Buscar

alf. e letr3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
Exercício: CEL0547_EX_A3_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 27/03/2015 22:06:34 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402132450)	 Maurício tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansioso e curioso para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades, pois ela tinha um enorme mural em que a professora já tinha pregado a 1ª lição - Abelha. Logo no primeiro dia, as crianças foram avaliadas quanto a qualidade de sua escrita através de um ditado e, para terminar, levaram 2 folhas mimeografadas para a casa cujo tema era a letra A. Qual a concepção de conhecimento parece fazer parte da prática de alfabetização da professora?
 Certo	Empirista
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402132439)	Relacione as características da concepção de conhecimento, sua influência na alfabetização e as práticas propostas.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Interacionista
(a) O conhecimento é construído socialmente. A escrita é concebida como uma prática interdiscursiva, pois apresenta tem relação com as enunciações.
(b) A criança constrói seu conhecimento na interação com o meio. Desta forma, a escrita é construção e não treino, inclusive no que se refere a ortografia.
(c) A criança é concebida como um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio. Sua escrita é um mecanismo de codificar a língua.
A ordem correta da relação entre as categorias foi:
 Certo	1c 2b 3a
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402132453)	Observe a descrição abaixo:
Ana tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansiosa e curiosa para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades: ampla, arejada e dividida em cantinhos temáticos que continham muitos livros, revistas, jogos, gibis, alfabetos móveis, e quebra-cabeças. A professora deixou as crianças brincando livremente por 1 hora e depois fez uma rodinha para que todos se apresentassem e tentassem escrever seu nome na ficha da chamada.
Em se tratando de um ambiente alfabetizador que propicia as construções cognitivas individuais, qual pode ser a teoria de conhecimento que fundamenta a prática da professora?
 Certo	Construtivista
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402105262)	Abaixo, tem-se afirmativas acerca das concepções empirista e construtivista do conhecimento. Qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria analisada?
 Certo	No construtivismo, a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402132437)	Relacione as características das concepções de conhecimento e alfabetização com as práticas de leitura escolares.
(1) Concepção Empirista (2) Concepção Construtivista (3) Concepção Interacionista
(a) O aluno deve ler e escrever para o mundo, em diferentes gêneros e não apenas para a escola.
(b) Variação mínima dos caracteres e quantidade são condições para a criança ler uma palavra.
(c) Leitura é a sonorização da escrita, decodificação. Pode ser significado ou não.
A ordem correta da relação entre as categorias foi:
	 Certo	1c 2 b 3a
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402107060)	A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
	 Certo	ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores.

Outros materiais