Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROVINHAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROPRIEDADE INTELECTUAL
AVALIAÇÃO PARCIAL 1
	
	
	1a Questão (Ref.:201602809482)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
		
	
	se o dono do estabelecimento não aceitou o pagamento em cheque, Tício poderia ir embora, pois na esfera cível não caberia nenhuma indenização
	 
	tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática
	
	Tício poderia chamar a polícia para obrigar o dono do estabelecimento a aceitar o pagamento em cheque 
	
	o dono do estabelecimento terá que, obrigatoriamente, aceitar o pagamento em cheque, pois é um título de crédito à vista
	
	Tício poderia utilizar o cheque de terceiros para o pagamento da conta, o que anularia a não aceitação pelo dono do estabelecimento
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602809170)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao Poder Legislativo, tipicamente:
		
	
	exercer as funções de Estado
	
	nomear os Ministros de Estado
	
	nomear bispos e cardeais
	 
	elaborar as leis
	
	nomear Prefeitos das capitais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605784945)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FUNDAÇÃO CASA 2013 - VUNESP) - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
		
	
	é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato.
	
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa.
	 
	são gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis.
	 
	é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
	
	não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602811287)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em uma festa infantil, Tício coloca imagens referentes aos mais diversos super-heróis, para agradar seu filho Cícilo. Um dos pais de uma criança convidada pergunta a Tício se ele teria autorização dos criadores dos personagens para reproduzi-los na festa. Tício alega que os personagens, por estarem na TV, podem ser utilizados e reproduzidos livremente:
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
		
	 
	como a reprodução das imagens foi feita parcialmente, não haveria a necessidade de autorização
	 
	Tício, ao reproduzir as imagens dos super-heróis na festa de seu filho, o faz indevidamente, pois não tem autorização dos autores para reproduzi-los
	
	como as imagens são cópias, não é necessário nenhuma autorização para reproduzi-las
	
	Tício pode realmente reproduzir os personagens, pois, além de estarem na TV, também estão na Internet
	
	só seria necessária autorização se a reprodução fosse feita em tamanho natural
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602978803)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O artigo 100 do Código Penal trata sobre a possibilidade do ofendido ingressar com uma Ação Penal Privada. Esta ação é promovida:
		
	
	Mediante ação penal pública do ofendido
	
	Mediante queixa do Ministério Público
	 
	Mediante queixa do ofendido
	
	Mediante ação penal pública
	 
	Mediante denúncia do ofendido
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602812162)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo:
I) Nos crimes de violação de direito autoral, não é considerado crime se a violação da obra for parcial e sem a citação do nome do autor
II) Nos crimes de violação de direito autoral, não é considerado crime a prática de expor à venda original ou cópia de obra intelectualmente protegida
III) Quem, com intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no país, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual, pratica o crime de violação de direito autoral
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II está correta
	
	a opção III é falsa
	 
	a opção III está correta
	
	as opções I e II estão corretas
	
	a opção I está correta
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602994587)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na aula 4 apontamos situações que envolvem a desídia na relação de trabalho, marque a alternativa que exemplifica esta situação:
		
	
	Quando o empregado, desgostoso de seu casamento, resolve matar sua esposa sufocando-lhe com o travesseiro.
	
	O empregado sofre acidente provocado por terceiro indo para o trabalho e fica hospitalizado, tendo que faltar por uma semana.
	
	Quando o empregado deseja realmente provocar danos com o intuito de prejudicar o empregador, ele comete o ato de improbidade, que é a má fé, é o ato desonesto.
	
	Quando o empregado fica preso no trânsito e se atrasa uma única vez na semana.
	 
	O empregado que falta ao trabalho, sem que exista qualquer motivo, justificativa e comunicação ao empregador. Podemos considerar que é o empregado indisciplinado. É a falta de cumprimento do empregado para com seus deveres, é a omissão dos deveres, ao qual está obrigado a cumprir.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201605793014)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FGV/MPE/AL2018 - adaptada) - Em relação à disciplina do Código de Defesa do Consumidor sobre os contratos de adesão, assinale a afirmativa correta.
		
	
	 
As cláusulas dos contratos de adesão devem ser aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, ainda que o consumidor tenha a possibilidade efetiva de discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.
	 
	Nos contratos de adesão  se admite  a cláusula resolutória alternativa.
	
	A inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.
	 
	As cláusulas dos contratos de adesão devem permitir sua imediata e fácil compreensão pelo consumidor, sem a necessidade de serem redigidas com destaque.
	
	Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte poderá ser livremente escolhido pelo fornecedor, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602812482)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A publicidade inteira ou parcialmente falsa, que induz o consumidor a erro, a respeito dos produtos ou serviços, é caracterizada como:
		
	
	publicidade composta
	
	publicidade parcial
	
	publicidade seletiva
	
	publicidade abusiva
	 
	publicidade enganosa
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201602812705)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Tício, ao adquirir cervejas para serem oferecidas em seu aniversário, convida vários amigos para uma festa. Em dado momento da comemoração, acontece um acidente, uma garrafa estoura na mão de Mércia, causando um ferimento. Nesta situação, Mércia, na relação de consumo, pode ser considerada:
		
	 
	ente despersonalizado
	
	importadora
	
	comerciante
	 
	consumidor equiparado
	
	fornecedora
AULA 1
1.
		A Constituição Federativa do Brasil determina que um dos alicerces da República são "os valores sociais e a livre iniciativa". Esta afirmação nos leva a concluir que:
	
	
	
	o Estado Brasileiro é socialista
	
	
	o Estado Brasileiro é Parlamentarista
	
	
	o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista
	
	
	o Estado Brasileiro é Monoteísta
	
	
	o Estado Brasileiro é Comunista
	
Explicação:
A questão nos remete a discussão sobre um dos alicerces da República: "os valores sociais e a livre iniciativa" - O Princípio da Livre Iniciativa está intimamente ligada ao incentivo do Estado para que seus cidadãos possam enveredar para as áreas empresariais, além de demonstrar que o país não desejam interferir as empresas, e consequentemente, no mercado. Esse fato estimula, inclusive, as organizações internacionais para investir no Brasil, pois as mesmas tem a garantia que, por nenhuma forma, terão subtraídos seus capitais, bens, ou direitos de trabalhar e buscar os lucros na sua atividade empresarial. Assim, a resposta correta é: o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O princípio constitucional da igualdade determina que:
	
