Buscar

A responsabilidade Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A responsabilidade Civil é um instituto altamente dinâmico e flexível, em constante transformação para atender às necessidades sociais que se manifestam cotidianamente. A noção de responsabilidade civil esta relacionada a noção de não prejudicar um terceiro, é a obrigação que pode determinar a uma pessoa a reparar um prejuízo causado a outrem. Em sentido etimológico, responsabilidade exprime a ideia de:
		
	
	Ato ilícito que causa dano a outrem.
	
	Limites impostos pelo seu fim econômico ou social.
	
	Ato unilateral de vontade.
	
	Fato constitutivo de seu direito.
	 
	Obrigação, encargo e contraprestação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706513953)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(OAB/VIII Exame Unificado/2012) - João dirigia seu veículo respeitando todas as normas de trânsito, com velocidade inferior à permitida para o local, quando um bêbado atravessou a rua, sem observar as condições de tráfego. João não teve condições de frear o veículo ou desviar‐se dele, atingindo‐o e causando‐lhe graves ferimentos.
A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Houve rompimento do nexo de causalidade, em razão da conduta da vítima, não restando configurada a responsabilidade civil.
	
	Inexistiu um dos requisitos essenciais para caracterizar a responsabilidade civil: o dano indenizável e, por isso, não deve ser responsabilizado.
	
	Houve responsabilidade civil, devendo João ser considerado culpado por sua conduta.
	
	Faltou um dos elementos da responsabilidade civil, qual seja, a conduta humana, não ficando configurada a responsabilidade civil.
	
	Faltaram todos os  elementos que configuram  a responsabilidade civil, como por exemplo, a conduta humana, não ficando configurada a responsabilidade civil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704532853)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TRT /1ª REGIÃO/ 2013) - O motorista de um automóvel de passeio trafegava na contra-mão de direção de uma avenida quando colidiu com uma ambulância estadual que transitava na mão regular da via, em alta velocidade porque acionada a atender uma ocorrência. A responsabilidade civil do acidente deve ser imputada:
		
	
	ao Estado, sob a modalidade subjetiva, devendo ser comprovada a culpa do motorista da ambulância.
	
	tanto ao civil quanto ao Estado, sob a responsabilidade subjetiva, em razão de culpa concorrente.
	
	ao Estado, uma vez que um veículo estadual (ambulância) estava envolvido no acidente, o que enseja a responsabilidade objetiva
	
	ao civil que conduzia o veículo, que responde sob a modalidade objetiva no que concerne aos danos apurados na viatura estadual
	 
	ao civil que conduzia o veículo e invadiu a contramão, dando causa ao acidente, não havendo nexo de causalidade para ensejar a responsabilidade do Estado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704545335)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(III EXAME UNIFICADO/2010- adaptada) - Ricardo, buscando evitar um atropelamento, realiza uma manobra e atinge o muro de uma casa, causando um grave prejuízo. Em relação à situação acima, é correto afirmar que Ricardo:
		
	
	praticou um ato ilícito e não deverá reparar o dano, pois houve um fortuito externo.
	
	responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em legítima defesa.
	
	não responderá pela reparação do dano, pois agiu em estado de necessidade.
	 
	responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em estado de necessidade.
	 
	praticou um ato ilícito e deverá reparar o dano.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704535623)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FGV - 2012 - OAB - VII Exame da Ordem Unificado - adaptada] Em relação à responsabilidade civil, assinale a alternativa correta.
		
	
	O dano emergente compreende aquilo que a vítima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrência do fato danoso. Na reparação desse dano, procura-se fixar a sua extensão e a expectativa de lucro, objetivando-se a recomposição do patrimônio lesado
	 
	O Código Civil prevê expressamente como excludente do dever de indenizar os danos causados por animais, a culpa exclusiva da vítima e a força maior.
	 
	Na ação de indenização por dano moral, a condenação em montante inferior ao postulado na inicial implica em sucumbência recíproca.
	
