Buscar

Avaliandos UAN e Dieto 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602621479)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"Apresenta opções de entradas, pratos principais e sobremesas". Essa é uma característica do cardápio:
		
	
	Institucional.
	 
	Para diretoria.
	 
	Mensalista.
	
	Horista.
	
	Serviço de Nutrição hospitalar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602621481)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	" Possui menor custo para a UAN e, consequentemente, apresentará menor número de opções nas refeições". Esta é uma característica do cardápio tipo:
		
	 
	Básico.
	
	Mensalista.
	
	Intermediário.
	
	Institucional.
	
	Diretoria.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602059377)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma empresa de construção civil, que fornece alimentação pelo PAT, fez um contrato que os operários de sua empresa vão ser atendidos em um restaurante que serve alimentação em um complexo de obras. De acordo com essas informações qual a definição de unidade de alimentação:
		
	
	Encontro de restaurantes
	
	Serviço próprio
	 
	Serviço terceirizado por gestão direta ou preço fixo com produção no local do serviço.
	
	Refeições coletivas transportadas
	
	Agrupamento de empresas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602355577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), de modo geral, obedece aos princípios da organização de trabalho taylorista, com ritmo acelerado, gestão de múltiplas tarefas, às vezes em condições de trabalho inadequadas. Nesse contexto, considere um funcionário de 43 anos de idade, que trabalha há 15 anos em uma UAN institucional. Há cinco anos ele vem relatando cansaço, dores musculares, fraqueza, alterações do sono, com reflexos na saúde e no comportamento: hipertensão, dispepsia, taquicardia, tensão e ansiedade. Considere, ainda, que recentemente a empresa em que esse funcionário trabalha recebeu visita de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, que identificou o descumprimento de requisitos exigidos nas seguintes Normas Regulamentadoras (NR): NR-6, NR-7, NR-9 e NR-17. Com base na situação hipotética relatada acima, avalie as afirmações a seguir. I. A NR-7 sugere a elaboração, pelas empresas empregadoras, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de se promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores. II. Os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas no controle médico previsto na NR-7. III. Para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é necessário implantar um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, cabendo ao empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança no trabalho. IV. Uma UAN bem planejada, entre outras vantagens, proporciona aumento da produtividade, redução de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, o que pode contribuir para minimizar os sintomas apresentados pelo referido funcionário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e II.
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	 
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602222576)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As atividades anteriores à produção de refeições desenvolvidas em longo prazo são atividades típicas de planejamento que, ao serem definidas, fixam parâmetros imprescindíveis à avaliação e configuram uma administração fundamentada em bases científicas. Como exemplo dessas atividades, pode-se apontar:
		
	
	definição de critérios para avaliação qualitativa dos cardápios, avaliação de sobras e avaliação da cobertura de macronutrientes e micronutrientes.
	
	elaboração de cardápios do período programado, requisição de materiais ao estoque e análise do número de refeições.
	
	previsão de compras, solicitação ao fornecedor e recepção de materiais.
	
	estimativa das necessidades nutricionais da clientela, definição de critérios para apuração de custos e avaliação dos restos.
	 
	estabelecimento do padrão do cardápio, definição de per capita e estimativa de custos para cardápios-padrões.
	1a Questão (Ref.:201601586679)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando analisamos o perfil de consumo de genero ou um produto (Tipos de demanda) procuramos entender seu comportamento com a finalidade de prever as quantidades necessárias para compra ou para produção.
Em relação à figura abaixo, analise as assertivas:
- Podemos identificar que o consumo do produto 1 é tipo permanente e que a pequena variação do consumo total mensal se deve ao número de dias trabalhados.
- E, que os produtos 2 e 3 têm comportamento inversamente proporcional indicando mudança de perfil do consumidor.
 
		
	 
	Ambas as assertivas são verdadeiras mas não se pode afirmar que a primeira assertiva tem alguma conexão com a segunda.
	
	A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira
	
	Ambas as asssertivas falsas.
	
	Ambas as assertivas são verdadeiras, sendo que a primeira assertiva tem conexão direta com a segunda.
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601584709)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A área de administração de materiais em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) é estratégica por vários razões, por exemplo: 
- Representa o percentual dos gastos com materiais no orçamento geral da UAN representa em média valores percentuais que variam entre 30% a 50% deste total; 
- Uma perfeita sincronização de compras, manutenção de giro de estoque e controle da produção, melhora o nível de serviço sendo, portanto uma vantagem competitiva com diminuição das trocas de cardápios ou até de perdas em razão de vendas não realizadas, garantindo a execução perfeita do cardápio planejado.
Marque a opção correta:
		
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras mas a segunda afirmativa não é uma uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa;
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira;
	
	A primeira afirmativa e a segunda afirmativa são falsas;
	 
	Ambas as afirmativas são verdadeiras;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602569415)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Iluminação, ventilação, temperatura e sonorização são fatores que interferem na produção em Unidades de Alimentação e Nutrição. Nesse contexto, marque a opção CORRETA.
		