	
	
	a casa é um asilo inviolável
	
	
	os poderes da União são harmônicos entre si
	
	
	se dê tratamento igual aos que se encontram em situação equivalente
	
	
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei
	
	
	os menores de 18 anos são inimputáveis
	
Explicação:
A questão nos remete a um dos princípios mais importantes da república que é o da igualdade -, mas há uma característica muito importante em sua definição: De acordo com a Constituição Federal, o princípio da igualdade está previsto no artigo 5º, que diz que `Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza¿. Esta igualdade é chamada de formal. De acordo com ela, é vetado que os legisladores criem ou editem leis que a violem. O princípio da igualdade garante o tratamento igualitário de acordo com a lei para os cidadãos. Assim a resposta correta é: se dê tratamento igual aos que se encontram em situação equivalente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O fenômeno da "desterritorialização", enquanto efeito das técnicas de informação e globalização permite:
	
	
	
	a unificação de indivíduos separados geograficamente, permitindo a unificação de informações
	
	
	criação de novas normas sobre Propriedade Intelectual
	
	
	pagamentos mais justos aos autores
	
	
	criação de novas legislações sobre Direitos Autorais
	
	
	direito de patentes
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O escritor Tício publica um livro sobre a vida do cantor Roberto GaGa, com fotos referentes a sua vida artística, desde seu nascimento até os dias atuais. Ao saber da publicação, o cantor Roberto GaGa impetra ação solicitando o recolhimento dos exemplares, e com pedido de dano material, moral e violação de sua imagem. Em sua defesa alegou o autor do livro, Tício, que os fatos relatados no livro eram públicos e notórios.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	
	
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos materiais
	
	
	Tício deverá ter os livros recolhidos, pois os fatos são públicos e notórios
	
	
	Tício terá de pagar uma indenização por violação de imagem
	
	
	O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença
	
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos apenas morais
	
Explicação:
A questão nos remete sobre a questão de direitos de utilização de informações de cunho público ou privado de terceiros ¿ principalmente se este terceiro for uma pessoa pública; para isso devemos nos socorrer do art. 5º da Constituição Federal que dita: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; - como os fatos e as imagens eram públicas não há que se falar recolhimento dos exemplares ou pedido de dano material ou moral. Assim a resposta correta é: O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que:
	
	
	
	o Poder Judiciário cria legislações para a Administração Federal
	
	
	a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	
	
	existe uma dependência entre os Poderes
	
	
	o Poder Executivo interpreta as leis
	
	
	o Poder Legislativo tem eleições indiretas para seus membros - Deputados e Senadores
	
Explicação:
A pergunta nos remete a definição sobre os poderes da União, sua harmonia e independência - Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - e qual a conclusão, dentre as respostas, se enquadra na definição ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal e seu Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Assim a resposta correta é: a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		1) Analise as afirmativas abaixo:
I) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal
II) No Brasil, a forma de Estado adotada é a Confederação
III) O Brasil não é um Estado Democrático de Direito
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção II está correta
	
	
	a opção II é falsa
	
	
	a opção III está correta
	
	
	as opções II e III estão corretas
	
	
	a opção I é falsa
	
Explicação:
A questão nos remete a três afirmativas, que passamos a analisar ¿ afirmativa I) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal: afirmativa verdadeira, pois o Brasil como uma Federação tem como União de seus entes pilar primordial -, II) No Brasil, a forma de Estado adotada é a Confederação, afirmativa falsa, pois confederação é similar à federação, mas difere no fato de que as entidades da confederação são soberanas e a sua formação é feita por alianças enquanto que na federação isto ocorre por constituição. - , afirmativa III) O Brasil não é um Estado Democrático de Direito, afirmativa falsa, pois é exatamente o contrário, o Brasil é um Estado Democrático de Direito. - Assim, pela combinação de respostas, a resposta correta é: a opção II é falsa.
	
	Gabarito
Coment.
7.
		A Constituição Federal determina que um dos alicerces da República é a "dignidade da pessoa humana". Esta afirmação nos leva a concluir que:
	
	
	
	O Estado brasileiro está centrado nos partidos políticos
	
	
	O Estado brasileiro está centrado nas forças armadas
	
	
	O Estado brasileiro está centrado no Presidente da República
	
	
	O Estado brasileiro está centrado na Igreja
	
	
	O Estado brasileiro está centrado no ser humano
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considerando que no Título I, Dos Princípios Fundamentais, da Constituição da República Federativa do Brasil, determina que são poderes da União o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Essa divisão funcional consiste em atribuir:
	
	
	
	mais poder no âmbito do Legislativo
	
	
	ao Presidente da República maior poder sobre o Judiciário
	
	
	mais poder no âmbito do Executivo
	
	
	Independência entre os poderes
	
	
	mais poder no âmbito do Judiciário
	
AULA 2
		
	
		1.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) são assegurados aos autores a proteção ás participações individuais em obras coletivas
II) é assegurado aos autores a proteção contra a reprodução não autorizada de suas obras
III) a proteção pela lei à voz humana, inclusive nas atividades esportivas, é inexistente
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção I é falsa
	
	
	a opção III está correta
	
	
	as opções I e II são falsas
	
	
	as opções I e II estão corretas
	
	
	a opção II é falsa
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras
II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes
III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção III é falsa
	
	
	a opção I esta correta
	
	
	as opções I e II são falsas
	
	
	as opções I e II estão corretas
	
	
	a opção II está correta
	
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas ¿ opção I: I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras ¿ a afirmativa é falsa, pois a proteção dos inventos industriais, como por exemplo a patente é de 20 anos; opção II, II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes - opção falsa, pois as obras literárias, musicais e filmes são protegidas pela legislação autoral, pelo critério da originalidade; opção III, III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção, opção verdadeira, pois cada obra industrial tem um prazo específico para sua proteção ¿ assim, pela combinação de opção de respostas, a opção correta é as opções I e II são falsas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nele penetrar sem o consentimento do morador. Uma das exceções é o caso da concessão de uma ordem judicial, que só poderá ser cumprida:
	
	
	
	apenas na presença do morador
	
	
	durante a noite
	
	
	durante o dia
	
	
	durante a madrugada
	
	
	durante o expediente do policial
	
Explicação:
A questão nos remete ao cumprimento de ordem judicial que pode afastar a inviolabilidade de residência do cidadão; na questão esta reproduzido ao art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é: durante o dia.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A proteção determinada pela Constituição Federal à imagem das pessoas é conferida às formas:
	
	
	
	apenas à imagem veiculada na Internet
	
	
	apenas à imagem veiculada na TV
	
	
	apenas à imagem veiculada nos jornais
	
	
	às imagens retrato e atributo
	
	
	apenas às imagens veiculadas nas revistas
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a imagem da pessoa, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; essa imagem é protegida de duas formas, a imagem retrato, que é a forma e a imagem atributo que é o comportamento da pessoa. Assim, a resposta correta é: às imagens retrato e atributo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Constituição Federal consagra a casa, o domicílio, com asilo inviolável do indivíduo ¿ cito: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - Neste âmbito o conceito de casa ou domicílio é mais amplo, não se tratando apenas da moradia, a habitação com intenção definitiva de residência, mas todo local determinado que alguém ocupa com exclusividade. Este conceito de casa como asilo inviolável pode também ser aplicado:
	
	
	
	Casas de jogos.
	
