Buscar

APOL PROJETOS INTERDISCIPLINARES ENTRE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL PROJETOS INTERDISCIPLINARES ENTRE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Sobre o maior desafio no início da profissão para trabalhar com o ensino da História e da Geografia:
R: -Selecionar os conteúdos para desenvolver com os alunos dentro do tempo previsto da grade horária.
Sobre a relação entre a multifuncionalidade e a multidisciplinaridade, analise as seguintes proposições: I. O desenvolvimento completo, pleno, consciente e universal do ser humano exige muito mais do que modificações nas formas de exploração do trabalho. PORQUE II. A multidisciplinaridade também é insuficiente para superar os problemas de fragmentação e desarticulação dos currículos nas escolas
R: -As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Sobre a apropriação dos conteúdos nas disciplinas de História e Geografia, analise as seguintes proposições: I. Os conhecimentos dos alunos que vivem apenas em sua comunidade é um fator que impede interpretações e análises de outros espaços geográficos. PORQUE II. Os alunos não percebem as contribuições das disciplinas em seu espaço de vivência, assim não se mostram interessados na apropriação dos conteúdos.
R: -As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
É uma referência ao estudo do trabalho com projetos no cotidiano escolar: R: -A pedagogia reggiana.
Sobre a tendência no setor produtivo de valorizar a formação geral das populações: R: -Os meios de produção querem agora trabalhadores mais qualificados, flexíveis, com nova base técnica, científica e multifuncional.
Sobre a cultura organizacional das escolas referente ao trabalho com as disciplinas de História e Geografia: R: -Os projetos políticos-pedagógicos valorizam pouco as disciplinas de História e Geografia, enfatizando discussões mais para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa. -Os professores acabam minimizando as contribuições da História e da Geografia, adotando práticas que provocam o esvaziamento dos conteúdos.
Sobre as especificidades das dimensões pedagógicas do currículo, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas características:
1. Currículo emergente 2. Currículo institucional
(1)Se constitui progressivamente e é legitimado pelo registro do professor. (1) Surge da curiosidade das crianças, do processo de diálogo e trocas constantes. (1) Proporciona pensar sobre a qualidade dos conteúdos que serão ensinados. (2) É aquele trazido pelos planos de ensino, já definido no início do ano letivo. 
Sobre os papéis centrais da escola no desenvolvimento de seu trabalho:
R: -Favorecer um tipo de pensamento no aluno que opera com categorias abstratas, para além de suas experiências vivenciadas.
-Promover atividades em que os alunos desenvolvam atitudes metacognitivas.
-Propiciar que os alunos reflitam sobre os sentidos e os significados elaborados acerca dos conteúdos escolares. 
Sobre o desinteresse dos estudantes com relação à apropriação dos conteúdos de História, uma proposta de superação dessa dificuldade seria:
R: O trabalho com temas como: ordem cronológica, datação e tempo histórico são essenciais para situar a criança no espaço de tempo.
 Sobre o uso de materiais visuais na prática pedagógica do ensino da Geografia, a alternativa que descreve corretamente um modo de melhorar a prática nessa disciplina:
R: -Aquisição de mapas e globos terrestres atualizados.

Outros materiais