	 
	Considera-se compatível com as atividades realizadas em Unidades de Alimentação e Nutrição, de um modo geral, manter a temperatura do ambiente de trabalho na faixa de 22 a 26ºC.
	 
	Há uma tendência ao uso de lâmpadas incandescentes nas Unidades de Alimentação e Nutrição, visando à manutenção da cor natural dos alimentos.
	
	Para reduzir a concentração de som no ambiente de trabalho, recomenda-se instalar os equipamentos das Unidades de Alimentação e Nutrição junto às paredes.
	
	Para a circulação do ar ambiente nas Unidades de Alimentação e Nutrição, são recomendadas aberturas nas paredes com área equivalente a 1/15 A 1/4 da área do piso projetado.
	
	A iluminação natural é mais econômica e pode ser assegurada por meio de aberturas nas paredes equivalentes a 1/10 da área do piso a ser projetada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602135887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o livro Os Serviços de Alimentação - Planejamento e Administração, de Iracema de Barros Mezomo, em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) para coletividades sadias os valores para a taxa de resto ingestão aceitáveis devem ser:
		
	
	Não superior à 13%.
	
	Entre 16 e 20%
	
	Entre 13 e 15%
	 
	Até 10%
	
	Entre 11 e 12%
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601732653)
	Pontos:0,1  / 0,1  
	Uma nutricionista aceitando a proposta de trabalhar numa Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de um hospital de referência em psiquiatria deparou-se com grande dificuldade de colaboração dos funcionários dessa UAN do desempenho das atividades do setor. Fazendo uma análise da situação a nutricionista identificou que uma das causas das insubordinações dos funcionários relacionava-se ao tipo de estrutura organizacional, a qual se baseava em comando único, disciplina de baixo custo. Que tipo de estrutura organizacional é essa?
		
	 
	Linear
	
	Mista
	
	Assessoria
	
	Funcional
	
	Comissional
	1a Questão (Ref.:201602574213)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O controle do estoque de mercadorias em UAN é absolutamente necessário visto que interfere diretamente no desempenho financeiro da unidade, comprometendo a gestão do negócio e impede o alcance das metas estabelecidas pela empresa. Sendo assim, é importante a utilização da Ficha de Estoque por produto. Baseando se contexto, marque a alternativa verdadeira: I- A Ficha de estoque pode ser manual ou eletrônica; II- A Ficha de estoque pode controlar a entrada e saída de mercadorias; III- Pode-se verificar o histórico do consumo e a variação de preços; IV- É um instrumento para diagnosticar perdas na produção, mas ineficiente para os desvios; V- Pode fornecer o custo diário e mensal.
		
	 
	Apenas as alternativas III, IV e V são verdadeiras;
	 
	Apenas as alternativas I, II, III e V são verdadeiras;
	 
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras;
	 
	As alternativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
	 
	Apenas as alternativas I, III, IV e V são verdadeiras;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601584584)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Resolução CFN N° 380/2005 a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é uma unidade gerencial do serviço de nutrição e dietética onde são desenvolvidas todas as atividades técnico-administrativas necessárias para a produção de alimentos e refeições, até a sua distribuição para coletividades sadias e enfermas, além da atenção nutricional a pacientes na internação e em ambulatórios.
Analise as afirmativas abaixo descritas e marque somente as verdadeiras.
		
	 
	Um nutricionista que trabalhe em uma UAN só tem como sua responsabilidade técnica a de planejamento de cardápios.
	 
	Um nutricionista que trabalhe em uma UAN precisa conhecer as ferramentas mais utilizadas na rotina de gestão da área de materiais, de recursos humanos, e de controle de custos de uma empresa.
	 
	Um nutricionista que trabalhe em UAN não precisa fazer atendimento nutrcional a seus clientes internos e externos.
	 
	Esta condição faz com que o nutricionista mesmo atuando em uma UAN desempenhe funções de educador nutricional, de dietoterapeuta entre outras atividades.
	 
