Buscar

apol avaliação planejada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação, Educação e Sociedade
Atente para a seguinte passagem de texto: 
“O docente deve estar atento aos progressos dos alunos procurando orientá-lo e incentivar o desenvolvimento de suas potencialidades, levando-os a atingir os objetivos propostos. As atitudes que priorizam a centralização, o controle e o autoritarismo dificultam a participação dos alunos e sua integração, tornando-os desconfiados e desmotivados. A avaliação passa a ser, então, um instrumento que gera o medo, a insegurança, inibindo a criatividade e levando, muitas vezes, a frustações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Ana Cristina Teixeira; LIMA, Criseida Alves. Avaliação como motivação para aprendizagem. <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>. Acesso em 19 abr. 2018.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida sobre as prioridades no processo de avaliação, leia as asserções a seguir:
I. Vista como processo, a avaliação sempre faz prevalecer a qualidade do desempenho sobre a quantidade de atividades realizadas.
Porque 
II. Cabe sempre dar maior ênfase ao produto do que ao processo resultante da combinação ensino-aprendizagem. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I, pois o correto é sempre enfatizar mais o processo do que o produto resultante da combinação ensino-aprendizagem: “[...] é preciso entender a avaliação como um processo que consiste em fazer um julgamento comparativo entre desempenho demonstrado e resultado pretendido. Vista como processo, ela sempre faz prevalecer a qualidade do desempenho sobre a quantidade de atividades realizadas pelo aluno [...]. Desse modo, sempre cabe dar maior ênfase ao processo do que ao produto resultante da combinação ensino-aprendizagem” (livro-base, p. 36).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
 