	
	Aposentos não coletivo.
	
	
	Aposento não ocupado.
	
	
	Recintos fechados, não abertos ao público, mesmo os de cunho profissional.
	
	
	Local público.
	
Explicação:
O domicílio delimita um espaço físico em que o indivíduo desfruta da sua privacidade, significando a proibição da intrusão material em uma habitação privada, compreendendo também, ressaltando que esta inviolabilidade não alcança somente a casa, o domicílio, qualquer outro recinto fechado, não aberto ao público, mesmos de cunho profissional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa que corresponde o termo "Contrafação" de marcas:
	
	
	
	Infração penal considerada como "crime menor"
	
	
	Obra que imita ou reproduz fraudulentamente outra
	
	
	Obra idêntica a obra original com autorização do autor.
	
	
	Obra inovadora que ainda não obteve patente
	
	
	Ação que consiste na violação ou alteração de leis
	
Explicação:
Para adquirir a propriedade da marca é necessária a concessão do pedido de registro pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), assegurando ao seu proprietário a proteção e o uso exclusivo de tal marca no território nacional. Contrafação ou atos de contrafação de marca nada mais é do que toda prática ilícita que consista no desrespeito ao
direito de exclusividade do titular de determinada marca registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Constituição Federal determina que aos autores pertence:
	
	
	
	a utilização, publicação ou reprodução da obra dependendo da vontade do empregador
	
	
	apenas o direito de publicação da obra
	
	
	apenas o direito de reprodução da obra
	
	
	apenas o direito de utilizar a obra
	
	
	o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra
	
Explicação:
A questão nos remete aos direitos de autor, citando a Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; Assim, a resposta correta é: o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) é inviolável o sigilo da correspondência
II) é inviolável o sigilo das comunicações telegráficas
III) as correspondências, as comunicações telefônicas e telegráficas são de caráter público, podendo ser acessadas por qualquer pessoa
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção III está correta
	
	
	a opção II é falsa
	
	
	as opções I e II são falsas
	
	
	a opção III é falsa
	
	
	A opção I é falsa
AULA 3
		
	
		1.
		Os crimes contra à vida podem ser considerados dolosos ou culposos; Se o crime é cometido sem a intenção de praticá-lo, em geral quando a pessoa deixa de tomar os cuidados necessários ou descumpre as exigências legais (ex. Dirigir acima da velocidade e assim atropelar alguém). Nesse caso o agente queria dirigir acima da velocidade, mas não tinha a intenção de matar alguém. Se ficar comprovado isso, ele cometeu um crime _____________ de homicídio. 
	
	
	
	infanticídio.
	
	
	culposo.
	
	
	latrocínio.
	
	
	está ligado à vontade do agente
	
	
	rixa.
	
Explicação:
o aluno deverá demonstrar conhecimento sobre a diferença entre esses dois tipos institutos criminais, crime culposo e doloso.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nos crimes de violação de segredo profissional, constantes do Artigo 154, do Código Penal, uma das condutas típicas do agente que comete o crime é:
	
	
	
	o agente revelar o segredo sem prejuízo ou dano a outrem
	
	
	o agente armazenar o segredo em seu computador
	
	
	o agente revelar o segredo, com justa causa
	
	
	o agente revelar segredo, com justa causa, via e-mail
	
	
	o agente revelar o segredo, sem justa causa
	
Explicação:
A pergunta nos remeta aos chamados crimes contra o segredo de industria e segredo de negócio ¿ para uma melhor resposta vamos buscara na legislação as definições e segredo e segredo de industria e e negócio, constante na legislação penal - Divulgação de segredo - Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem: - Violação do segredo profissional Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: - fica evidente qie a exceção é a revelação do segredo com justa causa não gera penalidade, mas caso não haja esta justa causa, gera penalidade ¿ assim a resposta correta é o agente revelar o segredo, sem justa causa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando o agente comete o crime dando causa por negligência, imprudência ou imperícia, este crime é tipificado como:
	
	
	
	crime de contrafação
	
	
	crime culposo
	
	
	crime doloso
	
	
	crime de apropriação indébita
	
	
	crime de estelionato
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes contra vida, dolosos e culposos. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em que estes crimes estão elencados: Art. 18 - Diz-se o crime: Crime doloso - I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Crime culposo - II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Pela definição legal contida na legislação, a resposta correta é: crime culposo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(CESPE/2011/DPE/MA) - Assinale a opção correta acerca dos crimes contra a propriedade imaterial e contra a organização do trabalho.
	
	
	
	O sujeito passivo do delito de violação de direito autoral não é apenas o autor da obra literária, artística ou científica, mas também toda a coletividade de forma direta.
	
	
	Nos delitos de sabotagem e de invasão de estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, a finalidade do agente é danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor.
	
	
	A jurisprudência do STJ considera, para fins penais, socialmente adequada a venda de CDs e DVDs piratas, devendo a punição contra o agente limitar-se à esfera cível.
	
	
	Para o delito de atentado contra a liberdade de trabalho, são previstas a modalidade dolosa e a culposa.
	
	
	Os crimes contra a propriedade intelectual podem ser apurados mediante ação penal privada, pública condicionada à representação ou pública incondicionada.
	