	A educação nutricional para grupo de indivíduos, nos locais de trabalho, não é responsabilidade do nutricionista da UAN.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602379236)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma UAN são empregados dois tipos de concessionárias: autogestão e terceirizado. A autogestão tem como objetivo:
		
	
	apresenta vínculo com o PAT.
	
	emprega, principalmente, as refeições transportadas
	
	empregar a alimentação-convênio.
	
	fornecer alimentação através de convênio com outras empresas fornecedoras de alimentação.
	 
	Possui serviço próprio de fornecimento de refeições.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602361810)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O número de funcionários fixos em uma UAN , onde são servidas 500 refeições, cuja jornada de trabalho é de 6 horas/dia e o tempo médio de preparo e distribuição de uma refeição é de 10 minutos. O número de pessoal fixo nessa UAN corresponde a:
		
	
	20
	
	13
	
	12
	 
	14
	
	21
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602573404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a lei que fixa parâmetros para a gradação da multa administrativa variável prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, pelo não cumprimento das obrigações relativas ao programa do seguro desemprego
		
	
	Resolução CFN nº 380 de 2005
	
	Lei nº 7.998 de 1990
	
	PORTARIA Nº 193, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015
	
	Resolução CRN nº 195 de 2013
	 
	PORTARIA Nº 193, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2006
	
	1a Questão (Ref.:201602509374)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os POPs (procedimentos operacionais padronizados) necessários para os serviços de alimentação são, EXCETO.
		
	
	Limpeza das instalações,equipamentos e móveis; Limpeza da caixa de gordura; Controle de vetores e pragas; Limpeza do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
	
	Limpeza das instalações,equipamentos e móveis; Limpeza dos equipamentos; Controle de vetores e pragas; Limpeza do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
	 
	Limpeza das instalações,equipamentos e móveis; Controle de vetores e pragas; Limpeza do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
	
	Limpeza das instalações,equipamentos e móveis; Limpeza do estoque; Controle de vetores e pragas; Limpeza do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
	
	Limpeza das instalações,equipamentos e móveis; Controle de vetores e pragas;Separação dos alimentos crus dos cozidos; Limpeza do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602499879)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como nutricionista de uma UAN você nota a necessidade da compra de balcões de distribuição. Ciente que a UAN deverá produzir 930 refeições em 15 minutos, quantos balcões são necessários para suprir essa demanda?
		
	
	4 balcões
	
	5 balcões
	
	2 bslcões
	
	3 balcões
	 
	6 balcões
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602168278)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A montagem de cardápios deve levar em consideração diversos fatores técnicos, socioeconômicos e culturais. Nesse contexto, avalie as alternativas a seguir: I - O planejamento de cardápios leva em consideração a preferência sensoriais dos consumidores, buscando-se também alternativas mais saudáveis, desconsiderando-se os custos. II - Para tornar viável economicamente um serviço de alimentação, os custos devem ser reduzidos e isso pode ser feito baixando-se a qualidade higiênica e nutricional. III - A montagem de cardápios deve considerar, entre outros fatores, carências e excessos nutricionais, hábitos alimentares e satisfação dos consumidores. IV ¿ A composição dos cardápios e refeições interfere em seus custos.
		
	
	III, apenas
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	IV, apenas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601733335)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O planejamento dos equipamentos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é algo fundamental para um bom funcionamento do serviço. Nesta perspectiva identifique abaixo a alternativa CORRETA com relação à capacidade aproximada de um caldeirão em litros para o cozimento de 80g per capita de arroz cujo fator de cocção é 3,5 e o número de comensais é 970. O produto será preparado em uma única etapa de produção.
		
	
	90
	
	350
	
	100
	
	260
	 
	300
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602569392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na área para armazenamento em temperatura ambiente, os alimentos devem ser:
		
	
	colocados por grupos, em pilha de altura de 60 cm, no máximo.
	
	separados da parede e distante 60 cm entre pilhas.
	
	separados sobre estrados fixos, com altura mínima de 15 cm do piso.
	 
	colocados em prateleiras com altura de 25 cm do piso.
	
	colocados em prateleiras com altura de 10 cm do piso.
FISIOPATOLOGIA E DIETO 1
	1a Questão (Ref.:201601585425)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A inanição refere-se à privação alimentar e apresenta característicasmetabólicas diferenciadas da condição de estresse. É correto afirmar:
		
	 
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	Na inanição aguda há exaustão do glicogênio muscular e hepático, mas por outro lado gliconeogênese e o paciente também pode cursar com hiperglicemia.
	
