Buscar

Questionário - Gestão Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO GESTÃO CONTEMPORÂNEA
O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações?
O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. 
É fundamental organizar por definições em cada área da empresa. Pois a partir dele você sabe quais caminhos seguir, produção, público-alvo, fornecedores, comunicação, concorrentes, etc.
Não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional, a criatividade, a inovação e a ousadia.
Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de plano?
Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar o objetivo. Exemplo de plano: para que a empresa consiga ser líder de mercado daqui a 4 anos, ela precisa focar na logística, para que exista estoque de seu produto em todo território nacional.
Os planos podem ser classificados em três diferentes tipos: estratégicos, táticos e operacional.
Estratégicos: cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo.
Táticos: traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos, geralmente atingem uma área funcional, como marketing ou recursos humanos.
Operacionais: identificam os processos e procedimentos específicos. Os planos operacionais tem uma orientação de curto prazo e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.
Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
As características são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Os objetivos que tem missão e visão desempenham uma função importante no processo de planejamento já que por meio de sua especificação que os membros organizacionais conseguem ter um senso de direção e conseguirem os objetivos desejáveis.
Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?
Diagnostico da situação atual, análise estratégica, formulação estratégica, implementação estratégica, controle estratégico. Mais importante é a implementação estratégica. Não.
Qual é o propósito da analisa SWOT? Elabore a análise SWOT de uma empresa brasileira que conheça bem.
O termo SWOT é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. O objetivo da análise SWOT é analisar os pontos fortes e fracos da empresa, tanto internamente quanto externamente.
Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? Dê exemplos.
Estratégias de crescimento: é a caracterizada pelo aumento do nível de operações da organização e pode ser promovida interna ou externamente; 
Estratégia de estabilidade: é dotada por empresas que buscam manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas.
O que é matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/McKinsey?
É um modelo de organização que tem como objetivo auxiliar a administração de uma certeira de diferentes negócios por meio da gestão de seus fluxos financeiros. Ela se apoia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado. A matriz GE/McKinsey é um modelo de análise de portfólio corporativo mais sofisticado que a matriz BCG, nela há subjetividade da ponderação e da avaliação das variáveis e o caráter demasiado vago das recomendações estratégicas. 
Descreva o modelo das cinco forças competitivas de Porter e analise a atratividade de uma indústria que conheça bem.
O modelo das cinco Forças do Porter é uma das ferramentas mais usadas na estratégia do negócio. O modelo do Porter é boa ferramenta para pensar e avaliar o ambiente externo.
1. Entrada dos concorrentes. Com que facilidade ou dificuldade os novos concorrentes começam a competir, quais são as barreiras existentes? 
2. Ameaça dos produtos concorrentes. Com que facilidade um produto ou um serviço pode ser substituído por outro especial ou mais barato? 
3. Poder de negociação dos compradores. Qual é a fortaleza dos compradores. Podem eles influir em grandes variações nos volumes dos produtos ou serviços comercializados? 
4. Poder de negociação dos fornecedores. Qual é a posição dos compradores? Existem muitos potenciais fornecedores ou somente alguns poucos? existe monopólio? 5. Rivalidade entre os concorrentes atuais. Existe uma forte concorrência entre os concorrentes atuais? Há uma empresa muito dominante ou a concorrência é bem distribuída? 
6. Às vezes uma sexta força é observada vem a ser o Governo. 
Quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar? Dê exemplos.
Conhecimento: o foco das estratégias competitivas; monitore novidades do seu mercado; estude as publicações da sua área; monitore a concorrência; utilize todo material a seu favor; etc.
Será que a estratégia de marketing e a estratégia de produção diferem em empresas que optam por uma estratégia de diferenciação ou de liderança em custos?

Continue navegando