Explicação:
Os crimes praticados contra a propriedade imaterial (inclusive os contra a propriedade industrial) são, de regra, apurados mediante ação penal privada, com exceção dos elencados nos arts. 184, §§ 1º, 2º e 3º, do CP e 191 da Lei n. 9.279/1996, além dos cometidos em prejuízo de entes de direito público. A maioria desses delitos deixa vestígios, daí por que a parte deve requerer a realização da medida preparatória de busca e apreensão como forma de colher a prova da materialidade delitiva e dos indícios de sua autoria. Nos crimes contra a propriedade imaterial, submetidos à ação penal pública, a busca e a apreensão podem ser efetuadas pela autoridade policial (art. 240, § 1º, do CPP). 
Há dois procedimentos especiais para os crimes contra a propriedade imaterial. O procedimento dos artigos 524 a 530 do Código de Processo Penal, aplicável aos crimes perseguidos mediante ação penal de iniciativa privada, no caso, violação de direito autoral, tipificado no caput do artigo 184 do Código Penal. Por outro lado, há o procedimento especial dos artigos 530-B a 530-H do Código de Processo Penal, aplicável aos crimes perseguidos mediante ação penal pública, quais sejam, os crimes de violação de direito autoral, dos parágrafos 1º a 3º do artigo 184, da lei penal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A imperícia, no crime culposo, é caracterizada:
	
	
	
	pela falta de conhecimento teórico ou prático no exercício de arte ou ofício
	
	
	quando imputa falsamente conduta delituosa, contra lei, a outrem
	
	
	pela ausência da vítima
	
	
	pela indiferença do agente, que mesmo podendo tomar as cautelas exigidas, não o faz por displicência
	
	
	quando é cometida, com dolo, à noite
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos crimes ditos culposos, que ocorrem por negligência, imprudência ou imperícia ¿ causados por uma ação ou omissão do agente ¿ no caso da imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica
para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. - assim a resposta correta é: pela falta de conhecimento teórico ou prático no exercício de arte ou ofício
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Código Penal há o capítulo dos Crimes Contra o Patrimônio: o crime de subtrair, para si, ou para outrem, coisa alheia móvel, com grave ameaça ou violência, é tipificado com crime de:
	
	
	
	roubo
	
	
	furto
	
	
	contrafação
	
	
	estelionato
	
	
	apropriação indébita
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crime contra o patrimônio ¿ os dois de mais referências são o furto e o roubo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer de duas definições contidas na legislação penal - Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
uma diferença esta na questão da ocorrência de grave ameaça ou violência ¿ assim a resposta correta é: roubo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No crime de Inviolabilidade de Segredo, protege-se a liberdade individual, especialmente os segredos cuja divulgação possa causar dano a outrem. Comete este crime aquele que é destinatário ou detentor do documento particular ou correspondência confidencial. O tipo penal cita: Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem. O sujeito passivo do ilícito é definido como:
	
	
	
	Em razão da Função.
	
	
	Em razão de Ministério.
	
	
	O remetente, o autor do documento, o destinatário.
	
	
	Em razão da Profissão.
	
	
	Em razão do Ofício.
	
Explicação:
O objeto jurídico do crime de divulgação de segredo, o objeto jurídico protegido no crime de divulgação de segredo é a liberdade individual, especialmente os segredos cuja divulgação possa causar dano a outrem. Já o sujeito passivo é a vítima do crime, a pessoa que pode sofrer dano pela divulgação, ainda que não seja o remetente, autor ou destinatário do documento particular ou da correspondência confidencial. Assim, a resposta correta é: O remetente, o autor do documento, o destinatário.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No crime de violação de segredo profissional, Artigo 154, do Código Penal, o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. Por ministério se entende:
	
	
	
	o Chefe da Casa Civil do Executivo Federal
	
	
	aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores
	
	
	os ministros de Estado
	
	
	o Senado Federal
	
	
	os ministros do Tribunal de Contas
	
Explicação:
A questão nos remete a violação de segredo profissional sem justa causa ¿ na pergunta há a indicação de que e quando o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. - o detalhe importante é esta revelação em competência de ministério - Ministério é uma atividade de origem religiosa, ou social, que é desempenhada por sacerdotes, pastores, freiras, assistentes sociais, voluntários. - Assim, a resposta correta é: aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores.
AULA 4
	
 
		
	
		1.
		Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assume o risco da atividade econômica. Empresa coletiva tem como característica:
	
	
	
	é aquela em que os sócios comanditários não tem responsabilidade limitada em relação à obrigações contraídas pela empresa.
	
	
	é aquela em que a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em remuneração aos sócios ou acionistas.
	
	
	é aquela em que a titularidade é impessoal.
	
	
	ser uma empresa comercial que se reveste de forma societária.
	
	
	é a que a responsabilidade do titular da empresa é ilimitada, respondendo seu patrimônio pelas dívidas da empresa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É a faculdade atribuída ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, deve ser exercida.
	
	
	
	Jornada de trabalho.
	
	
	Horário de trabalho.
	
	
	Poder de direção.
	
	
	Intervalo para repouso ou alimentação.
	
	
	Hora extraordinária.
	
Explicação:
Sérgio Pinto Martins ensina que o ¿poder de direção é a forma como o empregador define como serão desenvolvidas as atividades do empregado decorrentes do contrato de trabalho.¿ (MARTINS, 2015, p. 233)
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os contratos de adesão são aqueles em que apenas uma das partes estabelece todas as cláusulas do negócio a ser realizado. A esse titular da parte chamamos de:
	
	
	
	aderente.
	
	
	contratante.
	
	
	fornecedor.
	
	
	consumidor.
	
	
	estipulante.
	
Explicação:
A pergunta nos remete a uma forma de contrato constante do Direito Civil que o chamado contrato de adesão ¿ que é definido como: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Os contratos de adesão servem principalmente aos interesses do estipulante, que fixa de forma unilateral as condições do negócio jurídico e procura por muitos meios e inúmeras cláusulas, de forma explícita, e as vezes implícita, resguardar preferentemente seus interesses- Assim, a resposta correta é: estipulante.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(FCC - 2018 - TRT - 6ª Região) - O requisito essencial previsto em lei para caracterizar uma relação como sendo de emprego e que não precisa se verificar em qualquer relação de trabalho é a:
	
	
	
	exclusividade.
	
	
	subordinação jurídica.
	
	
	ausência de onerosidade.
	
	
	boa-fé contratual objetiva.
	
	
	autonomia privada coletiva.
	