	Uma das principais diferenças entre inanição aguda e crônica é a formação de corpos cetônicos, que acontece na fase crônica.
	
	Na inanição aguda ocorre rápida perda ponderal e hipoglicemia (inicialmente).
	
	A proteólise é mais intensa na inanição crônica, do que na aguda.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602305901)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em paciente portador de desnutrição proteico-energética grave, em tratamento inicial para recuperação do estado nutricional, deve-se:
		
	
	Utilizar fórmulas hiperosmolares de modo a reduzir o volume da dieta e evitar desenvolvimento de edema.
	
	Iniciar dieta enteral semielementar associada à nutrição parenteral periférica (NPP).
	
	Todas as respostas acima corretas.
	
	Evoluir rapidamente a dieta visando atingir o valor calórico pleno, conforme calculado.
	 
	Priorizar a capacidade metabólica do paciente, a despeito da oferta de energia e de nutrientes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602663009)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A disfagia é definida como desordem e/ou desconforto na deglutição, com prejuízos na segurança, na eficiência e na qualidade de comer e beber. Considerando o desafio para suprir as necessidades nutricionais do paciente disfágico, assinale a alternativa correta.
		
	
	As afirmativas estão corretas.
	
	Alimentos em temperaturas elevadas facilitam o mecanismo de deglutição.
	
	No tratamento a longo prazo, a alimentação por sonda nasogástrica é a melhor opção.
	 
	A hidratação pode ser facilitada pelo uso de espessantes.
	
	A disfagia por motivo funcional prejudica apenas a passagem de alimentos sólidos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602305897)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas referentes aos métodos de avaliação do estado nutricional.
		
	
	A Proteína C Reativa é uma das principais ptn de fase aguda, tendo sua concentração diminuída rapidamente no estresse agudo (4 a 6h depois do trauma).
	 
	As medidas das dobras cutâneas podem ser úteis para avaliar mudanças a longo prazo, nas reservas de tecido adiposo subcutâneo, em pacientes que recebem terapia nutricional
	
	Os testes cutâneos não permitem avaliar a imunidade celular por meio da hipersensibilidade cutânea tardia a antígenos específicos e ao índice prognóstico nutricional.
	
	A albumina sérica é utilizada como padrão-ouro de avaliação do estado nutricional em pacientes politraumatizados (na primeira semana pós-traumatismo), uma vez que possui meia-vida de aproximadamente 20 dias.
	
	A utilização das medidas das dobras cutâneas é bastante confiável como método de avaliação do estado nutricional em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602631750)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diagnóstico nutricional deve constituir a primeira etapa no tratamento de pacientes acometidos de diferentes doenças. Quanto aos métodos de avaliação nutricional em clínica, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	O inquérito dietético fornece uma idéia geral sobre os hábitos alimentares do paciente.
	 
	Os indicadores antropométricos podem ser usados em todos os pacientes hospitalizados.
	
	Os exames bioquímicos complementam a avaliação dos pacientes internados.
	
	A avaliação subjetiva global é uma ferramenta importante no diagnóstico nutricional
	
	O conjunto dos resultados da avaliação permite relacionar o estado nutricional com a enfermidade.
	1a Questão (Ref.:201602498778)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFMS, 2010 / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL) As doenças inflamatórias intestinais (DII) são crônicas, de etiologia desconhecida, e acometem o trato digestório; sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	As duas formas mais comuns de DII são a Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI) e a Doença de Crohn.
	 
	A ingestão de 3 a 5g/dia de ácido graxo ômega na RCUI contribui para diminuir a resposta inflamatória.
	 
	A terapia nutricional deve ofertar de 1,2 a 1,5g de proteínas por kg de peso ideal ao dia.
	 
	na terapia nutricional dessa patologia, a arginina e a glutamina contribuem como ativadores potentes de células polimorfonucleares e células T melhorando a resposta imunológica.
	 
