Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201010020234 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	 1a Questão (Ref.: 201010642642)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU, 1948), declara que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". Com base nessa concepção e nas aulas e discussões nos fóruns, discorra sobre a) como desconstruir preconceitos; b) a importância da inclusão da LIBRAS como disciplina no currículo escolar para proporcionar maior relação entre surdos e ouvintes; c) a relevância das políticas linguísticas e educacionais no reconhecimento da LIBRAS como meio de expressão e comunicação dos surdos brasileiros.
		
	
Resposta: A- Tendo aulas,vendo a necessidade da libra na vidados surdos,motivando as pessoas que não tem esse conhecimento para esta aprendendo. b-É muito importante pois temos conhecimento para interagir com pessoas que necessita do nosso apoio e quebrar com preconceito que ainda tem. C- A libra é um meio de comunicação com os surdos atraves de expressões de sinais .
	
Gabarito: A Declaração Universal dos Dreitos do Homem pressupõe a quebra de preconceitos e barreiras socialmente construídas, ascensão de grupos vulneráveis para um sociedade inclusiva, de equidade e com equiparação de oportunidades, a convivência em um mesmo espaço e tempo social entre pessoas com e sem deficiência. A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar é um ação considerada imprescindível para que se reconheça, de fato, a língua brasileira de sinais enquanto língua nacional. A partir dela, criam-se formas de cultivar a língua brasileira de sinais, de disseminá-la e de preservá-la. As políticas linguísticas e educacionais efetivaram tanto o ensino da LIBRAS no ensino superiore outras demandas sociais, como também pesquisas sobre esse sistema linguístico e ainda a acessibilidade comunicacional dos surdos nas escolas inclusivas e nas Universidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201010256842)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Historicamente vários povos se desenvolveram e narraram suas histórias com base em seus folclores e por meio de sua literatura. Podemos citar como exemplo o período Romântico, em que a maioria as nações buscaram uma caracterização de seus heróis e em alguns casos, como o do Brasil, constituíram os formadores da nação. Refletindo sobre essa importância da Literatura, descreva a importância da Literatura surda para essas comunidades linguísticas?
		
	
Resposta: A importancia da literatura é que há uma qualidade vida melhor para os surdos que aprende a linguagem de sinais, atraves dos gestos pode comunicar com outras pessoas e ter uma vida normal igual das pessoas que não são surdas.
	
Gabarito: A literatura do reconhecimento é de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201010694355)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil colônia, Dom Pedro II convida o professor surdo e francês Ernest Huet para dirigir o recente criado Imperial Instituto dos Surdos e Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos. No entanto, a instituição estabeleceu alguns critérios no atendimento educacional aos alunos surdos. Assinale a ÚNICA alternativa que aponta o público e o perfil de atendimento a que se destinava, à época, essa primeira escola de surdos?
		
	
	Trabalhava com surdos sinalizantes como forma de desenvolvimento da fala oral, reabilitando com êxito os alunos.
	
	Eram matriculados tanto homens quanto mulheres e encaminhados para a alfabetização.
	 
	Eram aceitos apenas surdos do sexo masculino, oriundos de todos as regiões do país, utilizava o método linguístico combinado.
	 
	Aceitavam toda e qualquer pessoa surda, desde que possuísse compreensão e condições de se desenvolver linguisticamente.
	
	Aceitava qualquer pessoa que soubesse língua de sinais ou não.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201010595244)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as frases "Eu irei para casa"(Português) e "Eu ir casa" (LIBRAS) é possível perceber:
		
	 
	Independência sintática do Português em relação à LIBRAS.
	
	O distanciamento sintático do Português em relação à LIBRAS.
	
	A apropriação morfológica do Português em relação à LIBRAS.
	
	A incompatibilidade sintática do Português em relação à LIBRAS.
	
	O distanciamento epistemológico do Português em relação à LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201010665651)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão do aluno com surdez deve acontecer desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe, desde cedo, utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país. Assinale a opção que indica as três tendências educacionais mais fortes na história da educação de surdos:
		
	 
	Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.
	
	Oralismo, Lexical visual e Bilinguismo.
	
	Oralismo, Comunicação Total e Regionalismo.
	
	Oralismo, Comunicação mímica e Gestual.
	
	Oralismo, Gestual e Bilinguismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201010260359)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201010632565)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Vygotsky e Bakthin (In: Goldfeld, 1997), o termo FALA refere-se à produção de linguagem pelo falante nos momentos de diálogo. Nos estudos sobre a surdez a FALA pode ser utilizada, átravés
		
	 
	do sistema fonador para expressar palavras e frases de uma língua.
	
	do canal audiofonatório apenas.
	
	de movimentos corporais.
	 
	do canal audiofonatório e do espaço visomanual.
	
	do espaço visomanual.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201010644657)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As expressões faciais e corporais, ou seja, decorrentes de movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco, têm diferentes papéis na LIBRAS, sendo eles:
		
	
	Expressões faciais não são formas de comunicar algo.
	 
	Expressões faciais são formas de comunicar alguma coisa e também um sinal pode mudar parcialmente seu significadoem função da expressão facial utilizada pelo sinalizador.
	 
	Marcação de construções sintáticas e uma diferenciação de itens lexicais.
	
	Expressões faciais são expressões aleatórias utilizada pelo sinalizador.
	
	Expressões faciais são formas de comunicar algo e um sina não pode mudar completamente seu significado em função da expressão facial utilizada pelo sinalizador.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201010155108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ordem SVO (sujeito, verbo, objeto) caracteriza, tanto nas línguas orais como nas línguas de sinais, uma ordem:
		
	
	Estrutural. Não há uma ordem comum a todas as línguas.
	
	Linear, por assim dizer, mas não é base e comum a todas as línguas.
	 
	Linear, por assim dizer, base e comum a todas as línguas.
	
	Não linear. Dessa forma, desestruturada.
	
	Topicalizada. Importa somente o tema do assunto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201010600702)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para melhor entendimento do diálogo numa interação comunicacional em Libras se faz necessário enfatizar o que está sendo dito por meio dos sinais. Assim, qual o melhor recurso para garantir que a comunicação ocorra de forma efetiva?
		
	
	Os classificadores
	
	A datilologia
	
	A orientação
	 
	As expressões faciais
	 
	As configurações de mãos

Continue navegando