Buscar

Atividade 3 de Rotinas de pessoal

Prévia do material em texto

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, foi criada com intuito de prevenir acidentes de trabalho, devido a grande porcentagem de acidentes ocorridos, principalmente em serviços que necessitam que o trabalhador esteja em determinadas alturas para poder executá-lo. Levando em consideração os fatores físicos e psicológicos de cada trabalhador e função que exerce, a CIPA pode colaborar diretamente na segurança do seu trabalho, em uma ação conjunta entre empregador e empregados, com o mesmo objetivo: prevenir acidentes e proporcionar condições de trabalho seguras.
A equipe da CIPA é composta por representantes do empregador e dos funcionários, através de eleições anuais, que dará direito a dois anos de estabilidade ao eleito, a contar a partir da data de posse. Por ser um funcionário, o eleito tem maior proximidade com os demais funcionários e com a realidade que eles enfrentam em seus serviços, podendo assim, apresentar possíveis soluções para prevenções de acidentes. A CIPA pode investigar e indicar possíveis riscos a saúde física e mental dos trabalhadores, como por exemplo, os riscos e a sensação de medo e insegurança que alguns trabalhadores podem desenvolver na execução de tarefas em pontos altos, como numa torre de energia, que correm riscos de queda ou até mesmo choques que podem ser fatais. 
Sendo assim, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, possui como principal objetivo, preservar a integridade física de cada trabalhador, promovendo medidas e ações de prevenção a acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Continue navegando