	Na fase aguda da doença, a dieta não necessita ser isenta de lactose, e pode conter fibras solúveis e insolúveis para melhora da microbiota intestinal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601586724)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A melhor via de acesso indicada para Terapia nutricional prolongada (menor que seis semanas), considerando um paciente homem idoso, desnutrido (75% do peso habitual), com comprometimento total da capacidade de deglutição, logo após acidente vascular encefálico, é:
		
	
	Nutrição Parenteral Periférica
	
	Jejunostomia
	
	Gastrotomia
	 
	Cateter nasoentérico
	
	Cateter nasogástrico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601585556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O binômio tempo x temperatura também deve ser controlado no momento da administração da dieta enteral. A administração da nutrição enteral deverá ser planejada de uma maneira tal que cada frasco contendo a dieta enteral manipulada não fique exposto por mais do que:
		
	
	10-12 horas
	
	1-2 horas
	
	12-16 horas
	
	18-24 horas
	 
	4-6 horas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602649649)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Kwashiorkor é um tipo de doença decorrente da falta de proteína e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos. São alterações compatíveis com o Kwashiorkor:
		
	
	Deficiência de peso, anemia, albumina alta, lipoproteína alta
	
	Peso normal, albumina normal, lipoproteína baixa e lesões no couro cabeludo
	
	Edema, anemia, albumina alta, lipoproteína diminuída
	
	Deficiência de peso, dermatose, albumina alta, lipoproteína alta
	 
	Edema, dermatose, albumina baixa, lipoproteína diminuída
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602305913)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à cirurgia bariátrica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
		
	 
	A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes obesos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40 ou IMC de 35 ou maior associado a outros fatores de risco tais como, hipertensão arterial, diabetes mellitus, cardiopatias e apneia do sono.
	
	Nenhuma das respostas estão corretas.
	
	Uma das consequências da cirurgia bariátrica é a exclusão total do estômago e intestino do transito alimentar.
	
	Após a cirurgia, o acompanhamento dietoterápico fica a critério do paciente, sem atenção especial para a suplementação de proteínas, folato e ferro, dentre outros minerais e vitaminas.
	
	A cirurgia bariátrica é um tratamento definitivo para a obesidade mórbida, ou seja, não é necessário o acompanhamento com equipe multiprofissional no período pós-operatório mediato e tardio.
	1a Questão (Ref.:201602504266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as condutas aplicadas para o tratamento da obesidade, associe as informações contidas no quadro 1 com o quadro 2:
Quadro 1
I. Primeira opção para tratamento de um obeso.
II. Opção de menor efeito a longo prazo.
III. Opção para condições de obesidade mórbida que falharam as outras formas de tratamento.
 
Quadro 2
1. Dieta de valor calórico reduzido.
2. Aumento da atividade física.
3. Mudança no estilo de vida.
4. Tratamento cirúrgico, seguido de dieta adequada à nova condição, atividadefísica e mudança no estilo de vida.
5. Dieta de baixíssimo valor calórico e uso de fármacos.
 
		
	
	I - 1, 3 e 5; II-2; III-4
	
	I - 2, 4 e 5; II-1; III-3
	 
	I - 1, 2 e 3; II-5; III-4
	
	I - 3, 4 e 5; II-1; III-2
	
	I - 1, 2 e 3; II-4; III-5
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602642746)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Resolução nº 449, de 09 de setembro de 1999, ANVISA, que dispõe sobre as características de qualidade dos alimentos para Nutrição Enteral (NE), analise as afirmativas. I. Os suplementos de nutrientes para NE são alimentos que demonstram insumos representados somente por um dos principais grupos de nutrientes: glicídios, lipídios, proteínas e fibras alimentares. II. Os alimentos para suplementação de NE são os que se destinam a complementar com macro e micronutrientes a dieta de um indivíduo, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação, não podendo substituir os alimentos, nem utilizá-los como alimentação exclusiva. III. Na composição da fórmula de NE devem ser utilizados óleos e/ou gorduras de origem vegetal e/ou animal e/ou triglicerídios deles obtidos. O ácido linoleico deve estar presente em quantidade que corresponda, no mínimo, a 10% do valor calórico total do produto. IV.De acordo com as qualidades nutricionais e finalidades, os alimentos para NE são classificados em: alimentos nutricionalmente completos para NE; alimentos para suplementação de NE; alimentos para situações metabólicas especiais para NE; módulos de nutrientes para NE. Estão corretas apenas as afirmativas A. I e III. B. I e IV. C. II e III. D. II e IV. E. I, II e III.
		
	
	E. I, II e III.
	 
	D. II e IV.
	
	C. II e III.
	 
	B. I e IV.
	
	A. I e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601588994)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A hipoglicemia é uma possível complicação metabólica da anorexia nervosa justificada por:
		
	 
	Jejum prolongado;
 
	
	Síndrome da resistência insulínica;
	
	Causa desconhecida;
 
	
	Amenorréia primária;
 
	
	Presença de diabetes mellitus;
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602499262)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as complicações da Síndrome do Intestino Curto, marque a alternativa correta:
		
	
	Diabetes, síndrome de dumping, perda de peso ponderal.
	