Explicação:
A relação de emprego será configurada quando estiverem presentes seus requisitos (elementos fático-jurídicos), quais sejam: pessoa física, pessoalidade, subordinação, onerosidade e não eventualidade.
É importante destacar o conteúdo do art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho:  Art. 3º, CLT - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.¿
PESSOA FÍSICA -    A relação de emprego só se caracteriza quando existe relação entre pessoa física e empregador. É certo que inexiste a possibilidade de pessoa jurídica ser empregada, por justamente faltar o requisito da pessoa física, diante disso podemos afirmar que se existir prestação de serviço de pessoa jurídica para empregador, não serão aplicadas as normas destinadas aos empregados.
PESSOALIDADE -  É elemento fático-jurídico da relação de emprego que está ligado ao requisito da pessoa física, não é o mesmo, mas com aquele tem certa ligação. Dito isto, temos que a pessoalidade é encontrada naquela pessoa física que trabalha para o empregador não podendo se fazer substituir por terceiros, ou seja, aquela pessoa física contratada terá, ela mesma, que prestar o serviço. Dessa forma, temos que a prestação
do serviço será intuitu personae.
NÃO-EVENTUALIDADE-  A pessoa física deve trabalhar de forma permanente, mesmo que por um pequeno espaço de tempo, não podendo trabalhar de forma eventual, na hora que desejar. Deve ter dias certos, hora certa de prestação de trabalho.
SUBORDINAÇÃO -  Subordinação traz à tona a ideia de sujeição, submetimento às ordens de terceira pessoa, ou seja, uma relação de dependência laboral. Aqui adentramos no campo do poder de direção, coordenação e fiscalização do empregador quanto a prestação laboral do empregado.
 ONEROSIDADE - Deve-se ter em mente que a relação de emprego é essencialmente econômica, ou seja, a pessoa se submete as regras da relação de emprego, emprega grande parte de seu dia, de sua força para poder receber a contraprestação pelo serviço.
A legislação pátria prevê várias formas de contraprestação ao serviço prestado, como, por exemplo: pagamento em dinheiro, utilidades, parcelas fixas ou variáveis, etc.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A desídia no desempenho das respectivas funções e a violação de segredo da empresa caracterizam:
	
	
	
	o crime de pirataria.
	
	
	justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
	
	
	crime contra o direito autoral.
	
	
	crime contra propriedade industrial.
	
	
	o crime de contrafação.
	
Explicação:
A questão nos remete a situação de rompimento do vínculo em uma relação de trabalho, por omissáo ou dolo do trabalhador; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo - CLT, Consilidação das Leis do Trabalho-; Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: e) desídia no desempenho das respectivas funções; g) violação de segredo da empresa; - Assim, a resposta correta é: justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A violação de um segredo da empresa pelo empregado, sem justa causa, pode acarretar:
	
	
	
	férias remuneradas ao empregado
	
	
	a promoção do empregado
	
	
	rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, pelo empregador
	
	
	um aumento para o empregado
	
	
	refazer a pesquisa
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Desídia é toda ato grave, que faça desaparecer a confiança e a boa fé existente entre as partes dentro da relação de trabalho, tornando impossível o prosseguimento desta relação. Este ato grave se caracteriza por ser:
	
	
	
	apenas culposo.
	
	
	apenas doloso.
	
	
	doloso ou culposo.
	
	
	contafação.
	
	
	apenas cometido pelo empregador.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(FGV/MPE/AL2018 - adaptada) - Em relação à disciplina do Código de Defesa do Consumidor sobre os contratos de adesão, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	A inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.
	
	
	 
As cláusulas dos contratos de adesão devem ser aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, ainda que o consumidor tenha a possibilidade efetiva de discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.
	
	
	Nos contratos de adesão  se admite  a cláusula resolutória alternativa.
	
	
	As cláusulas dos contratos de adesão devem permitir sua imediata e fácil compreensão pelo consumidor, sem a necessidade de serem redigidas com destaque.
	
	
	Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte poderá ser livremente escolhido pelo fornecedor, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
	
Explicação:
O Código de Defesa do Consumidor permite a cláusula resolutória nos contratos de adesão, mas só a cláusula resolutória alternativa, deixando a escolha entre a resolução ou manutenção do contrato ao consumidor.
A lei consumerista somente considera lícita a cláusula resolutória se a escolha entre a resolução ou manutenção do contrato, ou, ainda, qualquer outra solução preconizada na estipulação, for assegurada ao consumidor aderente.
Trata-se de um direito apenas do consumidor, o que corrobora com o disposto no art. 51, XI do CDC (Lei n.8078/90), que proíbe o fornecedor cancelar unilateralmente o contrato de consumo.
AULA 5
	
	
	
		1.
		Tício adquire, via Internet, um perfume para presentear sua noiva. Ao receber o produto, percebeu que o frasco tinha um tamanho muito aquém daquele colocado na imagem que constava no site de compras. Qual prazo tem Tício para arrepender-se desta compra:
	
	
	
	30 dias a contar do recebimento do produto
	
	
	7 dias a contar da compra do produto
	
	
	9 dias a contar do recebimento do produto
	
	
	7 dias a contar do uso do produto
	
	
	7 dias a contar do recebimento do produto
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao qual é prazo de arrependimento na legislação consumerista em razão de produtos comprados fora do ambiente físico da loja, no caso, comprado em um site na internet ¿ para uma melhor resposta vamos nosso correr da lei 8078, código de defesa do consumidor em seu art. Art. 49. dita, O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Assim a resposta correta é 7 dias a contar do recebimento do produto
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Tício, ao entrar em um supermercado, se depara com a promoção de um produto, um novo tipo de biscoito. Gratuitamente lhe é oferecido um biscoito para sua degustação, e ele imediatamente experimenta. Ao chegar em casa, começa a passar mal e é encaminhado para um hospital. Sendo o biscoito uma amostra grátis, Tício poderá:
	
	
	
	o fornecedor não é responsável pelo problema de Tício
	
	
	o risco era todo de Tício ao experimentar o produto
	
	
	o comerciante não é responsável pelo problema de Tício
	
	
	não poderá fazer nada pois trata-se de amostra grátis
	
	
	processar o fornecedor, pois o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências legais
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição
II) a publicidade abusiva é aquela modalidade em que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa
III) a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção I é falsa
	
	
	as opções II e III estão corretas
	
	
	a opção I está correta
	
	
	a opção III está correta
	
	
	a opção II está correta
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a três alternativas as quais passamos a analisar ¿ a alternativa I dita, a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição, para saber se esta correta ou não nos socorremos do CDC em seu artigo 37, § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.- alternativa verdadeira; - já a alternativa II dita: a publicidade abusiva é aquela modalidade em
que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa ¿ pela definição do art. 37, alternativa falsa; já a alternativa III dita: a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição, pela definição do artigo 37, § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - alternativa falsa ¿ assim, pela combinação de alternativa, a alternativa correta é: a opção I está correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Publicidade abusiva é aquela que:
	
