Buscar

AD1_2009.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2009/2º
Disciplina: Legislação Social
Coordenador: Veronica Azevedo Wander Bastos
Data para entrega:
Aluno (a): ........................................................................................................................... 
Pólo: ...................................................................................................................................
Você poderá realizar qualquer tipo de pesquisa para desenvolver essa tarefa;
Sua resposta deve ter, no mínimo, 20 linhas;
Não esqueça de indicar a bibliografia utilizada.
GABARITO
Questão: Conforme visto em nossas aulas, o horário de trabalho do homem foi sofrendo diversas alterações, a partir da Revolução Industrial.
No filme Tempos Modernos vemos Charles Chaplin trabalhando numa indústria, a sua carga horária, o seu trabalho repetitivo.
Com base nos estudos anteriores, assista o filme Tempos Modernos e faça uma análise crítica das situações apresentadas. Indique quais direitos sociais e trabalhistas estão sendo desrespeitados, quais princípios legais estão sendo feridos. Cite quais legislações estão sendo maculadas. Mínimo de 20 linhas.
O Direito do Trabalho é um ramo do Direito que visa estabelecer relações de igualdade entre o trabalhador e o empregador, para que se evite situações de escravidão, como vemos noticiado constantemente nos órgãos de imprensa.
Certamente você encontrou no filme a desobediência aos princípios da Dignidade humana, da boa-fé, razoabilidade, visto que o trabalho era exigido em carga horária muito superior a normalmente suportada pelo homem, o que dificulta seu descanso, seu contato com a família, dentre outros direitos.
Vemos que o trabalho repetitivo por muitas horas fazia com que Chaplin ficasse muito estressado, ao ponto de, mesmo fora do horário de trabalho, ficar repetindo constantemente seus atos durante o horário de trabalho.
Verificamos que as pessoas no filme não têm qualquer direito.Estes têm feridos muitos dos artigos da Constituição, como artigo 1º, que garante o direito democrático à cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; no artigo 3º, que traz como objetivo a erradicação da pobreza e a redução da desigualdade social, bem como a garantia do bem comum e a proibição da discriminação; no artigo 5º, que trata das garantias individuais e fundamentais.

Outros materiais