Buscar

AV1 e AV2 de Legislação Social I

Prévia do material em texto

AV1 e AV2 de Legislação Social I
AV1
Questão: 1 Jonas e Meire desejam se divorciar, para tanto precisam observar algum prazo? Assinale a alternativa correta:  
* Se eles estão de acordo, não há necessidade de esperar prazo, pois a emenda 66, aboliu a necessidade de lapso temporal quando há convergência de interesses no divorcio. 
 Questão: 2 Sabemos que com o desenvolvimento da vida em sociedade   houve a necessidade composição dos conflitos. Surge então  a figura do Estado que chamou para si a responsabilidade e vai tutelar todas essas relações manifestando se através do direito. Diante da exposição acima é correto afirmar que:  
* as normas são criadas de forma a prevenir os conflitos, contudo na hipótese de não haver composição do haverá a sua composição através do poder judiciário.   
Questão: 3 Os cônjuges podem adotar o regime de bens que melhor lhes convier. Contudo, sabemos que podem optar por qualquer dos regimes alem do regime legal e neste caso, o que devem fazer os nubentes?  
*Celebrar um pacto antenupcial e após o casamento efetuar o seu registro para dar publicidade ao ato   
 Questão: 4  Eloi dirigiu-se a uma repartição publica e lá não recebeu o tratamento adequado e sequer pode obter as informações necessárias. Diante de tal situação qual direito é assegurado a Eloi segundo a nossa constituição? 
*direito de petição; 
 Questão: 5  Qual a composição do Poder Legislativo?   
*Congresso Nacional Assembléias legislativas e Câmaras dos Vereadores  
 Questão: 6 Não é considerado como fonte do direito  
 *lei escritura publica 
Questão: 7  Renilo tem atualmente 20 (vinte) anos de idade e segundo informação possui deficiência mental. Renilo reside somente com sua genitora visto que seu pai já faleceu.  Sua mãe procura você  na qualidade de assistente social, para saber que tipo de providencias devem ser tomadas, haja vista a possível deficiência:  
* Deverá levar o laudo médico atualizado e procurar um profissional para requerer a interdição/curatela através de sentença judicial;   
Questão: 8 O caput do artigo 5º proclama o direito a vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção A vida como objeto do direito , a vida humana que é objeto do direito, assegurado no art.5º da CRFB/88 integra-se de elementos materiais e imateriais. Por isso constitui na fonte primaria de todos os bens.Diante da exposição, verificamos que cabe ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção que esta relacionada com:  
* com o direito de manter-se vivo e o direito de ter uma vida digna no tocante a subsistência 
Questão: 9 Sabemos que as constituições possuem uma estrutura. A nossa constituição não é diferente, pois através do poder constituinte  originário ao elaborá-la traz  a sua estrutura, delineando uma estrutura. Após a narrativa podemos afirmar que a constituição:  
*organiza politicamente o Estado  a maneira, por quem e em que momento o poder será exercido   organiza as leis complementares, leis ordinárias e medidas provisórias  organiza os municípios ,territórios e suas finanças, a seguridade e a saude
 Questão: 10 A constituição Federal de 1988 foi marcada pela mudança de regime, com a nova ordem vieram também  de forma imperativa os Direitos e Garantias Fundamentais do indivíduo. A que mudança de regime o texto se refere e é adotado por nos:  
* Estado Democrático de Direito;   
 AV2
 Questão: 1 - Pode ocorrer em determinadas situações a  perda do poder familiar. O que visa tal medida?  
Gabarito:Visa evitar os maus-tratos: físicos e psicológicos, qualquer tipo de crime praticado contra o filho.)
 2 - Sabemos que o código menores ( minorista ) abrangia os menores em situação irregular. Quem tomava conta desses menores? Cite uma das providencias que era tomadas.  
Gabarito:O juiz de menores- afastamento do lar ( família causadora dos problemas )
 Questão: 3 Quais os deveres dos pais?   
*de assistência, auxílio e respeito mútuo, e se estendem até a maioridade;   
 Questão: 4 Uma nova ordem foi instaurada em 1988 com a nossa constituição. Para isso assembléia nacional constituinte reuniu-se para elaborar a nossa Lei Maior, fruto do poder constituinte originário. O poder cosntiuinte originário é aquele que trouxe para a nossa constituição todos os anseios da nossa sociedade. Sabemos que as mudanças ocorrem e que há necessidade de um freqüente acompanhamento para sua atualização que é feito pelo poder constituinte derivado . Sendo assim, qual a função do  poder constituinte derivado  
 * atualizar através do processo legislativo o texto constitucional, que se submete aos limites estabelecidos pelo Poder Constituinte Originário.  
Questão: 5 Toda criança e adolescentes são sujeitos de direito. Levando-se em consideração a sua peculiar condição de peesoa em desenvolvimento.Diante do texto, podemos afirmar que a teoria adotada pelo ECA foi da proteção:  
 *integral; 
Questão: 6 De acordo com a nossa Constituição, os direitos coletivos da sociedade e o atendimento juridico aos carentes incluindo-se os idosos estão garantidos respctivamente pelo:  
*Ministério Público e Defensoria Pública   
Questão: 7 Para a finalidade constitucional da garantia de estabilidade da própria sociedade, temos três áreas que expressam as necessidades sociais, consideradas básicas para a estabilidade da sociedade . Em relação a assistência social  qual a sua finalidade  
 * a seleção, prevenção e eliminação dos riscos e vulnerabilidades sociais  
Questão: 8 Os cônjuges podem adotar o regime de bens que melhor lhes convier. Contudo, sabemos que podem optar por qualquer dos regimes alem do regime legal e neste caso, o que devem fazer os nubentes?  
 *Celebrar um pacto antenupcial e após o casamento efetuar o seu registro para dar publicidade ao ato 
 Questão: 9 Segundo o nosso ordenamento jurídico, em relação a finalidade da pena, adotamos a teoria denominada eclética, conforme dispõe o art. 59 do CP, circunstancias judiciais. Em relação a teoria apontada é correto afirmar que possui:  
 * caráter retributivo e também reeducador ou ressocializador 
 Questão: 10 Sabemos que para participar do RGPS é necessário contribuir. Se por acaso um segurado deixa de contribuir por um determinado período mesmo assim pode ele estar amparado desde dentro das hipóteses legais.O nome desse período é:  
 *período de graça

Continue navegando