	A responsabilidade civil objetiva indireta é aquela decorrente de ato praticado por animais
	
	Empresa locadora de veículos responde, civil e subsidiariamente, com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro alugado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201706491776)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No estudo da Responsabilidade Civil do Estado em caso de omissão é um dos tópicos mais discutidos sobre este tema. Os elementos definidores da Responsabilidade Civil do Estado em caso de omissão tem razão direta ligada a seus agentes, exemplificada por este comportamento omisso, o dano, o nexo de causalidade e, repetindo, a culpa do servidor público. Neste sentido, o resultado da omissão será relevante:
		
	 
	Quando o agente tiver o dever legal de agir e assim mesmo não o faz.
	
	É capaz de acarretar o resultado.
	
	É diferencial se por si só for capaz de mudar o nexo causal.
	
	Se o evento danoso já existia.
	
	Isenção da responsabilidade do autor.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201706498753)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A gravidade do dano há de medir-se por um padrão objetivo, quando a apreciação deve ter em linha de conta as circunstâncias em cada caso, e pela visão de fatores subjetivos ¿ de sensibilidade particularmente requerida. A gravidade é apreciada em razão da tutela do direito. O dano deve ser de tal modo greve que justifique a concessão de uma satisfação de ordem pecuniária ao lesado. O dano típico esta positivado de forma normativo. Um tipo de dano típico está descrito como o dano inerente à pessoa natural. É a ofensa ao psiquismo que atinja a sua dignidade, respeito próprio e autoestima. Este dano típico é descrito como:
		
	
	Dano emergente.
	 
	Dano a honra subjetiva.
	
	Dano a honra objetiva.
	
	Dano moral a pessoa jurídica.
	
	Lucro cessante.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704592965)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Dano é a lesão - diminuição ou destruição - que devido a certo evento, sofre uma pessoa, contra sua vontade, em qualquer bem ou interesse jurídico, patrimonial ou moral. Diante dos requisitos abaixo relacionados, qual não se aplica ao Dano:
		
	
	Subsistência do dano no momento da reclamação do lesado.
	
	Efetividade da certeza do Dano.
	 
	Ausência de legitimidade.
	
	Ausência de causas excludentes de responsabilidade.
	
	Diminuição ou destruição de um bem jurídico, patrimonial ou moral.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704054707)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(OAB) No dia 23 de junho de 2012, Alfredo, produtor rural, contratou a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda., com a finalidade de pulverizar, por via aérea, sua plantação de soja. Ocorre que a pulverização se deu de forma incorreta, ocasionando a perda integral da safra de abóbora pertencente a Nilson, vizinho lindeiro de Alfredo. Considerando a situação hipotética e as regras de responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Trata-se de responsabilidade civil objetiva, em que a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. é o responsável principal pela reparação dos danos, enquanto Alfredo é responsável subsidiário.
	
	Com base no direito brasileiro, Alfredo responderá subjetivamente pelos danos causados a Nilson e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. será responsabilizada de forma subsidiária.
	
	Não há lugar para a responsabilidade civil solidária entre Alfredo e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. pelos danos causados a Nilson, dada a inexistência da relação de preposição.
	 
	Alfredo e a sociedade SimõesAviação Agrícola Ltda. responderão objetiva e solidariamente pelos danos causados a Nilson.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201706503243)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Entre os romanos não havia distinção alguma entre a responsabilidade civil e a responsabilidade penal. No caso da responsabilidade penal o agente infringe uma norma de direito público, o interesse lesado é a sociedade. Na responsabilidade civil, o interesse tutelado é o privado, cabendo ao prejudicado requerer a reparação caso entenda necessário. Partindo das citações, a conduta penal é tipificada como restrita, assim, em princípio a responsabilidade penal ocasionaria o dever de indenizar. Uma das consequências da ação penal condenatória é:
		
	
	Arbitrar o lucro cessante.
	
	Fazer coisa julgada sobre o dano moral a pessoa jurídica.
	
	Legitimação para pleitear o dano moral.
	
	Arbitrar a verba indenizatória.
	 
	Fazer coisa julgada no civil quanto ao dever de indenizar.

Outros materiais