Buscar

BDQ-5 - estabilidade- férias-aviso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704295862)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os princípios exercem um papel constitutivo da ordem jurídica, cuja interpretação leva em consideração os valores que os compõem. Nesse sentido, o entendimento jurisprudencial adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho de que o encargo de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento é do empregador está embasado no princípio
		
	
	protetor.
	
	da primazia da realidade.
	 
	da continuidade da relação de emprego.
	
	da irrenunciabilidade.
	
	da boa-fé contratual subjetiva.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704280114)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação ao trabalho intermitente, aquele no qual há período alternados de prestação de serviços e de inatividade:
		
	
	Recebida a convocação, o empregado terá o prazo de um dia útil para responder ao chamado, presumindo-se, no silencio, a aceitação.
	
	O contrato de trabalho intermitente, verbal ou por escrito, deve conter especificamente o valor da hora de trabalho;
	 
	O empregador convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com, pelo menos, 5 dias corridos de antecedência;
	
	O período de inatividade será considerado tempo à disposição do empregador, não podendo o trabalhador prestar serviços a outros contratantes.
	 
	A recusa da oferta não descaracteriza a subordinação para fins de contrato de trabalho intermitente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704243461)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XII Exame Unificado OAB) Eugênio é policial militar ativo e cumpre escala de 24x72 horas no seu batalhão. Nos dias em que não está de plantão, trabalha em um supermercado como segurança, recebendo ordens do gerente e um valor fixo mensal, jamais se fazendo substituir na prestação do labor. Nesse caso, de acordo com a jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Por ser servidor público militar, Eugênio não poderá ter o vínculo empregatício reconhecido, mesmo que presentes os requisitos da CLT, pois trata-se de norma de ordem pública.
	 
	Eugênio poderá ser reconhecido como empregado, desde que presentes os requisitos legais, ainda que sofra a punição disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
	
	Eugênio é trabalhador intermitente, porém, a jornada de trabalho de 24x72 horas é ilegal, devendo ser oferecida dnúnicia perante o ministério público do trabalho por prática de conduta irregular no serviço público .
	
	Caso tenha o vínculo empregatício reconhecido em juízo, isso impede que a Administração Pública aplique qualquer punição a Eugênio, pois ele realizou um trabalho lícito.
	
	Trata-se de trabalho ilícito que, portanto, não gera vínculo empregatício e credencia a administração a aplicar imediata punição ao servidor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704251799)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na hipótese de um instrumento coletivo de trabalho dispor sobre norma prevista na Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, porém com determinação de multa com valor superior em caso de infração, é de se aplicar aquela norma em detrimento desta, com fundamento no princípio da
		
	
	primazia da realidade.
	
	boa fé contratual objetiva.
	 
	aplicação da norma mais favorável.
	
	leal contraprestação.
	
	
	5a Questão (Ref.:201704268397)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de ..................., por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
		
	
	3 horas
	 
	2 horas
	
	Nenhuma das anteriores
	
	1 hora

Outros materiais