	
	
	causa algum tipo de constrangimento ao consumidor
	
	
	causa constrangimento ao ente despersonalizado
	
	
	induz o consumidor a erro
	
	
	causa constrangimento ao fornecedor
	
	
	induz o fornecedor a acreditar naquilo que não corresponde à realidade
	
Explicação:
 A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade - Art. 6º São direitos básicos do consumidor: IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. - Assim, a resposta correta é: causa algum tipo de constrangimento ao consumidor.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Tício, dono de uma loja de roupas, compra 1.000 unidades para revendê-las, participando assim como intermediário do ciclo de produção. Na relação de consumo, Tício é considerado:
	
	
	
	consumidora equiparada
	
	
	consumidor
	
	
	importador
	
	
	fornecedor
	
	
	comerciante
	
Explicação:
 A pergunta nos remete a situação referente a legislação de consumo ¿ a principal característica seria a participação na relação de consumo como intermediário nesta relação ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 8078 ¿ Código de Defesa de Consumidor - Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. - combinado com Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. Também combinado Art. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando: I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados; II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis. Assim, a resposta correta é: comerciante.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo: 
I) ente despersonalizado é considerado fornecedor de produtos 
II) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa física, apenas jurídica 
III) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa jurídica de direito público 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	Somente a sentença I está correta
	
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	
	Somente a sentença II está correta
	
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ tendo como figura principal o fornecedor na relação de consumo; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada e analisar cada uma das afirmativas: I) ente despersonalizado é considerado fornecedor de produtos; pela definição legal Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, ¿ afirmativa verdadeira; - afirmativa II) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa física, apenas jurídica; Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, ¿ afirmativa falsa; - III) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa jurídica de direito público, - Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, ¿ - afirmativa falsa; - Assim, pela combinação de respostas, a correta é: Somente a sentença I está correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A publicidade discriminatória, que incita a violência, exploração, o medo e a superstição do consumidor, é caracterizada como:
	
	
	
	publicidade mentirosa
	
	
	publicidade abusiva
	
	
	publicidade composta
	
	
	publicidade dúbia
	
	
	publicidade enganosa
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Tício, ao adquirir cervejas para serem oferecidas em seu aniversário, convida vários amigos para uma festa. Em dado momento da comemoração, acontece um acidente, uma garrafa estoura na mão de Mércia, causando um ferimento. Nesta situação, Mércia, na relação de consumo, pode ser considerada:
	
	
	
	importadora
	
	
	consumidor equiparado
	
	
	ente despersonalizado
	
	
	fornecedora
	
	
	comerciante
	
		
	
		1.
		Aos autores de uma obra intelectualmente protegida pertence(m):
	
	
	
	apenas os direitos patrimoniais
	
	
	apenas o direito a reproduzir a obra
	
	
	apenas o direito a usar a obra
	
	
	os direitos patrimoniais e morais
	
	
	apenas o direito a utilizar a obra
	
Explicação:
A questão nos remete aos tipos de direitos adquiridos pelo autor ao criar uma obra intelectualmente protegida ¿ nos termos do direito personalíssimo e econômico; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais, estudada no conteúdo: Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Assim, a resposta correta é: os direitos patrimoniais e morais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Paródia significa:
	
	
	
	imitação burlesca de uma obra literária
	
	
	violação de um direito patrimonial de obra intelectualmente protegida
	
	
	refazimento de um texto, com outras palavras e forma, no intuito de adornar o sentido
	
	
	reprodução não autorizada de uma obra literária
	
	
	contrafação
	
Explicação:
A questão nos remete a forma de exceção sobre os direitos autorais ¿ uma forma de utilização da obra que não fere os direitos dos autores; - a paródia e paráfrase -, para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral ¿ lei 9610 - Art. 47. São livres as paráfrases
e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito. - paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra parodiada, através de alterações no texto ou imagem do produto original, por exemplo. Assim, a resposta correta é: imitação burlesca de uma obra literária.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando a obra é criada por um ou mais autores é considerada obra em co-autoria. Quando é criada por organização, iniciativa e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, com a participação de diversos autores, é considerada uma obra:
	
	
	
	coletiva
	
	
	de direito empresarial
	
	
	com co-autores
	
	
	de direito conexo
	
	
	colaborativa
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a qualificação doa autores quando a obra é criada em comum, por um ou mais autores ¿ para uma melhor responta nos socorrer da lei 910, lei de direitos autorais, em sue art. Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se: h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; Assim, a resposta correta é: coletiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Autor é pessoa física criadora de obras:
	
	
	
	apenas de obras literárias
	
	
	de obras literárias, artísticas e científicas
	
	
	apenas de obras científicas
	
	
	apenas de patentes
	
	
	apenas de programas de computador
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A lei 9610 regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação, os direitos de autor aquele são conexos. O que significa a expressão direitos conexos:
	
	
	
	direito do Editor da obra
	
	
	são aqueles direitos inerentes a quem faz a obra se manifestar, mesmo não sendo autor
	
	
	direito conexo dos herdeiros
	
	
	direito do empregador
	
	
	direito de quem auxilia na criação da obra
	
Explicação:
A questão nos remete a violação de diretos de autor ¿ mais especificamente dos chamados diretos conexos; - na questão há a citação do art. 184 da legislação penal: "violar direitos autorais e os que lhe são conexos¿" - direitos conexos estão descritos na lei 9610, lei de Direitos Autorais, quanto a proteção dos autores: Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. - os direitos conexos referem-se à proteção para artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão, em resultado de interpretação, execução, gravação ou divulgação de criações. - Assim, a resposta correta é: o direito daqueles que fazem a obra se manifestar, mesmo não sendo os autores.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma obra criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, constituída com a participação de diversos autores, é considerada uma obra:
	
	
	
	inédita
	
	
	em co-autoria
	
	
	contrafeita
	
	
	por encomenda
	
	
	coletiva
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de proteção da obra quanto ao tipo de autoria ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais; - Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se: a) em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores; h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; Assim, a resposta correta é: coletiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Pertencem aos autores os direitos patrimoniais e morais sobre a obra que criou. Os direitos morais do autor são:
	
	
	
	inalienáveis e irrenunciáveis
	
	
	do empregador
	
	
	apenas irrenunciáveis
	
	
	apenas inalienáveis
	
	
	alienáveis e renunciáveis
	
Explicação:
A resposta no remeta a principal característica dos direitos morais do autor de uma obra ¿ lembrando que além destes existem os direitos patrimoniais que podem ser objeto de cessão pelo autor ¿ já os direitos morais são personalíssimos, ou seja, só podendo ser exercidos pelo autor, e quando de sua morte apenas alguns deles são transferidos para os herdeiros ¿ para uma melhor resposta vamos nos correr do art. Art. 22., da lei 9610 - Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. E Art. 27. Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis. - assim a resposta correta é inalienáveis e irrenunciáveis.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Depende de autorização prévia e expressa do autor:
	
	
	
	a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador
	
	
	alienar os direitos morais da obra ao empregador
	
	
	a alienação dos direitos morais
	
	
	renunciar aos direitos morais
	
	
	a cessão dos direitos morais
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de autorização prévia e expressa de obra intelectual deve ser solicitada ao autor ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral, lei 9610 - Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero; Assim, a resposta correta é: a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador.
	
