Buscar

FUNDAMENTOS HIST. TEÓ. MET. DO SERVIÇO SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O serviço social estrutura-se pela integração social e essa integração social só é alcançada pela mediação de algumas estruturas. Cite pelo menos duas estruturas:
Gabarito: Normas e valores sociais; a visão dos problemas pela instituição, usuários e profissionais; papel desempenhado pelos atores sociais e comunidade.
Caracterize o Serviço Social de Casos proposto por Gordon Hamilton:
Gabarito: Gordon Hamilton (1958) apresenta o diagnóstico como avaliação do assistente social sobre a tipo de situação vivenciada pelo cliente e a capacidade deste em resolvê-lo. O Serviço Social de Casos caracterizou-se por um conjuntos de técnicas, métodos, instrumento e conhecimentos da Psicologia e Sociologia que atribuíram um caráter preventivo e promocional a intervenção profissional.
 Ao longo de sua história o Serviço Social se apropriou dos conhecimentos produzidos pelo Positivismo, Fenomenologia e teoria Social de Marx. Quais as principais perspectivas teórico-metodológicas que o Serviço Social se apropriou ?
Opção Não Respondida	Teoria Social de Marx , Humanismo e Materialismo.
 Qual das alternativas corresponde as repercussões da perspectiva Positivista para a prática profissional do Serviço Social?
I. Adaptação do Homem ao meio social.
II. Questão social comparada ao desajustamento social.
III. Busca da eficácia e eficiência.
IV. Burocratização das atividades institucionais.
Opção Marcada Opção Certa	I, II,III e IV.
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201002440660)	Pontos: 0,5 / 0,5
Desvendar a profissão é também elucidar a herança cultural a partir da qual se constrói o discurso profissional sobre o seu fazer. O Serviço Social , surge como parte da divisão do trabalho entre as ciências, afirma-se como uma profissão na sociedade, dotada de uma dimensão teórico-metodológica e técnico-operativa, a qual não se dissocia de implicações de ordem:
Opção Marcada Opção Certa	Ética e política.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201002365280)	Pontos: 0,0 / 0,5
A perspectiva ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982). Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmação acima:
Opção Não Respondida Opção Certa	Marxista
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201002481499)	Pontos: 0,5 / 0,5
A Fenomenologia propõe a compreensão do ser humano como sujeito, e não mais do objeto, isto é, compreender um comportamento e percebê-lo do ponto de vista da intenção de quem o anima. Com base neste conhecimento, Anna Augusta de Almeida apresenta o que denominou como Metodologia Genérica, cujo o marco referencial é construído a partir dos seguintes conceitos:
Opção Marcada Opção Certa	Pessoa, diálogo, transformação social.
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201002440654)	Pontos: 0,0 / 0,5
A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sob influência católica européia. Com ênfase nas idéias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da:
Opção Não Respondida Opção Certa	Autocracia burguesa.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201002489381)	Pontos: 0,0 / 1,0
Hamilton afirma que os problemas podem ser objeto de dois principais campos que são: Qual das opções abaixo completa corretamente a lacuna.
Opção Não Respondida Opção Certa	O bem estar físico e econômico
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201002481518)	Pontos: 1,0 / 1,0
O Serviço Social tradicional apresentou carência de elaboração teórica. Não se produzia conhecimento, buscava-se apenas o fazer. Trabalhava-se teorias importadas fundamentalmente nos EUA e Canadá, o que impossibilitava:
Opção Marcada Opção Certa	A apreensão das particularidades latino-americanas.

Outros materiais