Buscar

DISCURSIVAS - CCT0284 - SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO DA TEC. INF

Prévia do material em texto

Discursivas – Seminários integrados em Gestão de Tec.Inf.
1. A organização funcional foi criada dentro de um pensamento voltado para a própria empresa. Neste tipo de organização as funções são todas divididas por etapas onde são fragmentados os processos de trabalho. Existem diferenças significativas quando comparamos a organização funcional com a organização por processos.
1. Na visão funcional o foco é na chefia. E na visão por processos, onde é o foco?
2. Na visão funcional quem toma a decisão é a gerência. E na visão por processos, quem toma a decisão?
3. Na visão funcional o estilo é autoritário. E na visão por processos, qual é o estilo
R: 1. Cliente. 2. Todos os participantes. 3. Participativo.
2. Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? ...Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta. 
R: - Acesso à educação pública, gratuita e de qualidade 
- Condições dignas de trabalho, com remuneração que garanta qualidade de vida do indivíduo
- Assistência à saúde, em seu contexto mais amplo
- Ser proprietário do imóvel em que se reside
 
3. O _______________ propõe que homens e mulheres são iguais em direitos e liberdade. É uma teoria elaborada por mulheres que tomaram consciência das discriminações que sofrem apenas por serem mulheres e se uniram para tentar mudar essa realidade. Já o _______________ consiste na discriminação baseada na crença de que os homens são superiores às mulheres.
•	Os conceitos que melhor preenchem as lacunas são respectivamente?
R: Feminismo e Machismo.
4. A expressão governança corporativa ganhou maior notoriedade nos últimos trinta anos, como consequência do aumento da frequência dos abusos praticados por alguns dirigentes de empresas que acabaram provocando a reação de grandes acionistas, fazendo com que esses passassem a exigir mais informação e visibilidade das organizações. 
Qual é a lei sancionada pelo presidente dos Estados Unidos da América George W. Bush, em julho de 2002, que afeta a divulgação financeira de empresas que têm ações negociadas em bolsas dos Estados Unidos da América.
R: Lei Sarbanes-Oxley ou Lei SOX 
5. "Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. ...Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade".
Gabarito: O estudante deve abordar em seu texto: identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo, demonstrando capacidade de examinar e interpretar criticamente o quadro atual da educação com ênfase no analfabetismo; 
	
	
6. A norma NBR 15999:1 orienta as organizações na estruturação e implementação da continuidade de negócio. Foi elaborada para fornecer um sistema baseado nas boas práticas de gestão da continuidade de negócios.  Serve como referência única para a maior parte das situações que envolva a continuidade de negócio, podendo ser usada por organizações de grande, médio e pequeno porte, nos setores industriais, comerciais, públicos e de caráter voluntário.
O que é Plano de Continuidade de Negócio (PCN)?
R: Documentação de procedimentos e informações desenvolvidas e mantidas de forma que esteja pronta para uso caso ocorra um incidente, de forma a permitir que a organização mantenha suas atividades críticas em um nível aceitável previamente definido.
7. 1. A _______________ é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
2. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais.
3. Não há um "chefe", o que há é uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo. (Withaker, 1998)
O conceito que melhor preenche a lacuna é?
R: Rede Social.
	
	
8. O desafio da administração consiste na interpretação dos objetivos que são propostos pela organização e na tradução desses objetivos através de ações empresarias que possam fazer com que eles sejam cumpridos da melhor maneira possível.
Quais são as etapas do processo administrativo?
R: Planejar, organizar, dirigir e controlar.
9. Dentro da cadeia de valor da Educação, o aluno precisa conhecer um pouco de arte porque mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista, aprende a apreciar o belo. É importante que conheça a cultura porque ajuda a entender os comportamentos sociais. E por que é importante que o aluno conheça um pouco de filosofia ?
R: Vivemos filosofando e questionando o que está a nossa volta. A filosofia investiga causas e nos faz avançar enquanto cidadãos de uma sociedade. Se não houvesse reflexão e questionamentos não evoluiríamos, estaríamos submissos ao que existisse. É preciso saber sobre filosofia porque contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo. 
	
10. A Educação Ambiental objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem­estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido éticosocial diante das diferentes problemáticas ambientais, a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na qualidade de vida. Já a _______________, é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
 O conceito que melhor preenche a lacuna é?
R: Ecologia.
11. Considere os seguintes tipos de sistema:
Sistemas de Processamento de Transações (SPT);
Sistemas de Informação Gerencial (SIG),III. Sistemas de Apoio à decisão (SAD); e, IV. Sistemas de Informações Executivas (SIE).
Agora responda:
Qual deles se relaciona com informações mais estruturadas?
Qual deles se relaciona com informações menos estruturadas?
Qual deles é o mais utilizado pelos altos executivos (administração estratégica)?
R: 1. SPT / 2. SIE / 3. SIE
R: Biodiversidade
R: Diagrama de Estrutura, Diagrama de Classes, Diagrama de Componentes, Diagrama de Objetos 
	
14. “Pressman (2002) define  ______________ como "conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido."
Qual é o conceito que melhor preenche a lacuna?
R: Qualidade de software.
15. Assim como na governança corporativa, é comum as empresas adotarem modelos de governança de TI em suas instalações. A adoção de um modelo colabora muito com a transparência e visibilidade dos processos de TI e fortalece a relação com os outros processos da organização. Existem vários recursos que podem ajudar na implementação e no ciclo de vida da governança de TI. 
Responda as perguntas a seguir:
1. O COBIT deve ser utilizado para qual finalidade?
2. A ITIL deve ser utilizada para qual finalidade?
3. O PMBOK deve ser utilizado para qual finalidade?
R: 1. Governança e Controle de TI. / 2. Gerenciamento de serviços de TI. / 3. Gerenciamento de projetos.
15. O relatório de auditoria é emitido baseado no trabalho de campo que foi realizado. A nota do relatório será dada de acordo com as comunicações de falhas emitidas e não resolvidas até que o momento da emissão. 
	 	Uma das fases da auditoria é a defollow-up. Qual é a finalidade desta fase? 
 R: Acompanhar a solução das falhas durante o trabalho de campo e após a emissão do relatório final. A verificação do acerto deve ser feita pessoalmente. Todo o acompanhamento deve ser documentado porque poderá ter utilidade em auditorias futuras

Continue navegando