AULA 6
		
	
		1.
		Aos autores de uma obra intelectualmente protegida pertence(m):
	
	
	
	apenas os direitos patrimoniais
	
	
	apenas o direito a reproduzir a obra
	
	
	apenas o direito a usar a obra
	
	
	os direitos patrimoniais e morais
	
	
	apenas o direito a utilizar a obra
	
Explicação:
A questão nos remete aos tipos de direitos adquiridos pelo autor ao criar uma obra intelectualmente protegida ¿ nos termos do direito personalíssimo e econômico; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais, estudada no conteúdo: Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Assim, a resposta correta é: os direitos patrimoniais e morais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Paródia significa:
	
	
	
	imitação burlesca de uma obra literária
	
	
	violação de um direito patrimonial de obra intelectualmente protegida
	
	
	refazimento de um texto, com outras palavras e forma, no intuito de adornar o sentido
	
	
	reprodução não autorizada de uma obra literária
	
	
	contrafação
	
Explicação:
A questão nos remete a forma de exceção sobre os direitos autorais ¿ uma forma de utilização da obra que não fere os direitos dos autores; - a paródia e paráfrase -, para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral ¿ lei 9610 - Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito. - paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra parodiada, através de alterações no texto ou imagem do produto original, por exemplo. Assim, a resposta correta
é: imitação burlesca de uma obra literária.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando a obra é criada por um ou mais autores é considerada obra em co-autoria. Quando é criada por organização, iniciativa e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, com a participação de diversos autores, é considerada uma obra:
	
	
	
	coletiva
	
	
	de direito empresarial
	
	
	com co-autores
	
	
	de direito conexo
	
	
	colaborativa
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a qualificação doa autores quando a obra é criada em comum, por um ou mais autores ¿ para uma melhor responta nos socorrer da lei 910, lei de direitos autorais, em sue art. Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se: h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; Assim, a resposta correta é: coletiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Autor é pessoa física criadora de obras:
	
	
	
	apenas de obras literárias
	
	
	de obras literárias, artísticas e científicas
	
	
	apenas de obras científicas
	
	
	apenas de patentes
	
	
	apenas de programas de computador
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A lei 9610 regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação, os direitos de autor aquele são conexos. O que significa a expressão direitos conexos:
	
	
	
	direito do Editor da obra
	
	
	são aqueles direitos inerentes a quem faz a obra se manifestar, mesmo não sendo autor
	
	
	direito conexo dos herdeiros
	
	
	direito do empregador
	
	
	direito de quem auxilia na criação da obra
	
Explicação:
A questão nos remete a violação de diretos de autor ¿ mais especificamente dos chamados diretos conexos; - na questão há a citação do art. 184 da legislação penal: "violar direitos autorais e os que lhe são conexos¿" - direitos conexos estão descritos na lei 9610, lei de Direitos Autorais, quanto a proteção dos autores: Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. - os direitos conexos referem-se à proteção para artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão, em resultado de interpretação, execução, gravação ou divulgação de criações. - Assim, a resposta correta é: o direito daqueles que fazem a obra se manifestar, mesmo não sendo os autores.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma obra criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, constituída com a participação de diversos autores, é considerada uma obra:
	
	
	
	inédita
	
	
	em co-autoria
	
	
	contrafeita
	
	
	por encomenda
	
	
	coletiva
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de proteção da obra quanto ao tipo de autoria ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais; - Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se: a) em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores; h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; Assim, a resposta correta é: coletiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Pertencem aos autores os direitos patrimoniais e morais sobre a obra que criou. Os direitos morais do autor são:
	
	
	
	inalienáveis e irrenunciáveis
	
	
	do empregador
	
	
	apenas irrenunciáveis
	
	
	apenas inalienáveis
	
	
	alienáveis e renunciáveis
	
Explicação:
A resposta no remeta a principal característica dos direitos morais do autor de uma obra ¿ lembrando que além destes existem os direitos patrimoniais que podem ser objeto de cessão pelo autor ¿ já os direitos morais são personalíssimos, ou seja, só podendo ser exercidos pelo autor, e quando de sua morte apenas alguns deles são transferidos para os herdeiros ¿ para uma melhor resposta vamos nos correr do art. Art. 22., da lei 9610 - Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. E Art. 27. Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis. - assim a resposta correta é inalienáveis e irrenunciáveis.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Depende de autorização prévia e expressa do autor:
	
	
	
	a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador
	
	
	alienar os direitos morais da obra ao empregador
	
	
	a alienação dos direitos morais
	
	
	renunciar aos direitos morais
	
	
	a cessão dos direitos morais
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de autorização prévia e expressa de obra intelectual deve ser solicitada ao autor ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral, lei 9610 - Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero; Assim, a resposta correta é: a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador.
AULA 7
	
 
		
	
		1.
		As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser reproduzidas livremente. Estas reproduções têm a característica de:
	
	
	
	contrafação
	
	
	constituir ofensa aos direitos morais dos autores
	
	
	não constituir ofensa os direitos autorais
	
	
	ferirem apenas os direitos patrimoniais dos autores
	
	
	constituir ofensa aos direitos conexos dos autores
	
Explicação:
A pergunta nos remete a exceções quanto a utilização de obras intelectuais, ou seja, utilização da obra sem a necessidade de autorização do autor e sem ferir seu direito. Para uma melhor resposta vamos socorrer da lei 9610, lei de Direitos Autorais, no artigo que trata sobre a possibilidade de reprodução de obras localizadas PERMANENTEMENTE em logradouros públicos: Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais. - um detalhe antes da resposta correta, não basta estar no logradouro público, mas de forma permanente ¿ Assim, a resposta é: não constituir ofensa os direitos autorais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma das formas mais conhecidas de reelaborar um texto é o plágio, caracterizado pela apropriação ou imitação ilícita de um texto alheio. Em outras formas de reescrever o texto não há violação dos direitos do autor. Uma delas é a recriação do texto por um viés crítico, com intenção cômica ou sátira. Esta forma de reescrever o texto é caracterizado como:
	
	
	
	Retificação.
	
	
	Paródia.
	