	Pressão arterial elevada, perda de peso ponderal e diarréia frequente.
	 
	Diarréia frequente, perda de peso ponderal e desnutrição grave.
	
	Pressão arterial elevada, idade avançada, úlceras duodenais.
	
	Ganho ponderal recente e úlceras duodenais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602369326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, pela técnica Y de Roux, podem manifestar a síndrome de dumping. Neste caso, a conduta dietoterápica mais adequada seria:
		
	
	Aumentar o consumo de proteínas
	 
	Evitar sacarose e lactose
	
	Preferir dietas pastosas.
	
	Evitar gordura
	
	Evitar alimentos sólidos nos primeiros dias pós cirúrgia
	1a Questão (Ref.:201602380265)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para o controle das alergias alimentares, o conhecimento do potencial alergênico de cada alimento é fundamental. A esse respeito, sabe-se que
		
	 
	A cocção da soja não reduz o seu potencial alergênico de forma significativa.
	 
	A gluteína é a proteína com maior poder alergênico do trigo.
	
	o processamento térmico não altera a alergenicidade do amendoim.
	
	a gema possui uma proteína geralmente associada à alergia alimentar a ovo.
	
	as pessoas alérgicas a camarão geralmente não apresentam alergia a siri e a lagosta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602499166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto a ESOFAGITE, marque o item correto:
		
	
	Não há restrição quanto à ingestão de alimentos e preparações gordurosas se a pessoa for eutrófica e não apresentar dislipidemia.
	 
	Devem ser evitados alimentos que relaxam o esfíncter esofágico inferior, como café, mate, chá preto, hortelã, bebidas alcoólicas, chocolate e bebidas gaseificadas.
	
	Aconselha-se o consumo de refeições com líquidos com o intuito de favorecer a rápida passagem dos alimentos no estômago
	
	Deve-se estimular o consumo de frutas cítricas por serem fontes de vitamina C por ser antiinflamatório e antioxidante.
	
	Não há necessidade de restrição de alimentos irritantes da mucosa inflamada, como sucos, frutas cítricas, carne, frango e peixe
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601587976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A obesidade atualmente tem sido considerada um importante problema de saúde pública. Comparando-se as últimas pesquisas epidemiológicas realizadas no Brasil percebemos um aumento assustador dos índices de obesidade tanto em adulto quanto em crianças. Um Programa de perda de peso deve combinar:
		
	
	Dieta rica em fibras dietéticas, exercícios e alta ingesta de hidratos de carbono simples
	
	Dieta hipocalórica, hiperglicídica e hipoprotéica
	
	Dieta hiperprotéica (>20% do VCT), exercícios e exames laboratoriais semanais
	 
	Dieta nutricionalmente balanceada, exercícios e terapia comportamental
	
	Dieta hiperlipídica, hipoprotéica e hipercalórica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602662415)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), são processos inflamatórios crônicos que cursam de maneira imprevisível, com períodos de atividade e remissão variáveis, apesar de semelhantes, são consideradas doenças distintas. Dentre os fatores relacionados a deficiência nutricional nas DIIs podemos identificar: I. Diminuição na ingestão alimentar. II. Má absorção III. Aumento nas necessidades nutricionais IV. Interações droga- nutrientes É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II, III
	
	III, IV
	
	I, II
	
	I e IV
	 
	Todas são verdadeiras
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602650535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um nutricionista atendeu em seu consultório a Sra. LMC, negra, 50 anos, secretaria, casado. Ela relata que após apresentar por longo tempo dor ao deglutir, procurou atendimento médico e foi diagnosticado Megaesôfago Chagásico. Nega alergia e intolerância alimentar, apresenta inapetência, realiza 3 refeições ao dia (desjejum, almoço e jantar), dificuldade para alimentos sólidos, ingestão hídrica diária de 600ml. Avaliação Antropométrica: PA: 40Kg PU: 55 Kg H= 160cm Baseado nas informações acima, identifique as assertivas verdadeiras. I. Baseado no IMC a paciente apresenta eutrofia. II. Uma dieta hipercalórica e hiperproteica deve ser prescrita para favorecer sua recuperação. III. Deve-se optar pela consistência normal pois favorece a aceitação e permitir maior variação nas preparações. IV. O fracionamento deve ser ajustado para 5 a 6 refeições ao dia. V. A suplementação nutricional oral não deve ser utilizada. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	II e IV
	
	I, III e V
	
	I, II e V
	
	II, IV e V
	
	I, III e IV

Continue navegando