Buscar

AV FILOSOFIA DA EDU BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0343_AV_201407228161 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	ANGELO RICARDO GRISOLI
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 13:54:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201407436854)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A Tendência Libertária em Educação tem como base a corrente do anarquismo que defende que "o caminho da liberdade é a própria liberdade". Sendo assim, questiona a ordem social existente e preocupa-se com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres. Por rejeitarem toda forma de governo, como também a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do Estado, o anarquismo defende a auto-gestão. Portanto, estabelece uma profunda ligação entre a educação e os processos de mudanças sociais. Sendo assim, responda:
Qual o papel da escola e como se deve dar a relação entre professor e aluno segundo esta tendência?  
		
	
Resposta: Segumdo essa tendência,o papel da escola deve ser acolhedora, fazendo com que o ensino seja dinamico, um espaço voltado para a absorvição do entendimento, do conhecimento, do aprendizado. A relação professor x aluno se dá com uma relação que tenha o dialogo, o parceirismo, a troca de conhecimento, onde o aluno possa fazer uso das suas experiencias de vida como auxilio no seu aprendizado.
	
Gabarito:
Seu papel é o de desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e de mudanças nos alunos com base participação grupal, onde ocorre a prática de todo processo de aprendizagem, ou seja, deve exercer uma transformação na personalidade, no sentido libertário e autogestionário. Professores e alunos são seres livres e desenvolvem uma relação baseada na auto-gestão e no anti-autoriarismo. O professor é um orientador, ou seja, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos cabendo-lhe: ajudar o grupo a se desenvolver na autogestão; auxiliar o desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos; ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação e observação; liberar as forças instituintes do grupo, que funcionam como analisadores das instituições. O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos últimos anos escolares.
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407276749)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A REFLEXÃO PEDAGÓGICA de cunho filosófico consiste na indagação: que tipo de aluno e ser humano pretende-se formar? Logo: que sociedade se quer construir? Tendo clara a resposta a essas questões são necessários outros ingredientes como a seleção dos conteúdos: O que ensinar? Como ensinar? Portanto o papel da Reflexão Pedagógica é:
I. Permitir clareza a respeito da teoria que permeará as decisões;
II. Evitar o "espontaneísmo", resultado da dicotomia entre teoria e prática;
III. Esclarecer sobre a responsabilidade do educador na educação do ser humano;
IV. Integrar a reflexão filosófica na escolha da prática pedagógica;
V. Buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação.
Assinala a alternativa correta:
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a II e IV estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente a III e IV estão corretas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407508396)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Através da cultura a qual pertencemos nos constituímos como seres políticos, econômicos, sociais, éticos e religiosos, morais, filosóficos, científicos, lúdicos e etc. Nas sociedades modernas, para tornar a vida mais complexa em todas as suas dimensões foram definidas tipos de cultura.
Marque a resposta correta dos tipos de cultura:
1. Cultura Erudita: Sua produção resulta em mudanças ou rupturas significativas na forma de pensar e agir de uma determinada época se constituindo como obras clássicas.
2. Cultura Popular: Consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço.
3. Cultura de Massa: Resultante dos meios de comunicação na sociedade moderna.
4. Cultura popular individualizada: Expressa a produção de escritores, compositores, artistas plásticos e etc. que não habitam e produzem nos centros de pesquisa ou nas universidades.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas a alternativa 1 está correta
	
	Apenas a alternativa 4 está correta
	
	Apenas a alternativa 3 está correta
	
	Apenas a alternativa 2 está correta
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407500266)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando entendemos a educação como um produto que tem como única finalidade introduzir o aluno no mercado de trabalho, tal concepção evidencia um caráter.......................na Educação.
		
	 
	ideológico
	
	transformador
	
	coerente
	
	prático
	
	cabível
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407277024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. "(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens". 
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
1. identidade e história / educação formal.
2. ideologia e filosofia / educação superior.
3. ciência e escolaridade / educação técnica.
4. educação e cultura / educação assistemática.
		
	
	Apenas a 1 está correta
	
	Apenas a 3 está correta
	
	Todas estão corretas
	 
	Apenas a 4 está correta
	
	Apenas a 2 está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407426570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Dialética?
		
	 
	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	
	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo: os homens são essencialmente iguais.
	
	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
	
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes,fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
	
	Restringe a educação à dimensão econômica, ou seja, sua finalidade é formar para o mercado de trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407277076)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A classe social burguesa começou a surgir durante a Idade Média, como os segmentos dos comerciantes e artesões, que lentamente desestruturaram a antiga ordem feudal, ao desenvolver o modo de produção capitalista. A economia burguesa caracteriza-se:
I. pela abolição da escravidão, substituindo-a pelo trabalho assalariado, mão-de-obra destituída de capital que, a partir do século XVII, se aglomerava nas fábricas das cidades, deslocando o eixo do campo para a cidade.
II. pela defesa da economia de mercado, segundo a qual existe um equilíbrio natural decorrente da lei da oferta e da procura, o que, segundo os seus ideólogos, reduziria a necessidade de intervenção do Estado.
III. pela defesa da propriedade privada dos meios de produção e a garantia do funcionamento da economia segundo o princípio do lucro e da livre iniciativa.
IV. pela estimulação do comércio e da indústria que justificou o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico, tão bem representado pela Revolução Industrial do século XIX.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	 
	Todos os enunciados estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407433747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O pensamento liberal em educação, representado pela Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista, fundou o mito salvacionista da escola moderna. Tal mito pode ser identificado pelo seguinte papel da educação e da escola:
		
	
	1. Promoção e transformação da realidade social concreta.
	
	5. Democratização do saber sistematizado e acumulado historicamente pela humanidade
	
	2. Identificação das necessidades sócio-econômicas.
	 
	4. Superação da marginalidade ou das desigualdades sociais
	
	3. Sistematização do saber das camadas populares
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407294615)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais os aspectos da educação tecnicista que se fundamentam no positivismo?
		
	
Resposta: Os aspectos da educação tecnicista fundamentados no positivismo é uma educação voltada para os mecanismos tradicionais, onde se baseia na memorização, na avaliação.
	
Gabarito: Procedimentos experimentais necessários para a aplicação do condicionamento e o controle do comportamento. Assim como, os ideais de racionalidade, objetividade e eficiência que permeiam as propostas tayloristas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Procedimentos experimentais necessários para a aplicação do condicionamento e o controle do comportamento. Assim como, os ideais de racionalidade, objetividade e eficiência que permeiam as propostas tayloristas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407436737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a proposta de educação de caráter estatizante (pública) que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
		
	
	2. Teve respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora à automação flexível, ou seja, do paradigma neofordista.
	 
	4. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis de ensino, fundamentando o seu discurso em uma educação para a cidadania.
	
	1. Visava atender os interesses dos setores modernos da economia brasileira, ou seja, de um modelo educacional que promovesse a qualificação e requalificação da classe trabalhadora.
	
	5. A defesa de uma formação técnica para os professores de todos os níveis de ensino
	
	3. A defesa de um modelo dualista de educação, ou seja, de um modelo de educação para as elites e de outro modelo para as camadas populares.

Continue navegando