Buscar

AV Psicologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0644_AV_201403289131 » PSICOLOGIA GERAL I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403289131 - CAROLINE CABRAL VALENTE
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9006/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 22/06/2015 18:05:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201403516158)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Discorra sobre as mudanças introduzidas na família a partir da Constituição de 1988:
		
	
Resposta: A partir da constituição de 1988 passa a ser reconhecida a união estável assim como o matrimônio e o modelo de família monoparental.
	
Gabarito: Com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a união estável como entidade familiar e a família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes (Barbosa, 2001 e Fachin, 1999). A Constituição Federal de 1988 descreve em seu artigo 226: ¿§3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento¿. ¿§4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes¿.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403516164)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Relacione as principais mudanças provocadas pelo Estatuto da Criança e do adolescente ECA no que concerne ao abandono de crianças e adolescentes:
		
	
Resposta: A família é reponsavel pelo amparo do menor, cabe a família proporcionar condições e amparo para que a criança cresça e se densolva, em caso de situação de risco caberá ao Estado o amparo, o abrigo e acolhimento desse individuo. Através de mandato judicial o conselho tutelar pode intervir e retirar a criança de seu convivio familiar provisoriamente, é um direito da criança o abrigo em instituições e acesso a medidas de proteção dos seus direitos.
	
Gabarito: O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), diferentemente da lei anterior, que se limitava aos menores em situação irregular, abrange toda criança e adolescente em qualquer situação jurídica. Verifica-se a modificação na doutrina que passa de ¿doutrina de situação irregular¿ para ¿doutrina de proteção integral à infância¿ dentro desta perspectiva não só os abandonados e delinqüentes seriam abarcados, mais também, todas as crianças, de qualquer classe social, vitimas ou não da ação ou omissão. Essa idéia, de proteção integral à criança e ao adolescente, encontra-se expressa no artigo 5º da referida Lei que diz:
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403516137)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores, como Politzer e Japiassu como sendo:
		
	
	Fenomenologia, Gestalt e Psicanálise.
	 
	Behaviorismo , Gestalt e Psicanálise.
	
	Psicanálise, Hermenutica e Behaviorismo.
	
	Estruturalismo, Hermentutica e Gestalt.
	
	Gestalt, Behaviorismo e Estruturalismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403892148)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Roberta é uma adolescente que se caracteriza pela tendência a ser dramática, buscar as atenções para si mesmo, ser uma eterna "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções).No meio social busca frequentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa, além de comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.Roberta pode ter como diagnóstico o chamado:
		
	 
	Transtorno de Personalidade Histriônica
	 
	Transtorno de Personalidade Esquizóide
	
	Transtorno de Personalidade Obsessiva
	
	Transtorno de Personalidade Dependente
	
	Transtorno de Personalidade Ansiosa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403516149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As crenças compartilhadas por determinado grupo têm origem em obras filosóficas e nesse aspecto se volta o estudo sobre estereótipos e preconceitos sociais nas diversas experiências e vivências dos grupos. Por intermédio da percepção, as vivências históricas e sócio-culturais se tornam presentes à nossa:
		
	 
	Consciência
	
	Satisfação.
	
	Imaginação.
	
	Reação.
	
	Percepção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403892273)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
		
	
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
	 
	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.
	7a Questão (Ref.: 201403516155)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Comparando as formas de organização familiar do século XVIII com as posteriormente encontradas e que se tornaram predominantes no período moderno, verifica-se que a organização familiar sofreu modificações significativas e que predominou, nesse período, sentimentos de ternura e intimidade ligando :
		
	
	Irmãos e irmãos.
	
	Tios e sobrinhos.
	
	Avós e netos.
	
	Mães e filhos.
	 
	Pais e filhos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403516165)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1. O abrigamento em uma instituição é uma das medidas de proteção aos direitos de crianças e adolescentes estabelecidas no artigo 101 do ECA. Sua aplicação ¿ por decisão do Conselho Tutelar e por determinação judicial ¿ implica na suspensão do poder familiar sobre crianças e adolescentes em situação de risco e no seu afastamento temporário do convívio com a família, pois a medida de abrigo tem:
		
	
	Um caráter permanente.
	
	Um caráter emancipatório.
	
	Um caráter educativo.
	 
	Um caráter provisório.
	
	Um caráter excludente.
	 9a Questão (Ref.: 201403569569)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As políticas sociais muito pouco têm contribuído para amenizar as condições de vulnerabilidade da família pobre. Neste caso, caberia então:
		
	
	à família uma providencia, já que, ela não consegue suportar seu sustento, tendo em vista sua situação de vulnerabilidade socioeconômica.
	
	à família trabalhar com o conjunto de seus membros pois, se um deles está precisando de assistência, sua família não necessariamente estará também
	 
	à família permanecer como matriz do processo civilizatório, como condição para a humanização e para a socialização das pessoas.
	
	ao Programa Saúde da Família ¿ PSF, do Ministério da Saúde (Brasil,2002) estabelecer estratégia em termos de política pública que centralize seu foco na família em relação ao acesso a bens
	 
	ao Estado pensar em políticas públicas de caráter universalistas, que assegurem proteção social e que reconheça a família como sujeito de direitos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403587033)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de formasilenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.Neste caso sabe-se que:
		
	
	A violência verbal só existe na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio absoluto, por diversas razões.
	
	À situação conflitante do lar, a violência física dificilmente pode perpetuar-se mediante ameaças de "ser pior" se a vítima reclamar à autoridades ou parentes.
	 
	A vítima de Violência Doméstica geralmente, tem pouca auto-estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material.
	
	A Violência Psicológica, menos prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
	
	A maioria das vítimas de abuso pelo companheiro procura sistematicamente assistência médica para tratamento das seqüelas decorrentes do mesmo

Outros materiais