Questão 2/5 - Avaliação, Educação e Sociedade
Observe a seguinte figura:
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto, ela está disponível em: REVISTA FEUC EM FOCO. Tag: Avaliação Escolar. <http://www.feuc.br/revista/index.php/tag/avaliacao-escolar/>. Acesso em 21 abr. 2018. 
Baseando-se na figura dada e nos conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e o bom senso do avaliador, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A avaliação realizada pelo professor indicado na figura é um processo justo para todos os seus alunos.
II. ( ) O bom senso representa uma das máximas em avaliação, uma vez que cabe ao professor responsabilizar-se não pelo aluno como pessoa, mas pelo conhecimento que lhe torna acessível.
III. ( ) O ato de avaliar deve ser encarado sob três prismas intercomplementares.
IV. ( ) O ato de avaliar pode contribuir para o estabelecimento de uma autoavaliação por parte do professor. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois, entre os alunos, há vários, como, por exemplo, o peixe dentro do aquário, que não conseguem subir em árvore, ou seja, não é uma avaliação mediada pelo bom senso – e “o bom senso representa uma das máximas em avaliação [...]” (livro-base, p. 35). A afirmativa II é verdadeira, pois “o bom senso representa uma das máximas em avaliação, uma vez que cabe ao professor responsabilizar-se não pelo aluno como pessoa, mas pelo conhecimento que lhe torna acessível [...]” (p. 35). A afirmativa III é falsa, pois são quatro prismas e não três: “[...] deve o ato de avaliar ser encarado sob quatro primas intercomplementares [...]” (p. 36). A afirmativa IV é verdadeira, pois “o ato de avaliar pode, então, contribuir decisivamente para o estabelecimento de uma autoavaliação por parte do professor [...]” (p. 37).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia a seguinte afirmação: 
“A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que ‘congela’ o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995. p. 93.
Considerando os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre as diferenças entre avaliação e verificação, analise as afirmações a seguir, que abordam tais categorias de obtenção de resultados:
I. A avaliação ocorre ao longo de todo o processo educativo enquanto que a verificação se revela, amiúde, no final de uma etapa escolar.
II. A avaliação tem natureza qualitativa e a verificação tem cunho quantitativo.
III. A verificação está associada ao modelo moderno e dinâmico, e age como instrumento pedagógico real da experiência humana.
IV. Ser democrática e diagnóstica são características da verificação. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I e II
Você acertou!
A afirmativa I é correta, pois, “enquanto a primeira [avaliação] ocorre ao longo de todo o processo educativo, a segunda [verificação] se revela, amiúde, no final de uma etapa escolar” (livro-base, p. 43). A afirmativa II é correta, conforme “Quadro 1.1 – Comparativo entre avaliação e verificação” (p. 43), que classifica a avaliação como qualitativa e a verificação como quantitativa. A afirmativa III é incorreta, pois é a avaliação que está associada ao modelo moderno e não a verificação: “Desse modo, percebemos que a avaliação está associada ao modelo moderno [...] [e] age como instrumento pedagógico real da experiência humana” (p. 44). A afirmativa IV é incorreta, conforme “Quadro 1.1 – Comparativo entre avaliação e verificação” (p. 43), pois a avaliação que é democrática e diagnóstica.
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	III e IV
Questão 4/5 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Considero a formação e o aperfeiçoamento dos professores em avaliação educacional um dos desafios atuais da educação. [...], é sabido que a atenção a essa área, em cursos de formação, é frequentemente descuidada ou desarticulada da realidade do contexto educacional [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOFFMANN, J. M. L. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 71. 
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e sua percepção nas diferentes áreas do conhecimento, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Para as ciências exatas, o termo avaliação tem maior aceitabilidade por conta de seu caráter pedagógico processual.
II. ( ) Professores formados em cursos vinculados às áreas da saúde e tecnológicas têm mais dificuldade de colocar em prática o processo de avaliação em plenitude.
III. ( ) O descompassoexistente quanto ao grau de percepção do processo avaliativo entre as diferentes áreas do conhecimento pode ser sanado mediante a intensificação da abordagem de aspectos metodológico-pedagógicos nos cursos em que eles são pouco desenvolvidos.
IV. ( ) Um curso que não se caracterize como licenciatura deve contemplar, em seu currículo, um menor volume de aulas cujo enfoque sejam os aspectos pedagógicos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
Você acertou!
: A afirmativa I é falsa, pois é para as ciências humanas que o termo avaliação tem maior aceitabilidade e não para as ciências exatas: “Para as ciências humanas, em especial, o termo avaliação tem maior aceitabilidade por conta de seu caráter pedagógico processual” (livro-base, p. 40). As afirmativas II e III são verdadeiras, pois “[...] as maiores dificuldades relacionadas com a colocação em prática do processo de avaliação em plenitude ocorrem em maior intensidade com professores formados em cursos vinculados às áreas de ciências exatas, tecnológicas e da saúde. [...] O descompasso existente quanto ao grau de percepção do processo avaliativo entre as diferentes áreas do conhecimento [...] pode e deve ser sanado mediante a intensificação da abordagem de aspectos metodológico-pedagógicos nos cursos em que eles são pouco desenvolvidos” (p. 40). A alternativa IV é falsa, pois um curso que não se caracterize como licenciatura deve contemplar um maior volume de aulas e não menor: “Assim, um curso que não se caracterize como licenciatura deve ser contemplado com um maior volume de aulas em seu currículo que enfoquem os aspectos pedagógicos [...]” (p. 40, 41).
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – V    
Questão 5/5 - Avaliação, Educação e Sociedade
Considere a seguinte afirmação: 
“Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo. Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERON, V. Debates em sala devem ter regras.<http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/debates-em-sala-devem-ter-regras-2axf4s0qa94pqkf44bmsx77m6>. Acesso em 26 abr. 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o instrumento de avaliação debate, assinale a alternativa que apresenta sua função correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos fracos e fortes.
	
	B
	Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
	
	C
	Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
	
	D
	Desenvolver o espírito coletivo e a socialização.
	
	E
	Aprender a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos convincentes.
Você acertou!
A função de um debate é “aprender a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos convincentes” (livro-base, p. 89), conforme exposto no quadro 2.1. As demais alternativas são falsas, pois elas correspondem respectivamente às funções da autoavaliação, do seminário, da observação e do trabalho em grupo, também descritas no quadro 2.1 do livro-base (p. 88-89).

Outros materiais