Buscar

AV LEGISLAÇAO TRABALHISTA 6-2015

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0571_AV_201307148573 (AG) » LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307148573 - SILVIAMARIA DOS REIS SOARES
	Professor:
	CARLA SENDON AMEIJEIRAS VELOSO
	Turma: 9007/AD
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2015 13:34:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201307401799)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma pessoa contratou costureira para trabalhar para uma confecção. A costureira busca as peças que serão produzidas em uma semana leva para sua casa e na outra semana leva toda a produção. Ficou pactuado um valor por peça produzida. A trabalhadora presta seus serviços com subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade. Todavia, os serviços são prestados no domicílio da trabalhadora e por esta razão o dono da confecção não quer assinar a CTPS. Pergunta-se: É possível obter vínculo de emprego trabalhando em domicílio?
		
	
Resposta: Sim, ela tem todos os requisitos necessario para ter o vinculo de emprego, subordinaçao, habitulaidade pessoalidade e onerosidade, ela nao precisa ser alocada no endereço da industria.
	
Gabarito: Sim. Artigo 6, CLT. Princípio primazia da Realidade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307783257)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De quais recursos é mantida a Previdência Social ?
		
	
Resposta: A previdencia social é mantida com os recursos da Seguridade social, inclusive com as contibuiçoes obrigatorias que sao feitas pelos trabalhadores ativos.
	
Gabarito: De contribuições dos Empregados, Empregadores e do Governo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307429706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
		
	
	Servidão, Operários e Escravidão
	 
	Escravidão,Servidão e Corporações de Ofício.
	
	Servidão, Corporação extraditária e Servidão regulamentar.
	
	Servidão,Corporações de Ofício e Mestres.
	
	Servidão, Corporações de Ofício e Revolução Industrial.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307397356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José de Almeida inicia a prestação de serviços tacitamente para a Pizzaria Bom Gosto. Seu trabalho se resume a fazer entregas das pizzas com sua bicicleta, diariamente, no horário de funcionamento da loja, sendo gerenciado e subordinado pelo supervisor da pizzaria, recebendo o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por semana e forma pessoal e habitual. Neste caso, José de Almeida é considerado :
		
	
	trabalhador eventual
	
	trabalhador avulso
	
	trabalhador autônomo
	
	trabalhador voluntário
	 
	empregado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307806799)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marília deseja fazer uma reforma em sua casa e contratou um arquiteto, profissional liberal, para fazer um projeto. Marília informou o que objetivava em sua obra e a partir do seu desejo, o profissional desenvolveu o trabalho. Foi pactuado um contrato de prestação de serviços, sendo, estabelecido, um prazo para conclusão do trabalho e um valor de pagamento. Neste caso hipotético, o trabalhador caracteriza-se como :
		
	
	Gratuito
	
	Voluntário
	
	Empregado
	 
	Autônomo
	
	Empregador
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307404830)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A equiparação salarial exige que o Reclamante e o paradigma tenham, nas mesmas funções diferença de tempo não superior a:
		
	
	6 anos.
	
	5 anos.
	
	7 anos.
	 
	2 anos.
	
	3 anos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307761104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito à suspensão e interrupção do contrato de trabalho, considere: I- Eleição para o cargo de Diretor de Sociedade Anônima. II- Afastamento para qualificação profissional do obreiro prevista em Convenção Coletiva de Trabalho e com a aquiescência formal do empregado. III- Deixar de comparecer ao trabalho por três dias consecutivos em virtude do casamento. IV- Comparecimento judicial ao Tribunal do Juri como jurado. Caracterizam interrupção do contrato de trabalho as hipótese indicadas APENAS em:
		
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	 
	III e IV.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307769949)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A estabilidade provisória da gestante tem duração desde a
		
	
	confirmação da gravidez até cento e vinte dias após o parto.
	
	concepção até cento e vinte dias após o parto.
	
	confirmação da gravidez até cento e oitenta dias após o parto.
	 
	confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
	 
	concepção até cinco meses após o parto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307729925)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
		
	
	O princípio da seletividade é o princípio norteador do qual a seguridade social se baseia para que sejam realizadas as contribuições para os segurados do INSS de forma correta sem que ocorram erros nos pagamentos dos benefícios;
	
	4. O Princípio da Seletividade e da Distributividade na Prestação de Benefícios e Serviços é a manifestação em matéria de Seguridade Social do denominado Princípio da Reserva do Possível, pelo qual, tendo em vista que o Estado não tem capacidade financeira ilimitada para o desempenho de suas funções, em especial o atendimento das demandas sociais, limitam-se as hipóteses e as formas de prestação de serviços públicos;
	 
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros ¿ devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social;
	
	O princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, é consagrada na CF/1988 como objetivo da Seguridade Social. Pode ser real ou nominal. Enquanto a primeira significa a preservação do poder aquisitivo do benefício, a segunda é a simples manutenção do valor nominal;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307401271)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca das regras de suspensão e interrupção do contrato individual de trabalho, assinale a opção correta.
		
	
	Considera-se suspenso o contrato de trabalho durante o período em que o trabalhador tiver que comparecer em juízo.
	 
	Aposentado por invalidez o operário, seu contrato de trabalho ficará suspenso durante o prazo fixado pelas leis da previdência social para a efetivação do benefício.
	
	A suspensão punitiva do empregado por período superior a trinta dias apenas será lícita se fundada em razão de extrema gravidade e se previamente comunicada à Delegacia Regional do Trabalho.
	
	Quando interrompida a prestação de serviços para que o empregado cumpra as exigências do serviço militar, assiste ao empregador o direito de alterar ou rescindir o contrato de trabalho, no exercício de seu livre poder diretivo.
	
	A percepção de auxílio-doença por período inferior a trinta dias determina a interrupção do contrato de trabalho.

Continue navegando