	
	Plágio.
	
	
	Paráfrase.
	
	
	Tradução.
	
Explicação:
Item D - PARÁFRASES E PARÓDIAS? - PARÁFRASE - É o refazimento de um texto com outras palavras e forma no Intuito de adornar o sentido. PARÓDIA - É a imitação burlesca de uma obra literária.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O refazimento de um texto, com outras palavras, no intuito de adornar o sentido, é característica de uma obra:
	
	
	
	em co-autoria
	
	
	em paráfrase
	
	
	por encomenda
	
	
	em grupo
	
	
	coletiva
	
Explicação:
A questão nos remete a forma de exceção sobre os direitos autorais ¿ uma
forma de utilização da obra que não fere os direitos dos autores; - a paródia e paráfrase -, para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral ¿ lei 9610 - Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito. - em nossa aula 07 ¿ Noções de Direitos Autorais, apresenta uma definição: É o refazimento de um texto com outras palavras e forma  no Intuito de adornar o sentido. - Assim, a resposta correta é: é o refazimento de um texto, com outras palavras e forma, no intuito de adornar o sentido, ou seja, em paráfrase.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os direitos autorais, para efeitos legais, reputam-se:
	
	
	
	bens imóveis
	
	
	em comandita simples
	
	
	de valor agregado
	
	
	de registro obrigatório
	
	
	bens móveis
	
Explicação:
A pergunta nos remete a legislação autoral ¿ lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 3º Os direitos autorais reputam-se, para os efeitos legais, bens móveis. - Esta determinação de os Direitos Autorais se reportarem bens móveis é de grande importância, pois irpa refletir em outra legislação, a legislação Penal, pois quando da discussão da possibilidade de furto ou roubo da informação, o bem ser móvel ou não fará grande diferença ¿ Assim, a resposta correta é: bens imóveis.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os direitos patrimoniais do autor perduram por 70 anos, segundo a Lei dos Direitos Autorais. Este prazo começa a ser considerado a partir:
	
	
	
	de 1º de janeiro do ano subsequente ao seu falecimento
	
	
	a contar do 1º dia do mês subsequente a seu falecimento
	
	
	a contar da 1ª semana subsequente ao seu falecimento
	
	
	a partir do dia do falecimento do autor
	
	
	de 31 de dezembro do ano adjacente aos seu falecimento
	
Explicação:
A pergunta nos remete a legislação autoral ¿ lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento,obedecida a ordem sucessória da lei civil. - importante ressaltar que após este prazo a obra entra no chamado domínio público ¿ Assim, a resposta correta é: de 1º de janeiro do ano subsequente ao seu falecimento.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Paródias não são consideradas plágio. Paródias são releituras cômicas de alguma composição literária ou marca, geralmente buscando fazer análises críticas e são consideradas como novas interpretações, em geral, consagradas. Dentre as afirmativas abaixo, qual pode ser considerada uma exceção ao direito de paródia sobre uma obra:
	
	
	
	Quando feita no sistema Braille.
	
	
	Quando feita pelo fotografo.
	
	
	Quando implicar descrédito a obra originária.
	
	
	Quando feita em língua estrangeira.
	
	
	Quando feita pelo intérprete.
	
Explicação:
Item E - A liberação de paráfrases e paródias fica condicionada a que não sejam verdadeiras reproduções da obra originária, nem lhe implicarem descrédito; isto é, não podem ferir a integridade e honra do autor nem ridicularizar a obra. MAS O QUE SÃO PARÁFRASES E PARÓDIAS? - PARÁFRASE - É o refazimento de um texto com outras palavras e forma no Intuito de adornar o sentido. PARÓDIA - É a imitação burlesca de uma obra literária.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Após o falecimento do autor e antes da obra entrar no regime jurídico de domínio público, as autorizações para utilização da obra serão concedidas pelos:
	
	
	
	editor, no caso de obra musical
	
	
	tradutor, no caso de obra literária
	
	
	herdeiros, obedecendo a ordem sucessória civil
	
	
	empregadores, em caso de projeto com vínculo empregatício
	
	
	empregadores, em se tratando de software
	
Explicação:
A questão nos remete ao chamado domínio público, conceito jurídico que determina o fim do prazo de proteção das obras intelectualmente protegidas, no que se refere a quem poderá autorizar a utilização da obra do autor falecido; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais ¿ legislação estudada no conteúdo: Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil. Assim, a resposta correta é: herdeiros, obedecendo a ordem sucessória civil.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, em caso de falecimento do autor, por seus herdeiros, por meio de:
	
	
	
	licenciamento, concessão ou cessão
	
	
	locação
	
	
	averbação
	
	
	acordo na justiça do trabalho
	
	
	contrato de compra e venda
	
Explicação:
A pergunta nos remete a como os direitos patrimoniais do autor de uma obra podem ser transferidos, quando de seu falecimento, pelos herdeiros a interessados na exploração e sua exploração econômica ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ lei de diretos autorais, e seu artigo Art. 49. Os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, por ele ou por seus sucessores, a título universal ou singular, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concessão, cessão ou por outros meios admitidos em Direito, obedecidas as seguintes limitações: I - a transmissão total compreende todos os direitos de autor, salvo os de natureza moral e os expressamente excluídos por lei; assim, a resposta correta é contrato de: licenciamento, concessão ou cessão.
	
AULA 8
	
 
		
	
		1.
		Quem introduz no país programa de computador, para fins de comércio, sem a autorização do autor, comete o crime de:
	
	
	
	pirataria sem fins lucrativos
	
	
	pirataria privada
	
	
	pirataria doméstica
	
	
	Pirataria comercial
	
	
	não há crime de pirataria nesta situação
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a legislação sobre a proteção a propriedade intelectual de programa de computador ¿ lei 9609 - Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de outra legislação estudada, o Código Penal, Violação de direito autoral Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: - § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: - esta lucro direto ou indireto significa que há lucro com a reprodução ilegal da obra. Assim, a resposta correta é: Pirataria comercial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quando o programa de computador for desenvolvido por profissional com vínculo empregatício, pertencerão com exclusividade os direitos patrimoniais sobre a obra ao:
	
	
	
	empregado
	
	
	ao autor
	
	
	ao desenvolvedor
	
	
	ao comprador
	
	
	empregador
	
Explicação:
A questão nos remete a quando o programa de computador é criado dentro de uma relação de trabalho, quando o empregado é considerado autor da obra, e a quem pertence nesta relação ¿ empregado e empregador ¿ os direitos patrimoniais sobre a obra; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9609, lei de proteção a propriedade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando