se que os diversos sujeitos não possuem acesso ao mesmo tipo de educação, fato este que nomeamos por dualismo escolar, retratado nas seguintes situações:
I: Quando as classes dominantes têm acesso a uma educação ampla e universal, com condições estruturais e pedagógicas mais adequadas.
II: Quando as classes dominadas são privadas da condição ampla e universal da educação, restando a elas, muitas vezes uma educação parcial, fragmentada e voltada à formação de uma força de trabalho precarizada.
III: Quando as classes dominantes, preocupadas com as classes dominadas, auxiliam na sua educação, porque reconhecem que é direito de todos o acesso à educação de qualidade.
É verdadeiro o que se apresenta apenas em:
Alternativas:
a)I – II
b)II – III
c)I – III
d)II
e)III
2)A educação que ocorreu no período medieval, nomeado por Idade Média, sofreu influências desse pensador. Foi ele quem criou o primeiro currículo e a primeira normatização do ensino, sendo também o primeiro filósofo a escrever um tratado sobre a educação, nomeado por "De magistro". Ele explica que o processo do conhecimento acontece por meio da iluminação divina, então mais do que o conhecimento pela razão, o que importa é a adesão pela fé, sendo a verdade transmitida pela bíblia.
Que pensador seria este? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Platão
b)Aristóteles
c)Rousseau
d)Santo Agostinho
e)Freinet
3)No que se refere à formação do homem na Grécia, tem-se dois modelos que embasaram a educação neste momento, porque Esparta e Atenas possuíam objetivos diferenciados ao formarem o homem necessário àquele contexto histórico.
Sobre a educação neste contexto histórico, analise as alternativas apresentadas e indique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma delas:
I: Em Esparta a educação possuía uma concepção mais severa e disciplinadora, direcionando-se para a formação do homem guerreiro.
II: Em Atenas a educação estava direcionada para a formação do cidadão a assumir o exercício da política na pólis (cidade).
III: Neste contexto histórico a formação do homem estava embasada na Paideia, visando à sua formação integral que compreende o corpo e o intelecto.
Alternativas:
a)F – F – F
b)F – V – F
c)V – V – V
d)V – V – F
e)V - F – V
4)A partir do século XIX, novas correntes teóricas vão se desenvolver, tentando, cada uma a sua maneira, explicar a realidade. Essas correntes teóricas nascem de diferentes interpretações da realidade e das diferentes opiniões sobre a sociedade capitalista. Dessas concepções gerais é que vão derivar as concepções pedagógicas.
Frente ao exposto, faça a correspondência abaixo, indicando o que se refere à cada concepção pedagógica apresentada.
1-Positivismo
2-Pragmatismo
3-Socialismo
( ) Critica a o capitalismo e a sociedade dividida em classes. Defende uma sociedade sem exploração do homem pelo homem.
( ) Faz críticas à obediência automática. Valoriza a iniciativa, a participação e a autonomia. Busca avaliar as consequências da ação.
( ) Defende uma educação emancipadora, que integre trabalho e estudo, ou seja, que unifique trabalho manual e intelectual, portanto, não dualista.
( ) Segrega as ciências humanas de acordo com seus objetivos de pesquisa. Acredita na neutralidade da ciência e na objetividade dos fatos sociais.
Alternativas:
a)1 – 1 – 2 – 3
b)2 – 1 – 2 – 3
c)3 – 2 – 2 – 1
d)1 – 3 – 3 – 2 
e)3 – 2 – 3 - 1
5)No período Colonial a educação esteve sob o domínio dos Jesuítas, ação que perdurou do ano de 1549 até 1759. As principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.
Ainda sobre a educação jesuítica, após analisar as afirmações abaixo, indique aquelas que correspondem a este período.
1: A oferta da alfabetização aos índios seria o caminho mais seguro para a catequese e mudança de seus hábitos e costumes.
2: Nos primeiros anos a Companhia de Jesus teve à frente o Marquês de Pombal que fundou colégios e escolas de instrução elementar.
3: Os Jesuítas aplicavam dois modelos de educação, um para os indígenas, centrado na leitura, escrita e poucas operações e outro voltado para os filhos dos colonos, consistindo em um ensino mais culto.
4: Toda ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pela ausência de discussão e o pensamento crítico passava longe das salas de aula.
Alternativas:
a)2 – 3 – 4
b)2 – 3
c)1 – 2
d)1 - 3 – 4
e)2 – 4

Continue navegando